Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Último capítulo bom. Apesar de eu não ter gostado de uma parte nestes ultimos cinco capítulos.

A novela valeu muito pelo seu elenco. No início achei o elenco mal dirigido e não estava encontrando o tom certo para os personagens. Com o avançar da história, você se acostuma e consegue embarcar na proposta da novela.

Gostei da novela. Porém,  acho que as idas e vindas de Beja e Antônio foram chatas, mal desenvolvidas. Melosos em certos pontos e violentos em outros. Este constante amor e ódio, ao meu ver foi o ponto fraco.

Talvez, a característica de Antônio de uma versão a outra, com o mudar de características, não favoreceu ao personagem,  que ficou diversas vezes em cima do muro, a sua identidade racial, ao defender o imperialismo. Ficou muito estranho Antônio defender o império do que defender a sua própria raça.

Outro tema é o lance de gato e rato, que Beja e Antônio tiveram, machismo x feminismo, acabam de uma certa forma, a cansar o público. No meu caso, achava meio esquizofrênico em um capítulo eles se odiarem e noutro se amarem.

O tema da novela sempre se ousou em colocar a liberdade como um dos pilares a ser discutidos. Nada melhor do que uma novela de época para colocar de frente o presente e o passado juntos. Discutir o que evoluímos e que não evoluímos. Nisso eu tenho que tirar o chapéu para os autores, que fizeram com maestria.

Grazi Massafera colocou identidade a sua Beja, deixando não se comparar a de Maitê Proença. Esteve muito bem do início ao fim. 

Dona Beja com os tropeços de bastidor com as constantes brigas entre diretor e elenco, sai vitoriosa neste quesito. Mostrou que mesmo com os tropeços colocaram com dignidade a novela no ar. 

Edited by DanielNunes
Posted
há 38 minutos, D91 disse:

Mesmo quem defende que isto tratando-se de uma novela de epoca e que inevitavelmente estes casais gays dificilmente teriam finais felizes, é uma pena não terem optado por outro final... nem que fosse eles simularem a propria morte mas pelo menos aparecerem vivos noutro lado do imenso brasil onde ninguem os conhecia. Perdeu-se uma chance de dar um toque de felicidade a uma causa já tantas vezes tratada como trágica e sombria.

De notar que este casal não tinha qualquer expressão na original, penso que se ficou por insinuações mas sem desenvolvimento algum... aqui podiam ter feito melhor sobretudo sabendo que sendo uma novela para o digital eles iam acabar por ter uma repercursão maior.

É cansativo ver sempre estas historias a acabar de forma trágica como se não houvesse outra opção.

• Thanks 1
Posted
há 6 horas, AndreRob disse:

Mesmo quem defende que isto tratando-se de uma novela de epoca e que inevitavelmente estes casais gays dificilmente teriam finais felizes, é uma pena não terem optado por outro final... nem que fosse eles simularem a propria morte mas pelo menos aparecerem vivos noutro lado do imenso brasil onde ninguem os conhecia. Perdeu-se uma chance de dar um toque de felicidade a uma causa já tantas vezes tratada como trágica e sombria.

De notar que este casal não tinha qualquer expressão na original, penso que se ficou por insinuações mas sem desenvolvimento algum... aqui podiam ter feito melhor sobretudo sabendo que sendo uma novela para o digital eles iam acabar por ter uma repercursão maior.

É cansativo ver sempre estas historias a acabar de forma trágica como se não houvesse outra opção.

O ruim que iria repetir outro casal gay.

Spoiler

Maria foi dada como morta no final para ficar com a Eulália. Como Maria foi acusada de ter matado as prostitutas, Beja simulou que Maria entrou no rio e se matou. 

Posted
há 37 minutos, DanielNunes disse:

O ruim que iria repetir outro casal gay.

Spoiler - mostrar conteúdo oculto

Maria foi dada como morta no final para ficar com a Eulália. Como Maria foi acusada de ter matado as prostitutas, Beja simulou que Maria entrou no rio e se matou. 

Deviam ter feito ao contrário.

Quem se importa com essas? Ninguém. Muito melhor desenvolvidos eles.