Jump to content

Guia Básico do Máfia


Jota

Posts Recomendados

1. O que é o "Máfia"?

"Máfia" é um jogo que começou a ser jogado em festas e agora é amplamente conhecido e jogado na internet. Cada edição tem uma tema diferente, geralmente. Os objetivos do jogo variam consoante a equipa e a personagem, mas, numa descrição básica pode-se dizer que é uma luta entre 2 equipas principais: A Máfia, que tem como objetivo ficar em maioria, e os Inocentes, cujo objetivo é descobrir quem são os membros da Máfia e prendê-los. Existe ainda um terceiro grupo, denominado por Third Parties, no entanto os membros deste grupo jogam individualmente e cada um tem o seu objetivo.

 

2. Que equipas existem?

Como foi explicado no ponto anterior, existem 3 equipas:

Máfia: O grupo de vilões. Ao contrário dos outros dois grupos, cada membro da Máfia sabe quem é o seu aliado e jogam como equipa. Por estarem em desvantagem numérica, têm como objetivo impor-se e passarem a constituírem 50% da população viva. Para tal têm de matar Inocentes/3rdP.

Inocentes: São os que estão em maior número e têm como objetivo matar membros da Máfia e OMTs, caso estes tenham um objetivo antagónico. No entanto, os Inocentes têm uma desvantagem: não sabem quem são os seus aliados e os seus inimigos. Isto é, cada inocente só sabe o seu papel no jogo. Para matarem os máfias terão de, cuidadosamente, interpretar as pistas que vão sendo deixadas e eliminar os máfia via votação.

Third Parties: Embora estejam agrupados, cada um joga a solo e cada um tem o seu próprio objetivo. Uma vez alcançado esse objetivo, o jogo termina e esse Third Party é o vencedor do jogo.

 

3. Como funciona o jogo?

O jogo funciona por dias e cada dia é dividido em duas partes: o manhã e a noite. No início do jogo, após todos os membros receberem uma mensagem com a informação do papel que vão desempenhar no jogo dá-se início à Noite 0. Nesta noite, uma personagem fora do jogo é morta e o texto publicado conterá pistas para as várias personagens máfia e OMTs. A partir deste momento, os dados estão lançados e dar-se-á início à primeira Execução (ver próximo ponto). No dia (real) seguinte, ao fim de um determinado número de horas, os votos são contados  e um concorrente é eliminado. Neste momento dá-se início à noite seguinte e é a partir daqui que as personagens entram em ação. Algumas personagens em jogo terão poderes especiais (desde matar uma pessoa, defender uma pessoa, desviar uma ação, investigar um concorrente, etc). Durante um dado período, os concorrentes devem enviar uma PM ao organizador com a ação que pretendem executar nessa noite. Terminado este tempo, será publicado um novo texto com os acontecimentos da noite (que envolvem, pelo menos, uma morte por parte da Máfia). Após a publicação deste texto dá-se início a uma nova manhã e, consequentemente, a uma nova Execução.

 

4. Como funciona a Execução?

Como foi explicado no último parágrafo do ponto anterior, as Execução ocorrem da parte da manhã de cada dia e os seus resultados são revelados à tarde, antes da noite começar. Qualquer concorrente pode começar uma Execução, tendo, para tal, que apresentar argumentos que justifiquem a sua votação. No final do tempo, o concorrente que tiver mais votos é executado. A Execução acontece em tempo real no tópico principal do jogo. Cada concorrente só pode votar numa pessoa, no entanto pode alterar o seu voto quando quiser, dentro do tempo limite.

É ainda possível fazer voto nulo, caso achem que não existem pistas suficientes que justifiquem um voto vosso.

 

5. O que são Poderes?

Algumas personagens terão, como já foi explicado, poderes especiais. Estes classificam-se em:

Poder Ativo: É um poder que pode ser utilizado todas as noites, salvo imposição do Organizador. Para ser usado, o concorrente em questão deve enviar, a cada noite, uma Mensagem Privada (PM/MP) ao organizador com a ação que quer realizar e em que concorrente quer realizar (atenção, escolhem concorrentes e não personagens!!). Em bem dizer, a mensagem deverá ter 5 nomes. Uma vez que os poderes de outros concorrentes podem influenciar, se o poder escolhido não poder ser usado sobre a 1ª opção, será usado sobre a 2ª e assim sucessivamente até à 5ª opção.

Poder Passivo: É um poder cujo o concorrente não pode controlar diretamente e é ativado quando as condições forem satisfeitas. Um exemplo seria: Não pode morrer por execução. Neste caso, se este concorrente fosse o mais votado na Execução, não seria morto, mas sim o 2º mais votado.

Poder Limitado: São poderes que funcionam tal e qual como os poderes ativos, no entanto têm um limite de vezes que podem ser usado. Para além disso, poderão ter outro tipo de condições como só poderem ser utilizados a partir de uma determinada noite.

 

6. Como é escolhida a personagem de cada concorrente?

A personagem de cada concorrente será decidida aleatoriamente, com recurso ao Random.Org

 

7. Que outras regras existem?

Para que o jogo corra da melhor maneira, não deves, em circunstância alguma, revelar qual é a tua personagem e o teu poder. 

Não deves estar inativo no jogo mais de 48h! Se isso acontecer serás expulso do jogo. Se houver Reservas, um novo concorrente entrará em jogo.

Assim que fores morto, não podes postar no tópico principal do jogo. Terás um tópico especial para ti e para os outros concorrentes executados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

Visitante
Este tópico está fechado a novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...