Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 3 horas, AndreRob disse:

Não me recordava que o Nuno Melo tinha entrado em senhora do destino. fiquei meio chocado ao vê-lo numa cena. :surpresa_alberta:

Eu lembrava-me que o Nuno Melo tinha entrado em Senhora Do Destino.

• Like 1
Posted
On 26/07/2023 at 20:17, AndreRob disse:

é de 2017, era a unica das 9 dos ultimos 15 anos que ainda não tinha sido exibida, tirando as de 2019 para cá.

Dos últimos 15 anos não. Amor à Vida e Babilónia nunca deram por exemplo 

• Like 1
Posted (edited)
há 21 minutos, Rui Melo disse:

Dos últimos 15 anos não. Amor à Vida e Babilónia nunca deram por exemplo 

Babilónia é esquecida, Amor à Vida provavelmente não deram porque deu repetida na sic, mas não me admira que surja num futuro próximo.

Edited by AndreRob
Posted
há 58 minutos, AndreRob disse:

Babilónia é esquecida, Amor à Vida provavelmente não deram porque deu repetida na sic, mas não me admira que surja num futuro próximo.

Amor a Vida ate me estranha não ter dado no VAPVdN do Brasil mesmo

• Like 2
Posted
há 10 horas, Rui Melo disse:

Amor a Vida ate me estranha não ter dado no VAPVdN do Brasil mesmo

Se não fosse a onda de re-reprises na faixa, ela com certeza já teria reprisado ou seria a bola da vez.

Não duvido que ela ainda volte, porém acho mais fácil continuarem com o Walcyr na faixa das 14h45 pro ano que vem caso não continuem com a Ivani Ribeiro ou outro autor.

Vale a Pena Ver de Novo ultimamente é mais fácil cravar novelas com mais de 20 anos de exibição do que algo que passou há menos de 10.

Posted (edited)
há 19 horas, Luís Dias disse:

A personagem Nazaré Tedesco não reaparece logo no início da segunda fase da história porquê?

Acho que só ao fim de 20 episódios se não me engano... penso que é no episódio 22 ou 23.

É uma coisa boa que tem esta novela, é porque as primeiras semanas ela apresenta muito bem as personagens e sobretudo os filhos da Maria do Carmo e o impacto que teve o rapto da irmã,e como cada um vive o seu drama proprio...

Hoje em dia as novelas querem logo dar tudo e não dá sequer tempo para construir as personagens.

Edited by AndreRob
  • Like 6
Posted (edited)

Aliás, quem vê a 1.ª fase da novela e depois vê a 2.ª chega à conclusão que é uma novela completamente diferente. 

Eu pessoalmente adoro a 1.ª fase, os 3 primeiros capítulos são maravilhosos. O Aguinaldo estava muito inspirado, a abordagem à opressão social e aos problemas da sociedade nordestina foram devidamente bem retratados. A questão precária, a fome, e a dificuldade de inserção na grande sociedade destacam-se de forma gritante. Vale frisar que os grandes destaques desta primeira fase são: Carolina Dieckmann como Maria do Carmo e Marilia Gabriela como "Josefa", dona de uma fonte inimiga do regime extremista. 

A Carolina Dieckmann é mesmo daquelas atrizes com um currículo de luxo e invejável: Por Amor, Laços de Família, Mulheres Apaixonadas, Da Cor do Pecado, Cobras e Lagartos, Senhora do Destino... é uma mão cheia de sucessos. 

Ainda não estou a acompanhar a emissão, mas assim que puder vou colocar tudo em dia. É sempre bom rever esta novela. 

Edited by Afonso
  • Like 7
Posted
há 1 hora, Afonso disse:

Aliás, quem vê a 1.ª fase da novela e depois vê a 2.ª chega à conclusão que é uma novela completamente diferente. 

Eu pessoalmente adoro a 1.ª fase, os 3 primeiros capítulos são maravilhosos. O Aguinaldo estava muito inspirado, a abordagem à opressão social e aos problemas da sociedade nordestina foram devidamente bem retratados. A questão precária, a fome, e a dificuldade de inserção na grande sociedade destacam-se de forma gritante. Vale frisar que os grandes destaques desta primeira fase são: Carolina Dieckmann como Maria do Carmo e Marilia Gabriela como "Josefa", dona de uma fonte inimiga do regime extremista. 

A Carolina Dieckmann é mesmo daquelas atrizes com um currículo de luxo e invejável: Por Amor, Laços de Família, Mulheres Apaixonadas, Da Cor do Pecado, Cobras e Lagartos, Senhora do Destino... é uma mão cheia de sucessos. 

Ainda não estou a acompanhar a emissão, mas assim que puder vou colocar tudo em dia. É sempre bom rever esta novela. 

Acho genial a forma como a primeira fase mistura o retrato histórico de uma sociedade à beira do colapso (fim da democracia e início da ditadura) com o plot da típica mãe guerreira que se vê forçada a deixar a terra que a viu nascer a ela e aos filhos e parte com eles para longe em busca do recomeço, na expectativa de proporcionar aos seus descendentes a vida e as oportunidades que ela nunca teve.

As três protagonistas da primeira fase são indiscutivelmente Maria do Carmo - Josefa - Nazaré. Escusado não será dizer que as três atrizes que lhes deram vida estiveram irrepreensíveis nos seus papéis! Marília Gabriela é uma jornalista de mão cheia com inúmeras provas dadas na arte da comunicação, mas o talento dela enquanto atriz surpreenderia muita gente desconhecedora desta sua outra faceta!

Uma coisa que nunca consegui compreender é aquela teoria de que esta novela só é boa por causa da vilã. É que para além de ter uma protagonista de personalidade forte e com um apelo popular que é transversal a várias gerações, ainda haviam os filhos dela que eram excelentes personagens e todas as histórias que se interligavam entre estes.

• Like 2
  • Love 3
Posted
há 12 minutos, Luís Dias disse:

Uma coisa que nunca consegui compreender é aquela teoria de que esta novela só é boa por causa da vilã. É que para além de ter uma protagonista de personalidade forte e com um apelo popular que é transversal a várias gerações, ainda haviam os filhos dela que eram excelentes personagens e todas as histórias que se interligavam entre estes.

Exatamente! Finalmente, alguém que tenha a mesma opinião que a minha. <3 

A novela é ótima, todas as cenas da Nazaré são ótimas, é um facto, mas depois havia subtramas muito interessantes. O plot lésbico que, para mim, é um dos melhores da ficção Globo, a trama do Reginaldo, e o próprio enrede da Isabel. É uma trama maravilhosa!

• Like 2
  • Love 4
Posted

Esse negócio de que a novela só se resume a Nazaré é coisa de quem nunca se deu o trabalho de acompanhar a trama e só se baseia nos memes da Nazaré, a Maria do Carmo não só tem o mesmo peso da Nazaré como também consegue roubar a cena em vários momentos da trama.

Senhora do Destino é a única trama que eu tenho lembrança onde praticamente todos os núcleos são interessantes desde a história principal até mesmo as paralelas, como por exemplo a humanizada que o Aguinaldo deu no Shao Lin que até a metade da trama era um cara irresponsável que não queria assumir o filho e depois se tornou um cara sério.

Quem nunca viu a trama, aproveitem essa reprise da Globo Portugal, uma chance de ouro de ver os 221 capítulos originais assim como foi na exibição original por aqui no Brasil em 2004.

• Like 5
  • Love 1
  • 2 weeks later...
Posted
On 02/08/2023 at 18:26, R.M disse:

Esse negócio de que a novela só se resume a Nazaré é coisa de quem nunca se deu o trabalho de acompanhar a trama e só se baseia nos memes da Nazaré, a Maria do Carmo não só tem o mesmo peso da Nazaré como também consegue roubar a cena em vários momentos da trama.

Senhora do Destino é a única trama que eu tenho lembrança onde praticamente todos os núcleos são interessantes desde a história principal até mesmo as paralelas, como por exemplo a humanizada que o Aguinaldo deu no Shao Lin que até a metade da trama era um cara irresponsável que não queria assumir o filho e depois se tornou um cara sério.

Quem nunca viu a trama, aproveitem essa reprise da Globo Portugal, uma chance de ouro de ver os 221 capítulos originais assim como foi na exibição original por aqui no Brasil em 2004.

O núcleo dos barões de Bom Sucesso também é engraçado. Aliás a família da Duda de uma forma geral é muito dinâmica e deixa-me curioso enquanto telespectador para saber o que vai acontecer a seguir!

• Like 2
Posted
há 4 horas, Luís Dias disse:

O núcleo dos barões de Bom Sucesso também é engraçado. Aliás a família da Duda de uma forma geral é muito dinâmica e deixa-me curioso enquanto telespectador para saber o que vai acontecer a seguir!

Sim, o Raul Cortez e a Glória Menezes deram um show a parte, aliás uma pena que o Raul teve que se ausentar da trama justamente quando o núcleo dele passou a ganhar destaque.

Aliás o núcleo do barão é interessante por ser o contra-ponto da elite carioca, o filho dele o Leonardo, representa o típico "filho de papai" que nasceu em berço de ouro e acha que todos tem que se curvar a ele como se fosse um rei, que um nome vale mais que o caráter, enquanto o barão até o Giovanni aparecer na vida dele, só vivia de nome mas sabia ser humilde e ter classe sem precisar ser arrogante.

Por sinal é interessante que até mesmo o Leonardo o Aguinaldo da uma humanizada na reta final da trama, é um personagem que você começa odiando e no final acaba admirando por ser um dos exemplos que sim, o ser humano pode evoluí se quiser.

• Like 3
Posted
On 13/08/2023 at 18:44, AndreRob disse:

Penso que é durante esta semana que entra em cena a Nazaré.

Ela entra no episódio 25. O primeiro episódio dela é simplesmente iconico! E nao tivesse a curta participação do Tarcisio!

Eu vou no capítulo 130 e estou a adorar! Achava que nao ia gostar da novela, mas e sem duvida das melhores que ja vi. Não só a Nazaré é um ícone e super bem construída, mas também Maria do Carmo é uma protagonista bastante forte e que cativa todos os públicos.

Adoro os Barões de Bonsucesso, todas as cenas deles são uma delícia. O plot da Rita/Cigano é pesado, mas muito bom de acompanhar também (curiosidade: na reprise de 2017 suprimiram completamente este núcleo). 

Tambem o plot lésbico está excelente! O Sebastião irrita-me tho

Na novela em geral diria que para mim o núcleo mais chatinho é o do Giovanni. Mas reconheco a sua importância e a leveza que traz à trama! 

Ah e destaco ainda a participação sublime da Elizângela.

• Love 1
Posted

É, de facto, uma grande novela. Vi pontualmente quando foi exibida a primeira vez e fui vendo algumas coisas ao longo do tempo, mas nao tinha visto a novela. Na altura vi a primeira fase e adorei, mas a segunda fase, para quem conhecia o estilo de Aguinaldo, causou-me estranheza e como estava numa fase em que ver novelas nao fazia parte do meu dia, acabei por nao ver. Da mesma época, e sendo fã de Manoel Carlos, tambem não vi Mulheres Apaixonadas, que tambem só o fiz agora na repetiçao da GloboPT.

Mas voltando a novela, que primeira fase. Aguinaldo Silva, quando queria, escrevia coisas ótimas. Bom texto, boa direção, excelente elenco. Carolina Dickman consegue  imprimir a personagem  Maria do Carno mais naturalidade que Suzana Vieira e ainda consegue entregar o personagem a veterana completamente pronto: forte, determinada, lutadora, sofredora. E isto acontece em cena, em cenas dificilimas, com centenas de figurantes, externas em ambientes  hostis e com 1 terço do elenco infantil a participar em praticamente todas as cenas. A Globo era, de facto, uma máquina.  Adriana Esteves, com uma participação muito mais curta que Carolina, mostrou como a decada de 2000 seria dela. Deu o tiro de partida para Renata Sorrah explodir. Os olhares, o cinismo, o deboche ( ainda moderado, é certo) a sonsisse.. Adriana Esteves deixou tudo. 

Nao gosto muito das novelas urbanas de AGuinaldo Silva, mas há que reconhecer que SdD está bem escrita, bem montada, Os acontecimentos sucedessem e alguns bem potentes. Quem começa a ver, dificilmente deixa de acompanhar.

Curiosidade a novela ter sido escrita para Regina Duarte (Do Carmo) e Suzana Vieira ( NAzaré). Suzana está otima como protagonista, mas tambem teria dado uma ótima Nazaré. Nunca ficaria tão icónica como a de Renata, mas Renata para este "tipo" é imbativel. Mas podiamos ter esta versão e uma versao com Regina e Suzana para compararmos. Acredito que Regina tivesse sido ainda melhor  Suzana. 

• Like 4
Posted

Ha que convir que esta novela foi uma tragédia para os atores seniores. Primeiro morreu a Miriam Pires, depois o Raul Cortes tambem teve de sair devido a um cancro :( 

Mas gostei do facto de continuarem a mencionar as personagens mesmo depois da saída! Foi uma boa homenagem

• Like 2
Posted (edited)
On 27/08/2023 at 18:17, GusMartins disse:

Sou curioso pra saber quanto a novela vem dando e se a Globo voltou ao Top 10, mas o Facebook que postava a audiência já não o faz mais.

Não deve estar a fazer grande coisa, o canal até já perde para a TVI Ficção (canal destinado às reposições das novelas da TVI). 

Edited by Afonso
  • Like 1
Posted
há 20 horas, Afonso disse:

Não deve estar a fazer grande coisa, o canal até já perde para a TVI Ficção (canal destinado às reposições das novelas da TVI). 

Convenhamos que a grelha atual também não ajuda nada. 

Senhora do Destino e As Filhas da Mãe são os únicos nomes sonantes da programação do canal, mas os horários em que ambas são transmitidas infelizmente não ajudam a que tenham melhores audiências.

• Like 1