Jump to content

A Viagem de Chihiro


Manu Tenry

Posts Recomendados

Olá Manuzettes!! Meu povo "adoirado", como prometido, hoje(já passam das 4 da matina mas pronto) publico o artigo referente ao domingo passado. Tal como Apanha se Puderes, o Manupédia também dá quando é feriado (ou seja quando é a minha folga :P ) Hoje o artigo é um pouco diferente, fiz um resumo do filme, acompanhado com imagem para quem não conhecer o filme.

 Manu%2Bpedia.png

Resumo da História:

  Ocultar conteúdo

Hoje vamos direitinhos ao Japão, vamos na Viagem de Chihiro, um filme de 2001 premiado com Oscar de melhor filme de animação,criado por Hayao Miyazaki (o autor de Heidi e Marco), produzido pela Ghibli Studios.   

  Imagem relacionada

Este filme retrata a vida de uma menina chamada Chihiro Ogino de 10 anos de idade, ela e seus pais mudam de cidade para desfrutarem uma melhor qualidade de vida. Chihiro estava muito contrariada pois adorava a escola e seus amigos. 

chihiro%2Bcontradiada.png

A caminho dessa cidade, o pai de Chihiro resolve ir por um atalho pela floresta, durante essa passagem na floresta, Chihiro repara numas peculiares estátuas ovais, que a deixaram intrigada.

pais%2Bde%2Bchihiro.png

Depois atravessar a floresta, deparam-se com um túnel misterioso e decidem-no investigar, Chihiro não queria entrar pois estava cheia de medo, mas também não queria ficar no carro sozinha.

entrada%2Bno%2Btunel.png

Quando chegam ao outro lado do túnel, deparam-se com uma pradaria com edifícios em ruínas, pensavam que seria um parque temático abandonado. Começa lhes a cheirar a comida, perseguem o apetitoso aroma, e encontram um mercado oriental de comida chinesa.

aldeia%2Bchinesa.png

Os pais não resistem, aproveitam que não há ninguém há volta, nem empregados nem clientes e começam a comer desalmadamente aquelas refeições que não lhes pertencia. Chihiro recusou, fartava-se de reclamar com os pais para voltar para atrás e não comerem aquelas comidas, pois tinha um mau pressentimento. 

                                      comiloes.png

Enquanto espera que eles acabassem de comer, decide dar uma volta pelo mercado. Fica deslumbrada com o que encontra, até que repara num estranho palácio à sua frente.

Imagem relacionada

Mas ao entrar, um misterioso rapaz, diz-lhe para se retirar imediatamente antes que alguém a veja e que anoiteça. Empurra-a e diz que vai despistar as criaturas que se aproximam.

haku%2Baparece.png
Chihiro ficou meio confusa pois não estava a perceber o que estava acontecer e quem era aquele rapaz. De volta ao mercado, começa a cruzar-se com estranhas criaturas em forma de sombra, assusta-se e vai ter com os pais.
Ao chegar fica aterrorizada quando descobre que os pais se transformaram em porcos gigantes.

porcos.png

Chihiro corre desorientada dali para fora, tentou regressar pelo caminho que entrou mas aquele campo tinha-se transformado num oceano. A menina vê um barco a atracar mesmo no sítio onde está e de lá saíram monstros vestidos com mantos com um aspeto assustador, e mais uma vez foge aflita. 

barco%2Bcriatura.png

Para piorar a situação, apercebe-se que está a ficar transparente e a desaparecer, esconde-se no primeiro sítio que encontra. O misterioso rapaz reencontra-a e oferece-lhe uma baga para ela comer. Mas ela está muito assustada, não quer nada, ele insiste porque se não comer algo daquele mundo, acaba mesmo por desaparecer e lá acaba por mastigar.

Imagem relacionada

O rapaz apresenta-se como Haku (não gozem com o nome do rapaz :diablo:) e parece que já conhece Chihiro de alguma forma, pois sabe o nome dela e diz que a conhece desde de pequena. Ela pergunta o que aconteceu com os pais, Haku diz que eles sofreram uma maldição de Yubaba, a bruxa que reina aquele mundo paralelo, e que gera um hotel com termas medicinais. 

Informa-a que só pode sair dali se arranjar um emprego, por isso aconselha-a ir ter com um tal Kamaji. Puxa-a e mostra-lhe o caminho para lá, ele não pode ajudar mais por agora, pois anda toda a gente a chama-lo.

haku%2Be%2Bchihiro%2Bcorrem.png

Chihiro vai em busca de Kamaji, depara-se com alguns obstáculos como uma escada gigante, caminhos muito íngremes e por fim encontra as caldeiras onde Kamaji trabalha. Entra meio intimidada, vê um indivíduo barbudo com vários braços a trabalhar, e uns minúsculos seres que carregam carvão para uma fornalha, onde aquecem água para o Spa.

kamaji%2Be%2Bchihiro.pngcarvao%2Bbicho.png

Ele não é de muitas conversas, só quer fazer o seu trabalho sossegado. A rapariga pede-lhe emprego mas Kamaji diz que não precisa de ninguém, pois ele e as suas criaturinhas tomam conta do recado.

Surge uma empregada de kimono e trás o jantar para ele, assusta-se quando repara que Chihiro é uma humana. Kamaji diz para miúda ir com ela, e pedir trabalho no Spa. Lin não quer se encarregar pela miúda mas Kamaji lá a convence ajudar a medrosa rapariga!

lin.png

Chihiro agradece ajuda a Kamaji e deixa os seus sapatos, as criaturinhas guarda-nos nas suas tocas.

Lin leva-a até Yubaba para ela lhe dar um emprego. Ao longo do percurso, Chihiro fica deslumbrada com os derivados hospedes que aquele hotel tem.

chiro%2Belin.png

Entretanto, um assistente dos banhos, interroga Lin se sabe se anda por aí um humano, pois sente o cheiro muito intenso de humano. Ela disfarça e diz entre os dentes, para Chihiro entrar num elevador e ir ao encontro da bruxa Yubaba. Ela chega a última paragem do elevador, e entra a medo pelos corredores. Yubaba deteta a presença dela e manda-a aproximar.

Resultado de imagem para a viagem de chihiro

Ela como estava com receio de entrar, Yubaba usa magia para Chihiro levitar até ao seu escritório. Yubaba estava à sua espera, confessa-lhe que foi ele que amaldiçoou os seus pais, eles comeram a comida dos seus hóspedes que nem animais. Ficou muito surpreendida por ela ter chegado até ali. Chihiro só a interrompe pois quer trabalhar lá, Yubaba "cose-lhe a boca" e diz que ela dava um bom leitãozinho ou um pedaço de carvão. Quer saber quem é que ajudou a chegar ali, pois sozinha, ela nunca seria capaz de encontrar aquele lugar. Volta "abrir-lhe a boca" e a menina continua com a mesma afirmação que quer trabalhar ali, a bruxa enfurece-se e discute com ela. Porque raio haveria de dar trabalho uma cria de humano, tão fraca, trapalhona e inútil como ela.

chihiro%2Be%2Byubaba%2Bconfrontam-se.png

Um bebé começa chorar, Yubaba vai acalma-lo era na verdade o seu filho. A velha bruxa dá~lhe uma oportunidade ,diz que não tem outro remédio se não lhe dar emprego, é uma lei que ela tem cumprir, dar trabalho a quem lhe pedir. No entanto, se ela cometer um mínimo erro será transformada num suíno, tal e qual os seus pais. Chihiro assina um contrato e a soberana daquele hotel diz que ela tem um nome muito extravagante e retira-lhe o nome, a partir daquele momento chamar-se-ia Sen.

sen.png

Sen começou a trabalhar no Spa como auxiliar dos banhos. Haku entra e Yubaba pede-lhe que tome conta dela. Haku faz de conta que não a conhece para Yubaba não desconfiar.

haku%2Bchi.png

Lin fica responsável por ela e arranja-lhe roupas de trabalho. Durante a noite, Haku vai ao quarto dela para (não é para o que estão a pensar :rolleyes:) e pede-lhe que vá ter com ele, de manhã na ponte onde se conheceram.

Resultado de imagem para a viagem de chihiro

Sen vai até as caldeiras e pede aos bichinhos que lhe dêem os seus sapatos, vai ao encontro de Haku e esta leva-a até ao curral onde estão os seus pais. Promete-lhes que vai fazer de tudo para que eles voltem ao normal, e rapidamente visto que eles estão a ser alimentados para serem mais tarde comidos.

Imagem relacionada

Num jardim, Haku oferece um pequeno-almoço à jovem, esta recusa-se a comer, está devastada com tudo o que está acontecer. Ele insiste, ela lá acabar por comer e chora de aflição. O jovem feiticeiro promete-lhe que vai ajudar com todas as suas forças. Ela encontra um cartão na sua roupa, era um bilhete de despedida da sua antiga turma, onde estava o seu nome. Haku diz para ela o guardar bem, pois pode vir a esquecer-se do seu nome verdadeiro com o tempo, por causa do contrato que assinou. Ele próprio já não se recorda do seu próprio nome.

 Imagem relacionada

Entretanto, um figura sombria vagueava por ali, não tirava os olhos de Sen. Quando chega ao quarto Lin reclama com ela por demorar aparecer. Sen não tem muita pratica e é desastrada, não consegue acompanhar o ritmo das outras empregadas mais velhas. 

servi%25C3%25A7o.png

O chefe dos banhos encarrega Lin e Sen limparem a banheira gigante, encontrava-se imunda. Lin mostra-se admirada, é que normalmente quem faz esse trabalho são os homens sapo. Ele diz que são regras superiores (ou seja Yubaba).

limpar%2Bbanheira.png

Sen vai escorrer água e vê a criatura sombria lá fora, pensado que se tratava de um cliente disse para ele entrar, pois estava a chover.

sem%2Bface%2Bentra.png

Lin ensina a jovem humana como fazer o trabalho, pede-lhe que vá ter com o capataz dos banhos e peça um ticket para sais de banho. O capataz feito parvo não queria desperdiçar, os pacotes de sais com uma humana, o homem sombra aparece atrás do capataz e tira um dos ticket e dá a Sen. Lin fica surpreendida pois aquele ticket era um dos bons. Os tickets ou pacotes de sais, servem para avisar Kamaji que componentes a água termal deverá ter.

sais.png

Yubaba sente a presença de alguém aproximar-se das termas e fica desconfiada. Lin retira-se para buscar comida para as duas, Sen repara que o Sem-Face está ali, pensa que ele é que o cliente para aquele banho. Sem-Face tenta oferecer-lhe mais tickets, mas ela recusa porque não precisa de tantos. 

     sujo.png

Chega o cliente que a Yubaba esperava, era um Deus Fedorento, uma criatura nojenta bastante javarda. Ordena que Sen o sirva sozinha e um passo em falso é transformada em carvão. Ficam todos agoniados com o fedor e a sujidade que aquele cliente possuía. Sen toda arrepiada de nojo, leva o monstro badalhoco para piscina que estava a limpar.

monte%2Bsujo.png

O monstro atira-se para dentro da piscina e transborda lodo por todo lado, com falta de água, Sen aproveita os tickets que o Sem-Face lhe ofereceu e pede mais água termal. Yubaba fica espantada, como é que ela tinha tantos tickets. Ao puxar a corda para ativar a água a cair, escorrega e cai no meio da porcaria. Lin regressa e tenta ajuda-la, no meio daquela imundice, Sen repara que o monstro tem qualquer coisa espetada, a velha bruxa ouve e vai lá abaixo, dá-lhes uma corda para puxarem o tal espinho, ordena a todos os empregados para ajudarem a puxar.

puxem.png

O tal espinho era uma bicicleta e atrás dela veio uma data de tralha. Aquela sala de banhos, estava um nojo, ao retirar a última coisa, a menina é envolvida numa espiral de água e aparece uma máscara que lhe agradece o bom trabalho, como recompensa oferece-lhe um bolinho de ervas mágico e deixa ouro no meio da porcaria. 

deus%2Bdo%2Brio.png

Na verdade aquele monstro nauseabundo era um Deus do Rio famoso. Yubaba fica orgulhosa pelo belo serviço da Sen, pois se tratava de um cliente muito importante. Felicíssima ela oferece sakê para toda gente mas quer o ouro que apanharam do chão! 

yubaba%2Bagradece.png

Antes de deitar, Sen senta-se a ver o luar e sente a falta de Haku, que andou o tempo todo desaparecido. Lin aproxima-se dela e oferece-lhe um bolinho de arroz, diz para não se preocupar com Haku, ele é muito independente e costuma sair durante algum tempo.

chihiro%2Be%2Blin.png

Durante a noite, um empregado Sapo, vai à piscina gigante ver se encontra mais ouro. Sem-Face estava lá escondido, Sapo não o conhece e expulsa-o dali, o monstro sombrio oferece-lhe pepitas de ouro, Sapo fica impressionado com poder que ele tem de criar ouro e quer mais. Sem-Face agarra-o e engole-o. Como ele é mudo, utiliza a voz de Sapo para comunicar.

sem%2Bface%2Bengole%2Bsapo.png

No dia seguinte, Sen sonha com os pais, pensa que o bolinho de ervas poderia voltar a transforma-los naquilo que eram. No hotel há muita agitação, o Sem-Face tornou-se no hóspede mais servido do Spa, dava carradas de ouro por comida e banhos. Lin diz para Sen os ajudar, mas ela diz vai visitar o Kamaji.

sem%2Bface%2Bglutao.png

A caminho para lá, Sen repara num dragão em agonia no mar, estava a ser atacado por umas criaturas de papel, parecia-lhe familiar de algum lado. Sem se aperceber, chama-lhe de Haku. O dragão tem uma aterragem aparatosa no quarto dela e ela protege-o dos bonecos de papel. 

haku%2Be%2Batacado.png

O réptil lendário, estava gravemente ferido mas não queria que Sen o ajudasse, foge em direção do escritório de Yubaba. Sen muito preocupada, vai ter com ele. Uma das criaturas de papel, cola-se à sua roupa e segue-a.

sen%2Be%2Bpapel.png

Sem-Face ficou gigantesco de tanto comer, ao ver Sen tenta oferecer-lhe ouro mas ela mais uma vez recusa o que ele tem para dar. Pede desculpa e vai-se embora, ele deixa cair o ouro, os empregados atropelam-se todos para apanhar as pepitas. O chefe dos banhos, pede imensa desculpa pelo sucedido, a miúda não passava de uma humana desajeitada, Sem-Face não gostou deste comentário e engole o patrão dos banhos e uma das empregadas que estava apanhar as últimas pepitas.

comedor.png

Sen não consegue utilizar os elevadores, pois estão a ser utilizados por muita gente, não tem outra alternativa senão ir pela rua e passar por várias barreiras que estavam no caminho.

yubaba%2Balada.png

Yubaba afinal tinha acabado de chegar ao hotel, transformada numa criatura alada. É informada que o Sem-Face está descontrolado, Sen já tinha chegado ao quarto, ouve que Yubaba diz e esconde-se num monte de almofadas. 

sen%2Bespreita.png

Fica confirmado que o Dragão é mesmo Haku, pois ela pede aos seus lacaios (três cabeças rolantes) para que o tirassem dali, agora é inútil. Antes de sair, Yubaba vai ao quarto do seu bebé(onde estava Sen) e começa a tirar almofadas até encontrar o seu bebé que por lá dormitava. Baba retira-se, quando Sen se prepara para sair, o Bebé agarra-a e diz que ela tem de brincar com ele senão vai chorar e a Baba faz-lhe mal. Sen para o assustar mostra as suas mãos cheias de sangue de dragão, o Bebé começa a berrar e ela foge.

bebe.png

Ela vê Haku a ser levado pelos cabeças rolantes e enxota-os dali, um corvo de estimação com cara de Yubaba começa a atacar, o Bebé sai do quarto, muito chateado ordena que Sen brinque com ele senão vai chorar muito alto! No meio daquela gritaria, a figura de papel colada na roupa de pequena, solta-se e aparece uma ilusão de uma bruxa igual a Yubaba. Na verdade, tratava-se de Zeniba, irmã gémea de Yubaba.

Imagem relacionada

Zeniba transforma o Bebé numa ratazana, o corvo numa mosca e os cabeças rolantes no Bebé, pede segredo a Sen. Ela apresenta-se e diz que quer o dragão, ele é um ladrão, roubou-lhe um objeto mágico muito precioso a mando de Yubaba. Sen diz que não passa de uma mentira o Haku é muito simpático para fazer uma coisa dessas. Zeniba diz que Haku é um servo de Yubaba, fará de tudo para aprender feitiçaria até roubar. Esse objecto é maldito, quem o rouba tem como castigo morrer.

  dragao.png

Os cabeças rolantes disfarçados de Bebé começam a fazer muito barulho, Haku desperta, esmaga a figura de papel fazendo a ilusão de Zeniba desaparecer e cai juntamente com Sen, ratazana e mosca num alçapão e todos vão parar às caldeiras de Kamaji. Durante a queda, Sen tem por breves momentos uma visão do passado em que andava num dragão no mar.

 Resultado de imagem para a viagem de chihiro

Sen recorda-se do bolinho de ervas e dá a Haku, coloca-o na boca do dragão, tenta que ele engula o bolinho, podia ser que ajudasse. Com muito custo e dolorosamente, Haku cospe o selo de bruxa(o objecto que tinha roubado) e da lá sai um parasita que o punha doente. Kamaji diz para ela o apanhar, só que o bicho não pára quieto e Sen com aflição espezinha-o. 

bicho.png

Haku regressa à forma humana mas continua inconsciente, Kamaji dá uma mezinha de ervas medicinais e coloca-o num canto a descansar. Sen decide visitar Zeniba e devolver o objecto que Haku roubou e pedir auxílio para ajudar Haku, pois agora era a vez dela ajuda-lo. Kamaji diz que dá para ela ir de comboio só que não há comboio de regresso, ela diz que volta a pé pelos carris do comboio.

sen%2Bvai%2Bembora.png

Lin chega e diz que Yubaba anda feita louca à procura de Sen, ela acusa Sen de ter atraído o Sem-Face para lá, e que se transformou num demónio horripilante. Kamaji oferece um bilhete de comboio para Sen ir para "Fim do Pântano" sítio onde mora Zeniba. Sen pede ás criaturinhas para lhe trazerem a sua roupa e sapatos.

sen%2Bconfronta%2Bsem%2Bface.png

Resolve falar com Sem-Face para se acalmar, pergunta-lhe de onde vem e quem é, mas não lhe responde, continua a querer oferecer coisas que Sen não quer. Ela diz o que ela quer ele não pode ajudar, pede para que ele se vá embora que ela tem coisas por fazer. Sem-Face não quer saber e tenta ataca-la, o ratazana Bebé morde-o para ele se afastar.  Como sobrava um pedacinho do bolo de ervas, Sen dá-lhe com esperança que ele ficasse bonzinho. Sem-Face fica enjoado e começa a vomitar tudo o que comeu, incluindo as criaturas que engoliu, começa a perseguir Sen. Yubaba tenta impedi-lo mas ele vomita em cima dela, pouco a pouco, ele regressa ao estado normal.

sem%2Bface%2Brecupera.png

Lin esperava por Sen lá fora, para levar à plataforma de comboios. Sem-Face chega à rua, volta ao normal e continua a perseguir Sen, pois não quer ficar sozinho. Lin ameaça-o se ele faz mal à menina que irá pagar caro. E pede desculpa a Sen por a chamar desajeitada.

sen%2Be%2Blin.png

Chega o comboio, Sen entra e ratazana Bebé, mosca(que já a seguiam desde que foram enfeitiçados) e Sem-Face decidem ir com ela.

no%2Bcomboio.png

Naquele momento, Haku acorda e pergunta a Kamaji, o que aconteceu, revela-lhe que o nome verdadeiro de Sen é Chihiro e diz que tem que ir ter com ela. 

Yubaba está muito aborrecida com os estragos que Sem-Face e Sen cometeram, diz que vai transformar os pais de Sen em bacon e presunto. 

haku%2Bconfronta%2Byababa.png

Haku surge e pergunta-lhe se não lhe falta nada, ela estranha a rispidez dele, descobre que o ouro de Sem-Face era na verdade areia e que os cabeças rolantes estavam transformada no Bebé, fica desesperada à procura do filho, pergunta cega de raiva a Haku onde está o Bebé! Diz o que quer em troca pelo Bebé, Haku diz se trouxer o seu filho tem que desfazer a maldição aos pais de Chihiro e ela regressar ao seu mundo, não se importando com que a bruxa fará com ele depois da amiga se for embora.

baba%2Bfuria.png

Já de noite, Sen e amigos chegam a Fim do Pântano, um candeeiro andante aparece no seu caminho e ilumina o percurso até à casa de Zeniba.

vela.png

Zeniba parecia que já os esperava, na maior das simpatias convida-os a entrar e tomar uma chávena de chá. Sen entrega-lhe o selo de bruxa que Haku retirou e pede desculpas em nome dele. Zeniba acha estranho o feitiço do selo ter desaparecido, Sen pede desculpa, pois esmagou-o com o susto, Zeniba entra em choque e começa a rir, pois esse bicho/feitiço foi Yubaba que colocou no Dragão para o controlar e Sen facilmente o esmagou.

zeniba%2Brise.png

Sen pede que o bebé e o corvo regressem a sua forma original mas Zeniba diz que o feitiço já passou há algum tempo, eles é que não quiseram voltar, pois queriam acompanhar Sen.

Resultado de imagem para a viagem de chihiro

A gémea bruxa conta que não se dá com a irmã por serem bastante diferentes, apesar de iguais fisicamente. A jovem pede ajuda a Zeniba, mas ela diz que infelizmente, não há muito que possa fazer, tem que ser Sen a resolver tudo sem ajuda, mas Sen diz que sente que uma ligação especial qualquer com Haku que não sabe explicar, Zeniba podia dar alguma dica o que fazer? Ela diz que é fácil, jamais se esquece o que aconteceu, apenas não conseguimos lembrarmo-nos. 

fiar.png

Zeniba convida-os a passar lá a noite, ratazana Bebé e o Mosca Corvo correm numa roca de fiar, ajudam a amável bruxa com as suas costuras, Sen diz que não aguenta estar mais ali, está muito preocupada com Haku e tem receio que os pais sejam comidos. Avozinha como Sen lhe trata, acalma-a e oferece-lhe um elástico costurado pela teia que os companheiros de viagem de Sen fizeram, para ela atar no cabelo. Era um amuleto que a iria proteger.

elastico.png

Naquele instante, alguém bate à porta, Zeniba pede a Sen que abra a porta, com a maior das surpresas era Haku em modo de dragão que a tinha vindo buscar. Zeniba pede a Sem-Face que fique lá a viver com ela, precisa de um ajudante e ele assim já não fica só. Aceita o pedido de desculpas de Haku, e despede-se de Chihiro. Chihiro comovida, abraça a Avozinha e agradece por toda ajuda e amabilidade e assume-lhe o seu verdadeiro nome. Zeniba elogia o seu nome e deseja-lhe boa sorte.

sen%2Be%2Bzeniba.png

Chihiro monta Haku e voam bem no alto e acenam pela última vez a Zeniba e Sem-Face. Chihiro fala a Haku que se lembra da sua mãe contar uma história de quando era pequena, que quase se afogou num rio e alguém a salvou, esse rio chamava-se Kuhaku e chegou a conclusão que esse era o nome verdadeiro de Haku e acertou. 

Imagem relacionada

Haku liberta-se de todas as escamas de dragão e volta ao estado humano de vez, Nigayahami Kuhaku Nuchi é o seu nome verídico. Relembra o que realmente aconteceu nesse afogamento, e choram emocionados enquanto estão em queda livre. Kuhaku ganha balanço e volta a voar até hotel spa.

ar.png

No exterior do hotel, todos esperavam ansiosamente o regresso de Chihiro e Haku, especialmente Yubaba, pois queria o seu Bebé de volta. Lin avista-os, e todos ficam em polvorosa.

lin%2Be%2Bsapo.png

Yubaba exige o seu bebé, a ratazana surge à sua frente e volta à sua forma original. Babá fica surpreendida por ver que Bebé já se aguenta de pé, Bebé está muito contente, pois pela primeira vez saiu de casa e divertiu-se muito ao acompanhar Sen. 

buu.png

Haku exige que Yubaba quebre o feitiço dos pais de Chihiro e que ela possa voltar ao seu mundo, mas Yubaba não cede pois diz que há regras, as coisas não podem ser feitas assim mas todo o staff dos Spa e amigos de Sen contrapuseram-se! Bebé tenta convencer a bruxa casmurra e quebrar o feitiço, e faz-lhe chantagem emocional, Chihiro interrompe-os chamando Yubaba de Avozinha também, ela até ficou pasmada com tal ousadia.

fim%2Bde%2Bcontrato.png

Yubaba aceita ajuda-la por a jovem mostrar coragem, atrás da bruxa estava uma vara de porcos, Chihiro tinha que adivinhar onde estavam os seus pais, só tinha uma tentativa. Se acertasse, o contrato que tinha assinado ficava sem efeito e podia regressar com os seus pais normais para o seu mundo.

porcos%2B2.png

Chihiro depois de observar bem, diz que os seus pais não se encontram ali, e Yubaba pergunta se essa é a sua resposta final, Chihiro afima e acerta. Nenhum dos porcos eram os seus pais, eram criados de Yubaba que ela tinha enfeitiçado temporariamente para enganar a Chihiro.

Yubaba ordena que Chihiro abandone aquele mundo, já não está la a fazer mais nada. Chihiro despede-se de toda gente e parte com Haku. 

Resultado de imagem para a viagem de chihiro

Haku leva-a até ao campo que Chihiro entrou, o oceano tinha voltado a ser um prado, o que queria dizer que que Chihiro podia mesmo regressar, Haku não pode atravessar esse campo, pede a Chihiro para que não olhe para atrás até chegar ao túnel por onde entrou. E os pais? Já lá estavam à sua espera. Haku despede-se da rapariga, diz que se vai dispensar como aprendiz de feitiçaria e que vai voltar para o seu mundo também.

despedida%2Bhaku.png

Chihiro corre como se não houvesse amanhã, e ao chegar ao túnel, lá estavam os seus pais à espera. Pelos vistos, eles não se lembram de nada do que se passou, reclamam com ela pois pensavam que tinha desaparecido. 

pais.png

Entram no túnel e Chihiro repara depois de o atravessar que tinha repetido o momento em que ela e os pais entraram no túnel pela primeira vez, só que em vez de irem parar ao prado voltaram ao sítio onde estava o carro.

xau%2Bchihiro.png

A família de Chihiro retira-se daquele sítio e vão para casa nova, e ela a medida que se vão afastando, olha para o túnel pela última vez e penso que recorda as aventuras que enfrentou.

fim.png

     FIM

Dobragem Portuguesa:

  Ocultar conteúdo

Este filme foi dobrado pela PSB Audiovisuais, o estúdio mais amador de dobragem, já fizeram séries péssimas e com actores muito fracos mas neste filme até fiquei agradavelmente surpreendido.

A Chihiro foi dobrada pelo Filipa Maló, no inicio torci o nariz, ela tem a voz muito marcada pelo Lilo (e Stitch) e ouvi-la noutra personagem foi estranho, mas esteve excelente para uma miúda(ela na altura ainda era criança) ela conseguiu ficar muito parecida com a voz original, tantos nos gritinhos histéricos, nos gemidos, nos choros, muito natural nos diálogos. Gostei muito!´

O Haku foi dobrado pelo Romeu Costa, o que fiquei muito surpreendido, a voz era-me familiar mas não me parecia ele, por momentos pensei que fosse o Martinho Silva ou o Diogo Mesquita. Esteve competente.

 A Yubaba e Zeniba foram dobradas pela mesma pessoa, quando vi o filme originalmente, a voz fez-me lembrar a Cucha Carvalheiro, Rita Ribeiro ou a Clara Nogueira da Som Norte mas não, era uma atriz chamada Fernanda Montemor, participou na Rua Sésamo (naquela mais antiga com Alexandra Lencastre) que infelizmente já faleceu alguns anos. Esteve exímia em muitos momentos e pouco credível noutros mas no geral esteve fantástica nas duas personagens.

O Kamaji foi dobrado pelo Rui Mendes, esse fiquei a suspeitar entre ele e o Paulo Coelho(o narrador e Tai de Digimon) pois tinha uma voz rouca familiar, e em certas frases consegui reconhecê-lo e é mesmo o Rui Mendes. Esteve bem, mas preferia outra voz.

A Lin tinha a voz de uma tal Mónica Chaby, não faço ideia quem seja(esta informação tive que ir investigar) mas a voz também era muito familiar. Provavelmente, já a ouvi em alguma série que a PSB tenha produzido.

O Capataz era o João Melo(o dos Fúria do Açúcar), também tive que investigar, não percebi quem era e mesmo assim ao saber que foi ele, não me parece, sinceramente nem me recordo da voz dele mas também não é importante. A voz que ele fez, qualquer pessoa faz, voz aguda e num tom tipo lambe-botas.

Os pais da Chihiro eram o João Lagarto e Madalena Bobone(Lina de Anjo Selvagem), o Lagarto só numa palavra facilmente é reconhecível, ela curiosamente, quando ouvi a voz "levava-me" para alguém do Anjo Selvagem mas não diria que era ela.

Algumas personagens adicionais era do Paulo Martinez, o principal director de dobragens da PSB.

Opinião Pessoal:

  Ocultar conteúdo

Adorei este filme, a evolução da Chihiro é notável durante o desenrolar da trama, ela que começou numa menina assustadiça, desajeitada, mimada, tornou-se depois numa rapariga forte, determinada e valente. Gostei do fato dele ter conseguido arranjar amizades naquele mundo, Kamaji e Lin que não tinham muita paciência para aturar, ficaram muito amigos dela e sempre preocupados.

Adorei a Zeniba, era o contraste total da Yubaba, muito mais querida e divertida. Fiquei feliz pelo desfecho da Chihiro mas aqueles pais não mereciam nada, eram super arrogantes com ela e ela quando os voltou a ver, falaram-lhe com sete pedras na mão, que bestas.

O filme tem aquela magia dos filmes Disney e aquela fantasia dos animes. Combinação perfeita!

Aqui fica o trailer em PT PT:

Bom, espero que tenham gostado deste artigo um pouco diferente dos anteriores, passei praticamente o dia todo a fazê-lo, revi o filme, tirei os prints nas cenas exatas, colocar o que achava de importante e curioso no texto e claro uma ou outra alfinetada minha :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...