Jump to content

94: A Amiga Olga


ATVTQsV

Posts Recomendados

Não só de flops viveu o primeiro ano da TVI. A TVI tinha também aquele que era o seu único sucesso de 1993: A Amiga Olga. O concurso dava normalmente uma hora ou meia hora antes do Informação 4, que era às 19:30, tipo como o Preço Certo tem sido quase ininterruptamente desde 2002. (o Em Família e o Lingo merecem as suas edições um dia destes)

Estreou no dia 22 de Fevereiro de 1993, o primeiro dia útil da TVI. O vídeo em cima data de 29 de Dezembro, o que mostra que o programa esteve mais tempo no ar do que Alguém Perdeu Telhados de Vidro. O principal jogo era o jogo do "sim e não". Durante um minuto, os concorrentes tinham de evitar dizer "sim" e "não". Se conseguirem, já ganham. Se dizerem tais palavras ou gesticular com a cabeça, os concorrentes iriam ouvir o gong, tocado pelo rapaz do gong dourado, o Ricardo Trêpa. Uns dizem que o jogo era uma feature do Despertar, que ainda existia na altura na Renascença, que apresentava junto com ANTÓNIO SALAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA e que era feito nos estúdios do Porto, sendo que a Olga morava no prédio e costumava fazer o programa de pijama.

Do pouco que existe no YouTube (que inclui também o único resquício do primeiro grafismo de Natal da TVI), o segundo jogo era de perguntas. Até o próprio concurso estava cheio de "pérolas", ou pelo menos na única edição que existe - e está incompleta - no YouTube. E para ganhar o prémio, a chave ou o dinheiro?

Mas na verdade, mesmo sem a ficha técnica do programa, dá para ver que o primeiro concurso do canal foi uma adaptação de um formato britânico. Nomeadamente o Take Your Pick, criado em 1955 pela então Associated-Rediffusion e que acabou em 1968 quando a Rediffusion perdeu a franquia. A Thames - na condição de "franquia a mudar para produtora" retomou o formato.

Jogo do sim e não em 1955:

Repare como era a versão dos anos 90 no Reino Unido e compare com a nossa:

Vamos supor que um outro formato, o Tudo às Escuras (que era português) era na verdade um formato da BBC. Provavelmente no genérico já teríamos algo dito "cómico" e o apresentador era meio sério, quando comparado com a versão portuguesa, onde a comédia começa com a apresentadora aos berros: "BOA NOITE, MEU QUERIDO PUBLICOZINHO!"

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...