Jump to content

85: CLP TV


Posts Recomendados

O dia 10 de Junho é o dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas. Foi esta a data seleccionada pela RTP para lançar o seu canal internacional em 1992.

Quase quinze anos depois, uma outra empresa tinha ambições de tentar concorrer contra a RTP Internacional e outros canais como a SIC Internacional ou a Record. O canal emitia de Paris e tinha uma forte ligação com França. Era a CLP TV.

Imagem relacionada

A CLP TV (CLP era a sigla de "Canal da Língua Portuguesa") arrancou as emissões a 25 de Novembro de 2006 na plataforma TPS (que meses mais tarde iria entrar em processo de fusão com a Canalsat) e nalgumas plataformas IPTV francesas. Em 2007 o canal chegou às plataformas locais portuguesas (TV Tel, Bragatel). O canal tinha como premissa ser um canal para telespectadores mais jovens - se contrastarmos com a RTP e a SIC Internacional que eram canais mais para as gerações mais velhas de emigrantes - e que emitia numa sede antiga da TV5. A ideia de criar um canal lusófono em França já era antiga, mas os dois canais atrapalharam o processo.

Boa parte da programação da CLP TV era local, com uma avassaladora maioria de programas em português e alguns em francês. Em 2007, foram adicionados programas estrangeiros: telenovelas (Primeiro Amor), séries internacionais (Les Jules - sitcom animada canina que deu na RTP 2 em 2008; Étalon Noir - série franco-canadiana com um cavalo; Helicops - série de acção alemã que envolvia helicópteros), programas do webcanal TV Ciência e a partir da época 2007/2008, jogos da liga (na altura a Superliga): dois jogos por jornada com pelo menos dois dos três grandes.

A CLP TV tinha também o seu próprio noticiário, ia para o ar às 19:30 de Portugal. Tal como a SIC, era o Jornal da Noite.

A equipa jornalística da CLP TV trabalhou anteriormente no Cenjor para formação e o noticiário tinha sobretudo notícias de França e de Portugal. O vídeo de cima corresponde aos primeiros minutos de uma edição alargada no âmbito das autárquicas francesas em 2008.

O canal chegou à Bragatel por volta de Outubro de 2007, alegadamente a substituir a Motors TV. Tenho poucas recordações deste canal, só me lembro de ver um minuto de uma novela em Fevereiro de 2008 (Primeiro Amor? Sei que era uma novela da RTP dos anos 90) e um separador com a grelha do horário nobre.

A 1 de Outubro de 2008, o canal suspendeu as suas emissões, mas em Dezembro, nunca mais voltou. O canal faliu.

O canal tinha planos para chegar ao máximo de lusófonos quando lançou. O canal acabou por ser de minorias, tais eram os supostos planos que tinham no início e que nunca se concretizaram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...