Jump to content

3º Tema - Fantasmas, Anjos ou Extraterrestres?


NEQ

Posts Recomendados

2a7igj5.png

 

3º Tema - Fantasmas, Anjos ou Extraterrestres?

 

Durante a noite, e outras vezes durante o dia até, há quem afirme sentir presenças e ver sombras. Outros dizem que ouvem barulhos.

Dependendo da crença de cada um, uns dizem ser fantasmas ou seja, espíritos que nunca chegaram a sair deste mundo quando morreram.

Alguns afirmam ser simplesmente anjos que nos protegem. E onde então os extraterrestres nisto? Há quem acredite que em certas noites é visitado por estes.

 

Recentemente sugeriu uma teoria em grande força referente a múltiplos universos, os chamados multiverso. Serão outros universos a fundirem-se nos os nossos?

 

Estas são apenas perguntas que nos fazem viajar pela imaginação, pesquisa e em certos casos a certeza e crença.

 

 

Desejo-vos uma boa sorte para a crónica desta semana!

Editado por NEK
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Informação

Inscrições Abertas

 

Até ao momento estão confirmados 3 concorrentes para esta semana, sendo eles:

 

Rúben Fonseca, Joana Santos e Hugo3

 

Mas as inscrições encontram-se abertas para quem quiser participar. Basta só dizerem aqui no tópico que querem participar. :)

Editado por NEK
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este foi o último tema desta edição. Em breve será anunciado o vencedor.

 

 

O Cronista será totalmente reformulado e apresentará uma nova dinâmica. Estejam atentos. Espero durante o dia de hoje lançar a nova edição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A média desta semana foi feita a dois (NEK e Ana), visto o Loureiro não ter dado votação.

 

Rúben Fonseca - 91,5

Joana Santos - 59


1ª Crónica - Rúben Fonseca

 

Embora muitos acreditem na presença de algo que vai além daquilo que acreditamos ou julgamos que existe, isto é, que está dentro daquilo que consideramos “bom senso”, eu considero que há múltiplos fatores ou informações que podem ser tanto mal-entendidas como desconhecidas.

 

Comecemos com fantasmas… Muitos dizem que os presenciam em casa, juntamente com as habituais falhas de luz e rangidos nas portas que até parecem vindos de um filme de terror cliché. Bem, um dos problemas que aponto pode ser tanto a saúde mental de uma pessoa como a casa onde vive. Explicando melhor, uma casa tem um grau de crescimento substancial de mofo com o passar dos tempos. Esse mofo pode-se criar esporos tóxicos, que inalados causam inúmeros problemas a quem estiver em contato com esse mofo (também chamado de mofo preto) quase sempre, por exemplo, em casa. Os sintomas podem vir desde dores em várias partes do corpo, perda de cabelo, o nariz começa a sangrar, entre várias outras coisas que muitos podem descrever como uma maldição lançada por um fantasma que vive em casa. Para além desses sintomas, este tipo de mofo causa alucinações e pode afetar a estrutura de uma casa, portanto este pode ser um problema de muitas casas assombradas por aí.

 

Normalmente, há quem costume associar fantasmas como mortos que querem viver na sua casa em sossego (“sim, tu, fora da minha casa, já!”), outros associam aos falecidos parentes, é caso para dizer que há fantasmas para tudo. Alucinações, mofo tóxico, até o próprio estado mental de uma pessoa tem de ser analisado antes de podermos dizer “Uhhh, um fantasma!”.

 

Quem diz fantasmas diz anjos. Há quem acredite neles, embora neste caso considere que seja mais por uma questão religiosa que propriamente por mofo tóxico (se bem que…). Há quem também acredite no destino e é nesse exemplo que vou contrapor quem acredita em anjos. Sou adepto de uma teoria filosófica chamada determinismo radical, ou seja, essa teoria defende que nós não temos livre-arbítrio (liberdade de escolhas) e que tudo na nossa vida está determinado devido a vários fatores anteriores ou posteriores. Será que um anjo nos vai proteger de algo? Sinceramente, eu acho que não. Um anjo não passa de uma figura ilusória, um tanto quanto fantasmas, ou extraterrestres (ou até mesmo a própria religião). Não é um anjo que me vai proteger se for atingido por um carro ou de levar um tiro. Mas talvez tenham sido diversos fatores anteriores que me levassem a ser atingido por um carro (não atravessar a passadeira ou o condutor não estar com atenção) ou a levar um tiro (o famoso “estar no local errado, na hora errada”). Por isso é que conecto os anjos à religião, pois o ser humano sempre precisou de algo ilusório, no meu ponto de vista, para sentir que há alguém que o esteja a proteger num mundo tão grande e cheio de perigos. Sempre foi assim em várias civilizações, mas nunca será algo realmente real para que possa ser acreditado.

 

Mas se fantasmas e anjos são apenas personagens secundárias num mundo “místico”, extraterrestres têm sido a grande cabeça de cartaz, afinal de contas, quantos programas não haverá por aí sobre teorias de avistamentos? Muitos acreditam que extraterrestres ajudaram várias civilizações da antiguidade a construir edifícios que ainda hoje duram. Por exemplo, as grandes pirâmides de Gizé são alvo de várias teorias de que extraterrestres terão ajudados a construí-las. Bem, deve ter sido certamente difícil construí-las para os vários escravos que estiveram envolvidos no processo, mas porque afirmar que foram extraterrestres que construíram tais monumentos? Porque simplesmente houve um esforço inimaginável por parte de quem as construiu?

 

Vamos supor que uma sanita demorou séculos a ser inventada, e quando foi, era algo que ia para além da mente humana. Será que extraterrestres inventaram a sanita? Talvez fosse bom material para um programa do Canal de História mas sejamos honestos, num universo tão vasto, que nunca poderá ser totalmente explorado, porque é que os extraterrestres, seja lá de que planeta ou galáxia venham, se atraiam todos para nós, terrestres? Não será também isso, fruto da nossa imaginação. Sempre foi um dos maiores mistérios da civilização se realmente éramos os únicos a habitar um universo tão vasto, e talvez tenha sido esse mistério que nos levou a imaginar extraterrestres a construírem edifícios, a atacarem-nos de modo a acabar com a vida na Terra, a tornar a raça humana em meros escravos deles, entre várias outras teorias. E talvez tenha sido essa mesma questão que nos levam a criar fantasmas, anjos, criaturas bizarras, monstros e várias outras “espécies” que tanto intrigam como cativam o ser humano.

 

2ª Crónica - Joana Santos

 

Fantasmas, Anjos ou Extraterrestres?
O tema desta semana é um tema difícil, ou quase, de ser debatido já que tem como base a existência de "seres", cuja existência é díficil de comprovar.

Sei que há bastantes relatos de pessoas que já contactaram com estes seres, mas como céptica (e racional) que sou, custa-me a crer na sua existência, mas não duvido que haja quem tenha tido experiências destas.

Para mim. os corpos de anjos ou dos extraterrestres não são mais do que corpos com mutações genéticas, que podem ter origem acidentes nucleares, e afins.

Até que ponto, os supostos relatos dessas experiências não serão meras manobras de distração de algo mais grave (exercícios e ataques militares, etc,,,,)

Será que a existência destes seres é uma mera crença, uma superstição?


Pontuação Global:

 

Rúben Fonseca: 93,5 + 92 + 91,5 -> 277/3  -> 92

Joana Santos: 62,5 + 66 + 59 ->  187,5 -> 62,5

 

O Vencedor do Concurso:

 

Rúben Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...