Jump to content

Os Caminhos de uma Vida


Posts Recomendados

Como já tinha citado no tópico do @eduu, estava a preparar uma história! E hoje finalmente acabei-a. E envio-vos agora a Sinopse! 

Spoiler

Os caminhos de uma Vida 

sinopse:

Começa mais um ano letivo para Matias, um adolescente de 15 anos, na escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz. Ele tem poucas amizades, possui 2 amigos, o João e a Mafalda. Integrando o 10° ano, um novo aluno, chamado Gonçalo, chega à turma e rapidamente torna-se amigo de Matias, mas sempre com o olhar desconfiado dos amigos. 

Um mês após começarem as aulas, Matias descobre que o seu amigo estava metido em drogas, a mando do seu pior inimigo, o Xavier, sendo aliciado pelo Gonçalo a fumar, apesar de ter sido avisado inúmeras vezes pelos seus outros dois amigos. Já sob a pressão dos seus colegas, Matias comete uma grande loucura! Arrependido, tenta encontrar uma solução para não ser contactado pelas autoridades. 

 


A História tem como título “Os caminhos de uma vida” visto que vai relatar os caminhos que cada um dos jovens vai ter, em particular, o Matias! 

Como o texto que escrevi tem mais de 4000 palavras, pedi ao ChatGPT para fazer-me um resumo :vip:

Spoiler

A história começa com o regresso às aulas na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, onde Matias, um adolescente de 15 anos, ingressa no décimo ano, na turma B do curso de Línguas e Humanidades. Ele tem dois amigos, João e Mafalda, João escolhendo um caminho diferente e Mafalda, fica na mesma turma que Matias. Os dois suspeitam do novo aluno, Gonçalo, que se aproximou rapidamente a Matias. Os dois amigos tentam afastá-lo de Matias, o que gera um afastamento entre eles (Mafalda/João e Matias) 

Gonçalo, influenciado por Xavier, começa a ter um comportamento preocupante, envolvendo-se com drogas. Matias, ignorando os avisos dos amigos, aceita um pedido de namoro dele (Gonçalo). Enquanto isso, João e Mafalda tentam alertar Matias sobre as más influências de Gonçalo, mas são ignorados.

A situação agrava-se quando Gonçalo e Xavier levam drogas para a escola, e uma briga acontece, resultando depois em Mafalda ser atropelada e ficar ferida durante a discussão com o Matias em que Mafalda revela que Matias tinha tido um fraquinho por ela. Desesperado e com o sentimento de culpa, Matias foge e à noite dirige-se para a praia e comete um suicídio. A tragédia abala a escola e seus amigos, que lidam com a perda do colega.

Após a morte de Matias, João e Mafalda aproximam-se cada vez mais, e começam a namorar !! :cryhappy:Gonçalo, arrependido, procura ajuda psicológica e é incentivado por João e Mafalda a seguir em frente. Xavier é expulso da escola e enfrenta os insultos dos alunos da escola. No final, João e Mafalda homenageiam Matias com um vídeo emocionante, relembrando os bons momentos que viveram juntos.

Moral da História -> Escolhe caminhos certeiros para o que tu desejas, evitando seres influenciado pelos outros. Antes que te arrependas no futuro.

Este resumo sabe a pouco, porque aconteceram muitas mais coisas !! 
(Depois divulgo a história completa !) 

Editado por Brunooo
  • Gosto 3
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Brunooo disse:

Como já tinha citado no tópico do @eduu, estava a preparar uma história! E hoje finalmente acabei-a. E envio-vos agora a Sinopse! 

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

Os caminhos de uma Vida 

sinopse:

Começa mais um ano letivo para Matias, um adolescente de 15 anos, na escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz. Ele tem poucas amizades, possui 2 amigos, o João e a Mafalda. Integrando o 10° ano, um novo aluno, chamado Gonçalo, chega à turma e rapidamente torna-se amigo de Matias, mas sempre com o olhar desconfiado dos amigos. 

Um mês após começarem as aulas, Matias descobre que o seu amigo estava metido em drogas, a mando do seu pior inimigo, o Xavier, sendo aliciado pelo Gonçalo a fumar, apesar de ter sido avisado inúmeras vezes pelos seus outros dois amigos. Já sob a pressão dos seus colegas, Matias comete uma grande loucura! Arrependido, tenta encontrar uma solução para não ser contactado pelas autoridades. 

 


A História tem como título “Os caminhos de uma vida” visto que vai relatar os caminhos que cada um dos jovens vai ter, em particular, o Matias! 

Como o texto que escrevi tem mais de 4000 palavras, pedi ao ChatGPT para fazer-me um resumo :vip:

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

A história começa com o regresso às aulas na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, onde Matias, um adolescente de 15 anos, ingressa no décimo ano, na turma B do curso de Línguas e Humanidades. Ele tem dois amigos, João e Mafalda, João escolhendo um caminho diferente e Mafalda, fica na mesma turma que Matias. Os dois suspeitam do novo aluno, Gonçalo, que se aproximou rapidamente a Matias. Os dois amigos tentam afastá-lo de Matias, o que gera um afastamento entre eles (Mafalda/João e Matias) 

Gonçalo, influenciado por Xavier, começa a ter um comportamento preocupante, envolvendo-se com drogas. Matias, ignorando os avisos dos amigos, aceita um pedido de namoro dele (Gonçalo). Enquanto isso, João e Mafalda tentam alertar Matias sobre as más influências de Gonçalo, mas são ignorados.

A situação agrava-se quando Gonçalo e Xavier levam drogas para a escola, e uma briga acontece, resultando depois em Mafalda ser atropelada e ficar gravemente ferida durante a discussão com o Matias em que Mafalda revela que Matias tinha tido um fraquinho por ela. Desesperado e com o sentimento de culpa, Matias foge e à noite dirige-se para a praia e comete um suicídio. A tragédia abala a escola e seus amigos, que lidam com a perda do colega.

Após a morte de Matias, João e Mafalda aproximam-se cada vez mais, e começam a namorar !! :cryhappy:Gonçalo, arrependido, procura ajuda psicológica e é incentivado por João e Mafalda a seguir em frente. Xavier é expulso da escola e enfrenta os insultos dos alunos da escola. No final, João e Mafalda homenageiam Matias com um vídeo emocionante, relembrando os bons momentos que viveram juntos.

Moral da História -> Escolhe caminhos certeiros para o que tu desejas, evitando seres influenciado pelos outros. Antes que te arrependas no futuro.

Este resumo sabe a pouco, porque aconteceram muitas mais coisas !! 
(Depois divulgo a história completa !) 

Aiiii amei que te lembras-te de mim :choque:

Lendo o teu texto, parece-me incrível e retrata muito bem algumas situações das nossas escolas, acho que a minha reação disse tudo, mas acho que se acentua perto da parte final :mosking: 

Só algumas dúvidas:

a) Xavier = Inimigo de Matias = Amigo de Gonçalo?

b) O Matias chegou a usar drogas juntamente com o Gonçalo?

Tens incrível pinta para isto, fizeste-me lembrar daquela vez em que comentei uma cena de fumadores no tópico ‘Escola’ e lembrei-me sobre o que contaste sobre a tua. Não me digas que foi aquela a história que te inspirou :mosking: (estou a brincar, não leves a mal kk)

Amei, 10/10 :clap: 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Postado (editado)
há 11 minutos, eduu disse:

Aiiii amei que te lembras-te de mim :choque:

Lendo o teu texto, parece-me incrível e retrata muito bem algumas situações das nossas escolas, acho que a minha reação disse tudo, mas acho que se acentua perto da parte final :mosking: 

Só algumas dúvidas:

a) Xavier = Inimigo de Matias = Amigo de Gonçalo?

b) O Matias chegou a usar drogas juntamente com o Gonçalo?

Tens incrível pinta para isto, fizeste-me lembrar daquela vez em que comentei uma cena de fumadores no tópico ‘Escola’ e lembrei-me sobre o que contaste sobre a tua. Não me digas que foi aquela a história que te inspirou :mosking: (estou a brincar, não leves a mal kk)

Amei, 10/10 :clap: 

Muito obrigado pela tua opinião :adoro:

Sobre algumas dúvidas, o texto (completo) que escrevi esclarece bem mas vou explicar agora;

a) O Xavier foi um grande inimigo de Matias no 9° ano. E o Gonçalo é novo na escola e tornou-se rapidamente amigo de Matias mas foi influenciado por Xavier e levou a Gonçalo a cometer essas loucuras todas. (#amizadestoxicas) 

b) O Matias apenas chegou a fumar, aliás, o Gonçalo até tentou que ele experimentasse Cocaína, mas Matias recusou, foi aí em que a briga e o acidente de Mafalda aconteceram.

Por acaso, não me inspirei de nenhuma situação kkk ! Saiu tudo da minha cabeça, isso é pura imaginação minha. Mas por acaso, agora que falas disso, realmente, são ideias parecidas. Mas na altura já estava a escrever a história ! 
Quando for a meter o texto todo, vais ver que ainda vais ficar mais surpreso :adoro:! Porque ainda há muita coisa para contar e as coisas interligam-se facilmente ! 

Editado por Brunooo
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Postado (editado)

Vou divulgar agora o texto todo que escrevi, ele é um pouco grande.
Eu inclui alguns diálogos, para dar um pouco mais de emoção à história ! 
Relembro que não me baseei em nenhum facto real. Ah e dividi a história em capítulos, como se fossem episódios de uma novela ! 

Spoiler

@eduu Vem cá ver :cryhappy:

Spoiler

Capítulo I: O regresso às aulas 

Dia 15 de setembro de 2023, sexta-feira, começa mais um ano letivo na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho na Figueira da Foz. Matias, um jovem de 15 anos, obediente e disciplinado, vai ingressar agora para o décimo ano, na turma B, no curso de Línguas e Humanidades. Ele tem dois amigos, o João, que escolheu um caminho diferente e foi para Ciências e Tecnologias.Mafalda, por sua vez, estava indecisa entre Ciências socioeconómicas e Línguas e Humanidades e acabou por escolher o mesmo curso que Matias, entrando na mesma turma que o seu amigo. Matias conhece toda gente sua turma, visto que todos os alunos da turma, tinham estado a estudar nessa escola no ano letivo passado. Mas a exceção vai para o Gonçalo, um novo estudante nessa escola e integra também a turma B, do décimo ano. A primeira pessoa que ele conheceu foi Matias.
Matias apresenta Gonçalo aos seus amigos, mas ao contrário do esperado por Matias, eles trocam olhares desconfiados em relação a Gonçalo. 
No final do dia, Matias despede-se dos seus amigos e eles dizem-lhe: 

“Ó Matias, tu tens a certeza de que esse tal de Gonçalo é boa pessoa? Tens a certeza que não é problemático?”

Matias rodeia o assunto e diz-lhes para parar com as suspeitas sobre Gonçalo por pensarem que ele lhes trocará por ele. Matias apanha o autocarro em direção a casa e pensa sobre a conversa que teve com os seus amigos, e manda lhes uma mensagem no grupo que têm em conjunto: 

Ora bem, eu pensei sobre a nossa conversa que tivemos no final das aulas e vocês não podem pensar logo que eu vou vos trocar. Porque isso não é verdade, vocês são muito importantes para mim, nunca na vida iria vos trocar por alguém que fosse. Uma boa noite, gosto muito de vocês.” 

João pensa que Matias não está a ser sincero e troca mensagens com a Mafalda, admitindo que tem medo do que possa acontecer porque para ele, Gonçalo não inspira confiança nenhuma. 
Os dias vão passando e os amigos de Matias sentem que ele está cada vez mais distante. João e Mafalda comecem a ignorar Matias para ver se ele se arrepende de estar muito mais tempo com uma pessoa que mal acabou de conhecer, em vez de estar com os amigos que já o acompanham desde o quinto ano. 

Capítulo II: O afastamento 

Gonçalo e Matias estão mais juntos do que nunca. Matias tem ajudado o seu novo amigo nos estudos e com a primeira avaliação a ser no dia 12 de outubro, na disciplina de Geografia-A, Gonçalo demonstra-se preocupado por não se sentir preparado para o teste:

“Matias, eu não vou conseguir, esta matéria é muito difícil.

- Ó Gonçalo, não te preocupes, eu estou aqui para te ajudar no que for preciso.

- Mas sei lá, tenho medo que algo corra mal…

- Gonçalo já chega e vamos estudar!” 

João observa tudo e conclui que já não há nada para fazer, que é melhor deixar os dois andarem juntos até que Matias se arrependa. Mafalda chega ao pé de João e diz-lhe:

“E então? Tens conseguido conversar com o Matias, já que pronto, entre homens, é mais simples.

- Não, eu tenho tentado mandar mensagens, mas ele dá vista, nem sequer responde.”

João e Mafalda passeiam pela escola e encontram Xavier, colega que tem vários problemas com Matias, e ele diz-lhes:

“Vou ser rápido, então o vosso amigo Matias já esconde segredos com o seu novo amigo, o Gonçalo.

- Mas que segredos?”, pergunta Mafalda.

“Isso eu não sei, só dirigindo a ele é que saberão.”, responde Xavier. 

João diz que vai ter de conversar imediatamente com Matias e que ele vai ter que escolher…

“Mas isso não é uma atitude demasiada tóxica??”, pergunta Mafalda.

“Ó Mafalda, tu queres continuar a vê-lo a ser influenciado por esse tal de Gonçalinho?? Esse gajo não me inspira confiança nenhuma.”, responde João. 

De seguida a essa conversa, João vai ter com Matias e pede-lhe para conversar durante uns momentos. Matias aceita e diz a Gonçalo que já vem. 

“É assim, vou ser breve, tu disseste com as letras todas, que nós somos muito importantes para ti, …

- Isto é sobre o Gonçalo, mais uma vez, não é? 

- E se for? 

- Caraças, ele não vos fez nada!

- Mas caraças digo eu, tu disseste que somos importantes e isto e bla bla bla, …

- Mas onde queres chegar com isto, João? 

- Disseste que não ias nos trocar por ninguém, mas o que é que está a acontecer agora, Hã?

- Oh Meu Deus, deves pensar que vos estou a trocar, mas não é o que está a acontecer.

- Mas então o que é que está a acontecer??? É isso que quero saber? E porquê que nós parecemos lixo para ti? 

- João, já chega! 

- Ora bem, ou escolhes o teu Gonçalinho ou escolhes a nós! Farto disso. 

- Mas como é que podes impor uma escolha destas ! 

- Podendo, dou-te até amanhã para escolheres! 

- Se é assim que tu queres, eu respondo-vos no grupo.” 

João vai ter com Mafalda e diz que a conversa não correu nada bem e que receia que ele possa acabar a amizade de todo. 
As horas passaram, e as aulas já acabaram, João conecta-se no WhatsApp e observa que Matias está a escrever uma mensagem, tendo medo do que ele vá a dizer, e de um segundo para o outro, recebe a mensagem:
Depois da conversa que tive com o João à tarde, pensei no seguinte. Eu sei que não tenho estado com vocês nestes últimos dias, mas isso não vos dá ao direito, sobretudo a ti, João, de me impor escolhas! Mas já que me obrigam a fazer uma escolha… estive a pensar durante um bom tempo, e penso que vou ficar com o Gonçalo, pelo menos, ele percebe-me e não interdita de estar convosco, essa decisão de estar convosco ou não, é minha. Então sendo assim, posso dizer que a nossa amizade se encerra aqui e agora.

João e Mafalda ficam de rastos com a decisão de Matias, tendo ainda assim esperanças de que ele se arrependa. 

 

Capítulo III: O pedido

Chegou o dia 12 de outubro, dia da primeira avaliação para os alunos do 10B, a avaliação de Geografia-A, Matias está confiante, mas Gonçalo permanece receoso, com medo que algo corra mal. Matias diz a Gonçalo para que ele respire um pouco e que tudo vai correr bem. Mafalda tem a consciência que estudou, e tem confiança que vá a ter uma boa nota. João, por seu lado, já realizou a prova de Matemática, tendo tido um 17,3. O teste começa, Gonçalo fica em pânico por não saber de nada, Matias resolve o teste com facilidade.
O teste acaba e Matias pergunta a Gonçalo como correu o teste: 

“E então?? Como correu o teste??

- Pessimamente!, responde o amigo de Matias

- Mas então? Eu ajudei-te e tinhas dito-me que estavas a perceber…

- Eu até estava a perceber, só que ontem deu-me um ataque de pânico e de repente, esqueci-me de muita coisa, se tiver 10, vai com sorte!”

Mafalda olha com ar desconfiado pensando que Gonçalo fez de propósito de não estudar para tirar má nota para que depois se aproveite da simpatia deste adolescente disciplinado. Ela vai contar ao seu amigo que estuda em Ciências e Tecnologias que há possibilidades que Gonçalo esteja a aproveitar-se de Matias. No final do dia, Gonçalo envia uma mensagem tanto quanto estranha: 

Eu sinto que neste primeiro mês de aulas, criamos uma grande conexão, nunca tinha criado uma conexão assim tão boa com ninguém. Apesar deste teste ter-me corrido mal, eu reconheço que fizeste de tudo para me ajudares. Tens sido um grande amigo, e queria pedir uma coisa, mas não sei se estou preparado, e se tu reagirias bem …” 

Matias estranha a mensagem e responde: 

Bem Gonçalo, obrigado por essas palavras, mas o que é queres me pedir?? Não tenhas medo, diz!

Gonçalo ganha coragem e escreve:

Ora bem, como já disse a nossa conexão, para mim, é algo inexplicável, e estava a pensar em pedir-te em namoro. Tu és lindo, és simpático, és perfeito! Não há melhor pessoa do que tu no mundo!

Matias aceita o pedido de namoro de Gonçalo. Matias nunca namorou com ninguém, mas como toda a gente, já teve um fraquinho por alguém. Apesar de não ter preferências com o género do companheiro, nunca namorou, e esta é a primeira vez. Matias decide postar um story no Instagram a relatar o acontecimento. João vê o story e manda-lhe uma mensagem:

Muitos parabéns, agora já namoras com o gajo. Muitíssimos parabéns. O Homem está a enganar-te tão, mas tão bem. Tem lá cuidado, se algo acontecer, não venhas chorar no meu ombro, porque já estou bem farto de te avisar!” 

Matias ignora a mensagem enviada por João e está decidido a fazer vida com Gonçalo, o homem que supostamente ama.  

Capítulo IV: A experiência

Dois dias depois, no dia 14 de outubro, já na escola, Matias e Gonçalo estão a conversar ... claro, como sempre.
Xavier chega e pede a Gonçalo para que tenham uma conversa séria, Matias olha com alguma desconfiança. Xavier pede ao Gonçalo para que saem do perímetro escolar para conversar, João segue-os. Mafalda vê Matias e vai ter com ele dizendo-lhe:

“Então Matias? Estás sozinho? Oh, que pena, tenho mesmo pena de ti

-  Deves achar que agora podes me tratar desta forma, moça, responde Matias berrando.

-  O que é queres, marmanjo? Tu é que quiseste isso...”

Matias agride Mafalda e vai em direção à sala de aula. Mafalda, magoada, decide não contar a ninguém o que aconteceu. Entretanto, João continua a espiar os dois rapazes. Xavier estende algo na mão de Gonçalo:

“Mas o que é isto, caraças ??, pergunta Gonçalo.

Isto vai te fazer bem, é só experimentares que vais te sentir muito melhor.”

João observa-o a pegar num cigarro vendo-o a fumar e manda uma mensagem a Matias:

Meu querido totó, acabei de ver o teu “boyfriend”, a fumar. Não me vais dizer nada?

Matias olha para mensagem e responde: 

Outra vez a tentar fazer com que deixo o Gonçalo? Já te disse, isso não vai funcionar!

Gonçalo diz se sentir muito melhor, Xavier sorri, por ter conseguido fazer com que atingisse o elo mais fraco, sendo agora mais fácil para ter Matias na mão.
 Matias, já na sala de aula, com ar depressivo, fica a olhar no telemóvel quase a chorar, perguntando-se o porquê de ele ter sido tão rude para os seus amigos, Mafalda entra na sala de aula, Matias rapidamente disfarça.
Já a caminho da sala de aula, Xavier pede ao seu amigo para que convence Matias também a experimentar, Gonçalo desnorteado, aceita. 
João vai até à sala da diretora da escola para relatar o acontecimento, mas a diretora diz que só a GNR pode fazer algo.
Gonçalo sente-se ao pé de Matias, e ele fica a olhar Gonçalo durante a aula toda de forma apaixonada, Gonçalo diz-lhe que no final da aula precisa de falar com ele. 
Mafalda capta toda a conversa a partir do telemóvel para que depois envie a João, que não está em aula. João recebe o áudio em que comprova que pode acontecer alguma coisa, e decide então mostrar à diretora, mesmo que isso seja contra as leis do regulamento interno da escola. A diretora diz que não comprova tudo e que não deviam ter feito isso. João implora para que ela ligue à GNR. 
No intervalo seguinte, Gonçalo, após o pedido de Xavier, vai pedir a Matias para que venha e falar com Xavier. Matias hesitante aceita e os dois saem do perímetro escolar. Xavier estende-lhe um cigarro a Matias e ele diz-lhe:

“Moço? Estás maluco, só pode... 

-  Vai te fazer bem, confia em mim”, diz Gonçalo.

Matias acaba por experimentar e por incrível que pareça, ele gostou. Mafalda sem que os outros a detetem observa e regista um vídeo para servir de prova, de seguida, já completamente desiludida com o amigo, corre diretamente para ir falar com o João que continua a insistir à diretora do agrupamento escolar para que ele ligue à GNR. Mafalda chega e interrompa-lhes dizendo que tem um vídeo que comprova que existem pessoas a fumarem. A diretora logo diz que não pode fazer nada visto que isso aconteceu fora do perímetro escolar, Mafalda indignada responde à diretora:

“A diretora quer que os alunos venham à escola completamente dominados pelas drogas? Isso não me parece nada favorável quanto à reputação da escola. Pior que essas pessoas cometerem essas atrocidades é existirem pessoas que sabem do que está a acontecer e nada fazem para reverter a situação.”

Posto a este confronto, Mafalda sai da sala da diretora e João vai logo atrás dela. A diretora fica a pensar nas palavras que Mafalda disse. João, no entanto, consegue apanhá-la e conversa um pouco com ela. 

Capítulo V:  A prova 

No dia seguinte, num sábado, dia 15 de outubro, Xavier convida Gonçalo para irem a Coimbra, e ele aceita. Gonçalo pensa em convidar Matias, mas Xavier diz logo que ele não pode ir que é só uma coisa entre os dois, Gonçalo olha-o desconfiado. 
Matias, já a estudar para a próxima avaliação que será de História-A no dia 21 de outubro, recebe uma mensagem de João em que diz:

Peço desculpa se agimos da maneira de que agimos. Não devíamos ter feito isto, porque na verdade, tens razão, nós não podemos escolher as tuas amizades. Mais uma vez desculpa, e espero que um dia nos consigas perdoar.

Matias lê irritado a mensagem enviada por João e responde-lhe de forma bruta:

Eu não quero saber se estás arrependido ou não, quando pensaste em fazer o que fizeste, devias ter pensado, agora, tarde demais.

João olha para a resposta de Matias e começa subitamente a chorar por provavelmente estar confirmado que perdeu o amigo de vez.
Já em Coimbra, Xavier chega num apartamento e Gonçalo pergunta-lhe o que eles estão a fazer aí:

-  O que raios fazemos aqui?, pergunta Gonçalo.

-  Ainda não te disse? Então, os meus pais estão separados e o meu pai vive aqui em Coimbra e eu e a minha mãe mudamo-nos para a Figueira, isso há dois anos” , responde Xavier. 

Gonçalo fica assim mais esclarecido, dizendo também que estava a viver em Coimbra, mas que o motivo de viver para a Figueira não é idêntico ao de Xavier. Os dois entram na casa do pai de Xavier, e sente-se logo um cheiro de quem tinha acabado de fumar. 
João conta a Mafalda do que aconteceu. Ela diz-lhe que já nem é preciso de se preocupar com ele, visto que ele já não quer saber de nenhum dos dois. João afirma que mesmo assim sempre se vai preocupar com ele. Alberto, pai de Xavier oferece cocaína a Xavier e Gonçalo fica pasmado:

-  Então, o teu pai oferece-te drogas?, questiona Gonçalo.

-  Sim, e qual o problema? Isso acalma tanto. De certeza que não queres experimentar?

- Não, obrigado.

- Por favor, juro-te que não faz mal nenhum. Aliás, isto é só um pouquinho.”

Contraditado, mesmo assim Gonçalo experimenta. Ele afirma que parece se sentir mais tranquilo.
Matias continua a estudar e distrai-se olhando para a galeria do seu telemóvel onde ainda estão as fotos dele com os seus amigos. Não contém a emoção e começa a chorar. 
Horas depois, Gonçalo que não está nada habituado ao uso de drogas, sente-se mal. Xavier diz ser melhor irem para casa, sendo que Alberto propõe de os levar para a Figueira da Foz.  Já no carro, Xavier diz a Gonçalo que vão para casa que é melhor assim. Durante o caminho, Gonçalo adormece e Xavier tenta falar com ele, mas sem efeito. Matias continua a olhar para as fotos, mas subitamente, decide apagar as fotos todas que tem com Mafalda e João. 
Já a chegar a casa de Gonçalo, ele acorda e pergunta-lhe o que se passa. Xavier diz-lhe que ele adormeceu e só isso e que, entretanto, já chegaram a casa dele. Gonçalo em casa, ao responder aos pais torna-se agressivo com eles. Os pais dele concordam que algo se passa.
Matias chora agora por achar-se estupido ao responder aos amigos assim. Entretanto, algumas horas já passaram e ele não estudou, e decide parar de estudar por aquele dia, fecha a porta do quarto e desliga a luz.
Os pais de Gonçalo questionam Gonçalo pela sua atitude, ele diz que ele próprio não consegue explicar o que se passa e que se sente estranho, pede também para ficar um pouco sozinho. 
No começo de mais uma semana, Xavier leva cocaína oferecida pelo pai à escola e mostra a Gonçalo que fica chocado, afirmando que ele só pode estar louco para que leve isso à escola.
Matias, não foi às aulas, justificando-se que não estava muito bem. Manda uma mensagem a Gonçalo a dizer que não poderá ir às aulas, Xavier fica frustrado por o seu plano não funcionar da forma que deseja. Mafalda tinha chegado à escola antes de Gonçalo, e quando esse chegou, ela seguiu-o até observar a conversa com Matias. Xavier tira a dose de cocaína da mochila e Mafalda aproveita para tirar foto, mas o seu telemóvel estava com o som ligado e Gonçalo irritado por ter sido seguido, corre atrás de Mafalda para roubar-lhe o telemóvel e apagar as fotos. João repara na situação e vai tentar proteger a sua amiga, mas é esmurrado por Xavier! Gonçalo consegue finalmente apagar as provas que o podiam meter em sérios problemas.
Uma professora repara no acontecimento e vai tentar atenuá-lo, mas sem efeito, visto que Gonçalo e Xavier já tinham saído do local para ir à sala de aula.

Capítulo VI: O erro

Matias arrepende-se da decisão que tomou em não ir às aulas, e muda assim completamente de ideias, indo assim às aulas.
Mafalda e João demonstram-se frustrados por terem estado tão próximos de os desmascarar e despedem-se para irem à aula.
Matias recebe uma mensagem de João em que ele declara que foi atacado por Xavier. Matias responde mais uma vez que não acredita nele, mas na realidade, está chocado com a situação e prefere agora esperar um pouco até ao intervalo seguinte. 
Chega o intervalo seguinte e Matias entra na escola e Xavier fica radiante por o seu plano começar a funcionar.  
Gonçalo comandado e influenciado por Xavier estende a dose de cocaína a Matias e ele responde-lhe de forma bruta dizendo que ele não pode estar de todo bem. Gonçalo insiste no assunto, mas Matias farta-se do assunto dizendo que nem sequer devia ter ido à escola e empurra Gonçalo. 
Mafalda, segue Matias que estava a sair da escola para voltar a casa. Matias mete fones para ouvir música para garantir que esteja mais calmo. Mafalda continua a seguir-lhe e João, Xavier e Gonçalo seguem-na. Mafalda tenta conversar com Matias, mas este responde-lhe de forma bruta dizendo que não quer conversar com ninguém. Mafalda diz que ele não conversar com ela porque não quer que ninguém saiba que ele teve um fraquinho por ela quando era mais novo. Matias irrita-se e agride mais uma vez, Mafalda e empurra-a para a estrada sem ver que havia um automóvel a circular, Mafalda acaba assim atropelada!!!!!  Matias sem saber o que fazer, foge do local! João já chorando, liga para o 112 alertando do acidente que aconteceu. Gonçalo e Xavier saem também do local.

Capítulo VII (final): A tragédia

Matias já se encontra em casa a chorar pela atrocidade que fez e fecha-se no quarto.
Mafalda já se encontra a caminho da unidade hospitalar, João fica triste por não conseguir acompanhá-la neste momento tão complicado. 
Matias decide sair de casa para ir ao hospital onde Mafalda estava. Mafalda chega à unidade hospitalar e Matias pouco tempo depois pede aos enfermeiros para que possa visitá-la visto que é uma amiga dele. Os enfermeiros autorizam.
João de volta à escola, diz à sua diretora de turma, que não vai poder ficar nas aulas, por aquilo que está a acontecer. 
Matias, sabendo que Mafalda não o está a ouvir, pede perdão a Mafalda por tudo o que se passou e que não sabe o que se passou na cabeça dele e diz-lhe também que já está farto desta vida. Matias sai a chorar e volta a casa.
A escola recebe a notícia que uma das suas alunas foi atropelada. A diretora liga ao hospital para saber de tudo o que aconteceu.
Matias volta a casa e volta a chorar, mas desta vez está mais pensativo...
A escola fica a saber que Mafalda foi atropelada no intermédio de uma discussão com colegas da escola, e a diretora liga à GNR para que haja uma investigação sobre o acontecimento.
Matias vê uma notícia em que relatam o que aconteceu à amiga, e fica cada vez mais pensativo sobre o que fazer para não ser contactado pelas autoridades. 

De noite, Matias envia uma mensagem a João, um dos seus grandes amigos: 

João, peço imensas desculpas por tudo o que vos fiz. Fui um cobarde e vocês tinham razão, o Gonçalo não é flor que se cheire. Peço imensas desculpas mais uma vez. Estou farto da minha vida, por vezes, parece que nada faz sentido. Por fim, uma pergunta: Sentirás a minha falta se eu desaparecer??

João lê preocupado a mensagem e sente que algo de mau está para vir...
Matias, já com os seus pais a dormir, sai de casa sem que os seus pais se apercebessem, e vai em direção ao mar. João decide sair de casa, preocupado com tudo o que possa acontecer ao amigo.
Matias desliga o telemóvel e mete-o no caixote do lixo. João está cada vez mais preocupado...
Matias chega à praia, tira as sapatilhas e caminha para o mar. João pergunta a alguns moradores se tinham visto Matias, mostrando-lhes uma foto dele.
Matias continua dentro de água a afastar-se da praia. Os moradores do bairro em que João se encontrava afirmam que o rapaz foi para a praia, João fica em pânico e corre para a praia.
Matias continua a caminhar, até não haver nenhum sinal dele. João chega à praia e repara nas sapatilhas de Matias e mergulha logo para o mar gritando o nome de Matias para o encontrar, mas sem efeito... João fica assim desolado pelo suicídio do seu amigo. 
João alerta às autoridades sobre o suicídio que ocorreu, e a polícia marítima chega rapidamente para as buscas serem feitas.

No dia a seguir, de manhã, é finalmente encontrado o corpo de Matias, mas sem sinais de vida... os pais dele que tinham recebido a notícia que o corpo estava a ser encontrado, chegam ao local e veem Matias morto, e abraçam João que tudo tentou fazer para o salvar. 
A escola ficará de luto durante 2 dias pela morte de Matias.

No dia a seguir, Mafalda sai do hospital e recebe a notícia que Matias se suicidou, fica em choque e chora e revela que ainda gostava dele ... João reconforta-a dizendo que nada mais se pode fazer, sem ser, seguir a vida.
Gonçalo, conta tudo o que aconteceu aos seus pais e admitindo que ele precisa de apoio psicológico. Os seus pais mesmo ficando chateados pelo que ele fez, acabam por ficarem contentes pela decisão que o filho tomou.
Xavier, recebe um monte de comentários negativos nas redes sociais pelo que ele fez ao Matias que era um menino bastante obediente e amigável. Gonçalo envia uma mensagem a Xavier para dizer-lhe para sair de casa e Xavier, faz o que ele lhe diz, e logo ao sair de casa é vaiado pelos colegas, sofrendo alguns insultos.
João e Mafalda ficam cada vez mais próximos, e combinam ir almoçar juntos. Encontram Gonçalo que lhes diz que já está a receber apoio psicológico e que lamenta por ter sido facilmente manipulado pelo Xavier. Mafalda e João apoiam totalmente a decisão de Gonçalo. Despedem-se dele, e agora sozinhos, João pede Mafalda em namoro, Mafalda apesar de ter gostado bastante de Matias, afirma que é passado, aceita assim o pedido. Mafalda e João beijam-se apaixonadamente.
Os pais contactam a escola para tomar medidas e a escola “responde-lhes” expulsando definitivamente Xavier da escola, sem poder voltar a estudar naquele recinto escolar. A escola ainda afirma que ele vai ter grandes problemas com as autoridades.

No dia em que voltam à escola, no auditório, todos os alunos estão convidados a assistirem a um vídeo preparado por João e Mafalda em que recordam os melhores momentos que Matias já viveu!

FIM!!!

E acabou assim :adoro: - orgulhoso do que escrevi ! 

Edit: curiosidade ! A Mafalda estava para lhe chamar de Joana (por isso apareceu no texto uma “Joana” em que me esqueci de alterar :triste:, mas já se encontra alterado)
 

Editado por Brunooo
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, Brunooo disse:

Vou divulgar agora o texto todo que escrevi, ele é um pouco grande.
Eu inclui alguns diálogos, para dar um pouco mais de emoção à história ! 
Relembro que não me baseei em nenhum facto real. Ah e dividi a história em capítulos, como se fossem episódios de uma novela ! 

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

@eduu Vem cá ver :cryhappy:

  Ocultar conteúdo

Capítulo I: O regresso às aulas 

Dia 15 de setembro de 2023, sexta-feira, começa mais um ano letivo na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho na Figueira da Foz. Matias, um jovem de 15 anos, obediente e disciplinado, vai ingressar agora para o décimo ano, na turma B, no curso de Línguas e Humanidades. Ele tem dois amigos, o João, que escolheu um caminho diferente e foi para Ciências e Tecnologias. Joana, por sua vez, estava indecisa entre Ciências socioeconómicas e Línguas e Humanidades e acabou por escolher o mesmo curso que Matias, entrando na mesma turma que o seu amigo. Matias conhece toda gente sua turma, visto que todos os alunos da turma, tinham estado a estudar nessa escola no ano letivo passado. Mas a exceção vai para o Gonçalo, um novo estudante nessa escola e integra também a turma B, do décimo ano. A primeira pessoa que ele conheceu foi Matias.
Matias apresenta Gonçalo aos seus amigos, mas ao contrário do esperado por Matias, eles trocam olhares desconfiados em relação a Gonçalo. 
No final do dia, Matias despede-se dos seus amigos e eles dizem-lhe: 

“Ó Matias, tu tens a certeza de que esse tal de Gonçalo é boa pessoa? Tens a certeza que não é problemático?”

Matias rodeia o assunto e diz-lhes para parar com as suspeitas sobre Gonçalo por pensarem que ele lhes trocará por ele. Matias apanha o autocarro em direção a casa e pensa sobre a conversa que teve com os seus amigos, e manda lhes uma mensagem no grupo que têm em conjunto: 

Ora bem, eu pensei sobre a nossa conversa que tivemos no final das aulas e vocês não podem pensar logo que eu vou vos trocar. Porque isso não é verdade, vocês são muito importantes para mim, nunca na vida iria vos trocar por alguém que fosse. Uma boa noite, gosto muito de vocês.” 

João pensa que Matias não está a ser sincero e troca mensagens com a Mafalda, admitindo que tem medo do que possa acontecer porque para ele, Gonçalo não inspira confiança nenhuma. 
Os dias vão passando e os amigos de Matias sentem que ele está cada vez mais distante. João e Mafalda comecem a ignorar Matias para ver se ele se arrepende de estar muito mais tempo com uma pessoa que mal acabou de conhecer, em vez de estar com os amigos que já o acompanham desde o quinto ano. 

Capítulo II: O afastamento 

Gonçalo e Matias estão mais juntos do que nunca. Matias tem ajudado o seu novo amigo nos estudos e com a primeira avaliação a ser no dia 12 de outubro, na disciplina de Geografia-A, Gonçalo demonstra-se preocupado por não se sentir preparado para o teste:

“Matias, eu não vou conseguir, esta matéria é muito difícil.

- Ó Gonçalo, não te preocupes, eu estou aqui para te ajudar no que for preciso.

- Mas sei lá, tenho medo que algo corra mal…

- Gonçalo já chega e vamos estudar!” 

João observa tudo e conclui que já não há nada para fazer, que é melhor deixar os dois andarem juntos até que Matias se arrependa. Mafalda chega ao pé de João e diz-lhe:

“E então? Tens conseguido conversar com o Matias, já que pronto, entre homens, é mais simples.

- Não, eu tenho tentado mandar mensagens, mas ele dá vista, nem sequer responde.”

João e Mafalda passeiam pela escola e encontram Xavier, colega que tem vários problemas com Matias, e ele diz-lhes:

“Vou ser rápido, então o vosso amigo Matias já esconde segredos com o seu novo amigo, o Gonçalo.

- Mas que segredos?”, pergunta Mafalda.

“Isso eu não sei, só dirigindo a ele é que saberão.”, responde Xavier. 

João diz que vai ter de conversar imediatamente com Matias e que ele vai ter que escolher…

“Mas isso não é uma atitude demasiada tóxica??”, pergunta Mafalda.

“Ó Mafalda, tu queres continuar a vê-lo a ser influenciado por esse tal de Gonçalinho?? Esse gajo não me inspira confiança nenhuma.”, responde João. 

De seguida a essa conversa, João vai ter com Matias e pede-lhe para conversar durante uns momentos. Matias aceita e diz a Gonçalo que já vem. 

“É assim, vou ser breve, tu disseste com as letras todas, que nós somos muito importantes para ti, …

- Isto é sobre o Gonçalo, mais uma vez, não é? 

- E se for? 

- Caraças, ele não vos fez nada!

- Mas caraças digo eu, tu disseste que somos importantes e isto e bla bla bla, …

- Mas onde queres chegar com isto, João? 

- Disseste que não ias nos trocar por ninguém, mas o que é que está a acontecer agora, Hã?

- Oh Meu Deus, deves pensar que vos estou a trocar, mas não é o que está a acontecer.

- Mas então o que é que está a acontecer??? É isso que quero saber? E porquê que nós parecemos lixo para ti? 

- João, já chega! 

- Ora bem, ou escolhes o teu Gonçalinho ou escolhes a nós! Farto disso. 

- Mas como é que podes impor uma escolha destas ! 

- Podendo, dou-te até amanhã para escolheres! 

- Se é assim que tu queres, eu respondo-vos no grupo.” 

João vai ter com Mafalda e diz que a conversa não correu nada bem e que receia que ele possa acabar a amizade de todo. 
As horas passaram, e as aulas já acabaram, João conecta-se no WhatsApp e observa que Matias está a escrever uma mensagem, tendo medo do que ele vá a dizer, e de um segundo para o outro, recebe a mensagem:
Depois da conversa que tive com o João à tarde, pensei no seguinte. Eu sei que não tenho estado com vocês nestes últimos dias, mas isso não vos dá ao direito, sobretudo a ti, João, de me impor escolhas! Mas já que me obrigam a fazer uma escolha… estive a pensar durante um bom tempo, e penso que vou ficar com o Gonçalo, pelo menos, ele percebe-me e não interdita de estar convosco, essa decisão de estar convosco ou não, é minha. Então sendo assim, posso dizer que a nossa amizade se encerra aqui e agora.

João e Mafalda ficam de rastos com a decisão de Matias, tendo ainda assim esperanças de que ele se arrependa. 

 

Capítulo III: O pedido

Chegou o dia 12 de outubro, dia da primeira avaliação para os alunos do 10B, a avaliação de Geografia-A, Matias está confiante, mas Gonçalo permanece receoso, com medo que algo corra mal. Matias diz a Gonçalo para que ele respire um pouco e que tudo vai correr bem. Mafalda tem a consciência que estudou, e tem confiança que vá a ter uma boa nota. João, por seu lado, já realizou a prova de Matemática, tendo tido um 17,3. O teste começa, Gonçalo fica em pânico por não saber de nada, Matias resolve o teste com facilidade.
O teste acaba e Matias pergunta a Gonçalo como correu o teste: 

“E então?? Como correu o teste??

- Pessimamente!, responde o amigo de Matias

- Mas então? Eu ajudei-te e tinhas dito-me que estavas a perceber…

- Eu até estava a perceber, só que ontem deu-me um ataque de pânico e de repente, esqueci-me de muita coisa, se tiver 10, vai com sorte!”

Mafalda olha com ar desconfiado pensando que Gonçalo fez de propósito de não estudar para tirar má nota para que depois se aproveite da simpatia deste adolescente disciplinado. Ela vai contar ao seu amigo que estuda em Ciências e Tecnologias que há possibilidades que Gonçalo esteja a aproveitar-se de Matias. No final do dia, Gonçalo envia uma mensagem tanto quanto estranha: 

Eu sinto que neste primeiro mês de aulas, criamos uma grande conexão, nunca tinha criado uma conexão assim tão boa com ninguém. Apesar deste teste ter-me corrido mal, eu reconheço que fizeste de tudo para me ajudares. Tens sido um grande amigo, e queria pedir uma coisa, mas não sei se estou preparado, e se tu reagirias bem …” 

Matias estranha a mensagem e responde: 

Bem Gonçalo, obrigado por essas palavras, mas o que é queres me pedir?? Não tenhas medo, diz!

Gonçalo ganha coragem e escreve:

Ora bem, como já disse a nossa conexão, para mim, é algo inexplicável, e estava a pensar em pedir-te em namoro. Tu és lindo, és simpático, és perfeito! Não há melhor pessoa do que tu no mundo!

Matias aceita o pedido de namoro de Gonçalo. Matias nunca namorou com ninguém, mas como toda a gente, já teve um fraquinho por alguém. Apesar de não ter preferências com o género do companheiro, nunca namorou, e esta é a primeira vez. Matias decide postar um story no Instagram a relatar o acontecimento. João vê o story e manda-lhe uma mensagem:

Muitos parabéns, agora já namoras com o gajo. Muitíssimos parabéns. O Homem está a enganar-te tão, mas tão bem. Tem lá cuidado, se algo acontecer, não venhas chorar no meu ombro, porque já estou bem farto de te avisar!” 

Matias ignora a mensagem enviada por João e está decidido a fazer vida com Gonçalo, o homem que supostamente ama.  

Capítulo IV: A experiência

Dois dias depois, no dia 14 de outubro, já na escola, Matias e Gonçalo estão a conversar ... claro, como sempre.
Xavier chega e pede a Gonçalo para que tenham uma conversa séria, Matias olha com alguma desconfiança. Xavier pede ao Gonçalo para que saem do perímetro escolar para conversar, João segue-os. Mafalda vê Matias e vai ter com ele dizendo-lhe:

“Então Matias? Estás sozinho? Oh, que pena, tenho mesmo pena de ti

-  Deves achar que agora podes me tratar desta forma, moça, responde Matias berrando.

-  O que é queres, marmanjo? Tu é que quiseste isso...”

Matias agride Mafalda e vai em direção à sala de aula. Mafalda, magoada, decide não contar a ninguém o que aconteceu. Entretanto, João continua a espiar os dois rapazes. Xavier estende algo na mão de Gonçalo:

“Mas o que é isto, caraças ??, pergunta Gonçalo.

Isto vai te fazer bem, é só experimentares que vais te sentir muito melhor.”

João observa-o a pegar num cigarro vendo-o a fumar e manda uma mensagem a Matias:

Meu querido totó, acabei de ver o teu “boyfriend”, a fumar. Não me vais dizer nada?

Matias olha para mensagem e responde: 

Outra vez a tentar fazer com que deixo o Gonçalo? Já te disse, isso não vai funcionar!

Gonçalo diz se sentir muito melhor, Xavier sorri, por ter conseguido fazer com que atingisse o elo mais fraco, sendo agora mais fácil para ter Matias na mão.
 Matias, já na sala de aula, com ar depressivo, fica a olhar no telemóvel quase a chorar, perguntando-se o porquê de ele ter sido tão rude para os seus amigos, Mafalda entra na sala de aula, Matias rapidamente disfarça.
Já a caminho da sala de aula, Xavier pede ao seu amigo para que convence Matias também a experimentar, Gonçalo desnorteado, aceita. 
João vai até à sala da diretora da escola para relatar o acontecimento, mas a diretora diz que só a GNR pode fazer algo.
Gonçalo sente-se ao pé de Matias, e ele fica a olhar Gonçalo durante a aula toda de forma apaixonada, Gonçalo diz-lhe que no final da aula precisa de falar com ele. 
Mafalda capta toda a conversa a partir do telemóvel para que depois envie a João, que não está em aula. João recebe o áudio em que comprova que pode acontecer alguma coisa, e decide então mostrar à diretora, mesmo que isso seja contra as leis do regulamento interno da escola. A diretora diz que não comprova tudo e que não deviam ter feito isso. João implora para que ela ligue à GNR. 
No intervalo seguinte, Gonçalo, após o pedido de Xavier, vai pedir a Matias para que venha e falar com Xavier. Matias hesitante aceita e os dois saem do perímetro escolar. Xavier estende-lhe um cigarro a Matias e ele diz-lhe:

“Moço? Estás maluco, só pode... 

-  Vai te fazer bem, confia em mim”, diz Gonçalo.

Matias acaba por experimentar e por incrível que pareça, ele gostou. Mafalda sem que os outros a detetem observa e regista um vídeo para servir de prova, de seguida, já completamente desiludida com o amigo, corre diretamente para ir falar com o João que continua a insistir à diretora do agrupamento escolar para que ele ligue à GNR. Mafalda chega e interrompa-lhes dizendo que tem um vídeo que comprova que existem pessoas a fumarem. A diretora logo diz que não pode fazer nada visto que isso aconteceu fora do perímetro escolar, Mafalda indignada responde à diretora:

“A diretora quer que os alunos venham à escola completamente dominados pelas drogas? Isso não me parece nada favorável quanto à reputação da escola. Pior que essas pessoas cometerem essas atrocidades é existirem pessoas que sabem do que está a acontecer e nada fazem para reverter a situação.”

Posto a este confronto, Mafalda sai da sala da diretora e João vai logo atrás dela. A diretora fica a pensar nas palavras que Mafalda disse. João, no entanto, consegue apanhá-la e conversa um pouco com ela. 

Capítulo V:  A prova 

No dia seguinte, num sábado, dia 15 de outubro, Xavier convida Gonçalo para irem a Coimbra, e ele aceita. Gonçalo pensa em convidar Matias, mas Xavier diz logo que ele não pode ir que é só uma coisa entre os dois, Gonçalo olha-o desconfiado. 
Matias, já a estudar para a próxima avaliação que será de História-A no dia 21 de outubro, recebe uma mensagem de João em que diz:

Peço desculpa se agimos da maneira de que agimos. Não devíamos ter feito isto, porque na verdade, tens razão, nós não podemos escolher as tuas amizades. Mais uma vez desculpa, e espero que um dia nos consigas perdoar.

Matias lê irritado a mensagem enviada por João e responde-lhe de forma bruta:

Eu não quero saber se estás arrependido ou não, quando pensaste em fazer o que fizeste, devias ter pensado, agora, tarde demais.

João olha para a resposta de Matias e começa subitamente a chorar por provavelmente estar confirmado que perdeu o amigo de vez.
Já em Coimbra, Xavier chega num apartamento e Gonçalo pergunta-lhe o que eles estão a fazer aí:

-  O que raios fazemos aqui?, pergunta Gonçalo.

-  Ainda não te disse? Então, os meus pais estão separados e o meu pai vive aqui em Coimbra e eu e a minha mãe mudamo-nos para a Figueira, isso há dois anos” , responde Xavier. 

Gonçalo fica assim mais esclarecido, dizendo também que estava a viver em Coimbra, mas que o motivo de viver para a Figueira não é idêntico ao de Xavier. Os dois entram na casa do pai de Xavier, e sente-se logo um cheiro de quem tinha acabado de fumar. 
João conta a Mafalda do que aconteceu. Ela diz-lhe que já nem é preciso de se preocupar com ele, visto que ele já não quer saber de nenhum dos dois. João afirma que mesmo assim sempre se vai preocupar com ele. Alberto, pai de Xavier oferece cocaína a Xavier e Gonçalo fica pasmado:

-  Então, o teu pai oferece-te drogas?, questiona Gonçalo.

-  Sim, e qual o problema? Isso acalma tanto. De certeza que não queres experimentar?

- Não, obrigado.

- Por favor, juro-te que não faz mal nenhum. Aliás, isto é só um pouquinho.”

Contraditado, mesmo assim Gonçalo experimenta. Ele afirma que parece se sentir mais tranquilo.
Matias continua a estudar e distrai-se olhando para a galeria do seu telemóvel onde ainda estão as fotos dele com os seus amigos. Não contém a emoção e começa a chorar. 
Horas depois, Gonçalo que não está nada habituado ao uso de drogas, sente-se mal. Xavier diz ser melhor irem para casa, sendo que Alberto propõe de os levar para a Figueira da Foz.  Já no carro, Xavier diz a Gonçalo que vão para casa que é melhor assim. Durante o caminho, Gonçalo adormece e Xavier tenta falar com ele, mas sem efeito. Matias continua a olhar para as fotos, mas subitamente, decide apagar as fotos todas que tem com Mafalda e João. 
Já a chegar a casa de Gonçalo, ele acorda e pergunta-lhe o que se passa. Xavier diz-lhe que ele adormeceu e só isso e que, entretanto, já chegaram a casa dele. Gonçalo em casa, ao responder aos pais torna-se agressivo com eles. Os pais dele concordam que algo se passa.
Matias chora agora por achar-se estupido ao responder aos amigos assim. Entretanto, algumas horas já passaram e ele não estudou, e decide parar de estudar por aquele dia, fecha a porta do quarto e desliga a luz.
Os pais de Gonçalo questionam Gonçalo pela sua atitude, ele diz que ele próprio não consegue explicar o que se passa e que se sente estranho, pede também para ficar um pouco sozinho. 
No começo de mais uma semana, Xavier leva cocaína oferecida pelo pai à escola e mostra a Gonçalo que fica chocado, afirmando que ele só pode estar louco para que leve isso à escola.
Matias, não foi às aulas, justificando-se que não estava muito bem. Manda uma mensagem a Gonçalo a dizer que não poderá ir às aulas, Xavier fica frustrado por o seu plano não funcionar da forma que deseja. Mafalda tinha chegado à escola antes de Gonçalo, e quando esse chegou, ela seguiu-o até observar a conversa com Matias. Xavier tira a dose de cocaína da mochila e Mafalda aproveita para tirar foto, mas o seu telemóvel estava com o som ligado e Gonçalo irritado por ter sido seguido, corre atrás de Mafalda para roubar-lhe o telemóvel e apagar as fotos. João repara na situação e vai tentar proteger a sua amiga, mas é esmurrado por Xavier! Gonçalo consegue finalmente apagar as provas que o podiam meter em sérios problemas.
Uma professora repara no acontecimento e vai tentar atenuá-lo, mas sem efeito, visto que Gonçalo e Xavier já tinham saído do local para ir à sala de aula.

Capítulo VI: O erro

Matias arrepende-se da decisão que tomou em não ir às aulas, e muda assim completamente de ideias, indo assim às aulas.
Mafalda e João demonstram-se frustrados por terem estado tão próximos de os desmascarar e despedem-se para irem à aula.
Matias recebe uma mensagem de João em que ele declara que foi atacado por Xavier. Matias responde mais uma vez que não acredita nele, mas na realidade chocado com a situação e prefere agora esperar um pouco até ao intervalo seguinte. 
Chega o intervalo seguinte e Matias entra na escola e Xavier fica radiante por o seu plano começar a funcionar.  
Gonçalo comandado e influenciado por Xavier estende a dose de cocaína a Matias e ele responde-lhe de forma bruta dizendo que ele não pode estar de todo bem. Gonçalo insiste no assunto, mas Matias farta-se do assunto dizendo que nem sequer devia ter ido à escola e empurra Gonçalo. 
Mafalda, segue Matias que estava a sair da escola para voltar a casa. Matias mete fones para ouvir música para garantir que esteja mais calmo. Mafalda continua a seguir-lhe e João, Xavier e Gonçalo seguem-na. Mafalda tenta conversar com Matias, mas este responde-lhe de forma bruta dizendo que não quer conversar com ninguém. Mafalda diz que ele não conversar com ela porque não quer que ninguém saiba que ele teve um fraquinho por ela quando era mais novo. Matias irrita-se e agride mais uma vez, Mafalda e empurra-a para a estrada sem ver que havia um automóvel a circular, Mafalda acaba assim atropelada!!!!!  Matias sem saber o que fazer, foge do local! João já chorando, liga para o 112 alertando do acidente que aconteceu. Gonçalo e Xavier saem também do local.

Capítulo VII (final): A tragédia

Matias já se encontra em casa a chorar pela atrocidade que fez e fecha-se no quarto.
Mafalda já se encontra a caminho da unidade hospitalar, João fica triste por não conseguir acompanhá-la neste momento tão complicado. 
Matias decide sair de casa para ir ao hospital onde Mafalda estava. Mafalda chega à unidade hospitalar e Matias pouco tempo depois pede aos enfermeiros para que possa visitá-la visto que é uma amiga dele. Os enfermeiros autorizam.
João de volta à escola, diz à sua diretora de turma, que não vai poder ficar nas aulas, por aquilo que está a acontecer. 
Matias, sabendo que Mafalda não o está a ouvir, pede perdão a Mafalda por tudo o que se passou e que não sabe o que se passou na cabeça dele e diz-lhe também que já está farto desta vida. Matias sai a chorar e volta a casa.
A escola recebe a notícia que uma das suas alunas foi atropelada. A diretora liga ao hospital para saber de tudo o que aconteceu.
Matias volta a casa e volta a chorar, mas desta vez está mais pensativo...
A escola fica a saber que Mafalda foi atropelada no intermédio de uma discussão com colegas da escola, e a diretora liga à GNR para que haja uma investigação sobre o acontecimento.
Matias vê uma notícia em que relatam o que aconteceu à amiga, e fica cada vez mais pensativo sobre o que fazer para não ser contactado pelas autoridades. 

De noite, Matias envia uma mensagem a João, um dos seus grandes amigos: 

João, peço imensas desculpas por tudo o que vos fiz. Fui um cobarde e vocês tinham razão, o Gonçalo não é flor que se cheire. Peço imensas desculpas mais uma vez. Estou farto da minha vida, por vezes, parece que nada faz sentido. Por fim, uma pergunta: Sentirás a minha falta se eu desaparecer??

João lê preocupado a mensagem e sente que algo de mau está para vir...
Matias, já com os seus pais a dormir, sai de casa sem que os seus pais se apercebessem, e vai em direção ao mar. João decide sair de casa, preocupado com tudo o que possa acontecer ao amigo.
Matias desliga o telemóvel e mete-o no caixote do lixo. João está cada vez mais preocupado...
Matias chega à praia, tira as sapatilhas e caminha para o mar. João pergunta a alguns moradores se tinham visto Matias, mostrando-lhes uma foto dele.
Matias continua dentro de água a afastar-se da praia. Os moradores do bairro em que João se encontrava afirmam que o rapaz foi para a praia, João fica em pânico e corre para a praia.
Matias continua a caminhar, até não haver nenhum sinal dele. João chega à praia e repara nas sapatilhas de Matias e mergulha logo para o mar gritando o nome de Matias para o encontrar, mas sem efeito... João fica assim desolado pelo suicídio do seu amigo. 
João alerta às autoridades sobre o suicídio que ocorreu, e a polícia marítima chega rapidamente para as buscas serem feitas.

No dia a seguir, de manhã, é finalmente encontrado o corpo de Matias, mas sem sinais de vida... os pais dele que tinham recebido a notícia que o corpo estava a ser encontrado, chegam ao local e veem Matias morto, e abraçam João que tudo tentou fazer para o salvar. 
A escola ficará de luto durante 2 dias pela morte de Matias.

No dia a seguir, Mafalda sai do hospital e recebe a notícia que Matias se suicidou, fica em choque e chora e revela que ainda gostava dele ... João reconforta-a dizendo que nada mais se pode fazer, sem ser, seguir a vida.
Gonçalo, conta tudo o que aconteceu aos seus pais e admitindo que ele precisa de apoio psicológico. Os seus pais mesmo ficando chateados pelo que ele fez, acabam por ficarem contentes pela decisão que o filho tomou.
Xavier, recebe um monte de comentários negativos nas redes sociais pelo que ele fez ao Matias que era um menino bastante obediente e amigável. Gonçalo envia uma mensagem a Xavier para dizer-lhe para sair de casa e Xavier, faz o que ele lhe diz, e logo ao sair de casa é vaiado pelos colegas, sofrendo alguns insultos.
João e Mafalda ficam cada vez mais próximos, e combinam ir almoçar juntos. Encontram Gonçalo que lhes diz que já está a receber apoio psicológico e que lamenta por ter sido facilmente manipulado pelo Xavier. Mafalda e João apoiam totalmente a decisão de Gonçalo. Despedem-se dele, e agora sozinhos, João pede Mafalda em namoro, Mafalda apesar de ter gostado bastante de Matias, afirma que é passado, aceita assim o pedido. Mafalda e João beijam-se apaixonadamente.
Os pais contactam a escola para tomar medidas e a escola “responde-lhes” expulsando definitivamente Xavier da escola, sem poder voltar a estudar naquele recinto escolar. A escola ainda afirma que ele vai ter grandes problemas com as autoridades.

No dia em que voltam à escola, no auditório, todos os alunos estão convidados a assistirem a um vídeo preparado por João e Mafalda em que recordam os melhores momentos que Matias já viveu!

FIM!!!

E acabou assim :adoro: - orgulhoso do que escrevi ! 
 

Olha, não te passou pela cabeça levares isso a uma das televisões, ou talvez a algo mais ‘pequeno’ como a uma editora ou a um mini concurso de escrita?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Postado (editado)
há 19 minutos, eduu disse:

Olha, não te passou pela cabeça levares isso a uma das televisões, ou talvez a algo mais ‘pequeno’ como a uma editora ou a um mini concurso de escrita?

Por acaso, isso ainda não me passou pela cabeça, mas quem sabe um dia, mas até que seria interessante! Até que gostaria que convertessem isso em uma espécie de série/novela. 

Olha, pode ser que me torna escritor um dia, aliás até estou no curso digamos certo que é o de Línguas e Humanidades.
Sempre que não tenho nada para estudar, escrevo sempre um pouco. Provavelmente, a autora que me inspira mais é a Agatha Christie, gosto bastante da escrita dela. 

 

Spoiler

A TVI QUE ME CONTRATE :cryhappy:

 

Editado por Brunooo
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Brunooo disse:

Por acaso, isso ainda não me passou pela cabeça, mas quem sabe um dia, mas até que seria interessante! Até que gostaria que convertessem isso em uma espécie de série/novela. 

Olha, pode ser que me torna escritor um dia, aliás até estou no curso digamos certo que é o de Línguas e Humanidades.
Sempre que não tenho nada para estudar, escrevo sempre um pouco. Provavelmente, a autora que me inspira mais é a Agatha Christie, gosto bastante da escrita dela. 
 

Quais são os melhores livros dela? É que nunca ouvi falar :mosking: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente o melhor que li é “Um crime no Expresso Oriente”. Agora estou a ler um que é “Segredos de Verão” que relatam vários crimes e não são aquelas histórias contínuas, com um fio condutor. Basicamente um capítulo é um crime, o capítulo a seguir é um outro crime que já não tem nada a ver com o primeiro. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@eduu e a todos que viram a minha história/narração, para dar seguimento ao final, vou criar uma sequela, ou seja uma espécie de segunda temporada!!! :cryhappy:
Os personagens principais mantêm-se, e provavelmente poderei adicionar algumas personagens. 
Ainda estou a pensar se continuo na mesma temática, ou altero um pouco, mas a essência da história mantém-se. 
Prevejo que o ritmo em que a história vai ter, vai ser mais rápido. Nesta história, o ritmo só começou a acelerar mesmo no capítulo IV, agora aqui, prevejo que o ritmo seja mais acelerado, do início ao fim. 
Agora que estou ainda em tempo de aulas, não tenho assim muito tempo para escrever, provavelmente só nas férias de verão é que conseguirei completar tudo ! 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

A todos que prestaram minimamente atenção à narrativa que escrevi, eu tinha dito que ia escrever uma sequela. E já comecei a escrever, aliás estou quase a acabar, falta-me mais ou menos 1 ou 2 capítulos para finalizá-la. 
Provavelmente na terça poderei divulgar o que escrevi. 

Já agora, fiquem com a sinopse: 

Spoiler

 Caminhos de uma vida (sequela)

Após a morte de Matias, os alunos retomam as aulas para continuar o ano letivo. Cada um 
segue a sua vida, Mafalda em Humanidades, João em Ciências e Tecnologias, Gonçalo 
também em Humanidades já com ajuda psicológica.
Dois novos alunos do décimo ano ingressam na escola por não gostarem da escola em que 
andavam. Simão, um jovem de 16 anos, um jovem introvertido que sofria de bullying na sua 
antiga escola e integra a turma de Ciências. Joana, tem 15 anos e integra a turma de
Humanidades. Mas será que algo mudará com a chegada destes dois novos alunos?? E… por anda Xavier ??

Spoiler

@eduu vem cá ver :cryhappy:

 

Editado por Brunooo
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido, hoje vou divulgar um pouco desta sequela que andei a preparar.
Mas desta vez, não vou divulgar a história inteira de uma vez. A cada dia vou divulgando um capítulo. Aliás, acho que até facilita a leitura da história, porque nesta sequela são 6’130 palavras.
Por isso, hoje divulgo o primeiro capítulo e amanhã, também por volta desta hora, publicarei o segundo capítulo desta sequela. 
 

Spoiler

Os Caminhos de uma vida (sequela):

Capítulo I – Regresso às aulas após a morte de Matias

No dia 19 de outubro de 2023, quinta-feira, as aulas voltaram ao seu funcionamento normal. A novidade é que a escola irá receber dois novos alunos, um deles é Simão. Um jovem que tem 15 anos e é conhecido por ser um jovem bastante introvertido, ele veio da escola secundária de Montemor-o-velho. Ele vai integrar o curso de Ciências e Tecnologias.

Joana, uma aluna com 16 anos e que aparenta ser dedicada, integra a turma de Línguas e Humanidades. A sua antiga escola era a escola Secundária Martinho Árias em Soure. Ela decidiu mudar de escola por não estar a gostar do ambiente da turma. 

É feita a receção dos dois novos alunos cada um na sua respetiva turma. A diretora de turma da turma que Matias frequentava, faz um emocionante discurso em que afirma o quão bem comportado e disciplinado era Matias. Acaba o discurso referindo que se deve ter muito cuidado com quem nos tornamos amigos. 

Xavier, depois de ser expulso da escola pelo que fez, tem uma acesa discussão com o pai, José, perguntando-lhe o que se pode fazer para que ele volte a ter aulas naquela escola. José responde-lhe que pode tentar falar com a diretora da escola. Xavier, intrigado, pergunta-lhe como é que conseguirá falar com a diretora. José afirma que sabe como conseguir falar com a diretora da escola, Xavier olha-o expectante esperando por uma explicação do pai.

Joana senta-se no lugar livre situado ao lado de Mafalda. Mafalda toma iniciativa e tenta conversar com Joana perguntando-lhe de escola vem e o porquê de ter mudado de escola. Simão fica no lugar livre ao pé de João, e esse faz o mesmo que a Mafalda fez, questiona-lhe de onde ele vem e o porquê de ele se ter deslocado para a Figueira da Foz.

Joana diz a Mafalda que veio da escola secundária de Soure e que se deslocou porque não gostava nada da escola e da turma em que andava. Afirma também que as escolas que se situavam perto de onde ela andava, também eram terríveis, por isso que se mudou para a Figueira da Foz. 

Simão conta a João que andava na escola de Montemor-o-Velho e que saiu de lá por causa do ambiente escolar. 

A caminho do carro, Xavier continua a questionar o seu pai sobre o que se pode fazer para que ele consiga voltar à escola. José, não responde e ordena-lhe para entrar imediatamente no carro.

Acaba a primeira aula do dia, João e Mafalda reúnem-se e tentam perceber se os dois novos alunos são de confiança. Simão vai à casa de banho e Joana vai ao bar da escola e nesse momento, João e Mafalda falam das primeiras impressões sobre os novos alunos afirmando que parecem ser de confiança. Entretanto passa a hora do intervalo e João beija Mafalda e os dois vão para as suas respetivas aulas. 

Já a caminho, Xavier continua a implicar com o pai sobre o que ele tem para conversar com a diretora. José pede para que ele se cale e carrega no acelerador, aumentando a velocidade de forma repentina. Xavier implora ao pai para que ele se acalma e que reduza a velocidade antes que algo de mau aconteça. 

Mafalda, antes de entrar na sala de aula, espera por Joana que tinha ido ao bar. Ela chega e Mafalda pergunta-lhe se está a gostar da escola e do ambiente. Joana responde-lhe que sim.

Xavier diz ao pai para ir com calma porque ele já concordou com a ideia que o pai teve. Aliás, Xavier tem uma nova ideia e manda uma mensagem a Gonçalo, visto que ainda tinha o número dele guardado. 

Já em aulas, Gonçalo sente o telemóvel a vibrar e olha discretamente para a mensagem, e fica alarmado com o que vê:

“Olá Gonçalo, sou eu, o Xavier. Até podes ter apagado a conversa e o meu número, mas eu guardei o teu número. E que jeito que me está a dar agora por ter guardado o teu número. É assim, vou ser direto, fixa bem o que te vou dizer. Eu vou voltar a ter aulas nessa escola, podes ter a certeza.”

Xavier desata-se a rir por saber que Gonçalo já viu a mensagem. José pergunta-lhe porque está ele a rir-se tanto. Xavier responde que foi de uma coisa que viu nas redes sociais. 

Gonçalo, sentado à frente de Mafalda, estende-lhe o telemóvel e diz-lhe para ler a mensagem. Mafalda fica em choque, Joana pergunta-lhe o que se passa. Mafalda responde-lhe que é uma coisa que ela terá de resolver e que não precisa da ajuda dela. Agradece, no entanto, a preocupação de Joana. 

Acaba a segunda hora de aulas, e Xavier e José chegam finalmente à escola. José diz a Xavier para que ele fique no carro e que guarde as chaves. Xavier pergunta porque não pode ir. O seu pai responde-lhe que pode demorar algum tempo e que essas conversas são faladas entre adultos. 

Mal a aula acaba, Mafalda corre até encontrar João para lhe dizer que Xavier está de volta à escola. Xavier, não acreditando no que o pai disse, sai do carro e dirige-se para a escola. Mafalda encontra João e conta-lhe que Xavier mandou uma mensagem a Gonçalo, afirmando que ele irá voltar à escola. Os dois dirigem-se para a portaria.

Xavier prestes a entrar na escola avista João e Mafalda, os dois também o avistam. João sai da escola e vai ter com Xavier. Confronta-lhe perguntando-lhe a razão de ele estar nesse preciso lugar. Xavier responde-lhe que vem aqui tratar de um assunto relacionado com o seu regresso à escola. João perde a paciência e avisa-o, num tom alto, que ele nunca irá regressar a esta escola. 

José, já dentro do edifício escolar, dirige-se para a diretoria. João continua a confrontar-lhe e Xavier perde a paciência e empurra-o para o chão. Mafalda corre para ver se João precisa de ajuda, Xavier entra assim na escola.

José entra dentro da sala onde a diretora, Sara, se encontra. Xavier percorre a escola procurando o seu pai, tentando se lembrar de onde se encontra a sala da diretora da escola. José recorda a Sara os bons momentos que passaram nessa sala. Sara diz-lhe para ele ir direto ao assunto. José ignora-a e beija-a. Xavier prestes a entrar na diretoria, começa a ouvir o seu pai a falar. Sara, hesitante, acaba por corresponder ao beijo de José e os dois envolvem-se. Nesse preciso momento, Xavier, abre um pouco a porta e observa em choque o seu pai e a diretora escolar envolvendo-se. 

Mafalda e João vão à procura de Xavier, lembrando-se que ele pode ter ido à sala da diretora. Xavier abra completamente a porta e exige imediatamente explicações do seu pai e da diretora para o que acabou de acontecer.

 

Spoiler

@eduu faz-me o favor de vir cá ter kkkk :mosking:

 

Editado por Brunooo
  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Brunooo disse:

Como prometido, hoje vou divulgar um pouco desta sequela que andei a preparar.
Mas desta vez, não vou divulgar a história inteira de uma vez. A cada dia vou divulgando um capítulo. Aliás, acho que até facilita a leitura da história, porque nesta sequela são 6’130 palavras.
Por isso, hoje divulgo o primeiro capítulo e amanhã, também por volta desta hora, publicarei o segundo capítulo desta sequela. 
 

  Ocultar conteúdo

Os Caminhos de uma vida (sequela):

Capítulo I – Regresso às aulas após a morte de Matias

No dia 19 de outubro de 2023, quinta-feira, as aulas voltaram ao seu funcionamento normal. A novidade é que a escola irá receber dois novos alunos, um deles é Simão. Um jovem que tem 15 anos e é conhecido por ser um jovem bastante introvertido, ele veio da escola secundária de Montemor-o-velho. Ele vai integrar o curso de Ciências e Tecnologias.

Joana, uma aluna com 16 anos e que aparenta ser dedicada, integra a turma de Línguas e Humanidades. A sua antiga escola era a escola Secundária Martinho Árias em Soure. Ela decidiu mudar de escola por não estar a gostar do ambiente da turma. 

É feita a receção dos dois novos alunos cada um na sua respetiva turma. A diretora de turma da turma que Matias frequentava, faz um emocionante discurso em que afirma o quão bem comportado e disciplinado era Matias. Acaba o discurso referindo que se deve ter muito cuidado com quem nos tornamos amigos. 

Xavier, depois de ser expulso da escola pelo que fez, tem uma acesa discussão com o pai, José, perguntando-lhe o que se pode fazer para que ele volte a ter aulas naquela escola. José responde-lhe que pode tentar falar com a diretora da escola. Xavier, intrigado, pergunta-lhe como é que conseguirá falar com a diretora. José afirma que sabe como conseguir falar com a diretora da escola, Xavier olha-o expectante esperando por uma explicação do pai.

Joana senta-se no lugar livre situado ao lado de Mafalda. Mafalda toma iniciativa e tenta conversar com Joana perguntando-lhe de escola vem e o porquê de ter mudado de escola. Simão fica no lugar livre ao pé de João, e esse faz o mesmo que a Mafalda fez, questiona-lhe de onde ele vem e o porquê de ele se ter deslocado para a Figueira da Foz.

Joana diz a Mafalda que veio da escola secundária de Soure e que se deslocou porque não gostava nada da escola e da turma em que andava. Afirma também que as escolas que se situavam perto de onde ela andava, também eram terríveis, por isso que se mudou para a Figueira da Foz. 

Simão conta a João que andava na escola de Montemor-o-Velho e que saiu de lá por causa do ambiente escolar. 

A caminho do carro, Xavier continua a questionar o seu pai sobre o que se pode fazer para que ele consiga voltar à escola. José, não responde e ordena-lhe para entrar imediatamente no carro.

Acaba a primeira aula do dia, João e Mafalda reúnem-se e tentam perceber se os dois novos alunos são de confiança. Simão vai à casa de banho e Joana vai ao bar da escola e nesse momento, João e Mafalda falam das primeiras impressões sobre os novos alunos afirmando que parecem ser de confiança. Entretanto passa a hora do intervalo e João beija Mafalda e os dois vão para as suas respetivas aulas. 

Já a caminho, Xavier continua a implicar com o pai sobre o que ele tem para conversar com a diretora. José pede para que ele se cale e carrega no acelerador, aumentando a velocidade de forma repentina. Xavier implora ao pai para que ele se acalma e que reduza a velocidade antes que algo de mau aconteça. 

Mafalda, antes de entrar na sala de aula, espera por Joana que tinha ido ao bar. Ela chega e Mafalda pergunta-lhe se está a gostar da escola e do ambiente. Joana responde-lhe que sim.

Xavier diz ao pai para ir com calma porque ele já concordou com a ideia que o pai teve. Aliás, Xavier tem uma nova ideia e manda uma mensagem a Gonçalo, visto que ainda tinha o número dele guardado. 

Já em aulas, Gonçalo sente o telemóvel a vibrar e olha discretamente para a mensagem, e fica alarmado com o que vê:

“Olá Gonçalo, sou eu, o Xavier. Até podes ter apagado a conversa e o meu número, mas eu guardei o teu número. E que jeito que me está a dar agora por ter guardado o teu número. É assim, vou ser direto, fixa bem o que te vou dizer. Eu vou voltar a ter aulas nessa escola, podes ter a certeza.”

Xavier desata-se a rir por saber que Gonçalo já viu a mensagem. José pergunta-lhe porque está ele a rir-se tanto. Xavier responde que foi de uma coisa que viu nas redes sociais. 

Gonçalo, sentado à frente de Mafalda, estende-lhe o telemóvel e diz-lhe para ler a mensagem. Mafalda fica em choque, Joana pergunta-lhe o que se passa. Mafalda responde-lhe que é uma coisa que ela terá de resolver e que não precisa da ajuda dela. Agradece, no entanto, a preocupação de Joana. 

Acaba a segunda hora de aulas, e Xavier e José chegam finalmente à escola. José diz a Xavier para que ele fique no carro e que guarde as chaves. Xavier pergunta porque não pode ir. O seu pai responde-lhe que pode demorar algum tempo e que essas conversas são faladas entre adultos. 

Mal a aula acaba, Mafalda corre até encontrar João para lhe dizer que Xavier está de volta à escola. Xavier, não acreditando no que o pai disse, sai do carro e dirige-se para a escola. Mafalda encontra João e conta-lhe que Xavier mandou uma mensagem a Gonçalo, afirmando que ele irá voltar à escola. Os dois dirigem-se para a portaria.

Xavier prestes a entrar na escola avista João e Mafalda, os dois também o avistam. João sai da escola e vai ter com Xavier. Confronta-lhe perguntando-lhe a razão de ele estar nesse preciso lugar. Xavier responde-lhe que vem aqui tratar de um assunto relacionado com o seu regresso à escola. João perde a paciência e avisa-o, num tom alto, que ele nunca irá regressar a esta escola. 

José, já dentro do edifício escolar, dirige-se para a diretoria. João continua a confrontar-lhe e Xavier perde a paciência e empurra-o para o chão. Mafalda corre para ver se João precisa de ajuda, Xavier entra assim na escola.

José entra dentro da sala onde a diretora, Sara, se encontra. Xavier percorre a escola procurando o seu pai, tentando se lembrar de onde se encontra a sala da diretora da escola. José recorda a Sara os bons momentos que passaram nessa sala. Sara diz-lhe para ele ir direto ao assunto. José ignora-a e beija-a. Xavier prestes a entrar na diretoria, começa a ouvir o seu pai a falar. Sara, hesitante, acaba por corresponder ao beijo de José e os dois envolvem-se. Nesse preciso momento, Xavier, abre um pouco a porta e observa em choque o seu pai e a diretora escolar envolvendo-se. 

Mafalda e João vão à procura de Xavier, lembrando-se que ele pode ter ido à sala da diretora. Xavier abra completamente a porta e exige imediatamente explicações do seu pai e da diretora para o que acabou de acontecer.

 

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

@eduu faz-me o favor de vir cá ter kkkk :mosking:

 

MDS, E CHOCA OS MORANGOS COM AÇÚCAR DA NOVA GERAÇÃO :laser: 

Spoiler

@Brunooo, desculpa se te deixei plantado, é que tenho estado com pouco tempo :cryhappy:

Daqui a pouco já faço uma opinião mais formada :) 

 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, eduu disse:

MDS, E CHOCA OS MORANGOS COM AÇÚCAR DA NOVA GERAÇÃO :laser: 

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

@Brunooo, desculpa se te deixei plantado, é que tenho estado com pouco tempo :cryhappy:

Daqui a pouco já faço uma opinião mais formada :) 

 

HAHAHAHHAHAHA … Bruno, o novo autor dos morangos com Açúcar kkk amei  :adoro:

Spoiler

Não precisas de pedir desculpa. O texto estará sempre aqui, então podes demorar o tempo que bem entenderes a ler kkk. 
Fico à espera da tua opinião mais formada :galderia:

 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal, hoje vou publicar o capítulo mais cedo. Isso devido ao jogo de Portugal que eu irei ver e que alguns de vocês possa ver também. Assim, publicando agora, ainda conseguem ler antes do jogo. 

Por isso, o segundo capítulo desta sequela fica disponível agora:

Spoiler

Capítulo II – Uma tragédia abala Xavier

Mafalda e João, que estavam à procura de Xavier e seu pai, chegam à sala da diretora e ficam chocados com o que veem. Xavier repara que eles estão a espreitá-lo e manda-os ir embora.

Joana, sem perceber o que se está a passar, pede a Gonçalo para que lhe conte o que está a acontecer, visto que Mafalda não quer contar-lhe. Simão estranha a ausência de João e fica sozinho sentado à espera que a hora do intervalo passe, mas, entretanto, um dos colegas da turma pede para que ele se junta a ele e aos seus amigos. Simão aceita.

José, ainda em choque por seu filho ter descoberto a sua relação com a diretora, explica-lhe que os dois se envolveram, mas que houve consentimento mútuo. Xavier não acredita no que o pai disse e acusa-o de o ter enganado ao dizer que ele e a sua mãe se separaram por causa de discussões causadas pela possibilidade de Sílvia o ter traído. José pede para que Xavier o perdoa, mas ele diz não o perdoar e afirma que quer ir viver para casa da mãe. Mafalda e João, ainda em choque com o que ouviram, saem do local.

Gonçalo cede ao pedido de Joana e conta-lhe finalmente o que aconteceu. Joana fica em choque com a revelação de Gonçalo. Mafalda interrompe a conversa e diz a Gonçalo que precisa de falar com ele urgentemente. João, para não deixar Joana sozinha, fica com ela e pede-lhe que se apresente melhor. Mafalda questiona Gonçalo se ele não contou nada à Joana. Gonçalo responde que não.

Xavier, que se encontra a chorar, diz novamente que nunca irá o perdoar pelo que ele fez, e diz-lhe ainda que a sua mãe vai ter que saber da verdade toda.

Simão, aparentemente a divertir-se com os colegas, volta a lembrar-se do que lhe aconteceu quando andava na antiga escola, ficando triste de forma súbita. Os colegas estranham a mudança repentina de emoções de Simão. Mas um dos colegas, Francisco, diz a Simão que já sabe porque ele está assim e que deve levar à razão de Simão ter mudado de escola.

Xavier, irritado com o pai, sai da escola para ir para a casa da mãe, que fica a cinco minutos da escola, para lhe contar toda a verdade sobre a separação dela e de José. Sara discute com José dizendo-lhe que ele não podia ter feito as coisas daquela forma. José tenta beijá-la para a acalmar, mas Sara dá-lhe um estalo na cara.

Xavier chega a casa da sua mãe, hesita por uns momentos se toca na campainha, mas acaba por tocar na campainha. Espera uns segundos e ela ainda não lhe abriu a porta. Xavier toca novamente na campainha e bate à porta.

Francisco pergunta a Simão se ele mudou de escola por sofrer bullying e por ser alvo de preconceito por ser homossexual. Simão responde que sim e sai a correr para a casa de banho, onde ele começa a chorar. Francisco diz ao seu grupo de amigos para não o incomodar mais. Simão, entretanto, decide ir buscar a sua mochila na sala de aula que está aberta e sem ninguém lá dentro e depois volta para a casa de banho para se esconder. 

Ao entrarem na sala de aula, Mafalda sussurra no ouvido de Gonçalo que o pai de Xavier, José, anda metido com a diretora da escola, Sara. Gonçalo não consegue disfarçar o choque ao ouvir o que Mafalda lhe disse. Mafalda diz-lhe ainda que Xavier não sabia de nada e que ele ficou extremamente chateado com o pai.

Sílvia, mãe de Xavier, abre-lhe a porta e Xavier abraça-a e diz que ele precisa de lhe contar algo.

José, irritado pelo estalo que a amante lhe deu, sai da escola e vai até a casa de Sílvia para tentar se desculpar de tudo o que ele lhe fez.

Já com todos os alunos em aulas, Simão sai da casa de banho e vai até à portaria e diz que está a sentir-se mal e que precisa sair e diz-lhe que a sua casa é próxima da escola. Simão consegue fugir da escola, mas terá de esperar pelo autocarro para ir para a sua casa.

Xavier conta à mãe que o José a traiu com a diretora da escola. Sílvia, de rastos, começa a chorar. Xavier tenta reconfortá-la dando um abraço à mãe.

João repara que Simão está a faltar. Pede à professora para ir encontrá-lo, a professora autoriza-o. João procura-o por todo o lado e vai à portaria perguntar se Simão saiu da escola e é lhe dito que Simão saiu da escola por não se estar a sentir bem. João volta à aula. 

Enquanto, Sílvia e Xavier estavam a conversar, alguém bate à porta. Sílvia abre e repara que é José e dá-lhe um estalo e sai irritada de casa. Xavier diz que o estalo que Sílvia lhe deu é bem merecido e Xavier diz ainda que precisa de conversar com ele. Sílvia entra no carro e arranca a alta velocidade.

Joana pergunta a Mafalda o porquê de existir uma pessoa que fez a vida negra de um rapaz e que foi expulsa da escola e que agora quer tanto voltar. Mafalda percebe que afinal Gonçalo mentiu-lhe. 

Sílvia, que está a conduzir a alta velocidade e a chorar, volta a lembrar-se de todas as discussões que teve com o ex-marido, tentando encontrar uma razão por ele a ter enganado. De repente, Sílvia perde o controlo do automóvel e despenha-se. O carro cai de uma ravina e fica em muito mau estado.

Xavier, ainda a conversar com o pai, diz-lhe que nunca o irá perdoar e que agora quer viver com a mãe permanentemente.

Um habitante local, repara imediatamente no acidente que Sílvia sofreu e liga imediatamente para o INEM. 

Depois de mais uma hora de aulas, Mafalda pergunta irritada a Gonçalo a razão de ele ter contado tudo a Joana. Gonçalo argumenta que visto que ela está a estudar na escola, deveria minimamente saber das coisas que acontecem na escola. 

O INEM chega rapidamente ao local para tentar socorrer Sílvia. Ao tentar socorrer Sílvia, os profissionais deparem-se com o facto de Sílvia já não apresentar sinais de vida e chegam à conclusão que já não há mais nada por fazer, visto que Sílvia acaba de falecer. 

Xavier estranha a ausência da mãe e tenta ligar-lhe, mas sem resposta. Entretanto, os profissionais do INEM ouvem o toque do telefone, em que o vidro se encontra ligeiramente partido. Voltam a ligar para a pessoa que ligou a Sílvia. Xavier ouve o toque do telefone, fica feliz ao reparar que é a mãe que o está a ligar. Xavier atende e ouve que a sua mãe teve um acidente de viação e que não conseguiu sobreviver. Xavier fica de rastos com a notícia. 

 

Spoiler

@eduu | @Lee

(mencionei aqueles que reagiram ao post do capítulo anterior).

(se não desejam ser mencionados, informem-me, obrigado :)).

Amanhã às 20:00, publicarei o terceiro capítulo ! 

Editado por Brunooo
  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou publicar agora o terceiro capítulo desta sequela !! 

Spoiler

Capítulo III – Xavier atinge o seu objetivo

 Na noite desse mesmo dia, dia 19 de outubro, já após a morte de Sílvia, Xavier conversa com o seu pai e diz-lhe que só existe uma maneira de o perdoar: fazer com que o relacionamento dele com a diretora da escola permita a Xavier voltar a frequentar as aulas naquela escola.

Mafalda em sua casa, já prestes a ir jantar, ouve a campainha a tocar e ao abrir a porta fica surpreendida por João a convidar para jantar no Foz Plaza, o centro comercial da cidade. Mafalda pergunta aos seus pais se pode ir jantar com o namorado, eles autorizam-na.

Joana, a observar as redes sociais, nomeadamente o Instagram, depara-se com a conta de Xavier e fica interessada. 

Simão, no seu quarto, ainda a pensar se fez bem em mudar de escola, recebe uma mensagem de um dos seus antigos colegas:

“Boa noite Simão, tanto quiseste esconder para onde tu ias, que eu acabei de descobrir. Eu sei que foste para a escola secundária Dr. Joaquim de Carvalho na Figueira. Amanhã estarei lá à tua espera! Até amanhã.” 

Simão fica em choque e com medo de ir para a escola e diz aos seus pais que continua a não estar bem e ainda se sente mal e que provavelmente não conseguirá ir à escola no dia a seguir.

Mafalda e João já estão a jantar no centro comercial. Mafalda diz sentir que alguém os esteja a observar. João tranquiliza Mafalda dizendo que não haverá nada nem ninguém a estragar o momento.

Xavier, com uma ideia em mente, manda uma outra mensagem a Gonçalo:

“Boa noite, Gonçalo. Eu preciso que me faças um favor. Quero que dês cabo do relacionamento de Mafalda e João. Não aceito um não como resposta, senão, faço-te a vida negra”

Gonçalo lê a mensagem e fica a pensar no que responder.

Mafalda e João, já depois de terem acabado o jantar, vão para um parque e sentam-se num banco. João, de repente, levanta-se e começa a citar um discurso que ele preparou.

Gonçalo decide responder à mensagem que Xavier lhe enviou:

“Tu achas mesmo que vou fazer o que me pediste... é que nem pensar. Caramba, deixa as pessoas viverem felizes.”

Mafalda emociona-se com o discurso feito por João e beija-o apaixonadamente! Os dois saem do parque com as mãos dadas.

 

No dia seguinte, 20 de outubro, uma sexta-feira, logo de manhã, José e Xavier dirigem-se rapidamente para a sala da diretora. João e Mafalda observam os dois e fiquem receosos do que possa vir a acontecer, entretanto, João recebe uma chamada. José e o seu filho entram na sala da diretora sem bater à porta, deixando-a irritada. José diz que veio para que ela ponha o seu filho a frequentar as aulas nesta escola. Sara fica sem palavras.

João atende ao telefonema que lhe foi feito e fica surpreendido por ser Simão a ter-lhe ligado. Simão diz-lhe que não pode ir para a escola porque um dos seus antigos colegas estará na portaria à espera dele e diz ter medo do que pudesse acontecer se ele fosse à escola. João promete a Simão que vai tentar resolver esse problema. 

José diz à sua amante que se o seu filho não frequentar a escola que o caso que eles têm tornar-se-á público. Sara acaba por ceder e autoriza Xavier a frequentar a escola, dizendo que ainda vai levar alguns dias por causa das burocracias. Xavier diz que pode levar o tempo que quiser desde que ele frequente a escola. João conta a Mafalda que Simão não vem para a escola por causa da ameaça de um dos seus ex-colegas. Xavier avista-os e informa-os de imediato que voltará finalmente a ter aulas e que a vida deles se tornará um inferno. João olha para Xavier com um ar ameaçador.

 

Spoiler

@eduu … tens realmente andado desaparecido kkk. 
Até dissestes que ias fazer uma opinião mais formada sobre o primeiro capítulo.:triste_teresa:

Mas percebo-te, todos temos as nossas ocupações.

Espero desde já que estejam a gostar da história ! :)
Se quiserem dar uma opinião, podem dar. Estou aberto a possíveis críticas tanto positivas como negativas e a novas sugestões. Se tiverem dúvidas sobre algo na história, podem colocá-las. 

Editado por Brunooo
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje vou publicar o quarto e  PENÚLTIMO capítulo da sequela! 

Spoiler

Capítulo IV - João vinga-se de Xavier

João, continuando a olhar de forma ameaçadora para Xavier, começa a agredi-lo, mas Mafalda segura-o, evitando que a situação se agrave mais. Xavier vai-se embora e João diz-lhe que irá pagar por tudo o que ele fez ao seu melhor amigo. 

Joana vê Xavier e chama-o. Joana diz que viu a conta dele e que ficou interessada. Ela propõe ainda de marcarem um date. 

Mafalda diz a João que não pode estar sempre a agredir Xavier e afirma ainda que assim ele não chegará a lado nenhum. João diz que isso é difícil por causa de tudo o que Xavier fez a Matias.

Um rapaz aparece próximo da portaria da escola e João avista-o. Ele pede a Simão para que ele envie a foto da pessoa que o ameaçou para confirmar se é mesmo aquele rapaz. Ao ver a foto, João confirma que o rapaz que está lá fora é mesmo aquele que ameaçou Simão. 

Xavier manda uma mensagem ao pai dizendo que ele o perdoou por tudo o que ele fez à sua mãe. 

João vai ter com o rapaz, o ex-colega de Simão que se chama Tiago e João pergunta-lhe quem ele é. Tiago responde que isso não interessa e que está à procura de Simão e aproveita para perguntar a ele se sabe onde Simão se encontra. João responde que não e pega nele, apertando-lhe o pescoço e diz-lhe que se ele e os seus colegas tentarem fazer alguma coisa contra Simão, que terão de enfrentar a ele primeiro.

Xavier manda uma mensagem a Joana:

“Joana, estou mega ansioso com o nosso date! Acho que tem tudo para correr bem. Beijos”

Joana fica radiante com a mensagem enviada por Xavier. 

João larga Tiago, mas diz para ele nunca mais voltar a esta escola! João manda de seguida uma mensagem a Simão dizendo-lhe que já deu uma lição ao Tiago. 

 

Uma semana depois, na sexta-feira dia 27 de outubro de 2023, Xavier regressa à escola onde ele tinha aulas. Ao entrar dentro da escola, todos olham para Xavier com desgosto e algumas pessoas insultam Xavier. João diz a Mafalda que a única vontade que lhe dá é de lhe agredir. Mafalda diz-lhe que ele tem de ser mais astucioso, argumentando que descobrindo os seus pontos mais fracos, a vingança estará mais próxima de estar concluída.

Entretanto, Joana chega à escola e beija Xavier. Todos ficam atónitos com o que aconteceu. 

Mafalda pede a João para que falem um pouco, visto que ela tem uma coisa muita importante para lhe contar. João diz a Simão que tem se ausentar um pouco, mas que já volta.

Já depois dos insultos que foi alvo, Xavier entra na sua sala de aula e diz a Joana que este tipo de receção já é normal. Joana diz a Xavier para não se preocupar com o que lhe dizem e que ela estará sempre disponível para o ajudar sempre que ele precisar. Xavier, emocionado, abraça Joana. 

Mafalda conta a João que está a pensar em mudar de curso e provavelmente em mudar de escola, visto que ela não se sente realizada nesta escola. João compreende-a perfeitamente e diz que o que importa é que ela seja feliz, mesmo estando longe dele. Mafalda beija-o e abraça-o. 

 

Mais um fim de semana passado e na segunda-feira, 30 de outubro, arranca mais uma semana de aulas. Mas desta vez, Xavier já não é recebido da forma que foi recebido na sexta-feira.

Ainda antes de entrar em aula, João fica pensativo, procurando uma ideia para tentar vingar-se de Xavier e acaba por ter uma ideia.

Xavier abraça Joana e os dois tiram uma selfie que irão publicar nos storys do Instagram.

João fala com Mafalda afirmando que teve uma ideia acerca da vingança contra Xavier. João diz que vai falar com Gonçalo, que andou algum tempo com Xavier, para ver se descobre algo.

Poucos minutos após Xavier postar a fotografia com Joana, Xavier recebe muitas críticas nas redes sociais.

João diz a Gonçalo que precisa de saber umas coisas acerca de Xavier, sobretudo coisas sobre ele ter andado nas drogas. Gonçalo conta a João que o pai dele é drogado. João pergunta se ele não sabe de mais nada. Gonçalo responde, dizendo que o pai dava drogas ao filho. João agradece a Gonçalo por ele já ter contado o suficiente.

Joana pergunta a Xavier se podem combinar algo para dia 1 de novembro que é feriado. Xavier responde que não vai poder, vistos que ele vai ter que ir a algum lado com o pai. João ouve tudo e tem uma ideia em mente. 

 

No dia 1 de novembro, uma quarta-feira, Xavier e José, estão prestes a sair de casa. José diz ao filho que não se esqueceram de nada e que podem ir embora. Ao abrir a porta, os dois ficam surpreendidos por estar a ali a polícia para deter José por distribuição de substâncias ilícitas a menores de idade. Xavier vê o pai a ser detido e João, que já estava lá à espera do momento, aparece e confronta Xavier. Xavier pergunta-lhe se ele tem alguma coisa ver com isto. João diz que logo que tem e que ele descobriu que o pai lhe distribuía drogas e que foi contar aos pais dele para que eles fizessem queixa do acontecimento. João afirma ainda que contou com um testemunho, Gonçalo. Xavier fica extremamente irritado e diz-lhe logo que a partir de agora a vida de João irá tornar-se num inferno. João diz que a vingança acabou apenas de começar.

 

Espero que gostem :)

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha @Brunooo, estava a ver agora o episódio d'A Promessa e a ler a parte final do penúltimo episódio, e não é que as duas coisas coincidiam? :rofl:

Sabes aquela crítica fundamentada que eu te falei? Descobri que não consigo fazê-la, porque isto está tão bom que não há nada a acrescentar :triste_teresa: kk. Mas isso não me livra de ter dúvidas -q

a) consegues me relembrar quem é a Joana? Juro por tudo que não me lembro dela.

b) O Xavier não chegou a ter 'relações' com o Gonçalo ou é só delírio meu?

Ah, e quanto a previsões do último episódio:

Spoiler

Amava que o Xavier batesse as botas da forma mais horrenda e chocante possível :adoro: 

 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, eduu disse:

Olha @Brunooo, estava a ver agora o episódio d'A Promessa e a ler a parte final do penúltimo episódio, e não é que as duas coisas coincidiam? :rofl:

Sabes aquela crítica fundamentada que eu te falei? Descobri que não consigo fazê-la, porque isto está tão bom que não há nada a acrescentar :triste_teresa: kk. Mas isso não me livra de ter dúvidas -q

a) consegues me relembrar quem é a Joana? Juro por tudo que não me lembro dela.

b) O Xavier não chegou a ter 'relações' com o Gonçalo ou é só delírio meu?

Ah, e quanto a previsões do último episódio:

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

Amava que o Xavier batesse as botas da forma mais horrenda e chocante possível :adoro: 

 

Ora bem vou esclarecer as dúvidas.

a) a Joana é uma aluna nova que entrou na escola (no início desta sequela) que vem da escola de Soure (que é a minha escola kkk). Ela só aparece mais nesta parte final em que ela tem interesse no Xavier. 

b) Nah, o Xavier nunca teve relações com o Gonçalo. O Gonçalo apenas foi manipulado por ele. 

Sobre o final, não posso dizer muito sobre ele, mas penso que vais gostar ! :adoro:

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou publicar agora o último capítulo:

Spoiler

Capítulo V (último) - Uma morte, uma revelação e … muito amor

 

Mafalda manda uma mensagem a João para se encontrarem. João responde, dizendo que tem de esperar um pouco. Xavier diz a João que a guerra apenas acabou de começar. João diz-lhe que a vingança pelo que ele fez a Matias também acabou de começar. 

Joana, está em casa, triste por Xavier ter dito que ia a algum lado e que não podiam combinar nada para este dia. 

João encontra Mafalda e pergunta o que ela lhe quer dizer. Mafalda conta-lhe que ouviu dizer que Joana foi, no dia anterior à noite, a uma festa com o Xavier e que ela bebeu demais e que tentaram-lhe drogar. João responde que ela tem mesmo saber com quem anda e que o caminho que ela está a escolher é errado.

Gonçalo fica a olhar para as redes sociais de Simão e decide-lhe mandar uma mensagem para o conhecer melhor. 

Xavier liga a Joana que aconteceu um imprevisto com o pai e que podem finalmente combinar alguma coisa. Joana fica radiante com o que Xavier lhe disse.

Simão vê a mensagem que Gonçalo mandou. Hesitante, ele decide, no entanto, de responder à mensagem de Gonçalo. 

Xavier, ainda ao telefone com Joana, diz-lhe que podem ir a Aveiro almoçar e ver um filme. Joana aceita.

Gonçalo e Simão combinam se encontrar para se conhecerem melhor. Gonçalo pergunta se pode ser no Foz Plaza. Simão aceita. 

Na estação ferroviária da Figueira da Foz, Xavier e Joana estão à espera do comboio para irem a Aveiro. Joana decide tirar uma fotografia com Xavier para depois publicá-la nas redes sociais. 

Mafalda, que ainda está com João, repara na publicação que Joana fez. João olha para a publicação e, de repente, tem uma ideia em mente. 

Simão diz a Gonçalo que como vive em Montemor-o-Velho, ele terá que esperar um pouco. Gonçalo responde dizendo que não há problema nenhum.

João diz a Mafalda que têm de mandar uma mensagem a Joana para lhe contar tudo sobre o Xavier. Mafalda pergunta-lhe se ele tem a certeza do que está a fazer. João responde que sim, argumentando que ao fazer com que Joana se separe dele, faz com que ele fique sozinho, visto que o pai está preso e mãe faleceu. Mafalda acaba por concordar com a decisão de João. 

Simão chega finalmente ao Foz Plaza. Simão e Gonçalo, ao verem-se, trocam olhares intensos. Gonçalo cumprimenta-o e pergunta-lhe se quer ir ao Domino’s Pizza, argumentando que as pizzas são boas a um preço acessível. Simão concorda com a ideia. 

Xavier e Joana chegam à Granja do Ulmeiro, onde têm de trocar de comboio para irem a Aveiro. Joana pede a Xavier para que lhe conta o porquê de ele não ter ido com o pai.

Simão e Gonçalo já estão a comer as pizzas e Gonçalo começa a olhar para Simão de uma forma diferente, ficando confuso.

Xavier conta a Joana que o seu pai foi preso. Joana fica em choque. Xavier diz ainda não saber a razão de ele ter sido preso.

João manda uma mensagem a Joana:

“Olá Joana. Eu sei que neste momento estás com o teu namorado, o Xavier. Mas é sobre ele que quero falar mesmo.”

Joana lê a mensagem e responde-lhe:

“O que é que tu queres??”

João decide avançar com o plano e manda uma outra mensagem:

“Eu venho te contar tudo sobre o Xavier. Ele é um dos responsáveis pela morte de Matias. O Xavier andava nas drogas, e não sei se ainda anda. Mas o que é certo é que com isso, ele fez a vida negra a Matias.  Foi ele que manipulou Gonçalo que se tinha rapidamente tornado amigo de Matias. Foi ele que fez com que Matias alterasse o seu excelente comportamento, que o levou a cometer algumas loucuras como empurrar alguém para a estrada e que esse acabasse atropelado. Foi aí que Matias decidiu suicidar-se. Num resumo, foi por causa das loucuras de Xavier que Matias morreu. Outra coisa, o pai dele foi preso porque ele dava drogas ao filho. Peço desculpa por tudo, mas eu precisava de contar.”

Joana lê a mensagem e fica irritada. Pergunta a Xavier se o que João disse é verdade. 

João diz a Mafalda que já falou com Joana e que a vingança está a continuar. Mafalda diz a João que com isto tudo, espera que Xavier não o faça a vida negra. 

Simão pergunta a Gonçalo se ele quer ir ver um filme. Gonçalo aceita, mas diz que tem de ir à casa de banho e que já volta.

João diz a Mafalda que tudo vai correr bem. Mafalda diz-lhe que acho que ele fez mal em ter enfrentado Xavier, por causa das consequências que isso possa ter.

Xavier diz a Joana que tudo o que João contou é mentira. Joana diz-lhe que João não inventaria algo assim tão grave. Xavier argumenta que quando João se afastou de Matias que foi bastante rude com ele, o que mostra que ele não era assim tão amigo dele. Joana interrompe-lhe dizendo que foi mesmo por causas das drogas que o pai dele foi preso. Xavier grita dizendo que não. Joana diz-lhe para ele assumir de vez que ele é o culpado pela morte de Matias. Xavier grita mais uma vez que não é e que o culpado foi Gonçalo. Joana, cada vez mais irritada, diz-lhe que Gonçalo agiu dessa maneira por causa dele e pede-lhe para que assuma que foi ele o responsável pela morte de Matias. Xavier assume a Joana que ele foi o culpado de tudo o que aconteceu a Matias. Joana dá-lhe um estalo. Xavier grita mais uma vez para ela não o voltar a tocar. As pessoas que estão à volta ficam surpreendidas pela discussão. Joana começa a ameaçar Xavier pedindo que ele assume tudo às autoridades. À medida que a discussão se desenvolve, os dois vão recuando cada vez mais. Xavier diz a Joana que ele nunca irá contar o que fez por não haver provas concretas do que ele fez. Joana diz-lhe que ainda vai a tempo de se entregar por tudo o que ele fez. Xavier grita mais uma vez dizendo que se recusa a render-se pelo que ele fez e sem reparar, escorrega da plataforma e cai para os carris. É no momento anunciado que um comboio sem paragem irá passar pela estação.

Gonçalo entra para dentro da casa de banho e começa a chorar do quão confuso está. Ele pensa que afinal, ele pode ser gay e só descobrir agora. 

Xavier tenta levantar-se. Joana pede socorro. O comboio aproxima-se cada vez mais. Xavier tenta subir para a plataforma, entretanto um dos que estavam à espera do comboio tenta ajudá-lo, mas, entretanto, o comboio fica muito próximo e o maquinista apita e tenta travar o comboio. Xavier não consegue subir para a plataforma e é colhido pelo comboio que estava a alta velocidade. 

Gonçalo volta da casa de banho e diz a Simão que já podem ir ver o filme. Simão diz a Gonçalo que ele parece estar estranho, mas Gonçalo diz que não se passa nada. 

O pânico está instalado na estação de Granja do Ulmeiro. Xavier está nos carris, a esvair-se em sangue. Joana chora abalada pelo que aconteceu. Chega o INEM, mas Xavier não apresenta mais nenhum sinal de vida. Joana chora por saber que Xavier faleceu, um dos profissionais do INEM afirma que ela vai precisar de ajuda psicológica.

A notícia corre rápido e João fica em choque ao ver a notícia. Mafalda diz que ele merecia ser vingado, mas não assim. João concorda, mas diz que assim não precisa de se preocupar com as consequências que poderia haver por causa do confronto com Xavier. Mafalda também afirma que assim, a escola ficará bem tranquila. 

 

Dois dias após a morte de Xavier, sexta-feira dia 3 de novembro, é realizado o funeral de Xavier. José, seu pai, a assistir ao funeral do seu filho. José beija a campa do seu filho e pede-lhe desculpa por tudo o que lhe fez e que ele merecia uma vida melhor.

Já na aula de Filosofia, Joana e Mafalda estão a conversar e Mafalda diz que deve ter sido difícil ter visto Xavier morrer daquela forma. Joana responde dizendo que realmente foi complicado ver aquilo, e afirma que nunca irá se esquecer do que aconteceu. Mafalda diz que ela e o João tinham preparado uma vingança contra Xavier por causa de tudo o que aconteceu a Matias, mas lamenta que tenha acabado assim. Joana lamenta ter sido enganada por ele, mas diz que de uma certa forma, Xavier pagou pelo que fez a Matias. 

Simão conta a João que conheceu Gonçalo na quarta-feira. João diz que o Gonçalo é um bom rapaz, mas que foi manipulado por Xavier e que está a receber ajuda psicológica. Simão afirma que vai já falar com Gonçalo e ver se conseguem formar uma amizade.

Após o funeral de Xavier acabar, José volta à prisão onde estava detido, saindo do cemitério a chorar. 

Já na hora do intervalo, Simão tenta ver se consegue formar um laço de amizade com Gonçalo. Ele diz-lhe que já o considera amigo desde do dia em que se conheceram. Gonçalo abraça Simão.

Mafalda vai ter com João contar-lhe algo sobre uma decisão que tomou. Mafalda conta a João que decidiu mudar de curso e mudar de escola. Ela afirma que vai estudar para Coimbra e que vai seguir ciências socioeconómicas, argumentando que sempre foi muito boa a matemática. João diz-lhe que mesmo assim, vai continuar a amá-la e a apoiá-la, mesmo que seja à distância. Mafalda, emocionada, abraça João e beija-o de forma apaixonada. 

 

No dia seguinte, sábado 4 de novembro de 2023, Gonçalo vai para uma sessão de psicologia. Ao chegar lá, Gonçalo afirma que conheceu um rapaz no feriado e diz estar confuso sobre o que sente. A psicóloga pergunta-lhe o que ele sente exatamente. Gonçalo responde dizendo que parece sentir algo de estranho. Ele afirma que fingiu ser homossexual para enganar Matias, mas que agora sente atração por Simão. A psicóloga diz-lhe que isso é normal e que não existe nada de errado e pergunta a Gonçalo se Simão é gay. 

Joana liga a Mafalda para tentarem combinar algo juntas. Joana diz que gostava de a conhecer melhor e não ser apenas colega dela, mas sim uma amiga. 

Gonçalo responde à psicóloga afirmando que Simão é homossexual. A psicóloga diz então que Gonçalo está livre de fazer o que ele quer, mas tem de levar algum tempo. Gonçalo abraça a psicóloga e agradece-lhe por tudo o que ela está a fazer por ele. 

Joana e Mafalda encontram-se e Joana abraça-a. As duas vão à praia aproveitar o bom tempo. 

 

Na quarta-feira, 8 de novembro de 2023, é o último dia de aulas de Mafalda na escola secundária Dr. Joaquim de Carvalho. E por volta do meio-dia, Mafalda reúne todos os colegas e amigos para realizar um discurso como forma de despedida:

“E assim acaba o meu estudo aqui na escola secundária Dr. Joaquim de Carvalho. Estudei aqui na Figueira da Foz desde do meu primeiro ano e posso dizer que construí memórias incríveis durante estes dez anos. Mas sinto que agora está na hora de experimentar algo novo. A verdade é que, desde do início do ano letivo, não me sentia realizada a estudar nesta escola e penso que também estaria melhor em economia. Por isso, decidi ir estudar para Coimbra.

Resta agradecer a todos os meus colegas pelo apoio que me deram durante estes anos todos. Mas quero fazer um agradecimento especial aos meus melhores amigos. Quero agradecer ao Matias, mesmo ele não estando mais entre nós, por tudo o que ele fez por mim. Pelo número de vezes que me ajudou nos estudos e também pela linda amizade que criámos. Quero agradecer ainda ao João, que além de ser um grande amigo, é um excelente namorado. Tenho a certeza que fiz bem ao aceitar o pedido de namoro que ele me fez. Eu sei que mudar de escola implica distanciar-me dele, mas já tive essa conversa com ele. O João também é um grande Homem. Esteve sempre disponível para me ajudar quando eu mais precisava, posso afirmar que é um grande amigo. 

Quero ainda agradecer aos meus mais recentes amigos, Gonçalo, Joana e Simão, embora não conhecer ainda muito bem o Simão. A verdade é que o João e eu criticamos muito o Gonçalo no início por acharmos que ele era da mesma laia que o Xavier, mas ele provou o contrário. Conseguiu aperceber-se que escolheu o caminho errado, e fez de tudo para tornar-se num rapaz simpático. A Joana, a minha colega de mesa nas aulas. Sempre com fofocas para me contar, também é uma grande amiga, que à semelhança do Gonçalo, foi manipulada pelo Xavier. Mas conseguiu também dar a volta. O Simão, eu praticamente nem te conheço, temos que nos conhecer melhor, de certeza que deves ser uma pessoa maravilhosa também. 

Por fim, agradeço a esta escola e a este agrupamento de escolas por me ter acolhido bem, mas sinto que está na hora de mudar.”

João fica extremamente emocionado com o discurso de Mafalda e Gonçalo interrompe para se declarar a Simão. Simão fica surpreendido pela declaração de Gonçalo e abraça-o logo. Todos batam palmas por Gonçalo ter ganho a coragem para contar a todos da sua orientação sexual. Simão agradece a João por ter feito com que ele já não fosse mais alvo de ameaças por parte dos ex-colegas. Mafalda diz a João que vai continuar sempre a passar pela escola quando puder e que nunca irá o abandonar. João diz-lhe que ela é a pessoa que mais o deixa feliz e promete sempre amá-la. João e Mafalda abraçam-se e beijam-se apaixonadamente. 


 

Assim acaba uma história onde vários jovens escolheram caminhos diferentes, uns a escolher o caminho mais certeiro e outros a escolher um caminho errado. Todas as escolhas feitas por cada um tiveram consequências. Matias, que era um jovem disciplinado, foi facilmente manipulado pelo seu novo amigo Gonçalo, que por sua vez também foi manipulado por Xavier. A escolha errada de abandonar os seus melhores amigos e de ter entrado no mundo das drogas fez com que Matias tivesse uma maior instabilidade emocional e a sucessão de escolhas erradas fez com que Matias decidisse suicidar-se. Gonçalo, também escolheu o caminho errado por se ter tornado amigo de Xavier. Essa amizade fez com que Gonçalo fosse manipulado por Xavier, mas com a morte de Matias, Gonçalo apercebeu-se que fez a escolha errada e decidiu começar a traçar o caminho certo, procurando ajuda psicológica. No fim, descobre que afinal é gay, e que não existe nada de errado ao se assumir como tal.

Xavier sempre escolheu o caminho errado. Muito provavelmente por influência dos pais, mas não deixou de fazer escolhas erradas. Provavelmente Xavier tinha inveja de Matias e fez com que cometesse essas loucuras. Acabou por morrer de forma cruel, mas fez-se justiça por tudo o que ele fez. João e Mafalda, os melhores amigos de Matias, nunca o abandonaram quando ele estava a ser manipulado. Sempre tentaram com que ele mudasse a sua decisão, mas como se provou, não surtiu efeito. Com a morte de Matias, os dois tentaram de vingar de uma certa forma a morte dele, fazendo com que Xavier tivesse consequências pelo que ele fez. Joana, foi uma jovem que também foi manipulada por Xavier, ao namorar com ele.  Mas com os avisos de João e Mafalda, Joana apercebeu-se que estava a escolher o caminho errado e decidiu enfrentar Xavier ao tentar descobrir a verdade toda. Joana acaba a história amiga de Mafalda e João. Simão, nunca escolheu o caminho errado, por isso não teve grandes consequências. Mas com João a defendê-lo das ameaças dos ex-colegas dele, Simão nunca mais foi ameaçado e pode viver feliz com o seu namorado, Gonçalo. Por fim, com a morte de Xavier, os alunos finalmente podem respirar de alívio. O ambiente escolar torna-se bastante mais leve depois de tudo o que aconteceu naquela escola. A diretora da escola, Sara, é despedida pela incompetência de ter readmitido Xavier na escola.

FIM

 

Spoiler

@eduu … diz-me que amaste o final kkkkkk :cryhappy:

E assim acaba a história ! Foi um projeto que amei fazer, visto que não me baseei em nenhum facto real e simplesmente deixou a minha linda imaginação a funcionar, criando uma história de raiz. Nesta continuação, sequela, como queiram chamar, não inclui diálogos porque já era muitas palavras escritas e podia parar o ritmo. 

Espero que vocês que leram, que tenham gostado tanto quanto eu a escrever esta história. 

Mais uma vez estou aberto a críticas e sugestões que possam fazer para que eu melhore nos projetos futuros. 

Editado por Brunooo
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Brunooo disse:

 

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

@eduu … diz-me que amaste o final kkkkkk :cryhappy:

 

Morreu alguém, então sim, adorei :clap: -q

Parabéns pelo teu esforço e dedicação! Só tenho uma coisa a apontar: para a próxima, não especifiques tanto os locais, não acho que seja necessário. 

Espero poder ver mais histórias tuas! :) 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, eduu disse:

Morreu alguém, então sim, adorei :clap: -q

Parabéns pelo teu esforço e dedicação! Só tenho uma coisa a apontar: para a próxima, não especifiques tanto os locais, não acho que seja necessário. 

Espero poder ver mais histórias tuas! :) 

Muito obrigado :adoro_jj:

Mas a morte do Xavier foi tão horrenda e chocante quanto estavas à espera ou não !? Kkk 

Isso dos locais, é só mesmo para completar. Eu tenho noção que não trazem grande coisa na história, mas sou uma pessoa que gosta de especificar as coisas hahaha. 

Como projetos futuros, já estive a pensar em algo mas tipo mais adulto, tipo como se fosse novela ou série. E não uma coisa tão juvenil como foi esta história. Também estive a pensar nos novos projetos em entregar certas personagens a atores e atrizes como a Alexandra Lencastre, Fernanda Serrano, etc. Como se fosse uma novela da TVI mas criada por mim. 

Editado por Brunooo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Brunooo disse:

Muito obrigado :adoro_jj:

Mas a morte do Xavier foi tão horrenda e chocante quanto estavas à espera ou não !? Kkk 

Isso dos locais, é só mesmo para completar. Eu tenho noção que não trazem grande coisa na história, mas sou uma pessoa que gosta de especificar as coisas hahaha. 

Como projetos futuros, já estive a pensar em algo mas tipo mais adulto, tipo como se fosse novela ou série. E não uma coisa tão juvenil como foi esta história. Também estive a pensar nos novos projetos em entregar certas personagens a atores e atrizes como a Alexandra Lencastre, Fernanda Serrano, etc. Como se fosse uma novela da TVI mas criada por mim. 

Imaginei outra coisa, mas foi sim :ocupada: kkk

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, eduu disse:

Imaginei outra coisa, mas foi sim :ocupada: kkk

Eu inicialmente, eu tinha pensado em o Xavier a morrer ao cair de uma falésia ao discutir com a Joana ou a morrer queimado ao tentar queimar o João. Mas acho que seria pesado demais, se bem que morrer atropelado por um comboio, não é levezinho não, mas acho que era mais viável ele morrer assim. 

Mas @eduu, conta como tinhas imaginado a morte do Xavier kkk 

Editado por Brunooo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...