Jump to content

94: A Amiga Olga


ATVTQsV
 Share

Recommended Posts

Não só de flops viveu o primeiro ano da TVI. A TVI tinha também aquele que era o seu único sucesso de 1993: A Amiga Olga. O concurso dava normalmente uma hora ou meia hora antes do Informação 4, que era às 19:30, tipo como o Preço Certo tem sido quase ininterruptamente desde 2002. (o Em Família e o Lingo merecem as suas edições um dia destes)

Estreou no dia 22 de Fevereiro de 1993, o primeiro dia útil da TVI. O vídeo em cima data de 29 de Dezembro, o que mostra que o programa esteve mais tempo no ar do que Alguém Perdeu Telhados de Vidro. O principal jogo era o jogo do "sim e não". Durante um minuto, os concorrentes tinham de evitar dizer "sim" e "não". Se conseguirem, já ganham. Se dizerem tais palavras ou gesticular com a cabeça, os concorrentes iriam ouvir o gong, tocado pelo rapaz do gong dourado, o Ricardo Trêpa. Uns dizem que o jogo era uma feature do Despertar, que ainda existia na altura na Renascença, que apresentava junto com ANTÓNIO SALAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA e que era feito nos estúdios do Porto, sendo que a Olga morava no prédio e costumava fazer o programa de pijama.

Do pouco que existe no YouTube (que inclui também o único resquício do primeiro grafismo de Natal da TVI), o segundo jogo era de perguntas. Até o próprio concurso estava cheio de "pérolas", ou pelo menos na única edição que existe - e está incompleta - no YouTube. E para ganhar o prémio, a chave ou o dinheiro?

Mas na verdade, mesmo sem a ficha técnica do programa, dá para ver que o primeiro concurso do canal foi uma adaptação de um formato britânico. Nomeadamente o Take Your Pick, criado em 1955 pela então Associated-Rediffusion e que acabou em 1968 quando a Rediffusion perdeu a franquia. A Thames - na condição de "franquia a mudar para produtora" retomou o formato.

Jogo do sim e não em 1955:

Repare como era a versão dos anos 90 no Reino Unido e compare com a nossa:

Vamos supor que um outro formato, o Tudo às Escuras (que era português) era na verdade um formato da BBC. Provavelmente no genérico já teríamos algo dito "cómico" e o apresentador era meio sério, quando comparado com a versão portuguesa, onde a comédia começa com a apresentadora aos berros: "BOA NOITE, MEU QUERIDO PUBLICOZINHO!"

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...