Jump to content

125: Best Rock FM


ATVTQsV

Posts Recomendados

Antes de começar, quero agradecer aos utilizadores enciclopedistas da história da rádio que existem no fórum. É verdade que nós temos uma data de enciclopedistas - o Vascof2001 sobre a história da televisão portuguesa em geral, à procura de datas certeiras, o FraisesSucrées e o outro membro da Enciclopédia de Cromos para a história da sociedade, os espólios de revistas que eu analisei, tudo bem, pesquisam aspectos da televisão, mas da rádio também os há.

Quando há pouco mais de um ano terminei a crónica das rádios fechadas da Média Capital, a minha meta era fazer uma crónica mais completa sobre uma rádio já versada, sendo que a vencedora iria ser definida por meio de um inquérito. Pouca gente acabaria por votar e os vencedores, com um incrível número de, vá, dois votos, eram um empate a três entre a Rádio Portugal, o RCP e a Best Rock FM. Entretanto veio o primeiro confinamento, que usei como tempo de reflexão pessoal. Só há bem pouco tempo é que tive o interesse em voltar a analisar a história das rádios, já que vou ter de escrever uma crónica sobre as Produções Fictícias. E olhe que as 

Como tal, decidi escolher a rádio que mais marcou e mudou a vida de muitos ouvintes, mais até do que o RCP 3.0 (o 2.0 foi o dos anos 90, depois veio o 4.0 como uma NewsRadio RCP), a Best Rock FM.

2003 foi um ano de grandes mudanças para a MCR. O Rádio Clube Português retoma as actividades definitivamente dado o fim da licença para ter a Nostalgia a funcionar, herdando o formato e com uma logo inspirada no microfone da rádio nos tempos da outra senhora. A Comercial é reformatada e a Rádio Cidade perde os sotaques brasileiros já que ninguém achava tais sotaques atraentes, a não ser para os emigrantes brasileiros. Com o tempo a RecordFM (se tem as texturas da RecordTV, será que posso escrever RecordFM sem espaço?) tentou atrair tal mercado mas com as restrições do Macedão e do jogo de estratégia que ele desenvolveu em Portugal. Por outro lado, com a reformatação da Comercial, nasce uma cisão da antiga Comercial, uma rádio temática para música rock.

http://cdn-radiotime-logos.tunein.com/s81858q.png

Assim surge a Best Rock FM, cuja primeira emissão foi a 3 de Fevereiro de 2003. A rádio tinha dois emissores, 96.6 em Lisboa e 105.8 em Valongo/Porto. O emissor de Lisboa outrora emitia a Mix e passou para os 103.0.

"A transmitir para Lisboa, em 96.6, para o Porto, em 105.8, e para o mundo em www.bestrockfm.iol.pt, a Best Rock FM é a herdeira directa da Rádio Comercial enquanto Rádio Rock. Com uma... perdão! Com várias vantagens: muito mais música, mais recente e alternativa.

O Rock Way Of Life tem na Best Rock Fm a sua banda-sonora perfeita: Red Hot Chili Peppers, Creed, Limp Bizkit, Nickelback, P.O.D., Sheryl Crow, Garbage são artistas que assumem e representam a “maneira rock de estar na vida” dos dias de hoje. E são eles que poderão ser ouvidos em força na Best Rock FM.

Mas há mais!!!

O Programa da Manhã da Rádio Comercial é agora o Programa da Manhã da Best Rock Fm, ou seja, o Pedro Ribeiro, o Nuno Markl e a Maria de Vasconcelos continuam a acordar-vos de 2ª a 6ª feira, agora a partir das 7 da manhã e até às 11. E com eles vêm o fabuloso Homem Que Mordeu O Cão, o Rock Zoo, a Rapidinha da Manhã e o Quando O Telefone Rock, ícones da rádio de hoje e orgulho de qualquer casa rock.

A Hora Do Lobo de António Sérgio, outra marca de referência da Comercial, começa, na Best Rock Fm, mais cedo, indo para o ar das 00:00 às 02:00 de segunda a sexta-feira.

Os ouvintes poderão diariamente escolher as suas músicas favoritas para ouvir às sete da tarde; é o Top 7 às 7, com votação on-line ao longo do dia; a Ana Isabel Arroja recolhe as vossas preferências e divulga-as todos os dias às 7 da tarde. Depois, é ela a anfitriã da nova casa do Rock até à meia-noite. Uma tarefa que, aos fins-de-semana, será desempenhada pelo Miguel Freitas.

Por isso, na próxima segunda-feira fazemos um convite à insónia: sintonizem 96.6 em Lisboa, 105.8 no Porto ou www.bestrockfm.iol.pt.
Sejam os primeiros a visitar a nova casa do rock!"

A mudança de formato da Comercial e a cisão que levou à criação da Best Rock foi muito polémica na altura. Primeiro, houve protestos, dado que a cobertura dela era inferior à da Comercial e nem todos tinham acesso à rádio pela internet, tanto que o site e fórum da Comercial foram atingidos por comentários de pessoas que achavam que a situação da Best Rock era desfavorável para quem vivia em zonas como Coimbra. Segundo, houve um movimento "religioso" em torno da figura de Nuno Markl que se queixava fortemente da mudança e da redução da cobertura do programa (nem a TV Cabo na altura tinha rádios). Segundo os seguidores do Marklismo o que se passou foi o seguinte:

"Por obra do Demo fomos privados das palavras sábias do profeta. O PM na Rádio Comercial terminou, e o Marklismo luta para que as emissões da Best Rock FM deixem de ser apenas ouvidas em Lisboa e Porto (96.6 e 105.8). Mas em breve teremos de volta o nosso Profeta em todo o país. Bobby nos ajudará."

Em tão pouco tempo, a Best Rock chegou à zona centro nos 103.0 de Cantanhede/Coimbra, em troca do fecho das rádios Voxx e Luna, apanhando ainda o Programa da Manhã com a equipa original: Nuno Markl, Pedro Ribeiro, Ana Lamy e Filipa Vasconcelos. O Malato já não estava na Best Rock. Em Julho de 2004 tinha comprado a 2000 FM, outrora da Rádio Pernes (a Rádio Pernes principal hoje é da Global Diffusion de Edir Macedo e é um emissor da RecordFM) para emitir parcialmente e depois completamente a sua emissão, chegando aos 97.7 de Santarém.

A rádio tinha como principais programas (numa primeira fase) o Top 7 às 7 e o Programa da Manhã, na qual incluia-se a Rapidinha da Manhã (piadas normalmente "secas" que mais tarde deram lugar a um livro e um CD), o concurso de imitações Rock Zoo e o omnipresente O Homem Que Mordeu o Cão, de Nuno Markl.

Mesmo com a mudança da rádio, O Homem Que Mordeu o Cão entrou numa transe, depois do sucesso dos dois livros publicados ainda na primeira versão do programa na Comercial, houve uma digressão por Portugal, uma espécie de making-of do programa produzido pela produtora Até ao Fim do Mundo:

e ainda um programa para televisão, que deu no late night da TVI (tipo meia-noite, onde outrora davam programas tão diversos como o ABSexo), produzido a meias entre as Produções Fictícias e uma tal Visual Links (alguém sabe mais pormenores sobre a empresa? teria sido o seu único programa?), da qual teve duas temporadas. Só sobrevive um episódio, que verão em baixo:

No site da Best Rock FM havia também o acesso à Cão FM, uma rádio do Cotonete que passava edições do programa na Best Rock em sessão continua. Havia também um jogo, Dog-Man, leva-me a crer que, à custa de terem desligado o Flash em Janeiro, era um clone do Pac-Man.

Spoiler

Deixo aqui em letras bem pequenininhas: lembram-se do Capitão Cuecas? O próprio criador (Dav Pilkey) anda a escrever um spin-off chamado Dog-Man. Como seria em português de Portugal? Homem-Cão? Será que o Markl, com todo o ar da sua graça que tem hoje, iria carinhosamente chamar ao livro de "versão não autorizada do Homem Que Mordeu o Cão"? Por falar em "plágio", em 2005 (mais ou menos) no seu antigo espólio no site Textamerica (faliu) escreveu algo sobre um programa flamengo chamado Man Bijt Hond (Homem Morde Cão) e que dizia algo do género que não era inteiramente plágio.

Tudo parecia ser uma belezura na Best Rock, até que, em 2004, apesar de um crescimento audacioso, começou o descalabro.

O principal programa da rádio, o Programa da Manhã, foi encerrado. Partes do programa foram mais tarde retomadas na Comercial, sendo que o único elemento que saltou para a rádio em 2004 foi o próprio Pedro Ribeiro, por volta de 2009/2010 mudou de nome para Manhãs da Comercial. O Nuno Markl mudou-se para a Antena 3 onde apresentava programas como Há Vida em Markl (diariamente) uma data de rubricas (semanalmente). Maria de Vasconcelos saiu da rádio e aos poucos começou a ser uma artista infantil.

Ainda em 2004, soube-se que a MCR terá pago 4,8 milhões de euros para a manutenção da frequência lisboeta.

O Programa da Manhã teve novos apresentadores: Diogo Beja (mais tarde mudou-se para a Comercial e depois para a Antena 3) e Miguel Peixoto. Tinham vindo ambos da Antena 3. Inicialmente era tido como um plano para tentar continuas as audiências como eram mas acabaria por ser o descalabro. Começou o início do fim da rádio.

Em 2006, integra o pacote de 13 rádios da TV Cabo, sendo uma das quatro rádios da MCR a entrar na iniciativa (junto com a Comercial, Cidade FM e RCP), da qual também participaram quatro da RDP (Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África) e do grupo Música no Coração (Rádio Capital, Europa Lisboa, Marginal, Oxigénio, Radar). Por outro lado, em 2007, perde os emissores da zona centro (Coimbra e Santarém) e entra num ciclo de queda qualitativa. O mesmo ano trouxe a mudança do emissor lisboeta para os 101.1 da Moita, no Porto só mudaria para os 89.5 de Matosinhos em Janeiro de 2010. Aos poucos a Best Rock FM tornou-se em mais uma vítima da chamada "cassete FM" que caracterizava fortemente a MCR.

No fim de Janeiro de 2011, visando planos de mudança para a rádio, o site foi encerrado e a emissão passou a ser automatizada nos dois emissores. Em Abril foi anunciado o início de um novo projecto que iria substituir as frequências das duas, a Smooth FM. Os planos acabariam por ser outros e a Best deixou de ser emitida no Porto em Janeiro de 2012, dando lugar à Smooth FM. A Smooth FM ocuparia outra frequência em Lisboa, sendo que em Novembro de 2013 deu-se a machadada final e a Best saiu do ar definitivamente em Lisboa, passando a emitir a Vodafone FM numa nova frequência.

Nesta altura a Star FM também saiu do ar. A ZON substituiu-a pela M80 e a Best pela Smooth.

Um triste fim para uma rádio que quis ser arrojada.

Reflecte muito o estado da música actual.

https://podtail.com/en/podcast/viagem-ao-passado/-9-recordar-a-best-rock-fm-com-ana-isabel-arroja-e/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arrisco-me a dizer que mesmo com o rock pelas ruas da amargura a Best (que nem ouvia muito porque felizmente apanhei uma grande era da Antena 3) daria muita luta a rádios como a Antena 3 ou a Vodafone FM neste momento , aliás esta última vai existir enquanto a Vodafone ainda não fechar a torneira do patrocínio porque está com resultados muito mais baixos que a Best quando foi extinta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...