Jump to content

Oportunidade de Vida


Gui

Posts Recomendados

Já tinha colocado esta história no tópico de sugestões TVI, mas decidi publica-la aqui pois quero-vos mostrar em breve o que para mim ia ser o primeiro episódio e o último. E antes de publicar o último faço uma síntese do que iria acontecer a meio da trama. 

 

 

A História 

Constantim Ribeiro e Silva é um dos homens mais influentes e ricos no ramo da cortiça, possui inúmeras propriedades onde mete funcionários a explora-las para tirar de lá o melhor proveito de cortiça. Além de a exportar, tem uma grande loja no Porto onde vende produtos feitos de cortiça. Constantim é casado com uma mulher extraordinária que gosta de ajudar toda a gente, Anabela Ribeiro e Silva, onde todos se aproveitam da sua boa vontade.

 

Marta Castanho e Rui Castanho, são um casal que trabalha para a família Ribeiro e Silva. São maquiavélicos de natureza e querem a toda a força enriquecer. Juntos têm um filho, Paulo Castanho, que desprezam desde nascença e a dada altura farto da vida que leva Paulo diz querer acabar com a própria. E é neste ponto que toda a história surge.

 

Anabela Ribeiro e Silva conduzia para casa, numa noite de um grande nevoeiro quando Paulo vê um carro e decide meter-se á frente dele. O jovem fica paraplégico e os seus pais estão dispostos a retirar a queixa do acidente se Constantim e a sua mulher trocarem de vida com eles. Com muito custo a família aceita esta troca e mete tudo o que tem em nome dos “Castanho”. Anabela com os últimos acontecimentos fica numa depressão demasiado séria e Constantim torna-se empregado de Rui. A filha mais velha de Anabela e Constantim, Ana Ribeiro e Silva, não aceita estas reviravoltas na sua vida e vai tentar ser uma “Castanho”.

 

Paulo quando se apercebe do que se passou volta a discutir com os pais e admitiu tencionar contar à polícia toda a chantagem feita e que ele meteu-se propositadamente à frente da viatura de Anabela, mas Marta e Rui sem dó nem piadade dão uma valente sova ao filho e dizem ser pior se ele abrir a boca. Paulo vai ganhar um objetivo de vida repor a verdade e a vida dos Ribeiro e Silva e para isso vai criar laços com a filha mais educada deles, Rita Ribeiro e Silva que é sua colega na faculdade.

 

Teresa Nicolau e Joaquim Nicolau são o casal mais estranho de que há memória no Bairro do Trevo (Porto), são misterioso, tem poucos amigos, e mal são avistados na zona. Na verdade este casal é líder de contrabando de órgãos de crianças. Raptam as pobres inocentes e exportam-nas para outros países.

 

Carlota e Diana são irmãs e donas do “Snak-bar do Trevo”, juntas gerem este negócio que lhes foi deixado pelos seus pais. A primeira tem o sonho de se converter em freira e a segunda é uma fracassada na vida amorosa e leva os dias a tentar arranjar um namorado.

 

Zezinha/Maria José da Encarnação tem uma loja de fruta, que a usa para afastar suspeitas da sua outra face. Ela é quem orienta a prostituição deste Bairro, que de noite atua nas zonas mais escondidas. E quando algumas das suas “meninas” faz algum disparate que vai contra as suas regras trata-lhe da vida da pior maneira possível. 

 

Personagens 

 

---- Família Ribeiro e Silva ---

 

Constantim Ribeiro e Silva – Nasceu num berço de ouro, é um homem humilde, e com um ótimo coração. Desde pequeno que trabalha no ramo da cortiça, e gosta de ajudar os seus empregados quando passam dificuldades. Mas a vida de Constantim está prestes a mudar, quando passa de patrão a empregado e perde tudo o que herdou do seu pai.

 

Anabela Ribeiro e Silva – Mulher de Constantim, namoram desde os tempos do liceu, sempre gostaram muito um do outro. É uma mulher com um “M” grande ajuda toda a gente da maneira que pode. Mas ao ter de fazer a troca com a família “Castanho” e ao deixar Paulo paraplégico entra numa séria depressão e nunca mais será a mesma. A sua sorte é ter a filha mais nova e o seu marido para lhe dar todo o apoio, assim como os moradores do “Bairro do Trevo” para onde terá de ir viver com a sua família. Anabela vai muitas vezes tentar acabar com a sua vida.

 

Rita Ribeiro e Silva – É a filha mais nova do casal, é uma excelente aluna e rapariga. Vive uma relação com Duarte, que lhe bate demasiadas vezes. Esta relação vai ficar abalada quando conhece Paulo. Rita vai ser o grande apoio da família neste momento de grande mudança. Para pagar as contas da faculdade vai ter de tomar a difícil decisão e ir trabalhar na prostituição do Bairro, algo que foge completamente aos seus princípios.

 

Ana Ribeiro e Silva – Desde sempre que foi habituada a ter tudo o que queria, é licenciada em gestão de empresas mas nunca exerceu a profissão por opção própria. Ana é malvada não olha a meios para atingir os fins, mas ao mesmo tempo é um bocado ingénua. Ana namora com Ricardo e faz dele tudo o que quer, usa e abusa do amor que o rapaz nutre por ela. Quando tem de ir viver para o “Bairro do Trevo” com a sua família, Ana não aceita e vai querer juntar-se aos “Castanho” e ser uma deles. 

 

 ---- Família Castanho ----

 

Marta Castanho – Desde sempre que foi pobre, em pequena andava a pedir nas ruas com a sua mãe para poder sobreviver. Começou a trabalhar com a família “Ribeiro e Silva” quando o pai de Constantim os quis ajudar. Marta é má por frustração da vida que leva, sempre quis mais do que tem e nunca quis saber do filho. Como chef de família, vai aproveitar o acidente do filho para ficar com tudo o que é dos “Ribeiro e Silva”.

 

Rui Castanho – Rui conheceu Marta quando começou a trabalhar para Constantim, foi logo amor à primeira vista. De pressa se identificaram um com o outro, talvez por ambos terem aquela ambição de subirem na vida sem olharem para as consequências. Rui sempre odiou crianças por isso não quer saber do filho. Agora com a sua nova vida, vai fazer a vida negra aos seus empregados com a ajuda de Marta ao mesmo tempo que vai tentar manter o negócio nos eixos e não o deixar cair. Rui todas as quintas-feiras dá uma escapadinha à noite ao  “Bairro do Trevo” para cair em tentação.

 

Paulo Castanho - Vive amargurado e sem entusiamos de vida devido à forma como sempre foi tratado e desprezado pelos pais. É simples, estudioso, humilde, e tudo o que há de bom numa pessoa. A partir do acidente fica paraplégico e passa da miséria à riqueza, algo que ele não aceita pois não ficaram ricos de forma humilde. Vai tentar desmascarar os seus pais com a ajuda de Rita. Paulo e Rita vão acabar por se apaixonar, mas Ana vai fazer de tudo para dar cabo dessa paixão, a mando dos “Castanho”.

 

---- Família Nicolau ---

 

Teresa Nicolau – É licenciada em medicina, no seu ano foi distinguida uma aluna de mérito, trabalhou em alguns hospitais e em grandes consultórios privados onde conheceu Joaquim, por quem se apaixonou e casou. Um dia Teresa recebeu um telefonema a combinar uma entrevista de emprego, e foi ai que lhe propuseram entrar para o tráfico de órgãos de crianças juntamente com o seu marido. Com o passar dos anos tornaram-se os líderes do tráfico. Na sua casa tira os órgãos às crianças e o resto do corpo serve de alimento à meia dúzia de cães que possui. É misteriosa, reservada e não gosta de ter muitos amigos.

 

Joaquim Nicolau – Joaquim, não dispensa beber um bom vinho no “Snak-Bar do Trevo”, mas fá-lo solitariamente, não gosta de conviver é bastante mal encarado e reservado. É ele quem rapta as crianças e as leva para a sua casa no bairro para lhes extraírem os órgãos, de noite leva os órgãos até ao cais de embarque. Muita das vezes, Joaquim abusa sexualmente das vítimas sem a sua mulher saber.  

 

---- Família Vaz ----

 

Carlota Vaz – Desde pequena que é muito ligada à religião e sempre teve o sonho de se tornar freira. Tem um belíssimo corpo mas esconde-o, e quando recebe assédios de clientes vai à igreja confessar-se. Carlota sabe da existência da prostituição do bairro e faz de tudo para acabar com o negócio, pois vai contra as regras de Deus. Desde sempre que gosta de estragar os namoros da sua irmã, quer que ela se converta a freira com ela.

 

Diana Vaz – Mulher bonita, deslumbrante, abusa nas minissaias e nos decotes. Sempre gostou de ter um namorado mas é uma fracassada nesse campo por culpa da sua irmã que lhe arruína os encontros e os namoros. É cómica e desleixada não tem jeitinho nenhum para trabalhar no negócio com a sua irmã. Adora receber assédios mas quando recebe um, Carlota interrompe-o e faz-lhe um ritual que ele diz ser para afastar as más energias do assédio. Diana é a única que sabe quem gere a prostituição do bairro, e algumas vezes quando alguma menina falha é ela quem a vai substituir. Tem o sonho de casar na praia com um homem rico, ir para as Caraíbas de lua-de-mel, comprar uma mansão, ter três filhos, e vender o snak-bar para nunca mais fazer nada da vida. 

 

---- Loja de Fruta/Prostituição ----

 

Zezinha/Maria José da Encarnação – É a mulher em que toda a gente confia no bairro e gostam de ter como amiga e confidente. Muitas das vezes vão à sua loja só para comentarem o que se passou da noite e ela finge estar contra isso. É a melhor amiga de Diana. Usa a loja só para gerir o seu negócio, tem quatro meninas em quem confia os trabalhos da noite, mas quando alguma se porta mal castiga-as da pior maneira possível. Ora lhes bate, ora as deixa dias trancadas numa casa como um cão, e em casos mais drásticos pode ate chegar a mata-las. Finge ser muito boa pessoa, mas no fundo não o é, só para Diana. Zezinha é a única que se dá com o Joaquim, pois são amantes e ela faz de tudo para saber o que eles fazem mas sem sucesso. Por veze arrasta Diana com ela para juntas o espiarem. Vive na casa com as suas “empregadas”, entra para lá por uma porta secreta da sua loja, finge morar do outro lado do bairro.

 

Matilde – É a mais experiente das quatro, sabe bem como cativar os clientes. É sedutora, manipuladora e gananciosa e consegue tudo o que quer. Vive na casa luxuosa, por detrás da loja de fruta, com as suas companheiras de profissão e com a sua patroa onde de noite levam para lá as suas “presas”. Sonha gerir o negócio, por isso mantém uma amizade forte com Zezinha.

 

Joana – Joana é estudante de comunicação social, tem o sonho de apresentar programas com “bolinha vermelha” como a própria diz. Começou neste ramo para pagar as contas da faculdade e ficou fascinada com o que Zezinha lhes ensina e com este mundo. Vai propor muitas vezes à sua chef e colegas de ramo para participarem em programas caseiros que a própria realiza e apresenta. É pouco manipuladora o que faz com que leve muitos avisos sérios da patroa por não saber extorquir mais dinheiro aos clientes.

 

Constança  – Começou à pouco tempo a trabalhar para Zezinha, é a menos experiente, mas não se deixa enganar. É inteligente, vaidosa, e arrogante é louca por compras e por brinquedos sexuais. É a grande ameaça de Matilde pois sabe tao bem como ela como seduzir a carteira dos clientes. 

 

---- Empregados da família Ribeiro e Silva/Castanho ----

Vera – era a secretária de Constantim, não aceita o novo patrão mas este faz de tudo para que ela fique. É bonita e encantadora e é a melhor amiga de Ana. Também não aceita que Ana queira ser uma Castanho e vai fazer de tudo para ajudar os antigos patrões a recuperar o que lhes pertence. Vai ser vitima de Rui, este irá obriga-la a envolver-se sexualmente com ele ou então quem paga são os antigos patrões.

 

Aníbal – É quem gere os empregados da empresa. Vai envolver-se em muitas discussões com o novo patrão e vai organizar muitas manifestações nas herdades. 

 

Maria – Governanta da mansão. Sofre com a troca dos patrões, vai ser o grande apoio de Paulo.

 

Acácio – É marido de Maria, trabalha na cortiça, e ao contrário dela adora os novos patrões, acha que tem um feitio parecido com os dele. Nunca suportou os Ribeiro e Silva por serem demasiado bons. Vai querer aliar-se ao novo patrão para ficar com o cargo de Aníbal.

 

Joana – Vive no Bairro do Trevo, e é a melhor amiga de Anabela. Trabalha na loja de cortiça, e quer despedir-se quando trocam de patrões mas Constantim não a deixa, prefere que ela fique perto do inimigo. 

 

----Outras----

 

Duarte – Namorado de Rita, bastante agressivo e adepto da violência domestica. Encontrou em Rita alguém que lhe financiava os seus gastos. E quando ela deixa de ter dinheiro descobre que não a pode deixar, pois gosta mesmo dela. Vai ser o grande rival de Paulo, vai fazer de tudo para que Rita não o veja e para dar cabo da amizade deles.

 

Ricardo - Namora com Ana, sabe bem como ela é mas e faz tudo o que ela quer pois tem uma grande paixão por ela. Não aceita que ela queira deixar a sua família e vai fazer de tudo para a por no lugar. É advogado, organizado, e bastante responsável.

 

Santiago – É o padre do Bairro do Trevo e grande amigo de Carlota. É bastante jovem mas o fascínio da vida religiosa nasceu com ele. É um residente assíduo do Snak-Bar das irmãs, mantém uma ótima relação com todos os moradores do Bairro. Adora dar grandes lições de vida as pessoas e é fascinado em procissões e romarias. Mas certo dia o próprio padre vai cair em tentação. Mantém um lado ainda mais oculto em criança foi abusado sexualmente e ia sendo vitima de tráfico de órgãos, quando descobre o que a família Nicolau faz quer-se juntar a eles. 

 

BREVEMENTE 1º EPISÓDIO!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oportunidade de Vida – 1º episódio

 

Porto 2013

 

A história começa com imagens deslumbrantes da cidade invicta passando depois para pano de fundo a herdade da família Ribeiro e Silva onde os seus empregados trabalham na extração da cortiça.

 

 

Na herdade, Constantim agradece aos seus homens por mais um dia de dedicação e anuncia-lhes que este mês lhes irá dar um aumento a todos e manda-os ir descansar para casa.

 

 

Numa das zonas mais sombrias do Porto encontra-se Joaquim Nicolau pronto para dar o golpe e raptar mais uma criança para a violar e a dar à sua mulher para lhe extrair os órgãos.

 

A noite cai e na casa modesta dos Castanhos no Bairro do Trevo está a haver uma grande discussão entre pais e filho. Marta e Rui chamam a Paulo todos os nomes possíveis e imaginários e dizem que se pudessem que o davam para adoção. Paulo sai de casa enfurecido e diz querer acabar com a vida.

 

Joaquim Nicolau depois de algumas horas a investigar “presas” rapta uma pobre menina e viola-a dentro da sua carrinha.

 

Quem se encontra no Bairro do Trevo é Anabela Ribeiro e Silva que foi tomar um chá com Joana, a sua melhor amiga. A noite mete medo e está um nevoeiro cerrado, mas mesmo assim Anabela quer conduzir para casa. Paulo estava sentado no coreto quando vê um carro e foge para se meter à frente dele para ver se era atropelado.

 

 

Anabela não o vê e atropela o rapaz.

 

 

Joaquim Nicolau ia para casa nesse momento e assistiu a tudo mas não parou para os auxiliar pois tinha medos que descobrissem que tinha uma criança raptada dentro da carrinha.

 

Constantim está em casa mais as filhas e os namorados das filhas preocupadíssimo com Anabela, por não o atender e ir conduzir com um grande nevoeiro. E Rita decide ir ao bairro mais o namorado buscar a mãe.

 

 

No bairro do trevo o aparato é total e encontra-se lá mais de metade do bairro junto ao acidente, Anabela está desesperada e impaciente à espera da ambulância. Diana Vaz bate à porta de casa dos Castanho para lhes contar. O casal pouco preocupado vai ver o que se passa.

O encontro dá-se Anabela fica a saber que o jovem que atropelou è filho dos seus empregados. Marta encena ser uma mãe preocupada e destroçada mas ninguém acredita nela.

 

 

Rita chega ao Bairro com o namorado já os ânimos tinham acalmado e nem vestígios do acidente há. Decide ir a casa de Joana e é esta que lhe conta o que se passou, o namorado da rapariga liga à família a avisar e vão todos para o hospital.

 

 

Na casa luxuosa de Zezinha a noite só agora vai começar, Matilde ajuda a novata Constança a seduzir um cliente, enquanto Joana já se encontra a satisfazer uma “presa”. Zezinha encontra-se no armazém da sua loja de fruta onde dá uma valente sova a uma das suas meninas, e a despede dos seus serviços.

 

Acaba de chegar ao hospital, a família Ribeiro e Silva e os respetivos namorados das filhas. Rapidamente vão consolar Anabela que se encontra de rastos. Enquanto isso Constantim fica a dar uma palavra a Rui e Marta. O médico chega diz-lhes que o jovem fica paraplégico. Anabela desmaia e Marta finge estar a chorar.

 

A noite vai longa e em casa da família Nicolau, Teresa está a fazer mais uma extração de órgãos e vê-se Joaquim a dar os restos da criança aos cães que possui.

 

 

Ainda no hospital e depois de recuperar os sentidos Anabela manda as filhas para casa. E o casal vai ao quarto ver o jovem Paulo que se encontra lá ainda inconsciente com os seus pais. E começa a chantagem Marta diz só não fazer queixa caso tudo o que é dos Ribeiro e Silva passe a ser deles, o casal fica em estado choque. 

Editado por Gui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...