Jump to content

Recreio


Manu Tenry

Posts Recomendados

Olá! Sejam bem-vindos a mais uma edição do Manupédia, a "biblioteca" de dados sobre dobragens mais credível da internet. Este artigo é referente à semana passada, com falta de tempo não consegui escrever o texto a tempo e a horas. Isto está pior que o horário de I Love It na TVI! Habemos artigo!!

 Manu%2Bpedia.png

Desta vez falamos sobre Recreio, uma série de 65 episódios divididos em 6 temporadas, da Disney do anos 90 que retrata as aventuras de 6 amigos da 4ª classe da Escola da Rua 3.

recreio.png

Personagens:

Grupo dos Amigos:

Theodore Jasper Detwailler (TJ)

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess tj

TJ é o rapaz mais fixe da escola, anda no 4º ano, tem muito sentido de humor, costuma tramar muitas partidas, o que na maioria das vezes acaba em castigo. É um pouco preguiçoso nas aulas mas é muito inteligente para inventar planos para solucionar os problemas que acontecem no recreio. É o líder do grupo de amigos, adora banda desenhada do Sr. Fusão e faz de tudo para ajudar um amigo, tanto seja próximo como um miúdo que nem tem muita afinidade. Mas sobretudo com os seus melhores amigos, é um bom ouvinte e sabe dar bons conselhos. Tem o dom da palavra, os seus discursos sentidos convencem qualquer pessoa.

Voz: Luís Lucena

Ashley Spinelli (Spinelli)

  Ocultar conteúdo

Imagem relacionada

Spinelli é uma maria-rapaz com muito mau feitio, não suporta coisas típicas de miúdas, ferve em pouca água o que faz estar sempre pronta para esmurrar alguém. Adora wrestiling. Tem vergonha dos pais por serem um pouco parolos e envergonha-la à frente de outras pessoas chamando-lhe "Pipinha" ou revelarem coisas quando era pequena. Para além do seu lado durão, Spinelli também tem o seu lado mais sensível, descobre o talento para dançar, o que ajuda para acalmar, gosta de animais, de ajudar quem precisa de ajuda mas que não abusem da paciência dela senão! Odeia as outras Ashleys, por ser tão fúteis e ligarem a coisas tão inúteis como maquilhagem, moda enfim coisas de miúdas. Por isso é que ela não gosta que lhe chamem Ashley. No grupo de amigos, ela é a lutadora (literalmente).

Voz: Ana Paula Mota

Vincent Lassall (Vince)

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess vince

Vince é o melhor atleta da Escola da Rua 3. Entra sempre em competição com quem acha que o pode vencer, especialmente Lawson, o seu principal rival pertencente ao 5º ano. É muito competitivo, às vezes até demais! Tem uma moeda como amuleto da sorte. Além do desporto, vai descobrindo outros talentos como cozinhar ou como barbeiro(mas essa actividade corre-lhe um bocado mal). É o desportista saudável do grupo.

Voz: Miguel Teixeira

Gretchen Grundler

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess gretchen

Gretchen é a esperta do grupo, a miúda mais inteligente da escola da Rua 3. É exímia em praticamente todas as disciplinas teóricas desde das Ciências até a Tecnologia. Elabora sempre planos engenhosos com TJ, para resolver as mais variadas situações que ocorrem. Como Spinelli, Gretchen também não liga aos coisas típicas das miúdas, prefere concentrar-se nos estudos e ajudar os amigos com as suas dificuldades.

 1ª Voz: Cármen Santos 2ª Voz: Cristina Cavalinhos

Mikey Blumberg

  Ocultar conteúdo

Imagem relacionada

Mikey é o sonhador e glutão da grupeta. Está sempre a filosofar, tem facilidade em criar poemas, gosta de dançar e descobriu o seu talento para cantar ao acaso. Apesar de ser o mais velho, ainda é muito infantil, influenciável e ingénuo, como tem um coração grande, acredita na bondade da pessoas e do mundo, acaba muitas vezes por se desiludir mas é por pouco tempo. É determinado nos seus objetivos, protege a natureza, o bem-ambiente e os animais e claro não esquecer está sempre pronto para comer, seja o que for!

Voz: Tiago Retrê Voz Cantada: Paulo Espírito Santo

Gustave Griswald (Gus)

  Ocultar conteúdo

Imagem relacionada

É o miúdo novo da escola. Por causa da profissão do seu pai (comandante do exército) está habitualmente a mudar de casa e de escolas. Chega à Escola da Rua 3 e é mal recebido pelos colegas, pois estes nunca reagem bem à chegada de novos alunos. Com apoio de TJ e amigos que o acolheram, pouco a pouco se foi revelando uma pessoa diferente do que os outros imaginavam. Como Mikey, também é ingénuo e influenciável por ser novo, acredita em tudo o que lhe dizem para conseguir integrar na comunidade de alunos, o que muitas das vezes vai contra ao Código de Honra dos Miúdos sem saber. Não é nada popular e toda a gente o acho esquisito, mas com TJ e companhia ao seu lado tudo isso é irrelevante. TJ é o melhor amigo de Gus, está sempre pronto para o ouvir os seus desabafos e poder ajudar no que pode.

Voz: Guilherme Duarte

Professores, Funcionários e outros Adultos:

Director Prickly(Romão)

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess prickly

Director Romão é director da escola da Rua 3, faz de tudo para que sua escola seja reconhecida pelo talentos dos seus alunos, ou só para alegrar o Superintendente Skinner. Ele não gosta de confusão e de miúdos barulhentos, tem uma particular embirrância com TJ e amigos. 

1ª Voz: Jorge Sequerra 2ª Voz: Paulo Espírito Santo

Muriel Finster (Miss Finster)

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

Miss Grotky

  Ocultar conteúdo

Imagem relacionada

Miss Grotke é a professora hippie do 4º ano, acredita nas boas energias das pessoas, nos chakras e todas essas coisas mais espirituais. É muito querida e prestável com os seu alunos mas também tem o seu rigor.

1ª Voz: Cármen Santos 2ª Voz: Cristina Cavalinhos

Miss Lemon

  Ocultar conteúdo

Imagem relacionada

É a secretária do Diretor Romão, é a funcionária mais antiga da Escola da Rua 3. Não tem paciência para nada nem para ninguém, gosta de estar no seu canto a trabalhar sem ser incomodada.

Voz: Isabel Ribas

Hank

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess hank

Hank é o chamado "Faz-Tudo" na Escola, é canalizador, é electricista, é guarda nocturno tudo o que for preciso. Teve uma paixoneta pela Finster mas não demorou muito.

1ª Voz: Jorge Sequerra 2ª Voz: Paulo Espírito Santo

Sr. Kelso

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess kelso

Sr. Kelso é o gerente do snack bar que os alunos frequentam, especialmente TJ e companhia limitada. Já tem o seu estabelecimento aberto durante muitos anos, é um senhor simpático, prestável, ajuda quando pode, justo e adora a juventude.

1ª Voz: Jorge Sequerra 2ª Voz: Peter Michael

Outros Alunos:

Randall

  Ocultar conteúdo

Imagem relacionada

Randal é o ajudante da Finster, é o bufo da escola, tudo o que descobre vai logo contar à Miss Finster. Tem uma inveja tremenda por TJ ser tão adorado pelos outros e ele não ter um único amigo.

1ª Voz: Jorge Sequerra 2ª Voz: Paulo Espírito Santo

Rei Bob

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess bob

Rei Bob auto proclama-se o Rei do recreio, tudo o que diz é lei. Naquela escola ao longos do anos existia sempre um rei do recreio, Bob é do 6º ano é o novo soberano. Quem o desobedece sofre consequências. Mas esquece-se que quem manda na escola é o Diretor e não ele.

Voz: Peter Michael

Ashleys

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess ashleys

As Ashleys são o grupo de betinhas da escola, são populares, fúteis, não gostam de alunos mal vestidos e pobres! Tem um certo ódio por Spinelli ser tão diferente delas.

Vozes: Ashley A : Isabel Ribas, Ashley B: Ana Paula Mota, Ashley C: Isabel Ribas, Ashley D:  Cármen Santos

*A Ashley D raramente fala!

Cavadores Sam e Dave

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess diggers

Os cavadores tem uma obsessão de estar sempre a cavar durante os intervalos, seja como hobbie seja para descobrir algo. Ninguém sabe ao certo porquê que escavam tanto. Eles são iguais mais não são irmãos, já tiveram as suas discussões por Sam ser muito mandão e até estiveram de relações cortadas mas foi sol de pouco dura.

Vozes: Sam: Peter Michael; Dave: Jorge Sequerra/Paulo Espírito Santo

Menlo

  Ocultar conteúdo

Imagem relacionada

Menlo é assistente da Miss Lemon, organiza toda a papelada referente aos alunos, o que lhe pode ser útil para chantagear alguém quando descobre informações interessantes. Às vezes une-se a Randall para tramar o grupo liderado por TJ. Apesar dele ser uma peste, ele e TJ são amigos desde de muito pequenos, e TJ fez lhe a promessa que acontecesse o que acontecesse, ele iria sempre à sua festa de aniversário.

Voz: Isabel Ribas

Lawson

  Ocultar conteúdo

Imagem relacionada

Lawson é um estudante do 5º ano, tem uma grande rivalidade com Vince e TJ, está sempre entrar em competição para mostrar que é superior a eles. Está sempre a provoca-los com arrogância. Na verdade é que ele perde na maioria das vezes para eles, até para o Gus já perdeu um jogo.

1ª Voz: Jorge Sequerra 2ª Voz: Paulo Espírito Santo

Butch

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess butch

Butch é um aluno do 5º ano, misterioso tem sempre histórias horripilantes para contar, sabe todas as lendas da escolas e aparece sempre sorrateiramente.

Voz: Isabel Ribas

Miúdo Rufião

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess kid

Francis, conhecido por Miúdo Rufião, vende bugigangas, brinquedos, objetos aos outros miúdos em troca de por outros objetos sejam bandas desenhadas, brinquedos, doces, jogos ou mesmo dinheiro. Se pensarmos bem, ele faz tráfico de objetos :P Medo do que ele irá vender no liceu :S 

Por causa de um favor, Gus tornou-se seu ajudante, ensinou-lhe todas as manhas para ser um bom vendedor, até demais pois o Gus começou a ficar influente como Rufião e Francis acabou por ser substituído por ele. Derivada a essa popularidade e poder, tornou-se arrogante e deixou  de ligar aos amigos, até que Francis e TJ elaboram um plano para que as coisas corram mal ao Gus para que este volte a ser o Gus de antigamente.

Voz: Peter Michael

 

Miúdo Gurú

  Ocultar conteúdo

Imagem relacionada

O Miúdo Gurú é o terapeuta espiritual do Recreio, ouve os desabafos dos miúdos e oferece os seus conselhos de forma metafórica. Durante um intervalo, Guru teve que ir à casa de banho e pediu a Spinelli (que por lá passava) para o substituir. Ela tempestuosa como é aconselhava aos outros para baterem quem lhes fizesse mal, até ensinava como lutar. Até que os miúdos preferiam os conselhos da Spinelli e não queriam saber de Gurú para nada. À semelhança que aconteceu a Gus, TJ e grupeta arranjam maneira que Spinelli "deixa à Terra" e que Gurú volte às sua funções.

Voz: Isabel Ribas

Miúda Voadora

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess bob

A Miúda Voadora está sempre a baloiçar durante os intervalos para conseguir o record de mais voltas dadas no baloiço. Uma vez, Voadora estava quase a dar a volta, mas no último segundo não conseguiu e caiu. Todos os que estavam a assistir vão se embora, Spinelli regressa para buscar uma bola que se tinha esquecido, e vê Voadora a dar volta, vai chamar o seu pessoal, e quando chegam Voadora já não lá estava. Durante uma semana, Spinelli pensou que Voadora tinha parado a outra dimensão por ter finalmente conseguido dar volta, até criou uma espécie de religião de Miúdos Voadores, até que Voadora regressa de umas férias e contou que se tinha ido embora no momento em que Spinelli foi chamar os amigos.

1ª Voz: Cármen Santos 2ª Voz: Cristina Cavalinhos

Miúda Cabeça-para-baixo

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess upside down girl

Esta personagem não tem grande história, passa o tempo todo de cabeça para baixo durante os intervalos nos sítios mais peculiares, e quando está de pé, o seu cabelo continua elevado para cima.

Voz: Cármen Santos

Miúda Pipoca

  Ocultar conteúdo

Imagem relacionada

Miúda Pipoca é uma menina muito querida e simpática do 2º ano, gosta de brincar com flores, de passear. Torna-se amiga de Gus mesmo que o seus pais não gostem muito da ideia pois o pai de Pipoca é Comandante da Marinha e tem uma rivalidade pelo pai de Gus.

Voz: Cristina Cavalinhos

Jerome e Jordan

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess jerome

Jordan e Jerome são os lacaios de Rei Bob, fazem tudo o que ele manda e zelam pelo bom comportamento e cumprimento das regras do recreio.

Vozes: Jerome: 1ª Voz Cármen Santos, 2ª Voz Jorge Sequerra, 3ª Voz Cristina Cavalinhos

            Jordan: Isabel Ribas

Gordie

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess gordy

É um colega de turma do 4º ano, não gosta de TJ por ser tão acarinhado pelo pessoal. TJ faz de tudo para conquista-lo mas mesmo assim, Gordy não gosta dele, uma embirrância que ele não sabe explicar.

Voz: Peter Michael

Phil

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess gordy

Philip é outro colega do 4º ano, é escuteiro nas horas vagas e por ser assim tem a mania que sabe tudo. Miley e Gus também querem ser escuteiros mas Phil não os quer lá, pois gosta do rótulo de ser o único miúdo escuteiro da escola.

Voz: Peter Michael

Miúdos Pálidos

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess kid

TJ tem um acidente, e fica de braço ao peito, naquela escola quando os miúdos se magoam, durante o intervalo são recambiados para uma sala de miúdos doentes. Chamados Miúdos Pálidos, este grupo na verdade não têm maleita nenhuma simplesmente preferem o sossego da sala. São nerds da tecnologia e da cultura pop. TJ acaba por ficar amigo deles e convence-os a irem com ele ao recreio, são mal recebidos por Lawson. Vince tinha organizado um jogo com ele, e TJ convenceu-o para os miúdos pálidos jogarem, só que eles são azelhas e não têm jeito nenhum, Lawson goza com eles, e Frank, o líder do grupo dos pálidos, faz-lhe frente e revela que ele era amigo dele quando eram mais novos. Antes Frank, era conhecido por Tiny Cetric, tinha sido enviado para sala de miúdos pálidos e nunca mais voltou.

Ocasionalmente, TJ recorre ao esquadrão dos pálidos para o ajudarem com a sua tecnologia avançada. Eles tem um hábito de chamar aos outros miúdos o seu nome ao contrário, por exemplo, TJ fica JT, Vince fica Enciv. Gretchen, Nehcterg, Spinnelli fica illenneips, Gus fica Sug ou Mikey fica Yekim.

Vozes: Cristina Cavalinhos, Paulo Espírito Santo, Peter Michael, Paulo Espírito Santo

 

Miúdos da pré-escola

  Ocultar conteúdo

Resultado de imagem para recess wild kids

As crianças na pré-primária são habitualmente selvagens, fazem muito barulho e comportam-se como índios. Fazem muita algazarra, e metem medo aos miúdos mais crescidos pois são muito assustadores.

Vozes: Cármen Santos, Cristina Cavalinhos, Isabel Ribas, Peter Michael

Curiosidades e Dobragem:

  Ocultar conteúdo

Esta série foi dobrada no estúdio Santa Claus Audiovisuais, a dobragem foi dirigida por Cármen Santos e a partir do episódio 45 foi dirigido por Paulo B.

Na dobragem de Paulo B. Cármen Santos e Jorge Sequerra foram substituídos por Cristina Cavalinhos e Paulo Espírito Santo, que na altura faziam Dragon Ball.

A Cármen Santos e Jorge Sequerra foram também directores de dobragem na mítica série do anos 90 Ren e Stimpy.

Uma curiosidade interessante até pouco comum nas dobragens de séries de animação, é que em Recreio tinham crianças a fazerem os personagens principais. Pois se recordam de ver a série, o TJ, o Vince, o Gus e o Mikey parece que mudarem de vozes mas não, os actores eram os mesmos, eles é que mudaram de voz. O Tiago Retrê que hoje é um dos actores de dobragem mais requisitados, na altura ainda era um miúdo, pois nota-se nos últimos episódios alguns jeitos vocais, uma certa rouquidão que ele hoje possui, no TJ nota-se a diferença de voz de criança e voz mais madura, o Gus nota-se ligeiramente e o Vince praticamente não se nota nada.

Luís Lucena foi o dobrador que deu voz ao Justin de Feiticeiros de Waverly Place ou o Andy de Toy Story 3. O Guilherme Duarte se bem se recordam, foi também o Wade de Kim Possible e o Christopher Robin de Winnie the Pooh, Miguel Teixeira não conheço mais nenhum trabalho dele.

Não consegui encontrar imagens do Guilherme e do Miguel Teixeira por isso é que neste artigo não tem imagens do elenco, nos artigos ou tenho imagens de todos e coloco se não tenho não coloco.

Tiago Retrê já fez "n" de séries, filmes e personagens. Ele foi repórter do Big Show SIC quando era pequeno, presumo que até foi na altura em que esta série estava a ser dobrada.

Ana Paula Mota era a famosa Palhaça Picolé da Praça da Alegria(nos tempos do Goucha), fiquei em choque quando descobri :P Ela também fez Power Rangers, era a Ranger Amarela que por acaso também se chamava Ashley em Power Ranger no Espaço.

Cármen Santos fazia as crianças todas do Recreio, os risos eram sempre dela, os berros, o histerismo, sempre ela. Quando se fala de dobragem sobre a Cármen, a primeira que me vem à cabeça é esta, mas claro para geração acima de mim, ela era a Abelha Maia. 

A Irene Cruz fez a emblemática Miss Finster, é que essa personagem coube que nem uma luva à Irene, é das minha personagens favoritas das dobragens portuguesas, ela era exímia a interpretar a Finster. Mas às vezes lembravam-se de a por a fazer crianças, e crianças pequenas com a voz dela é bastante estranho, parece que as crianças foram possuídas :S 

Jorge Sequerra que nos deixou no ano passado, fazia também excelentemente o Diretor Romão. Aqueles risos, a maneira de falar snobe, a arrogância, alguma inocência foram brutais. Dele é a minha personagem favorita. Ele também foi o Cão Mestre de Animais e Amigos, fez muitas séries Power Rangers também, e curiosamente fez muitas personagens de cão :P 

Peter Michael e Isabel Ribas vozes emblemáticas das dobragens da Disney, sempre maravilhosos em todos os personagens que fazem.

Opinião Pessoal:

  Ocultar conteúdo

Esta é uma das minhas séries favoritas da Disney, pois tinha humor mais subtil mas apesar da imaginação e inocência dos miúdos, ela retratava problemas que os miúdos realmente passam, como a vergonha pelos pais, chamarem mãe à professora, a luta para serem aceites pelos outros, o bullying, as intrigas e entre outras coisas.

As minhas personagens favoritas eram o TJ, o Gus, a Spinelli, a Ashley A, o Rei Bob, a Miss Finster, o Diretor Romão e a Miss Grotky. Mas principalmente o TJ e o Gus, gostava muito da amizade entre eles, o TJ era um amigo tão maravilhoso e tão raro, ele quando fazia uma promessa a um amigo fazia "tripas coração" para o ajudar, e com Gus ele fazia isso muitas vezes. Gostava de conhecer um TJ :P 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...