Jump to content

88: Europa Television


Recommended Posts

Agradeço ao @LAboy 456 pela sugestão.

Hoje não olhamos ao conceito de uma Europa unida com optimismo. Nos anos 80, quando Portugal esteve prestes a entrar na CEE, houve toda uma nova onda de televisões que emitiam por satélite para a Europa como uma parte ou um todo. Um dos pioneiros foi um canal com sede na Holanda e que tentava unir o continente com uma grelha de programação de cerca de oito horas, com ênfase nas 1001 facetas da Europa dentro e fora da CEE. Era a Europa Television.

Porém, antes da Europa TV, havia um projecto piloto, o Eurikon. Foi definido em 1980 por uma dúzia de membros da UER com a premissa de levar programas dos seus membros em regime experimental por satélite. Na altura a televisão por satélite na Europa estava subdesenvolvida e cabia à UER começar a traçar planos para uma experiência que, na altura, era ambiciosa.

Em 1982 entra no ar o canal Eurikon mas em circuito fechado. A programação do serviço piloto durou cinco semanas, sendo que cada semana havia programação vinda de um país. Primeiro foi a IBA, que regulava as rádios e televisões privadas do Reino Unido na altura, e que liderava o projecto, depois a Rai da Itália, a NOS da Holanda (que fornece as notícias e o desporto ao serviço público deste país), a ARD da então RFA (Alemanha do Oeste) e para acabar a ORF da Áustria. Ainda teve apoios da Teledifusão da Argélia, da YLE da Finlândia, da TDF, responsável pelos meios técnicos da televisão em França na altura, da ERT da Grécia, da RTÉ da Irlanda, da RTVE de nuestros hermanos e da nossa RTP.

Os planos do canal piloto e do seu "sucessor", a Europa TV, eram os seguintes:

  • a possibilidade de emitir em múltiplas línguas;
  • a possibilidade de haver noticiários produzidos por equipas multinacionais para audiências europeias;
  • a hipótese dos países integrantes para introduzir a tecnologia da televisão por satélite.

europa_ident_210586a.jpg

As emissões da Europa TV arrancaram a 5 de Outubro de 1985. Em baixo uma peça do Jornal da NOS:

O canal foi, tal como o antecessor (Eurikon), era operado por cinco operadoras europeias - a NOS, a ARD, a Rai, a RTÉ e a RTP. O canal esteve inicialmente disponível na Holanda mas passado algum tempo, as suas emissões por satélite arrancaram. O canal foi financiado pelas operadoras, o governo holandês, a Comissão Europeia e por receitas publicitárias. O seu orçamento, previsto para ser usado eficientemente até 1988, era de 35 milhões de francos suíços.

O canal teve o seu auge de cobertura com 4.5 milhões de casas a receberem o seu sinal, das quais um terço (1.5 milhões) eram em Portugal, numa altura em que Portugal não tinha televisão por cabo e a única maneira de a emitir por aqui era na RTP 2, da abertura até às 20 horas. A Europa TV começou a ser emitida na RTP 2 no dia 5 de Maio de 1986 com a previsão meteorológica do canal e o programa "Alô Europa, Aqui Portugal!", documentário sobre Portugal, que tinha acabado de entrar na CEE, e que ajudou a aumentar a cobertura do canal.

A sua grelha de programação era diversificada, abarcava uma infinidade de temas, desde a actualidade à música, passando pela cultura e pela moda. A emissão diária arrancava com o "Tempo dos Mais Pequeninos", com desenhos animados e afins dos países europeus, entre os quais Tik Tak, uma série calmante vinda da Bélgica (que deu na RTP 2 em 2004, lembro-me tão bem) que abusava dos jogos de sombras, misturas de cores, movimento e ritmo musical previsíveis. Bojan, uma série da Eslovénia (então integrada na Jugoslávia) que era tipo O Lápis Mágico, mas ambientado num vazio branco, onde o gato (que tem o nome da série) cria objectos com o seu pincel. Ainda deu, primeiro na sua versão legendada e depois com a sua respectiva dobragem (a meio), D'Artacão (com isto chegou a dar nos quatro canais, sendo que mais tarde deu na TVI e depois na SIC) e Willy Fogg, da BRB Internacional, e ainda O Mundo Mágico de Gigi (Gigi la Trottola?).

Fora a programação infantil, a Europa TV tinha uma vasta gama de programas de índole informativa: World Watch (O Mundo Amanhã) e o Europa Report eram tipo antepassados do Euronews, sem apresentadores "vistos" (coisa que a Euronews quebrou recentemente com a estreia de programas locais). O Eurocinema, emitido aos fins-de-semana em horário nobre (quase sempre como único programa aos fins-de-semana) trazia fitas europeias. O canal ainda tinha programas desportivos e muitos documentários para mostrar a sua verdadeira vertente cultural.

Programa%2BCountdown%2BAdam%2BCurry%2BTV%2BEuropa.jpg

Para muitos, a verdadeira estrela do canal era o Adam Curry, que tinha o seu programa de música, Europa Countdown. Na verdade era uma versão europeia do Countdown, programa que ele já fazia na Nederland 2, sob o controlo da Veronica (que em meados dos anos 90 foi privatizada, primeiro como canal da RTL e depois como canal da SBS Nederland, mais tarde vendido aos finlandeses da Sanoma). Tal como outra figura ícone da televisão para "jovens" nos anos 80 e 90 (Ray Cokes), recebia cartas dos mais variados países europeus e qualquer telespectador português ficava em êxtase quando ouvia algo tipo "We have a request from António from Portugal!".

O canal sobreviveu a estreia do Agora Escolha (inicialmente Agora, Escolha!) da Vera Roquette quando a RTP 2 estreou uma nova grelha e símbolo, tendo permanecido o tempo de emissão diário da Europa TV na RTP 2. Porém, passado um par de semanas, a Europa TV encerrou as suas emissões, dado que gastou o seu orçamento mais rápido do que imaginaram.

Comunicado oficial:

"As negociações entre as empresas de radiodifusão europeias envolvidas no projecto para assegurar a continuação da EUROPA TELEVISION foram finalmente consideradas infrutíferas.

A EUROPA TELEVISION, um negócio co-operativo da RAI (Itália), RTP (Portugal), RTE (Irlanda), ARD (Alemanha Ocidental) e NOS (Holanda) arrancou as suas emissões a 5 de Outubro de 1985.

Deste então esteve no ar todos os dias. Nós oferecemos uma vasta gama de programas sobre a cultura europeia aos nossos telespectadores em quatro línguas.

Arrependemo-nos profundamente para dizer que tal projecto único teve tão pouco tempo para justificar a sua existência."

O último dia útil da Europa TV na RTP 2 foi 27 de Novembro de 1986. Isto porque, apesar da grelha de 28 na edição de tal dia do Diário de Lisboa anunciar a Europa TV como parte integrante da grelha, na edição do dia seguinte já havia a grelha corrigida, com programas de enchimento entre as 16:30 e as 20:00. Já no dia 29, fez a despedida: às 20 horas, houve a última sessão do Eurocinema com o clássico dos anos 20 Metrópolis. Acho que não houve tempo para a despedida.

Mesmo com o fecho da Europa TV, por algum tempo a RTP 2 ficou a ganhar à RTP 1, com mais hora de emissão (na primeira quinzena de Dezembro de 1986 abria às 14:45 aos dias úteis e a RTP 1 às 18:00). Com o fim do Europa Countdown, uma nova versão em inglês do Countdown foi feita para a Music Box, que era uma resposta "incorrecta" da Virgin à MTV. Em Janeiro de 1987 a Music Box passou a ser uma produtora, dado que o canal foi ocupado por um novo canal, o Super Channel, que era um "generalista europeu" que passou por uma série de problemas com os direitos de programas no seu primeiro ano. Ainda assim, a Music Box permitiu a venda de programas a outras televisões, como a RTP e a NHK. Quando a Europa TV entrou em bancarrota, Klaas Jan Hindriks ficou desiludido e saiu da Holanda.

Em 2018, chegou a haver um trabalho sobre a Europa TV, com visitas aos arquivos dos cinco membros. Não foi por questões do género "mais alguém se lembra do canal?" mas sim "como é que um canal de índole co-operativa funcionava?". Em 2019, o sonho de uma Europa unida está mergulhada no caos. Será que precisamos de uma nova Europa TV ou de um novo Super Channel? Acho impossível.

Link to comment
Share on other sites

"O mundo mágico da Gigi" em questão era esta série originalmente transmitida no Japão entre 1982-1983 (o que se viu em Portugal foi uma versão editada pelos EUA em 1984 com dobragem inglesa) - o LUSITANIATV tinha um excerpto desta série:

A série que puseste em parenteses não é a mesma - esse é o titulo da transmissão italiana de "Dash! Kappei", de 1980-1981 (uma série nunca transmitida em Portugal):

 

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...