Jump to content

Chat Principal


Myke

Posts Recomendados

  • Respostas 11,1k
  • Criado
  • Última Resposta
agora mesmo, BBFF º disse:

Como assim? Eu sempre pensei que em 2020 a tecnologia estivesse muito avançada, ao ponto de evitar pandemias! Só falta dizerem-me que estão a enfrentar uma situação idêntica à pneumónica de 1918!

Bem fiz eu em ficar aqui nos confortáveis anos 2000. ;-) 

 

Em 2005 terás a Gripe das Aves e em 2009 haverá a Gripe A! Cuida-te! ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, tenho um desafio para vocês! Vamos praticar a gramática da língua portuguesa. O tema que vos proponho hoje é Processos Irregulares de Formação de Palavras. Vou dar alguns exemplos e vocês terão de dizer qual o processo irregular de formação de palavras que se aplica à palavra em questão! Vamos começar? :-D 

  • janela
  • dossier 
  • credifone
  • TMN
  • SAPO
  • trrriiiim
  • metropolitano

@Crómio º @Mónica Jardim º @Tiago Abajur º @Angel-O º @Kelly Kardashian º @Mr. Carter º @Dolores Aveiro º (não estou a conseguir mencionar os restantes participantes, peço desculpa)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, BBFF º disse:

Amigos, tenho um desafio para vocês! Vamos praticar a gramática da língua portuguesa. O tema que vos proponho hoje é Processos Irregulares de Formação de Palavras. Vou dar alguns exemplos e vocês terão de dizer qual o processo irregular de formação de palavras que se aplica à palavra em questão! Vamos começar? :-D 

  • janela
  • dossier 
  • credifone
  • TMN
  • SAPO
  • trrriiiim
  • metropolitano

@Crómio º @Mónica Jardim º @Tiago Abajur º @Angel-O º @Kelly Kardashian º @Mr. Carter º @Dolores Aveiro º (não estou a conseguir mencionar os restantes participantes, peço desculpa)

Passamos do p*tedo para a telescola

Amamos um concurso versátil :dog: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, BBFF º disse:

Amigos, tenho um desafio para vocês! Vamos praticar a gramática da língua portuguesa. O tema que vos proponho hoje é Processos Irregulares de Formação de Palavras. Vou dar alguns exemplos e vocês terão de dizer qual o processo irregular de formação de palavras que se aplica à palavra em questão! Vamos começar? :-D 

  • janela
  • dossier 
  • credifone
  • TMN
  • SAPO
  • trrriiiim
  • metropolitano

@Crómio º @Mónica Jardim º @Tiago Abajur º @Angel-O º @Kelly Kardashian º @Mr. Carter º @Dolores Aveiro º (não estou a conseguir mencionar os restantes participantes, peço desculpa)

Triim Triim deve ser alguém a bater à porta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Gabriel disse:

Passamos do p*tedo para a telescola

Amamos um concurso versátil :dog: 

Mas olha que há uma associação entre ambas as coisas! Eu escolhi precisamente processos irregulares porque têm estado a falar de coisas irregulares no meu dia-a-dia. Ah, ah, ah!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Tiago Abajur º disse:

C

 

Falta a resposta da @Dolores Aveiro º

Mort, eu quando li isto pensei que estavas a dizer que faltava a Dolores responder. Que mico, flopei :clown:

há 18 minutos, Kourtney Kardashian º disse:

C. O útero que lhe deu os seus bonitos filhos, as suas mais belas crias, todos lindos e talentosos. 

eysLk1S.png

Acertou na resposta e na justificação. Está a ver se conquista o Renaldo pelo coração da mãe e larga o outro bêbado de vez? :dog:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Dolores Aveiro º disse:

Triim Triim deve ser alguém a bater à porta

Não, querida Dolores, é uma onomatopeia. Erraste! :-( 

Tu consegues fazer melhor!

há 1 minuto, Jesus de Nazaré º disse:
  • janela- Extensão semântica
  • dossier - empréstimo 
  • credifone- amálgama 
  • TMN- sigla
  • SAPO- acrónimo
  • trrriiiim- onomatopeia 
  • metropolitano- truncação 

TUDO CERTO! :-D

Quando o concurso acabar (ou quando for eliminado), irei à missa todos os domingos! 

Já agora, justifique as suas respostas. Explique o porquê de serem esses processos! ;-) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, BBFF º said:

Amigos, tenho um desafio para vocês! Vamos praticar a gramática da língua portuguesa. O tema que vos proponho hoje é Processos Irregulares de Formação de Palavras. Vou dar alguns exemplos e vocês terão de dizer qual o processo irregular de formação de palavras que se aplica à palavra em questão! Vamos começar? :-D 

  • janela
  • dossier 
  • credifone
  • TMN
  • SAPO
  • trrriiiim
  • metropolitano

@Crómio º @Mónica Jardim º @Tiago Abajur º @Angel-O º @Kelly Kardashian º @Mr. Carter º @Dolores Aveiro º (não estou a conseguir mencionar os restantes participantes, peço desculpa)

interessante 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Gabriel disse:

Acertou na resposta e na justificação. Está a ver se conquista o Renaldo pelo coração da mãe e larga o outro bêbado de vez? :dog:

Não fales assim do meu marido ,ele não é bêbedo .E toda a gente tem os seus defeitos

há 5 minutos, Jesus de Nazaré º disse:

Querida Dolores, nós os dois sabemos que não foi só à janela, não é?

Jesus Cristo que maroto ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, BBFF º disse:

B

eysLk1S.png

Estou a ver que conheces bem os teus colegas, BBFF! Vais ajoelhar para ele te ensinar o Avé Maria, @Ninfa Ninfo º?

há 2 minutos, Dolores Aveiro º disse:

Não fales assim do meu marido ,ele não é bêbedo .E toda a gente tem os seus defeitos

Jesus Cristo que maroto ?

Não seja anta, eu estava a falar do ex da Kourtney

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...