Jump to content

Looney Tunes


Manu Tenry

Posts Recomendados

Manu%2Bpedia.png

Hoje o desenho animado contemplado pela minha analise e perícia é...os Looney Tunes!! Será um artigo bastante mais completo em resumos do que os anteriores porque vou abordar várias séries numa :P Fiquem aí para ver ;)

Looney Tunes apresentou inicialmente composições musicais através das aventuras de personagens de desenhos animados. Ela precedeu a série Merrie Melodies, e foi a primeira série de animação cinematográfica da Warner Bros. O nome Looney Tunes (que em português significa "Sinfonias Enlouquecidas") é uma variação do nome Sinfonias Ingénuas, que foi o título da série concorrente de Walt Disney, de desenhos baseados em músicas. Além disso é um trocadilho propositado entre as palavras "tunes" (músicas) e "toons" (sufixo de "cartoons" - desenhos humorísticos).

looney%2Btunes.jpg

Vamos relembrar os míticos personagens principais desta animada e mundial série clássica.

  Ocultar conteúdo

Bugs Bunny

bugs%2Bbunny.jpg

Bugs Bunny é o coelho animado mais célebre em todo o mundo e das personagens mais acarinhadas e icónicas. Começou com o nome Happy Rabbit nas primeiras curtas que deram origem aos Looney Tunes, em 1940 nasce uma nova versão com o nome de Bugs Bunny. Dono de uma inteligência rara para um coelho, Bugs consegue sempre enganar, aldrabar quem o ameaça com muito eficácia. A sua frase mais mítica é What's up Doc? Traduzindo na nossa versão "Qual é meu'?" enquanto mastiga uma cenoura. Os seus principais inimigos são: Elmer Fudd, Yosemite Sam, Taz, Marvin Marciano, Daffy Duck(em algumas) e Coyote.

Voz: Paulo Oom

Daffy Duck

daffy%2Bduck.png

Daffy Duck é o pato desta "família" dos Looney Tunes. Nasceu em 1937, onde era um pato de forma normal, passava nos seus episódios a rivalizar com os caçadores que apareciam no seu lago, incluindo o Porky Pig que era o caçador e o principal rival de Daffy nos primeiros anos de curtas. Derivado ao seu sucesso equiparado ao de Bugs Bunny, os argumentistas decidiram torna-lo rival do Bugs. Ficou uma personalidade mais arrogante, desconfiada e invejosa. Mas ao longo dos tempos foi aligeirando o mau feito e passou a ser amigo do Bugs nas séries mais recentes. Ele tem uma particularidade na fala, é como nós chamamos um "sopinha de massa" onde cospe-se tudo ao falar. A sua expressão mais célebre é a "You are Dispicable", na nossa versão é "Tu és desprezível, pá!". Os seus principais opositores são: Speddy Gonzalez, Bugs Bunny, Elmer Fudd, Marvin Marciano ou Taz.

Voz: Carlos Freixo

Twetty (Piu Piu)

Tweety.gif

O pequeno passarinho "nasceu" em 1940. É muito novinho mas consegue defender-se dos gatos mauzões, especialmente Silvestre. O gato que está sempre a persegui-lo. A sua mítica frase é "Eu acho que vi um gatinho! Eu vi, eu vi, vi mesmo um gatinho!".

Voz: Paula Fonseca

Sylvester Cat (Silvestre)

silvestre.jpg

Sylvester Cat ou na nossa versão Gato Silvestre, nasceu em 1945, Tem um apetite descomunal por ratos e passarinhos. É um vilão que anda sempre atrás de Tweety e Speddy Gonzales. Tem problemas de dicção iguais ao de Daffy Duck, fala de modo sopinha de massa só que é mais pausado do que Daffy. Tal na versão original como na nossa portuguesa. A sua expressão mais dita é "Sardinhas Saltitantes!".

Voz: Carlos Freixo

Road Runner (Bib Bip)

bip%2Bbip.png

Road Runner ou Papa Léguas ou Bip Bip como quiserem chamar é um Galo Corredor (um animal típico dos desertos do sudoeste(não, o festival :P) norte americano) super veloz. Nasceu em 1949 só para desesperar Coyote

Will E. (Coyote)

will%2Be%2Bcoyote.png

Will E. Coyote é o principal opositor de Bip Bip. Foi criado em 1947, os autores de Looney Tunes, decidiram rivalizar Tom e Jerry com Coyote e Bib Bip, uma perseguição sem fim onde o vilão está sempre danado para comer um animal inferior, mas sai sempre derrotado e humilhado por esse animal. Coyote organiza muitos esquemas para capturar a ave corredora, nunca funcionam quando ele quer e lei da gravidade é muito cruel com ele. Está sempre a cair em precipícios . Nas curtas com Bip Bip, Coyote nunca fala apenas quando narrador lê as placas com voz dele, mas ocasionalmente foi vilão em curtas com Bugs Bunny e nessas já fala e numa maneira sofisticada e snobe. A sua expressão mais usada é normalmente referida nos seus cartazes "ouch!" que é quando prevê que vai sofrer uma dor horrível.

Voz: Carlos Freixo

Speddy Gonzales

speddy%2Bgonzales.png

Speedy Gonzales é o rato mais rápido do México, fala com um sotaque espanhol exagerado. A sua primeira aparição foi em 1953. ainda numa versão protótipo e em 1955 oficializou com Speedy Gonzales numa curta com Silvestre. Põe a cabeça dos seus rivais em água pela sua astúcia e super velocidade. Seus principais rivais são o Gato Silvestre(entre outros gatos) e Daffy Duck. A sua frase mais famosa é "Andalé Andalé Arriba Arriba Yeapa Yeapa Yeah!".

Voz: André Maia

Demónio da Tazmânia (Taz)

taz.jpg

Demónio da Tasmânia ou apenas Taz, é um mamífero carnívoro retardado que come tudo o que lhe aparece à frente. A sua primeira presença nas curtas foi em 1954, entrou em poucas mas acabou por elevar a sua popularidade. A Warner criou uma spin off, Tazmania, onde Taz mostra sua vida e da sua família na Tasmânia.

Move-se a redopiar como se fosse um redemoinho e destrói tudo onde passa. Fala como um australopiteco, só rugidos, grunhidos, gemidos, cuspidos e outras palavras acabadas em "idos", é de poucas conversas e completamente louco. Seu principais inimigos são o Daffy Duck e o Bugs Bunny. Neste caso,  a sua onomatopeia favorita é..."blehblurahrahprleygrahpotupth". (desafio-vos a lerem isto sem se cuspirem todos :P ).

Voz: Paulo B.

Porky Pig

Porky_Pig.gif

 

Porky Pig é o famoso porquinho desta companhia. Ele gagueja quando fala, o que faz demorar uma eternidade para concluir uma frase. Começou aparecer nas curtas em 1935 como caçador de Bugs e de Daffy, mas ao longo dos tempos foi sendo personagem independente e tendo as suas próprias histórias. Deixou se de ser opositor, passou depois a ser amigo de Bugs e Daffy. Este claro que se aproveita da sua ingenuidade. Em algumas curtas, Porky é dono do Gato Silvestre. A sua expressão popular é "abadi abada é tudo malta!" geralmente no fim dos episódios.

Voz: André Maia

Elmer Fudd

elmer%2Bfudd.png

Elmer Fudd é o caçador daqui da malta. Nascido em 1940, numa versão mais gorda e cabeçuda, onde tenta caçar Bugs e Daffy. Ele tem uma particularidade na fala, onde não consegue dizer os "R"s , troca o "R" por "G" ou "L", na versão original, Elmer diz "Wabbit" porque não consegue pronunciar "Rabbit". Na nossa versão ele diz "coeio", aliás a sua frase mais dita é mesmo "Maudito Coeio!". Tem uma gargalhada do género do Becas da Rua Sésamo. Nas séries posteriores, passou de caçador a jornalista. O mais grave, é que ele caçava por diversão até porque ele era vegetariano. Muito coerente, não haja dúvida :rolleyes:

Voz: Carlos Freixo

Yosemite Sam

yosemite%2Bsam.gif

Yosemite Sam é o pistoleiro/pirata/cowboy barbudo lá do sítio. Oriundo de 1945, foi criado para rivalizar Bugs Bunny, sendo mais agressivo e impaciente que Elmer Fudd. Não que isso lhe valha alguma coisa pois Bugs como sempre, graças à sua astúcia consegue trapaceá-lo. Não tem bem uma frase, é mais um maneirismo, que é quando se enerva faz um som tipo grunhido, na versão tuga, o Paulo B fazia algo do género "Ughblurububru".

Voz: Paulo B.

Avozinha

avozinha.png

Granny ou Avozinha é a dona de Tweety, Silvestre e Hector. Passa a sua reforma a passear, desfrutar a vida enquanto que Silvestre tenta comer o pequeno canário e Hector defende-o. Surgiu em 1950.

Voz: Isabel Ribas

Foghorn Leghorn

FoghornLeghorn2.png

Foghorn Leghorn nasceu a 1946, é um galo inconviniente que está sempre atazanar a vida do cão daquela quinta, Barnyard. Seus principais inimigos são, Barnyard Dog,  Henery Hawk(um pequeno falcãozinho que tenta caça-lo), Daffy Duck e Gato Silvestre. Em Portugal, Carlos Freixo deu-lhe um sotaque alentejano, a sua expressão mais dita é "digo eu!" sempre que termina uma frase.

Voz: Carlos Freixo

Pepe Le Pew

pepe%2Ble%2Bpew.jpg

Em 1945, a Doninha Fedorenta oriunda de França, Pepe le Pew passa sua vida a perseguir Penolope Pussycat, por achar que é uma doninha fêmea, pois esta tem sempre uma risca branca acidentalmente marcada na sua cauda. Ele é muito exagerado no romancismo e muito sufocante.

Voz: Carlos Freixo

Marvin Marciano

marvin.jpg

Desde 1948, Marvin, o Marciano tem "invadido" o planeta Terra mas é sempre impedido por Bugs Bunny, Daffy Duck ou Porky Pig(quando Daffy faz o herói Duck Dodgers). Ele tem roupas de gladiador romano por referência ao Deus Romano da Guerra, Marte.  Sua emblemática frase é "Eu não estou zangado, estou muito muito zangado!" fala numa maneira parecida ao Sapo Cocas dos Marretas.

Voz: Carlos Freixo

Hector

hector.gif

Hector é o Bulldog de estimação de Avozinha. Defende sempre Tweety das garras de Silvestre. Tem uma extrema semelhança ao cão Spike de Tom & Jerry que também defende um animal mais pequeno (Jerry)do gato mauzão. Ele raramente fala, ele é mais em latidos e grunhidos.

Voz: Paulo Oom

Barnyard

Barnyard_Dog_300.gif

Barnyard é o principal arque-inimigo do galo Feghorn Leghorn desde 1946. Começou por se chamar Mandrake e ser cão de estimação de Porky Pig mas mais tarde tornou-se Barnyard Dowg.

Voz: Paulo B.

E ainda no elenco adicional Luísa Salgueiro e Rui Paulo.

Aqui está uma relíquia que encontrei. Infelizmente é o único episódio em pt pt que existe no youtube :( 

 

A partir destas curtas metragens, o mundo dos Looney Tunes nunca mais parou. Várias versões e spin offs teve posteriormente como Tiny Toons Adventures, Tazmania, Silvestre e Tweety ao Seu Dispor, Loonaticos à Solta, Looney Tunes Baby, The Looney Tunes Show, Wabbit(Bugs). E crossovers noutras séries da Warner Bros como Histeria, Animaniacs ou Scooby Doo e em filmes como Quem Tramou Roger Rabbit, onde Bugs aparece junto do Mickey Mouse e Daffy faz um dueto de piano com o Pato Donald.

Loonatics

  Ocultar conteúdo

loonatics.jpg

Referindo que Loonatics(em pt pt Lunáticos à Solta) são descendentes dos personagens originais,  esta série da Warner é uma mistura do estilo irreverente das curtas animadas de humor e uma moderna ação de uma série animada, com os personagens transformados em super heróis, desenhados em um estilo anime, nos mesmos moldes de Teen Titans, só que foi suavizando de episódio para episódio.

A dobragem portuguesa era composta por Rui Raposo(Coelho Ash/Ace Bunny), Alexandra Sedas(Coelha Lexi Bunny), Tiago Retrê(Pato Perigo), Paulo B(Furacão/Slam da Tasmânia), Pedro Pernas(Relâmpago/Runner), Joel Constantino(Will E. Tech), Isabel Ribas (Zadavia, organizadora do grupo de heróis)e Carlos Macedo (direção de dobragem e vilões). Deu na RTP2 e no Biggs.

As Aventuras de Silvestre e Tweety

  Ocultar conteúdo

Outro spin-off que devem conhecer é As Aventuras de Silvestre e Twetty, onde a Avózinha é Detective(não ser porquê isto faz-me lembrar alguém :secret:) onde em todas as suas viagens é acompanhada pelos seus animais de estimação, Tweety, Silvestre e Hector. Deu na RTP2 e pelos vistos no Biggs :P A dobragem é praticamente igual a das curtas, Isabel Ribas, Carlos Freixo, Paula Fonseca, Paulo Oom, Luísa Salgueiro, Paulo B e ainda o Rui Paulo(penso que neste o André Maia não entrava).

Looney Tunes Baby

  Ocultar conteúdo

looney%2Btunes%2Bbaby.jpg

Este spin-off relata os personagens principais Bugs Bunny, Daffy Duck, Taz, Silvester Cat, Tweety em crianças. Tendo lá também a Lola Bunny (vinda do filme Space Jam), Petúnia Pig e Melissa Duck duas meninas amigas dos personagens. A Avozinha é a ama deles, cuida-os como se fossem seus netos. Eles passam várias aventuras graças à sua inocência e imaginação, inventando muitas brincadeiras divertidas.

A dobragem era composta por: Tiago Caetano(Bugs e Daffy), Carla Garcia (Tweety e Lola), Mário Bomba(Taz), Vítor Emanuel (Silvestre e Marvin Marciano), Bárbara Lourenço(Avózinha, Petúnia e Melissa). A Bárbara também cantava o genérico e algumas canções que davam a meio do episódio.

Houve especial de VHS onde as vozes eram as originais portuguesas das curtas.

The Looney Tunes Show

  Ocultar conteúdo

The-Looney-Tunes-Show-.jpg

Em Looney Tunes Show, Bugs e Daffy vivem juntos numa cidade. Bugs é milionário por ter inventado um utensílio para cenouras(já não me lembro bem o que era)e Daffy vive às suas custas, pois está falido. Mete-se em negócios que acabam sempre num fiasco. Passam várias situações juntos e com outros amigos.

Bugs namora com Lola Bunny, uma coelha muito engraçada, faladora e um bocado "loira burra", Daffy namora com Tina, uma Pata independente que trabalha numa Reprografia, ferve em pouca água, é a mulher perfeita para Daffy.

Porky Pig e Speedy Gonzales são os amigos mais próximos de Bugs e Daffy. Speedy mora numa toca de rato na casa de Bugs e é gerente de uma pizzaria(a Pizzarriba), o Porky costuma acompanhar Daffy nas suas loucuras.

Está série é mais adulta, tem muito humor mais ao nível do humor de situação, de coisas que podem acontecer no dia-a-dia do que os sketches das curtas.  É uma verdadeira sitcom animada (literalmente).Teve 2 temporadas, a 1ª foi emitida no Biggs e na RTP2 e a 2ª só na RTP2.

Cada temporada com dobragens diferentes. A 1ª manteve o elenco do Looney Tunes Baby só com adição de Michel Simeão e Sandra de Castro e 2ª mudou de estúdio e direção de dobragem com um elenco renovado, apenas a Sandra de Castro transitou para o 2º elenco.

Dobragem Portuguesa:

Bugs Bunny -  1ª T: Tiago Caetano  2ª T: Carlos Macedo

bugs.png

Daffy Duck  -  1ª T: Tiago Caetano    2ª T: Pedro Bargado

daffy.jpg

Porky Pig    -  1ª T: Mário Bomba      2ª T: Peter Michael

porky.png

Lola Bunny -   1ª T: Carla García/Sandra de Castro   2ª T: Helena Montez

lola.jpg

Tina Duck   -   1ª T: Bárbara Lourenço  2ª T: Sandra de Castro

tina.png

Speedy Gonzales - 1ª T: Mário Bomba    2ª T: Tiago Retrê

speddy.jpg

Silvestre -    1ª T: Vítor Emanuel   2ª T: Tiago Retrê

Sylvester.png

Twetty -   1ª T: Carla García/Sandra de Castro    2ª T: Peter Michael 

twetty.jpg

Foghorn Leghorn   - 1ª T: Michel Simeão      2ª T: Peter Michael

Leghorn.png

Yosemite Sam -   1ª T: Michel Simeão      2ª T: Peter Michael

sam.png

Elmer Fudd -     1ª T: Michel Simeão      2ª T: Tiago Retrê

Elmer_Fudd_Hunter.png

Taz -   1ª T: Mário Bomba         2ª T: Carlos Macedo

taz.png

Avozinha -    1ª T: Bárbara Lourenço  2ª T: Sandra de Castro

granny.png

Mac & Tosh -   1ª T: Vítor Emanuel&Michel Simeão   2ª T: Tiago Retrê

Mac_and_Tosh-0.png

Bruxa Lezah -   1ª T: Carla García/Sandra de Castro  2ª T: Ermelinda Duarte

witch%2Blezah.jpg

Gosamar -   1ª T: Bárbara Lourenço  2ª T: Helena Montez

gossamar.png

Pepe le Pew -  1ª T: Michel Simeão      2ª T: Tiago Retrê

Pew.png

Petunia Pig -  1ª T: Bárbara Lourenço 2ª T: Sandra de Castro

petunia.png

 

Marvin Marciano -    1ª T: Michel Simeão       2ª T: Peter Michael

marvin%2Bmarciano.jpg

 

Bip Bip

gosamar.png

Coyote

coiote.png

*Estes dois últimos não falam nesta série.

A Carla García foi substituída pela Sandra de Castro a partir do episódio 15 da 1ª temporada, em que esta interpretou as suas personagens.

Bugs!

  Ocultar conteúdo

New-looney-tunes.intro.jpg

Mais recentemente, a Warner Bros. Animation criou "Wabbit - A Looney Tunes Production" em Portugal apenas "Bugs!" onde Bugs Bunny é sempre protagonista. Esta nova série tem aproximadamente 21 minutos onde são divididos por 4 sketches com o humor típico das curtas. Tem alguns personagens habituais das curtas como o Yosemite Sam ou o Will E Coyote e outras figuras novas como Squeaks, um esquilo amigo de Bugs e novos vilões para Bunny atazanar o juízo. Todas aventuras das curtas são referidas nesta série como episódios de ficção onde Bugs interpretava personagens.

Dobragem Portuguesa:

Como já tinha referido nas páginas atrás, recuperam alguns actores do elenco original português, como Paulo Oom regressa a fazer de Bugs, Paulo B. (o Sam, Bárbaro, entre outros vilões), Paula Fonseca, a voz do Tweety onde faz personagens femininas figurantes. E aproveitaram alguns actores do Looney Tunes Show, como Carlos Macedo(Wiil E Coyote, Squeaks, personagens figurantes), Pedro Bargado (Pé Grande e Daffy) e Peter Michael (Porky Pig e Foghorn Leghorn) e ainda temos os reforços de Rui Quintas e Carla Carreiro Mendes nas personagens que vão aparecendo.

Passando para o grande ecrã, derivado ao sucesso, foram criados dois filmes em live action:

Space Jam

  Ocultar conteúdo

Space%2BJam.jpg

Em Space Jam filme de 1997, um grupo de alienígenas quer que os Looney Tunes sejam as suas novas atrações num parque temático situado num planeta muito longínquo da Terra. A mando do Presidente do Parque de Diversões Swackhammer, esses cinco ETs vão à terra capturar os Looney Tunes.

Eles atravessam o interior da Terra e vão parar ao mundo dos Desenhos Animados da Warner Bros, lá desafiam Bugs Bunny e companhia para qualquer coisa. Se os ETs ganhassem, teriam que vir com eles, se os Looney Tunes ganhassem eles regressavam ao seu planeta e nunca mais voltavam. Bugs e restante grupo decidem desafia-los para uma partida de basquetebol teriam mais chances de ganhar, por eles serem minúsculos.

Os Alienígenas sugam o talento de alguns jogadores Basketball profissionais para eles se tornarem Monstars, monstros gigantes exímios nesse desporto. Quando Bugs, Daffy e restantes descobrem o que eles fizeram, decidem pedir ajuda ao famoso Basquetebolista Michael Jordan. Ele no inicio hesitou pois achava surreal estar no mundo dos Desenhos Animados, só queria sair dali, ele agora era jogador de Basebol, tinha deixado o Basketball. Ao ver os Monstars em jogo e o desespero dos Looney, decide ajuda-los.

Ninguém sabe jogar decentemente, até que se apresenta Lola Bunny uma escultural coelha muito atlética pronta para uma partida de Basket, deixando Bugs de queixo caído.

lola%2Bbunny.gif

Depois de muitos treinos, chega o dia do grande jogo. Os Monstrelas(na nossa tradução) eram muito poderosos e batoteiros, iam eliminando os personagens dos Looney um a um. Por vezes, os Looney conseguiam marcar pontos. No intervalo, o Swackhammer refilava com os Monstrelas que eles não poderiam perder. Michael ao ver o desespero dos bonecos animados, decide negociar com o patrão extraterrestre, em que se oferece no lugar deles caso percam. Swackhammer aceita. Nos últimos minutos, só restavam Jordan, Bugs, Lola e Daffy restava um jogador(todos os outros estavam de baixa), um amigo de Michael aparece de surpresa, junta-se a equipa e organiza uma nova tática de jogo. Conseguem marcar no último segundo e vencem a partida. Os Monstrelas fartos de obedecer às ordens do patrão, expulsam-no dali para fora, voltam ao que eram e o talento que roubaram voltou para os seus verdadeiros donos. Decidem permanecer no Mundo dos Desenhos Animados. Com a missão concluída, Michael regressa ao mundo real, e regressa à sua equipa de Basebol.

A versão portuguesa é composta pelos actores originais das curtas:

Carlos Freixo, Paulo Oom, André Maia, Paula Fonseca, Isabel Ribas, Paulo B, Luísa Salgueiro e ainda no elenco convidado António Marques, José Raposo,  Cristina Carvalhal ou Carlos Vieira D'Almeida.

Looney Tunes - Back in Action

  Ocultar conteúdo

Looney_Tunes_Back_in_Action_Poster.png

Neste filme, o protagonista é o Daffy Duck. Farto de dar o litro para ter sucesso na Warner Bros, enquanto que Bugs é adorado por toda gente sem o mínimo esforço, é despedido pela Kate Houghton, a vice-presidente da Warner Bros por ter descido no ranking de personagem mais engraçado para personagem ignorado. Daffy recusa ser dispensado dessa maneira, Kate chama o segurança, DJ (actor duplo, filho de Damian Drake o melhor actor de acção da produtora) para expulsar Daffy.

Imagem relacionada

Daffy faz que o emblemático reservatório de água da Warner Bros desabe, fazendo que DJ(o segurança) leve com as culpas. Este acaba por ser despedido. Daffy segue-o até a casa dele.

dj%2Be%2Bdaffy.jpg

Depois da sua habitual histeria e parvoíce de Daffy, DJ tenta expulsa-lo de casa quando é interrompido por uma mensagem do seu pai, este é espião e foi sequestrado por um vilão doido. Ele quer roubar um artefacto em forma de macaco com um diamante que faz transformar pessoas em primatas. O seu plano é transformar todos os humanos em macacos para serem seus escravos, trabalharem nas suas fábricas, para depois voltarem ao normal para comprarem os seus produtos da ACME. O Pai pede a DJ que o salve.

Resultado de imagem para looney tunes back in action

DJ e Daffy(este faz de convidado) vão em direçao a Las Vegas para encontrar Dasty Tails, uma cantora espia que tem algo para lhe entregar. Entretanto, as coisas não estão a correr bem na Warner Bros, sem Daffy não estão conseguir gravar os sketches onde ele é necessário estar. Os gémeos Warner exigem que Kate recupere Daffy rapidamente, ou será despedida.

Resultado de imagem para looney tunes back in action

 

Ela vai a casa de DJ, não encontra ninguém, mentira está lá Bugs a gozar com ela :P Liga a Daffy para saber onde está, este diz que partiu em aventura com o amigo DJ para Las Vegas e não tenciona regressar. Kate e Bugs decidem ir atrás deles até Las Vegas no carro de Damien Drake que encontraram lá.  

chairmen.jpg

 O vilão, Presidente da Acme(empresa que fornece tudo e mais alguma coisa, desde de armas, ferramentas até veículos) já os descobriu, manda vários vilões dos Looney Tunes atrás de Daffy, o primeiro destacado foi o Yosemite Sam. O cabaret onde Dusty Tails trabalha é onde Sam é gerente.

sam.jpg

DJ e Daffy finalmente chegam, conhecem Dusty Tails e esta entrega-lhes uma carta de jogar especial e pede-lhes que se afastem. Sam e seus capangas, tentam impedi-los. Entretanto, o carro de DJ fica em fanicos, e tem de fugir, Sam rouba um carro de corridas e vai atrás deles.

dusty%2Btails.jpg

Por sorte, Kate e Bugs chegam nesse exato momento, DJ pega no carro e numa cena digna de Velocidade Furiosa despista Sam. Quando estão prestes a bater num beco sem saída, Daffy diz em desespero "mamã" e o carro obedece ao comando e vai a caminho de algum lugar a voar.

      fora%2Bdo%2Bcarro.jpg

O carro pouco depois, fica sem combustível e cai a pique. Eles ficam desamparados no deserto, cheios de calor e fome, encontram um supermercado, onde se refugiam do calor, alimentam-se e trocam de roupa. DJ pede a Kate que leve Bugs e Daffy de volta, que continua o resto da missão sozinho. O Presidente da Acme convoca desta vez o Coyote para os deter. Este como sempre é sempre azarado, não há explosivos que resistem à sua trapalhice.

wall%2Bmart.png                               Imagem relacionada

DJ atravessa uma superfície gelatinosa invisível e os outros seguem-no. Chegam a um laboratório da Área 51, onde são recebidos por uns guardas com factos anti-radiotividade com umas lanças que criam choques eléctricos. Daffy começa a mandar vir com eles é electrocutado e fica em papa :P 

mama.jpg 

Aparece uma cientista que se apresenta como Mãe mas gosta que lhe tratem por Mamã. Diz que conhece DJ desde de pequeno e costuma colaborar com o seu pai nas suas missões. Era para ali que o carro antes se dirigia. Ela é meio chanfrada pois bebe as suas poções como se fossem sumo. Oferece uns objetos para ajudarem DJ na sua missão, um telemóvel com várias funções úteis e umas calças a jacto. O Presidente da Acme contacta Marvin, o Marciano para deter Daffy e amigos.

marvin%2Be%2Bdaffy.jpg

Ele liberta todos os aliens lá capturados para os atacar e ordena que DJ lhe entregue a carta que Dusty Tails lhes deu. Bugs trata dos robots, enquanto que Daffy despista Marvin. Entretanto, Mamã acaba por certa maneira fugir do exército de criaturas. DJ, Kate e os dois Looney voltam para o local por onde entraram.

Descobrem que a carta tem a figura da Mona Lisa, decidem ir a Paris até ao Louvre, para ver se encontravam outra pista.

dj%2Be%2Bkate%2Bcard.jpg

Começam a investigar o famoso quadro da Mona Lisa, reparam que a carta tem uma camada à mais e lá está um visor transparente. Analisam o quadro com essa carta, e descobrem um mapa de África.

elmer.jpg

Nisto aparece, o Caçador Elmer Fudd, veio a mando do Presidente da ACME para roubar a carta. Bugs e Daffy tratam dele enquanto DJ e Kate se afastam. Começa uma perseguição divertida pelos vários quadros que lá estão expostos. Entram neles e onde acontecem cenas muitos surreais. Depois de sair do último quadro, Elmer voltou em forma de desenho, Bugs apaga-o.

fuga.jpg

Nesse momento, Kate foi levada pelo lacaio fanfarrão do Presidente, Mr. Smith. DJ persegue-o até a Torre Eiffel. Usa as calças a jacto mas não deram resultado, pois descolaram sem ele, ficando assim só de cuecas à mostra. Rouba uns calções a um turista urso e vai salvar Kate.  

kate%2Bparis.png

Chegam ao topo, o campanga rouba o telefone de Kate(ela tinha tirado um fotografia do mapa), é buscado por um helicoptero. Kate vai atrás dele mas escorrega e cai, DJ salta e agarra-a. Usa o telefone que Mamã ofereceu, dispara um gancho com um fio de aço e consegue salva-los. Aterram numa esplanada onde Bugs e Daffy estavam à sua espera.

esplanda.jpg

Decidem então ir para África. Atravessam uma selva e encontram a Avózinha e seus animais a passear num paquiderme. Ela é vizinha de DJ, como o conhece oferece boleia a ele e seus amigos, mas foi muito coincidente, ela estar lá naquele preciso momento.

granny%2Bboleia.jpg

Chegam a um templo em forma de macaco e finalmente encontram o Macaco Azul, só que estava armadilhado. Daffy com sua ganância desmedida provou como perigosas essas armadilhas eram. Kate consegue resolver o quebra-cabeças que se encontrava para bloquear as armadilhas.

The_Blue_Monkey.jpg

Avozinha chega e pede o Macaco Azul. O Presidente da Acme tinha-se disfarçado em Avozinha, Mr. Smith em Silvestre e o Demônio da Tasmânia em Tweety. O Presidente mostra que consegue disfarçar em mais pessoas, como Damian Drake ou no Michael Jordan.

maxresdefault.jpg

Com uma arma de lazer invulgar, o capanga dispara contra todos, para que fossem teletransportados para o esconderijo do Presidente. O fanfarrão na verdade era uma Demônia da Tasmânia e beija Taz.

mr%2Bsmith.jpg

Ao lá chegarem, o Presidente mostra Damian Drake amarrado numa linha de comboio rodeado de dinamite e bombas, uma bigorna gigante por cima e ainda um machado gigante pendurado que o Presidente exigiu que tirassem de lá, "era morte a mais" dizia ele. Era Coyote que lá estava a tratar de tudo. 

dd.png

Manda Marvin Marciano, colocar o Macaco Azul no satélite da ACME no espaço para depois disparar contra a Terra e finalmente transformar as pessoas em símios. Daffy e Bugs(sorrateiramente) vão atrás dele. 

marvia%2Bvai.jpg                                   bugs%2Be%2Bdaffy.jpg

Kate pergunta se ele também não será transformado em macaco quando o seu plano fizer efeito. Ele criou um escudo à prova do raio do diamante, onde refugia-se com a sua amada Mary, uma colaboradora do painel de conselheiros dele.

chairman%2Be%2Bmart.png

Kate e DJ foram amarrados e pendurados, conseguem soltar-se facilmente demais. A corda onde estavam presos, segurava uma caixa com um cão robot lá dentro. E claro o cão ataca-os. 

cao%2Brobot.jpg

No espaço Daffy e Bugs tentam impedir Marvin. Quando chegam ao satélite, Marvin coloca o diamante, Daffy acobarda-se e pede a Bugs que se ocupe do marciano. Bugs trava uma luta contra Marvin onde utilizavam uma "cenoura espada lazer" e uma "pistola de bolhas atómica".

Looney%2BTunes%2BBack%2Bin%2BAction%2B%252870%2529.jpg                                     bugs%2Bstar%2Bwars.jpg          

Na Terra, DJ e Kate conseguem prender o cão e DJ salva o pai mesmo a tempo de ser abalroado pelo comboio que Coyote conduzia. Este a única coisa que levou à frente foram mesmo os explosivos para seu karma habitual.

DuckDodgersBIA.jpg

Daffy recorda-se do herói que já interpretou nas curtas, o Duck Dodgers, carrega mochilas a jacto, mas sempre que repetia o nome e o slogan do herói estas explodiam. Ele coloca a última mochila mas desta vez não diz o nome. Bugs estava a perder o combate, ao ficar preso numa das bolhas, consegue rebenta-la e faz que a pistola do marciano expluda e lhe devolva o disparo.

bubble%2Bgum.jpg

Marvin fica assim preso na bolha e levita à deriva pelo espaço. Daffy lança o seu bico para bloquear o raio do satélite, onde este entra em autodestruição por acumulação do raio e nas narinas do bico saem dois disparos. Um deles acerta na terra. O presidente sai da cúpula e nesse exato momento é atingido por esse raio e transforma-se num pequeno macaco.

doble%2Bshot.png                                                monkey.png

Bugs e Daffy regressam numa chegada atribulada, DJ finalmente concluiu a missão, salvou o seu pai, Kate ficou sua fã por toda aventura que passaram. No fim Daffy pensou que finalmente ele era o herói, aparecem os bastidores, era apenas um filme que Bugs Bunny organizou. Mas Daffy não desmoralizou, esse filme levou de volta à ribalta e foi de facto o protagonista. Na última cena, DJ dá um murro ao Brendan Fraser, porque quando ele foi fazer o seu duplo nos filmes da Múmia, o actor foi muito arrogante com ele :P 

brendan%2Bfraser.jpg

Acaba com o tradicional lema de Porky Pig "Ababiabada...malta dêem de frosques".

Dobragem Portuguesa:

Bugs Bunny: Paulo Oom

Daffy Duck: Carlos Freixo

Yosemite Sam: Paulo B.

Marvin Marciano: Carlos Freixo

Elmer Fudd: Carlos Freixo

Foghorn Leghorn: Carlos Freixo

Coyote: Carlos Freixo

Avozinha: Isabel Ribas

Tweety: Paula Fonseca

Silvestre: Carlos Freixo

Taz: Paulo B.

Porky Pig: André Maia

Speddy Gonzales: André Maia

Pepe le Pew: Carlos Freixo

Scobby Doo(leve aparição): José Jorge Duarte

Actores reais:

Brendan Fraser - DJ: Marcantónio Del Carlo

Jenna Elfman - Kate: Isabel Ribas

Steve Martin - Presidente da ACME: Rui Paulo

Timothy Dalton - Damian Drake: José Jorge Duarte

Heather Locklear - Dusty Taills: Luísa Salgueiro

Joan Cusack - Mamã: Cristina Carvalhal

Bill Golberg - Mr. Smith(capanga fanfarrão): Não falou no filme

Dan Stanton - Irmãos Warner: Luís Lucas

Mary Woronov - Mary: Paula Fonseca

António Marques, Joel Constantino, Luís Lucas, André Maia, José Jorge Duarte e Carlos Freixo em várias personagens secundárias.

Manu%2Btunes.png

Manú Tenry em "A Opinião de Manú"

  Ocultar conteúdo

 

Bom. esta é das coisas que mais adoro das animações antigas, tenho uma coleção de VHSs dos Looney Tunes, os meus favoritos era o Bugs, o Daffy, Speddy Gonzales, o Bip Bip e o Silvestre. Ria-me com as situações irrisórias que aconteciam nestas curtas animadas.

Curiosidade interessante, é que o primeiro dobrador original dos Looney Tunes foi Mel Blanc que dava voz a maioria das personagens, Bugs, Daffy, Silvestre. Speedy, Coyote, Pepe le Pew, Foghorn Leghorn, Elmer Fudd ou Marvin Marciano e cá o Carlos Freixo foi praticamente a mesma coisa. Deu voz (como costumo dizer) 1001 personagens destas aventuras "loucas".

O Looney Tunes Baby foi uma série mais fofinha, dedicada para um público muito mais infantil, as aventuras de Silvestre e Tweety era muito giro, tinha aquela diversão típica das séries da Warner. tendo o Silvestre com mais protagonismo que Tweety.

Os Lunáticos, por acaso gostei muito dessa versão, tenho pena que não haja mais temporada dessa série. Acho que as personagens foram bem conseguidas e na nossa dobragem eram maravilhosas com um elenco fantástico.

Em Looney Tune Show, eu adoro mas adoro esta série. Farto-me de rir tanto, tanto com esta sitcom animada como disse, eles passam por situações tão doidas e têm textos tão hilariantes. O Daffy está mais delirante do que nunca, farto-me de rir com o seu sarcasmo e ignorância!!

Na dobragem da primeira temporada, só gostei da voz do Tiago Caetano no Bugs e Daffy, detestei o Mário Bomba fazer de Porky(para já a voz não tem nada a ver) e o Speedy são vozes tão irritantes que eu detesto dele. A Carla Garcia decepcionou-me, estava com uma voz muito madura para Lola :S Ele devia ter feito o registo da Candace tinha mais a ver com a personalidade dela. O Michel Simeão fez um data de personagens, com vozes muito semelhantes, o que era escusado, um elenco com 4 actores masculinos podiam ter sido melhor distribuídos os papéis.

Na 2ª temporada foi bastante melhor a nível de elenco e prestações. Pedro Bargado fez um Daffy extraordinário (até a minha Mãe que não gosta de ver desenhos animados, ficou fã do pato e do Pedro Bargado :P ). O Carlos como sempre incrível em todas personagens, fez um Bugs estupendo, a Helena Montez fez uma Lola genialmente louca, deu-lhe uma personalidade hilariante, ria imenso com ela. O que não acontecia na versão anterior. O Peter Michael tão versátil quanto Carlos Freixo, fez uma data de personagens completamente diferentes como o Porky(genial), o Sam(maravilhoso) mas o mais fraco que teve foi o Tweety, acho que deve ser sempre uma mulher a fazer o Twetty, quando é um homem fica muito estranho. Podia ter sido a Sandra de Castro. O Tiago Retrê adorei o Speedy e os esquilos Mac e Tosh, não gostei muito do Silvestre e do Elmer Fudd, não achei a melhor voz para eles :S 

O Wabbit recuperou a voz mítica do Paulo Oom, fez uma "reciclagem" de actores que entraram no looney tunes show. Está engraçado ao nível das curtas, dá sempre vontade de ver mais um bocadinho. É sempre óptimo, ouvir o Paulo Oom fazer o Bugs, é das melhores dobragens tugas de sempre.

Os filmes, gostei bastante do Space Jam, achei a premissa engraçada, foi muito giro ver aquele jogo doido, arrancou algumas gargalhadas.

O Looney Tunes Back in Action, eu amei!! Para já o Brendan Fraser é meu actor norte-americano favorito, ele é excelente em comédia, tem expressividade maravilhosa e para não falar que era lindo até dizer chega. Mesmo hoje em dia continua com o mesmo charme. Não sei quem se lembrou de colocar o Marcantónio a fazer dele, era o nome mais distante daquele elenco, estúdio, curiosamente foi das poucas vezes que não achei voz dele irritante. Mas preferia mais o Carlos Macedo ou o Diogo Morgado para fazer o Brendan.

O Steve Martin fez um vilão delicioso, super carismático, graça genuína, expressividade corporal majestosa e com a voz do Rui Paulo tornou o personagem ainda mais incrível e cómico. E adorei a Cristina Carvalhal a fazer a Mãe, muito simples mas com muita graça.

 

Bom para concluir de uma vez por todas, espero que tenham gostado deste artigo que adorei escrever, foi cansativo mas prazeroso. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...