Jump to content

Terra Brava ®


Pedro M.

Posts Recomendados

Acabei de ver o último episódio e gostei em geral :) 

O final da Eduarda foi bem aquém das minhas expectativas, tipo nem se quer a vimos no chão. No entanto o facto de ela se ter deixado cair e dizer absolutamente nada sobre onde estão o Martim e a Teresa é digno de uma pessoa super má e fria como ela foi.

A Prazeres e a Elsa icónicas como sempre :wub: Esta última a dizer à melhor amiga que está em Paris e afinal está presa :mico: kkkkkkkkk E então quando ela se meteu a cantar como uma doida a sacristia :rofl: 

No que toca às personagens principais, achei que todos tiveram um bom desfecho só achei que o Tiago mudou demasiado bruscamente :haha:

Se não, o fim da Beatriz e do Rodrigo foi cliché mas bonito. Aquelas inscrições na cena final :happy:

Em geral foi uma boa novela, bem construída e que valeu muito pelos seus núcleos cómicos. Mas que pecou um pouco pela longevidade e a lentidão da história principal em certas fases. 

Editado por Francisco_D
  • Gosto 3
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Francisco_D disse:

A Prazeres e a Elsa icónicas como sempre :wub: Esta última a dizer à melhor amiga que está em Paris e afinal está presa :mico: kkkkkkkkk E então quando ela se meteu a cantar como uma doida a sacristia :rofl: 

E depois a dizer "canto para as presas", afff icónica. "Eu canto para as presas". :rofl:

  • Haha 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu achei um final sem carisma, sem brilho, arrastado, aliás, tal como a novela em si... Uma novela que começa em grande e termina assim, apagada, arrastada, sem ninguém dar por isso... A morte da vilã foi ridicula, o Tiago a redimir se repentinamente e a ficar com a candy, a rosette afinal não morreu, enfim... Não há necessidade mesmo de produzir mais novelas assim. 

 

Editado por Ficção Nacional
  • Gosto 2
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, Tomás said:

Juro por tudo que não sou eu. A sério. Vocês já me conhecem um pouco e sabem que eu digo tudo sem problemas ahah. E não sou eu. Ou é alguém aqui do fórum a gozar comigo ou é mesmo outra pessoa que gosta muito da Sara e gosto da Elsinha. 

Eu acredito em ti. Estamos a brincar. :)

1 hour ago, Diogo O. said:

E depois a dizer "canto para as presas", afff icónica. "Eu canto para as presas". :rofl:

A Elsa deve cantar com o Romeu. Então ela vai fugir.:curtainpeek:

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegou a altura de fazer um comentário a esta novela que nos acompanhou durante algum tempo.

No cômputo geral, parece-me que temos um projeto vencedor e, acima de tudo, temos a prova de que os núcleos secundários numa novela podem fazer a diferença.

Ainda me recordo da estreia desta novela, que foi excelente e uma das melhores de sempre de uma novela da SIC. A história desenvolveu-se de forma lenta, o que acabou por condizer com o espaço onde se desenrola. Tenho dúvidas se num ambiente cosmopolita, mais acelerado, a história teria corrido tão bem.

No desenvolvimento da história, tenho a apontar dois aspetos que falharam. Primeiramente, o desenvolvimento da personagem Tiago, que, a meu ver, não foi justo. Uma personagem que merecia ter pagado pelo que fez a várias outras personagens e que acabou por ter um final em que se redime, é certo, mas que acaba por não pagar por nenhuma das asneiras que fez. Acho incrível que, com tantos episódios, não tenham revelado que o Tiago matou o irmão do Vasco, o que teria, certamente, rendido cenas ótimas. Ainda mais estranho a Candy ter acabado com ele, depois de tanto ter sido desprezada e insultada. Um mau exemplo. Outro mau desenvolvimento foi o da vingança do Diogo. Chegamos à conclusão de que não se conseguiu vingar da Eduarda na plenitude. Afinal, o Diogo não conseguiu recuperar a herdade que era da sua família, como gostaria no início.

Quanto a personagens, destaco a Eduarda, uma vilã sem filtros, que durante a novela teve bastantes dificuldades, mas que conseguiu sempre reerguer-se e com uma interpretação magnífica da Maria João Luís. Destaco também, com uma ótima interpretação da Noémia Costa, a Prazeres, uma das melhores personagens cómicas de uma novela da SIC e que quase assumiu o protagonismo da novela. Uma personagem marcante. Destaco também a Elsa Santinho, uma boa personagem e um ótimo desafio para a Sara Matos.

Quanto a paisagens, conseguiram muitos exteriores nesta novela, o que fez a diferença. Inclusive houve a passagem pela Figueira da Foz, que, como figueirense, achei um pouco insuficiente. Andou a Câmara a pagar para ter poucas cenas e em tão poucos sítios. Uma desilusão.

Quanto aos finais, não gostei de a Diana e o Henrique terem ficado juntos. Mais um casal que parece não resultar e ainda acabam juntos. :cryhappy: Depois, achei o final da Eduarda desadequado a uma personagem que nunca desistiu e que sempre se destacou pela sua resiliência. Também gostaria que a Prazeres e o Carlos tivessem ficado juntos. O casamento da Beatriz e do Diogo também podia ter sido mais marcante, com todo o elenco a assistir, mas a Covid-19 não deve ter permitido. O final mais satisfatório até acabou por ser o da Elsa Santinho, presa. Só faltou um concerto para as colegas da prisão. :mosking:

Em suma, foi uma boa novela, que não se perdeu e a quem ninguém tira o mérito de ter liderado maioritariamente na sua emissão, mesmo com a enorme duração que teve.

  • Gosto 4
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Televisão 10 disse:

No desenvolvimento da história, tenho a apontar dois aspetos que falharam. Primeiramente, o desenvolvimento da personagem Tiago, que, a meu ver, não foi justo. Uma personagem que merecia ter pagado pelo que fez a várias outras personagens e que acabou por ter um final em que se redime, é certo, mas que acaba por não pagar por nenhuma das asneiras que fez. Acho incrível que, com tantos episódios, não tenham revelado que o Tiago matou o irmão do Vasco, o que teria, certamente, rendido cenas ótimas. Ainda mais estranho a Candy ter acabado com ele, depois de tanto ter sido desprezada e insultada. Um mau exemplo. Outro mau desenvolvimento foi o da vingança do Diogo. Chegamos à conclusão de que não se conseguiu vingar da Eduarda na plenitude. Afinal, o Diogo não conseguiu recuperar a herdade que era da sua família, como gostaria no início.

 

Fiquei na ideia que o Diogo e a Beatriz, mais os filhos iriam viver na Herdade.

 

Achei o final bem clichézinho, mas não critico, porque era o que se pedia e foi bastante agradável.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostei do final, mas concordo que o outro teria sido melhor. Se calhar decidiram simplificar por causa da pandemia, ou então decidiram mudar porque as revistas descobriram (como o final da Rosete, por exemplo). Gostei da redenção do Tiago, mas jamais ele poderia ficar com a Candy. Ele batia-lhe, que exemplo horrível no Dia da Mulher (para não falar das mortes que ele foi diretamente responsável)! Até o Gonçalo de Mar Salgado merecia ter um final mais feliz. Alguns casais secundários também ficam muito mal juntos (Henrique e Diana lol).

Sobre a novela, subscrevo tudo o que o @Televisão 10 disse, os núcleos secundários foram a estrela disto. Prazeres, Elsa, Tina, Xana, o padre falso e a vilã Eduarda foram as melhores personagens. Acho que a novela foi extraordinária, mas acusou um cansaço tremendo a partir do episódio 100-150. Não dá para ter mais novelas a durar quase 400 capítulos, torna-se frustrante de acompanhar. Todo aquele plot da Rita (Isabela Valadeiro) podia ir para o lixo e isto ficava um novelão com 200 episódios ou menos, com as revelações (Martim e identidade do Rodrigo a acontecer mais cedo).

Enfim, podia ter sido das melhores novelas de sempre e vai ser apenas mais uma boa novela. Tenho pena, tem sido um clichê na Era Daniel.

Ah e @Televisão 10 a Prazeres ficou, sim, com o Carlos! Deixaram isso em aberto.

Como não há beijos (pelo menos entre os mais velhos), parece que os finais ficam incompletos. É como a Rosete e o Francisco, ainda fiquei na dúvida se voltaram a ser um casal.

E gostei de ver a Márcia Leal a aparecer, a Ana de Ninguém Como Tu! @Dimitri

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Free Live disse:

Ah e @Televisão 10 a Prazeres ficou, sim, com o Carlos! Deixaram isso em aberto.

Como não há beijos (pelo menos entre os mais velhos), parece que os finais ficam incompletos. É como a Rosete e o Francisco, ainda fiquei na dúvida se voltaram a ser um casal.

Não acho que tenha ficado implícito que a Prazeres e o Carlos tenham ficado juntos. Ela ficou a pensar nisso, mas não houve confirmação.

A Rosete e o Francisco ficaram juntos. Já estavam antes, aliás.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Não acho que tenha ficado implícito que a Prazeres e o Carlos tenham ficado juntos. Ela ficou a pensar nisso, mas não houve confirmação.

A Rosete e o Francisco ficaram juntos. Já estavam antes, aliás.

Se calhar a Rosete escapou-me, saltei uns episódios.

Quanto ao bold, ele ficou olhar para ela a sorrir, a tentar desviar o olhar. Eu fiquei com essa sensação. E é a Inês Gomes, nunca ninguém fica solteiro nas novelas, por isso acho que podemos afirmar que ficaram juntos, sim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo as minhas contas, a novela termina com uma média excelente, principalmente tendo em conta que foi praticamente sempre exibida em segundo horário:

12,5% de audiência média e 27,8% de share

Sem dúvida uma novela que vai marcar para sempre a ficção da SIC.

Editado por CascasJr
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, CascasJr disse:

Segundo as minhas contas, a novela termina com uma média excelente, principalmente tendo em conta que foi praticamente sempre exibida em segundo horário:

12,5% de audiência média e 27,8% de share

Sem dúvida uma novela que vai marcar para sempre a ficção da SIC.

Quando se consegue subir 5 pontos em relação á antecessora... Vidas Opostas. :angel:Brincando, porque esta novela teve um tratamento de luxo.

Editado por Diogo O.
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, CascasJr disse:

Segundo as minhas contas, a novela termina com uma média excelente, principalmente tendo em conta que foi praticamente sempre exibida em segundo horário:

12,5% de audiência média e 27,8% de share

Sem dúvida uma novela que vai marcar para sempre a ficção da SIC.

Média bem superior a Paixão :haha:

  • Adoro 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acaba então como a 13ª novela mais vista da década 2010-19:

  1. Dancin' Days (SIC, 2012-13) - 15.8% / 32.3%
  2. Mar Salgado (SIC, 2014-15) - 15.2% / 31.5%
  3. Nazaré (SIC, 2019-21) - 14.3% / 27%
  4. Espírito Indomável (TVI, 2010-11) - 14% / 38.3%
  5. Sol de Inverno (SIC, 2013-14) - 14% / 28.5%
  6. Coração d'Ouro (SIC, 2015-16) - 14% / 28.6%
  7. Ouro Verde (TVI, 2017) - 13.7% / 28.6%
  8. A Única Mulher (TVI, 2015-17) - 13.5% / 29.1%
  9. A Herdeira (TVI, 2017-18) - 13.3% / 28.5%
  10. O Beijo do Escorpião (TVI, 2014) - 13% / 28.1%
  11. Louco Amor (TVI, 2012-13) - 12.9% / 29.7%
  12. Amor Maior (SIC, 2016-17) - 12.8% / 27%
  13. Terra Brava (SIC, 2019-21) - 12.5% / 27.8%

De assinalar que esta novela transmitiu inteiramente a partir das 22h, a maior parte do tempo às 22h15 e por um bom tempo a começar perto das 23h. :clap:

  • Gosto 7
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Johnman disse:

Acaba então como a 13ª novela mais vista da década 2010-19:

  1. Dancin' Days (SIC, 2012-13) - 15.8% / 32.3%
  2. Mar Salgado (SIC, 2014-15) - 15.2% / 31.5%
  3. Nazaré (SIC, 2019-21) - 14.3% / 27%
  4. Espírito Indomável (TVI, 2010-11) - 14% / 38.3%
  5. Sol de Inverno (SIC, 2013-14) - 14% / 28.5%
  6. Coração d'Ouro (SIC, 2015-16) - 14% / 28.6%
  7. Ouro Verde (TVI, 2017) - 13.7% / 28.6%
  8. A Única Mulher (TVI, 2015-17) - 13.5% / 29.1%
  9. A Herdeira (TVI, 2017-18) - 13.3% / 28.5%
  10. O Beijo do Escorpião (TVI, 2014) - 13% / 28.1%
  11. Louco Amor (TVI, 2012-13) - 12.9% / 29.7%
  12. Amor Maior (SIC, 2016-17) - 12.8% / 27%
  13. Terra Brava (SIC, 2019-21) - 12.5% / 27.8%

De assinalar que esta novela transmitiu inteiramente a partir das 22h, a maior parte do tempo às 22h15 e por um bom tempo a começar perto das 23h. :clap:

A novela deu mais tarde, mas isso não influenciou muito, até porque continuou a dar num horário de grande consumo. Se calcularmos o consumo do horário em que foi emitida, não foge muito ao das outras novelas de primeiro horário, pelo que também não tem motivos para ficar muito abaixo delas :p De qualquer forma, as únicas novelas na lista que passaram, em média, em horários com menos consumo que Terra Brava são Espírito Indomável e Louco Amor. Nazaré foi aquela que experienciou um maior consumo, daí também conseguir atingir um rating mais alto. Pensando por alto, no segundo horário o consumo anda na casa dos 35-40% de rating, pelo que TB passando num horário com 45% não se pode dizer que está nas mesmas condições de uma novela de segundo horário.

Isto não é para menosprezar os resultados da novela, de todo, mas é para explicar que a conversa de "é de segundo horário" é infundada quando usada para comparar com outras novelas que foram verdadeiramente de segundo horário e não tiveram o consumo potencial que TB teve.

Spoiler

Novela - Consumo no horário em que foi emitida

Dancin' Days - 48,91%
Mar Salgado - 48,25%
Nazaré - 52,96%
Espírito Indomável - 36,55%
Sol de Inverno - 49,12%
Coração D'Ouro - 48,95%
Ouro Verde - 47,90%
A Única Mulher - 46,39%
A Herdeira - 46,67%
O Beijo do Escorpião - 46,26%
Louco Amor - 43,43%
Amor Maior - 47,40%
Terra Brava - 44,96%
 

 

Editado por tjspy
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O @Televisão 10 fez um excelente resumo de toda a novela, tirou-me as palavras da boca.

Tivemos um bom núcleo principal, mas arrastado em muitas das vezes. Suportou-se isso com os núcleos secundários, que foram bons. Personagens de destaque são a Eduarda, a Elsa, a Prazeres, a Xana, a Tina. Gostava muito da cumplicidade da Arminda e do Carlos com o Diogo, e eles não eram os pais dele. Bom regresso da Mariana Monteiro às novelas, está mesmo uma melhor atriz.

Bom final, acho que a cena final em que estão junto à placa que escreveram o B+R podia ter sido mais impactante, mais emotiva. De facto, o Tiago merecia um castigo, foi uma redenção rápida. Foi o que não gostei nada. A Elsa na prisão, isso sim :lol:

É, para mim, uma das melhores novelas que a SIC fez, mesmo com os seus 328 episódios de produção e 361 de exibição. Vai deixar saudades.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...