Jump to content

126: O Jogo dos Planetas


ATVTQsV

Posts Recomendados

Eu fui como o YouTuber brasileiro Saiko. Toda a gente tem aquele programa enterrado na memória há uma data de tempo, ostracizada pela sociedade e que tinha uma premissa para lá de fantástico, falo por experiência própria: dois programas da minha infância eram uma completa incógnita até ter descoberto pistas na net.

Antes de falar sobre O Jogo dos Planetas vou falar um pouco sobre o outro programa, uma série da BRB Internacional, Historias del Fútbol. Lembro-me de ter apanhado em 2001 (ou seria 2002? por volta do Mundial?) no Canal Panda e a única coisa de que me lembrava era a canção do fair play (que aparecia nas legendas como "jogo limpo") no fim quando a ficha técnica estava a passar. Depois lembro-me que no extinto blog desenhosanimadospt muita gente lançou a incógnita sobre "um homem de bigode que tinha um microfone falante e que tinha a canção do fair play no fim". Quando estava a fazer buscas aleatórias sobre o Canal Panda no fim de 2012 no site Club Manager Portugal (acho que era este o nome) encontrei o desenho animado em si.

Crianças que queiram aprender com este desenho animado: aprendam, aprendam mal! Porque pelo que sei a série comete erros históricos ao acreditar que o futebol primitivo nasceu na pré-história (conforme o primeiro episódio). Isto, e o facto de há 2600 anos (se virem o episódio 19) as gentes no Sul da Ásia já se vestiam todas de azul e roxo e tinham balizas enquanto o Buda (sim, o próprio Buda) está a meditar. A intenção principal não é falar sobre a história do futebol e sim sobre as regras do futebol segundo a FIFA.

Antes de ter uma queixa por parte da produtora espanhola por dizer coisas tipo "ah, a BRB incita à Bolívia porque as cores da sua logo representam a bandeira boliviana" ou "ridículo tentar fazer uma série sobre a história do futebol quando na verdade tentam induzir em erro que o futebol começou assim", vamos para o centro da questão.

O outro programa era um concurso, cuja incógnita estava na minha mente em 2010. Tinha eu 12 anos. Falei com colegas da escola mais velhos do que eu para saber se se lembravam de um concurso que dava na SIC, tipo às 11:30, em 2005, onde havia um apresentador virtual cuja parte frontal nunca foi vista. Algumas pessoas lembram-se mas não do nome. As minhas buscas foram em vão até Agosto de 2011, quando descobri em sites antigos da SIC que o programa era O Jogo dos Planetas. E daí, descobri mais sobre o formato em questão.

Por incrível que pareça, uma busca por O Jogo dos Planetas (sem aspas), à hora em que comecei a escrever a crónica, dá-nos com um link para um vídeo do SrPrismatico chamado "O MELHOR JOGO DO PLANETA TERRA", óbvio que estava a falar do ápice do kusoge brasileiro, Mineirinho Ultra Adventure, e só um repost do Jogo dos Planetas veio a seguir.

Agora, antes de começar a falar sobre o formato português, o formato em questão era holandês. Chamava-se Gameplanets e dava na FOX Kids.

O programa foi uma invenção de Brett Cabot e teve algumas versões de sucesso fora da Holanda, nomeadamente na Alemanha (Spielegalaxie) e na Irlanda (Cruinneas!)

 

Foram também produzidas versões com menos sorte, sendo que em 2003/2004 foi emitida na TVR 1 uma versão que tinha uma tradução igual à nossa, "O Jogo dos Planetas" e, é claro, em Portugal, o nosso Jogo dos Planetas.

http://web.archive.org/web/20200315143541im_/http://members.chello.nl/b.cabot/JogoDosPlanetas.jpg

A versão aparentemente foi anunciada em Janeiro de 2005 quando a SIC anunciou os programas para o novo ano, que iriam estrear ao longo das primeiras semanas. Neste artigo do Público só mencionaram o facto do programa ser um concurso, mas sem ser infantil, porém de cultura geral, e mais nada, nem sequer sobre os visuais estonteantes que o programa tinha.

Aparentemente o programa quando estreou dava perto das dez da manhã, entre o Disney Kids e os Power Rangers. Só me lembro de o apanhar depois na faixa das 11:30, terá sido prolongado até certa altura no verão daquele ano, e isto coincide com uma gravação do programa antes do BBC Vida Selvagem:

Pelos vistos, a nossa versão era como a holandesa, pois a alemã que é a única a ter artigo na Wikipédia tinha duas equipas de dois jogadores, sendo que a nossa tinha uma equipa de um jogador cada.

Explicando porcamente, O Jogo dos Planetas era uma incrível mistura de chroma key com gráficos dignos de jogo da PS1, em que dois concorrentes iam para uma data de planetas temáticos para tentar responder a perguntas. Pelo que entendi, na ronda final iriam receber prémios do filé (lembro-me sim do grafismo). O prémio tinha cinco escalões, sendo que os escalões funcionavam com base no número de choques laser caso o/a concorrente fosse atingido por um.

A versão portuguesa foi produzida pela Videomedia (acabada em 2013, os programas que ela produzia agora são da WB). Pelos vistos não foi só comigo que surtou (por algum tempo), deparei-me com um utilizador irlandês do Reddit a dizer que tinha surtado com aquele concurso também.

No site da SIC chegou a haver uma série de quizzes (que, afinal, é plural de quiz e não quizz, aprendam a escrever, malta) patrocinados pelos cereais Estrelitas, das quais não posso aceder devido ao uso da tecnologia Flash.

Fora o vídeo de cima, a conta de um tal deadrevolver tem uma dobragem (+18) feita na altura do programa, onde podemos ver o planeta das montanhas:

 

Vou tentar fazer download deste e das outras dobragens dele antes que o canal seja retirado devido a ter descoberto por acidente :surpresa_alberta:

Já passou o mesmo quando dei dois links para os blogs que ainda restavam do Canal Filipe no Secret Santa de 2019. O próprio dono quis limitar o blog porque o seu passado lhe condena.

  • Gosto 2
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, D91 disse:

Eu lembro-me de ver este programa, mas durou só uns meses. Este concurso acho que está muito esquecido, se calhar por ter durado pouco tempo.

Também foi pelo facto do concurso não ter a mesma sorte que teve na Holanda e na Alemanha, onde o concurso retomou por um breve tempo (2009/2010).

Em 2005 (mesmo ano da emissão em Portugal) uma produtora Australiana queria trazer o formato para lá, acho que não chegou a ser emitido. Como na Austrália já estavam a fazer programas em 16:9 (fruto das primeiras emissões da TDT que começaram em 2001), acho que tinham de esperar pelo parecer dos holandeses para adaptar isto a uma linguagem "panorâmica".

https://www.if.com.au/quail-tv-buys-virtual-gameplanets-for-kids/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...