Jump to content

Mulher


Posts Recomendados

Reativando isto… :dog: 


Não sei exatamente se é aqui que meto isto, mas cá vai.

De vez em quando, gosto de tirar um tempinho para escrever, e normalmente, uso as coisas da sociedade/vida da população e escrevo os meus textos, e então, esta história retrata a violência doméstica, só que como ela é muito longa (tem à volta de 2200 palavras), foi o aviso, não leiam à pressa :cryhappy:

Spoiler

Mulher

Está história é baseada em factos reais.

Várias mulheres de Portugal já passaram por este filme de terror, tem namorados na infância e adolescência, mas depois trocam um que poderia ser perfeito, por um que não sabe o que a espera.

Roberta tinha uma irmã, Xica, não tinha contacto com os seus pais porque estava prestes a ir para a faculdade. O coração de Roberta estava divido em 2, o Hugo era o melhor amigo dela e já se tinham beijado algumas vezes, mas foi aí que surgiu Gil, um rapaz perfeito e maravilhoso que foi direto a Roberta já que ela era muito bonita na altura. Roberta já teria perdido contacto com a irmã a certo tempo, mas com os seus novos amores fizeram com que ela se esquecesse da irmã rápido, ela não sabia o que fazer com o seu coração, Hugo era o seu melhor amigo de infância e Gil surgiu quando ela tinha 16 anos, mas como achava que Gil era um príncipe decidiu logo. Roberta tinha 18 anos quando trocou Hugo por Gil, a achar que iria viver um conto de fadas, aos 18 anos casou-se com Gil (que tinha 19), com 19 engravidou dele e com 20 ficou grávida novamente, mas como Gil ficava irritado e passava a vida em bares, matou as bebés. Gil fez com que Roberta não fosse para a faculdade para ficar a cuidar da casa e para o servir etc. etc. etc… Roberta, chegou aos 24 anos, e foi aí que começou a sofrer violência doméstica do seu “amor” nunca conseguia escapar, pois não tinha telemóvel, e o Gil não lhe dava um e escondia o seu.

Gil era um santo, mas ele envolveu-se com companhias fracas e estava a tornar-se um monstro, só que ele não teria dado conta disso. Gil tinha cúmplices, os pais de Roberta, que o apoiavam sempre pois os próprios pais não gostavam da filha.

Aos 30 anos, Roberta teve depressão profunda e não queria fazer mais nada, aí foi uma das raras vezes que Roberto acordou para tentar ajudá-la, ele levava-a sempre a terapias e etc. quase não respondia e teve que ser internada por 6 meses, Gil estava desesperado e foi aí que ele começou a se assustar muito, mas ela estava só a fazer mais um teatrinho dele. Quando Roberta já teria 33 anos, ela já teria se recuperado totalmente, mas quando Gil começou novamente a ser agressivo, ela pediu ajuda e conseguiu fugir de casa. Ela não falava nada, então como ninguém a percebia, ela sempre voltava a casa e Gil de vez em quando era calmo, mas com o tempo, ele voltou a ser o mesmo Gil de antes.

Houve um dia em que a vizinha de Roberta conseguiu trazer a polícia, mas Gil teria trancado a esposa numa cave, mas como a polícia era esperta, encontraram a vítima e prenderam Roberto, mas ele só ficou preso por 6 anos.

Durante esse tempo, Roberta pôde saber o que era viver e até encontrou Hugo, eles conseguiram aproveitar o tempo que passaram juntos após vários anos de afastamento, eles dançavam, ficavam juntos e Roberta ficou grávida dele e nos seus 35 anos nasce o seu filho, Nando, que era um fofo e muito a carenciado pela mãe, que nunca tinha tido filhos, Roberta estava a aproveitar todo o tempo que tinha com os seus amores, Hugo e Nando.

Enquanto Gil permanecia preso ele nunca recebeu uma visita da esposa, e estava num gangue na cadeia e estavam a ensinar-lhe tudo para ele conseguir apoderar-se do que era dele até que ele saísse da cadeia. Gil apaixonou-se por várias mulheres na cadeia e de vez em quando seduzia policias e tinha uma noite com elas, ele tornou-se temido na cadeia e todos tinham medo dele, mas os policias não sabiam disso e ele estava a cumprir a sua pena e estava quase a ser solto e teria aprendido tudo para conseguir reconquistar Roberta, quando faltava pouco tempo para Gil sair da cadeia, ele teve informações secretas sobre a mulher e o que ela fez ao longo de 6 anos e então, Gil preparou-se para a batalha e não via a hora de sair da cadeia.

Gil saiu da cadeia e estava disposto a encontrar a esposa que havia perdido, mas não demorou muito tempo até que isso acontecesse, já que ele conseguiu informações sobre ela enquanto ele estava na cadeia, preso. Gil descobriu o carro de Hugo e agora estava sempre a espioná-lo porque ele conheceu um irmão dele o bar e não faltava muito para que Gil triunfasse novamente. Ele esteve de olho e não fazia ais nada, só para ver o momento perfeito para recuperar a esposa. 

Num dia, Roberta estava a celebrar o seu 40º aniversário com Hugo e as suas novas amigas e o seu filho, mas não sabia o que viria acontecer. Gil descobre a localização dos dois e está pronto para os seguir e recuperar o que era dele por direito. Roberto pega no seu carro e começa a batalha. Na A1, Gil avista o carro de Hugo e então, bate contra ele. Hugo morreu, sara estava inconsciente e foi Nando, que tinha 5 anos e presenciou tudo, que sobreviveu ao choque e ficou com um trauma. Nando chamou o INEM, mas quando ele estava pestes a chegar, Gil invade o carro de Hugo e tira Roberta, Nando ainda tentou salvar a mãe, mas Gil tinha uma arma e apontou contra o menino indefeso. Assim que o INEM chegou, Nando explicou tudo e disse que não sabia do paradeiro da mãe, ele foi levado pela polícia para uma casa de acolhimento já que ele teria perdido a sua família e também precisou de consultas num hospital psiquiátrico, mas ele prometeu, que vingaria o pai e encontraria a mãe.

Roberta acorda e percebe que estava em algo familiar, ela olha para o lado e vê Gil, ela grita, mas tinha uma corda na boca e quando ela tenta correr, não consegue porque Gil atou o corpo dela à cama, então, Gil volta a abusar dela e quando ela consegue falar, grita, mas Gil bateu-lhe, perguntou pelo seu filho e Gil esganou-a e disse que nunca mais veria ninguém sem ser ele e coloca Roberta novamente como empregada.

Sempre que Roberta tentava pedir ajuda mais ele lhe batia. Gil passava a vida nos bailes, bares, e chegou a uma altura em que começou a trair Roberta, mas quando ela descobria ele fazia um show de choro, ou batia na Roberta. Quando Gil batia em Roberta, esta ficava sempre a lembrar-se como a sua vida seria melhor se tivesse escolhido Hugo, e como era feliz quando criança. Gil nunca deixava Roberta ter um filho, pois ele os matava a todos. Até que houve dias que Roberta demorou a fazer o jantar ou porque estava a fazer outras coisas ou porque estava a fazer algo para ganhar dinheiro, então Gil queimava a sua mão ou cortava-a. Roberta chegava a levar amigas para casa, mas como achava que conseguiria escapar sempre tentava contar-lhes tudo, mas Gil sempre estava a ouvi-la com uma escuta ou câmara, então ele tirava as amigas de la e batia na própria mulher. O conto de fadas imaginado por Roberta, estava a ser um filme de terror. Foram várias as tentativas de escapatória, mas sem sucesso. 

8 anos depois, Roberta estava com 48 anos e Gil tinha acabado de completar 50, até que a relação que estava a estabilizar-se começa a cair de novo. Roberta consegue uma forma de ganhar dinheiro, mas Gil ficava com o dinheiro todo para Cabarés e para motéis para trair Roberta, Roberta tinha perdido os pais há pouco tempo, mas eles não se importavam com a relação dela e sempre apoiavam Gil. A única família que a Roberta tinha era a irmã que não ia lá muito bem de vida, Roberta ganhou um telemóvel, mas Gil fez do telemóvel dela como um telemóvel de uma criança, colocou-lhe limites e não lhe colocou um cartão para fazer chamadas. As amigas de Roberta já tentaram ir à polícia, mas o que as travava é que Gil ficava com elas e acabava com o casamento delas porque as amigas de Roberta caiam na tentação. O Gil já chegou a namorar com 17 amigas de Roberta ao mesmo tempo. Os Momentos em que Gil realmente tinha amor por Roberta, era quando ela se envolvia com ele, até que houve um dia em que Roberta resolveu aproveitar o facto de que ela estava com o marido na casa de uns amigos dele e procurou um telefone, mas foi apanhada pela mulher do amigo de Gil e então, como eles já não gostavam muito dela, os amigos de Gil, e o Gil começaram a chutar a Roberta, fazendo com que ela chegasse a casa toda marcada. Roberta já não sentia mais amor por Gil e quando Gil queria se envolver com ela, ela afastava-o e ele dava um jeito, ou à força, ou a bater na mulher. A mãe de Gil sempre pensou que o filho tratava bem a esposa, mas mal sabia ela a realidade. Como a mãe do Gil, Sandra, já tinha 89 anos, quando Gil e Roberta a visitavam, Roberta tinha que passar montes de maquiagem na cara para esconder as marcas e cicatrizes, para algumas pessoas, Gil era um santo, mas só Roberta sabia o que ele era de Verdade, mas a mãe do Gil fica desconfiada e vai tentar arranjar respostas. Sandra era viúva, então não iria ser de uma hora para a outra que ela iria descobrir a verdade. Roberta tinha depressão e ansiedade, mas ninguém percebia isso, só o Gil, e ele manipulava-a. 

A mãe do Gil decide contratar uma pessoa para tentar ajudá-la, Daniela, tinha 51 anos e seria a pessoa perfeita para se enquadrar com Roberta. Sandra dá ordens bem claras a Daniela, todos os dias ela iria a casa de Roberta tirá-la de lá. Sandra decidiu apresentar Daniela ao Filho e convenceu-o a fazer com que o filho fizesse com que a esposa conhecesse Daniela, mesmo que ele estivesse contra, ele vê que Daniela seria mais uma bonita para ele, resumindo mais claramente, Gil pensou que iria conseguir trair Roberta com Daniela.

Gil seguiu a mãe, apresentou à sua esposa Daniela e teve uma conversa com ela, que se ela tentasse fazer alguma gracinha, Roberta iria sofrer. Como Gil não estava em casa, sempre que conseguia, Roberta apagava as camaras e as escutas e ia com a sua amiga fazer compras, parecia que Roberta estava prestes a escapar daquele filme de terror e então contou tudo para Daniela.

Daniela conta a Sandra tudo que havia ouvido da vítima de Gil, ela ficou horrorizada, não queria acreditar no que lhe foi dito, até que Daniela mostra a Sandra a conversa toda e então Sandra decide procurar alguém para livrar Roberta daquele filme de terror que ela não sabia que a nora vivia. O grande porém, é que foi um amigo de Gil a receber a denuncia de violência doméstica e então, como ele era esperto, foi contar tudo a Gil, e Gil já sabia quem teria feito essa queixa. Quando ele chega a casa, vê que Daniela estava lá e como pensava que era ela quem tinha feito queixa, deu-lhe um tiro na cabeça e ela morreu ao lado de Roberta, que foi levada por Gil e um porão, o marido espancou e abusou da mulher e deixou-a lá trancada por 5 dias. Assim que Roberta saiu da punição, ela já não era mais a mesma pessoa que era antes, ela fazia as tarefas de casa e não falava nada porque ganhou um transtorno psicológico e não falava nada e Gil batia nela quando ela não lhe dava uma resposta ou falava com ele. Roberta desistiu do seu negócio e passou a ficar o dia todo em casa e Gil passava a vida a levar mulheres para lá e Roberta tinha que assistir às traições de Gil fazia com ela e não podia dizer nada. 

Os tempos iam passando e Roberta ia piorando, ela não queria fazer mais nada e Gil batia nela, ela ficava paralisada e Gil abusou sempre dela e ninguém sabia do sofrimento que Roberta passava. Houve um dia em que Gil foi para um cabaré e quando chegou a casa, a comida dele estava fria, então ele virou a casa toda ao contrário e Roberta estava escondida no quarto, mas quando Gil a encontrou decidiu que não queria mais saber dela e deixou-a a sofrer. Gil não sabia que Roberta estava muito bem na vida e começou a levar um homem para lá e eles faziam de tudo, até ficavam e dormiam juntos. Roberta rapidamente estava a recuperar-se e Gil começou a perceber isso e ficava com receio que Roberta estivesse a planear algo contra ele.

Esse tal homem com quem Roberta se envolvia, era amigo de Gil, Zé, foi uma arma de Gil para tentar fazer com que Roberta voltasse a ficar mais feliz para ele poder se envolver com ela mais vezes, mas o plano só estava a fazer com que Roberta perdesse o amor que antes tinha por Gil, agora ela nem lhe dava mais atenção, não falava com ele, mas o Gil estava a garantir-se de que Roberta caía na ilusão para depois ele a surpreender de surpresa.

Falando agora sobre a Roberta, ela estava a ter os melhores momentos da sua vida desde de que deixou de saber o que era viver feliz, ela livrou-se do transtorno e agora saía com Zé para encontros e voltava para casa antes que Gil,, mas do que ela sentia mais falta, era do Hugo e do Nando, até que ela viu num noticiário que Hugo e ela teriam falecido há 11 anos, nessa altura Roberta tinha 51 anos e percebeu que ela estava com um visual diferente e que a sua identidade não era a mesma de antes, então Roberta decide tentar procurar um posto da policia nos dias seguintes, mas ela também descobriu que a policia mais próxima era a 1 hora e meia de distância, então além de ficar espantada, Roberta fica preocupada mas resolve seguir a sua vida tranquilamente.

Ela volta a envolver-se com Zé e vai para uma discoteca com ele, mas o que ela não sabia é que Gil também ia para essa discoteca com as amantes dele. Roberta e Zé dançam tranquilamente e bebem muito, mas então, uma amante de Gil avistou Roberta e avisa o amante que aquela rapariga poderia ser ela, então Gil resolve segui-la para saber se era mesmo verdade o que lhe teriam dito. Ele segue-a e quando ele está muito próximo, apercebe-se que aquela rapariga realmente era a Roberta, então quando esta o vê, atira o dinheiro para o garçom e começa a correr desesperada, ela sai da discoteca e Zé vai atrás dela, foi uma perseguição até que Zé trava Roberta numa rotunda e começa a sorrir para ela, então Gil consegue apanhá-la e arrasta-a para o carro e quando eles chegam a casa em plena 02:50 da manhã, está lá o Zé e Roberta descobre que o verdadeiro amor de Gil sempre foi o Zé e beija-o à frente dela, e então começa uma discussão bem longe até que Gil parte para a violência, ele ataca a mulher, mas a Roberta tinha ganho muita coragem, então ela defende-se e começa uma grande luta até que Zé ajuda o Gil e quando ela arranhou os dois, foi o basta para Gil, então ele atira a mulher contra a parede e pisa e espanca ela, até que quando ela consegue gritar por ajuda, Gil atira Roberta do 37º andar do prédio e ela morre, Sandra, a mãe de Gil, tentou ajudar mas então já era tarde demais, ela só consegue chamar o INEM e a policia. No dia seguinte, foi anunciada a morte de Roberta e a condenação de Gil e Zé.

Esta história mistura a vida de várias mulheres portuguesas e foi criada com o intuito de fazer uma homenagem a essas mulheres.

 

Editado por eduu
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, eduu said:

Reativando isto… :dog: 


Não sei exatamente se é aqui que meto isto, mas cá vai.

De vez em quando, gosto de tirar um tempinho para escrever, e normalmente, uso as coisas da sociedade/vida da população e escrevo os meus textos, e então, esta história retrata a violência doméstica, só que como ela é muito longa (tem à volta de 2200 palavras), pedi a uma IA para me condensar isto para algo de 500/600 palavras para não ficar muito longo :cryhappy:

Se ficar estranho, finjam que está perfeito :cryhappy: 

  Hide contents

Mulher

Roberta, uma jovem com sonhos e ambições, viu seu destino traçado por um amor cruel. Em um relacionamento abusivo com Gil, ela mergulhou em um mar de sofrimento e humilhação.

O que antes parecia um conto de fadas se transformou em um pesadelo. Gil a isolou, controlando cada passo e impedindo-a de realizar seus sonhos. A violência doméstica se tornou rotina, marcada por espancamentos, abuso e palavras que dilaceravam sua alma.

Tentativas de fuga foram em vão. Gil sempre a encontrava, arrastando-a de volta para o inferno que ele chamava de lar. A esperança, por vezes, parecia uma miragem no horizonte.

Até que a mãe de Gil, Sandra, desconfiada da situação, contratou Daniela para ajudar Roberta. Uma amizade improvável floresceu, e juntas, planejaram a fuga do cativeiro.

Mas a tragédia se abateu sobre elas. Daniela foi morta por Gil, e Roberta, trancada em um porão, viveu dias de terror.

Mas Roberta era mais forte do que imaginava. Ela superou o trauma e encontrou força para se reerguer. Envolveu-se com Zé, amigo de Gil, sem saber da obsessão que ele nutria por ela.

Ao descobrir a relação, Gil partiu para cima de Roberta com fúria animalesca. Em um último ato de desespero, ela se defendeu, mas foi brutalmente jogada da varanda por Gil.

A morte de Roberta, um grito silencioso, ecoa como um lembrete da crueldade que assola muitas mulheres. Sua história, porém, é também um hino à força e resiliência daquelas que lutam por sua liberdade.

 

Boa !!! Gostei bastante da história, até parece uma espécie de resumo de uma novela. Retrata bem, como disseste, de problemas bastante atuais na sociedade. E o que gostei mais foi provavelmente o final, não me julguem. Mas foi um final diferente do que o normal, que seria do tipo que o marido morreu e bla bla bla. Aqui não, ela morreu mas num ato de resiliência, de força e de determinação. Eu apenas gostaria de saber também, o que aconteceu depois com o Gil ? Morreu ? Foi preso ? Só por saber mesmo. 

Agora, deixando a parte da opinião sobre a história, eu também nos meus tempos livres costumo escrever um pouco sobre problemas atuais, aliás até sou capaz de misturar vários problemas da sociedade atual numa história. Atualmente, estou a escrever algo sobre o impacto e a influência que o uso de drogas tem nos jovens, um tema também bastante importante, porque cada vez mais jovens fumam e consomem drogas. Ainda não acabei a escrita, já tem 2150 palavras. E normalmente como estou em aulas, devo só acabar no final do ano letivo. 

Editado por Brunooo
  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Brunooo disse:

Boa !!! Gostei bastante da história, até parece uma espécie de resumo de uma novela. Retrata bem, como disseste, de problemas bastante atuais na sociedade. E o que gostei mais foi provavelmente o final, não me julguem. Mas foi um final diferente do que o normal, que seria do tipo que o marido morreu e bla bla bla. Aqui não, ela morreu mas num ato de resiliência, de força e de determinação. Eu apenas gostaria de saber também, o que aconteceu depois com o Gil ? Morreu ? Foi preso ? Só por saber mesmo. 

Agora, deixando a parte da opinião sobre a história, eu também nos meus tempos livres costumo escrever um pouco sobre problemas atuais, aliás até sou capaz de misturar vários problemas da sociedade atual numa história. Atualmente, estou a escrever algo sobre o impacto e a influência que o uso de drogas nos jovens, um tema também bastante importante, porque cada vez mais jovens fumam e consomem drogas. Ainda não acabei a escrita, já tem 2150 palavras. E normalmente como estou em aulas, devo só acabar no final do ano letivo. 

Obrigado pela atenção e pela opinião! :adoro: 

Quanto ao Gil, ele foi preso como mostra agora a tal versão completa que eu falei, mas eu até acho que vou mudar e colocar que ele fugiu para um país árabe ou africano qualquer, para dar pernas a uma nova temporada/historia :cryhappy: 

Gostei do teu interesse na escrita, um dia, mostra-nos um pouco da tua história ! :adoro: 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...