Jump to content

Ficção TVI


RIKIPOWER
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações gerais e/ou novidades sobre projetos de ficção que ainda não têm tópico;
- Discussão geral sobre projetos de ficção do canal.

Posts Recomendados

1- Ilha dos Amores

2- Tempo de Viver

3- O Beijo do Escorpião

4- Remédio Santo

5-A Outra

6- Doce Fugitiva

6- Santa Bárbara

7- Ouro Verde

8- Sedução 

9- Belmonte

10- Jogo Duplo

 

Quanto às piores:

1- Louco Amor

2- A Única Mulher (exceto a primeira temporada)

3- A Herdeira (same)

4- A Impostora

5- Jardins Proibidos (sequela)

 

Podem haver melhores ou piores, mas entre as que vi, o meu top é assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  1. Ninguém Como Tu
  2. Tempo de Viver
  3. Mundo ao Contrário
  4. Ilha dos Amores
  5. Remédio Santo
  6. Belmonte
  7. Fascínios
  8. O Beijo do Escorpião
  9. Doida Por Ti
  10. A Outra

Isto daquilo que eu vi.

E também das que vi, top 5 piores (apesar de não incluir muitas dos anos 2000 - mas Coração Malandro foi melhor que estas todas, isso é facto):

  1. Louco Amor
  2. Feitiço de Amor
  3. MCA 8ª temporada
  4. MCA 9ª temporada
  5. Mar de Paixão
Editado por Johnman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 melhores (desculpem mas tenho 13 ahah)

O beijo do Escorpião
Tempo de Viver
Mundo ao contrário
Ninguém como Tu
Doida por Ti
A Outra
Belmonte
Anjo Selvagem
Doce Fugitiva
Santa Bárbara
A Teia
Olhos nos Olhos
Mundo Meu

5 Piores:

A Impostora
Louco Amor
Sentimentos
Mar de Paixão
Anjo Meu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As melhores não sei, mas vou colocar as que mais me interessaram.

1. Ninguém como Tu

Assisti quando foi repetida e é fantástica! Tinha personagens muito icónicos e, no geral, teve núcleos secundários melhores do que os de Tempo de Viver. Aquele "Quem Matou?" foi um marco na televisão portuguesa.

2. Tempo de Viver

O núcleo principal dos Martins de Mello era brilhante, as premonições do puto deixavam-me em pulgas. Mas tinha tantos núcleos secundários chatinhos. Ainda assim, teve pelo menos umas 10 personagens que faziam a novela.

3. Fascínios

Amei. Acho que é muito subvalorizada. Gostei mesmo muito do núcleo indiano, da relação do Samora com o pai e das irmãs da Lencastre e da Sergeant. Amava a Nalini. <3 

4. Ilha dos Amores

Eu confesso que a novela irritava-me, porque os vilões eram tão perversos e parecia que estavam sempre por cima. Foi um clássico, que permitiu dar destaque aos Açores e o final foi muito bom. Saudades quando a Mira ainda fazia novelas com pés e cabeça. Mariana <3

5. Feitiço de Amor/Mundo Meu/Doce Fugitiva/Deixa-me Amar

Menções honrosas para todas estas novelas! Muito bem escritas, com um tom mais cómico e muito agradáveis de acompanhar.

Piores:

Louco Amor - péssima, sem interesse nenhum. Não tinha pés nem cabeça.

A Herdeira - com muita pena minha, mas a novela virou uma paródia. Uma vergonha.

A Única Mulher - aquele final das várias Maras mascaradas. Não é preciso dizer mais nada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Ninguém Como Tu

2- Tempo de Viver

Para mim Tempo de Viver é uma espécie de Universo Ampliado de Ninguém Como Tu. Parece mesmo um spin-off.

O Rui precisou de escrever Ninguém Como Tu para escrever Tempo de Viver. E Ninguém Como Tu é O Marco da teledramaturgia portuguesa. Não houve até hoje novela que marcasse tanto um diferencial como NcT. Influenciou tudo o que se seguiu. As grandes vilãs então têm todas um "Quê" de Luíza Albuquerque na sua construção.

Editado por Luíza Albuquerque
  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo novelas há mais de uma década, mas daquilo de que me recordo de novelas da TVI, diria isto:

As melhores:

  1. Ninguém Como Tu
  2. Tempo de Viver
  3. Anjo Selvagem
  4. Saber Amar
  5. Mundo Meu

Calculo que alguns irão dizer "Anjo Selvagem, a terceira melhor? :rolleyes:".

Mas incluo-a por várias razões: 1)  Tinha imensa comédia, com a personagem da Paula Neves mas também as outras empregadas domésticas da mansão, a cozinheira, os mordomos castiços, etc, e todos encarnavam as suas personagens cómicas na perfeição, sem se tornarem demasiado teatrais à la "Malucos do Riso" ou "Floribella".   2) A novela durou imenso tempo mas, ao contrário do que parece suceder com as novelas portuguesas dos últimos anos, a acção mesmo com 300  e tal episódios foi mantendo a lógica e não tiveram de criar plots sem sentido para fazer render o peixe - tais como dezenas de raptos, quedas, tiroteios, descoberta de filhos/primos/irmãos afastados, etc... ;)  E até foi um marco da ficção nacional ao ter um episódio em directo!

As piores:

  1. Tudo Por Amor    (uma novela horrível sobre uma moça "patinho feio" - com a actriz a usar uma prótese dentária nada subtil - que se apaixona pelo bonzão da escola... uma parvoíce completa que em tudo parecia uma novela mexicana, mas com actores portugueses)
  2. O Último Beijo    (outra novela "mexicana" com actores portugueses, só desgraças atrás de desgraças... e nem me falem da canção do genérico :lol:)
  3.  Dei-te Quase Tudo   (pode ter batido recordes de audiência, mas aquela história era tão má e cheia de melodramas de fazer chorar as pedras da calçada: mulheres maltratadas pelos maridos, o casal apaixonado que afinal não se podia apaixonar porque supostamente eram irmãos, a dona do café que estava falida, a senhora que ia a passear na rua e foi esfaqueada, depois a seguir alguém era atropelado... Quem quisesse ficar deprimido a noite inteira, era só ver um episódio desta novela, era garantido, com tanta desgraça!)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Cable Guy disse:

Não vejo novelas há mais de uma década, mas daquilo de que me recordo de novelas da TVI, diria isto:

As melhores:

  1. Ninguém Como Tu
  2. Tempo de Viver
  3. Anjo Selvagem
  4. Saber Amar
  5. Mundo Meu

Calculo que alguns irão dizer "Anjo Selvagem, a terceira melhor? :rolleyes:".

Mas incluo-a por várias razões: 1)  Tinha imensa comédia, com a personagem da Paula Neves mas também as outras empregadas domésticas da mansão, a cozinheira, os mordomos castiços, etc, e todos encarnavam as suas personagens cómicas na perfeição, sem se tornarem demasiado teatrais à la "Malucos do Riso" ou "Floribella".   2) A novela durou imenso tempo mas, ao contrário do que parece suceder com as novelas portuguesas dos últimos anos, a acção mesmo com 300  e tal episódios foi mantendo a lógica e não tiveram de criar plots sem sentido para fazer render o peixe - tais como dezenas de raptos, quedas, tiroteios, descoberta de filhos/primos/irmãos afastados, etc... ;)  E até foi um marco da ficção nacional ao ter um episódio em directo!

As piores:

  1. Tudo Por Amor    (uma novela horrível sobre uma moça "patinho feio" - com a actriz a usar uma prótese dentária nada subtil - que se apaixona pelo bonzão da escola... uma parvoíce completa que em tudo parecia uma novela mexicana, mas com actores portugueses)
  2. O Último Beijo    (outra novela "mexicana" com actores portugueses, só desgraças atrás de desgraças... e nem me falem da canção do genérico :lol:)
  3.  Dei-te Quase Tudo   (pode ter batido recordes de audiência, mas aquela história era tão má e cheia de melodramas de fazer chorar as pedras da calçada: mulheres maltratadas pelos maridos, o casal apaixonado que afinal não se podia apaixonar porque supostamente eram irmãos, a dona do café que estava falida, a senhora que ia a passear na rua e foi esfaqueada, depois a seguir alguém era atropelado... Quem quisesse ficar deprimido a noite inteira, era só ver um episódio desta novela, era garantido, com tanta desgraça!)

O meu problema com Dei-te Quase Tudo é que não podia haver mais turn-off que uma novela clássica com dramas familiares clássicos depois do marco de diferença que foi Ninguém Como Tu.

Spoiler

Sucede o mesmo com Ilha dos Amores, sendo que esta conseguia ser ainda pior porque era totalmente melodramática. Foi um turn-off ainda maior depois do estilo inovador uma vez mais de Tempo de Viver.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Cable Guy disse:

Não vejo novelas há mais de uma década, mas daquilo de que me recordo de novelas da TVI, diria isto:

As melhores:

  1. Ninguém Como Tu
  2. Tempo de Viver
  3. Anjo Selvagem
  4. Saber Amar
  5. Mundo Meu

Calculo que alguns irão dizer "Anjo Selvagem, a terceira melhor? :rolleyes:".

Mas incluo-a por várias razões: 1)  Tinha imensa comédia, com a personagem da Paula Neves mas também as outras empregadas domésticas da mansão, a cozinheira, os mordomos castiços, etc, e todos encarnavam as suas personagens cómicas na perfeição, sem se tornarem demasiado teatrais à la "Malucos do Riso" ou "Floribella".   2) A novela durou imenso tempo mas, ao contrário do que parece suceder com as novelas portuguesas dos últimos anos, a acção mesmo com 300  e tal episódios foi mantendo a lógica e não tiveram de criar plots sem sentido para fazer render o peixe - tais como dezenas de raptos, quedas, tiroteios, descoberta de filhos/primos/irmãos afastados, etc... ;)  E até foi um marco da ficção nacional ao ter um episódio em directo!

Eu também acho que Anjo Selvagem não foi tão má assim. Eu gostei. Não a punha no top 3, mas não acho descabido :p Apesar de longa e de ter engonhado um pouco (sobretudo o casal principal), tinha sempre muito humor e isso fazia uma pessoa querer acompanhar a novela. A personagem da Paula Neves é icónica e lembrada até hoje. Também adorava as personagens dos atores mais velhos, do Manuel Cavaco, Isabel de Castro, Canto e Castro, etc. A empresa da personagem do Alexandre de Sousa, o drama da personagem do António Pedro Cerdeira (que fingia ser paraplégico), entre outras coisas, davam interesse à novela.

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

44 minutes ago, Vieira said:

Eu também acho que Anjo Selvagem não foi tão má assim. Eu gostei. Não a punha no top 3, mas não acho descabido :p Apesar de longa e de ter engonhado um pouco (sobretudo o casal principal), tinha sempre muito humor e isso fazia uma pessoa querer acompanhar a novela. A personagem da Paula Neves é icónica e lembrada até hoje. Também adorava as personagens dos atores mais velhos, do Manuel Cavaco, Isabel de Castro, Canto e Castro, etc. A empresa da personagem do Alexandre de Sousa, o drama da personagem do António Pedro Cerdeira (que fingia ser paraplégico), entre outras coisas, davam interesse à novela.

Concordo!

Eu adorava o mordomo seco e sarcástico interpretado pelo Manuel Cavaco, adorava as outras criadas amigas da Paula Neves e que também se envolviam em diabruras e sarilhos constantemente, adorava a cozinheira e o jardineiro que a tentava conquistar, o motorista alentejano que era um autêntico banana e não percebia nada do que se passava à sua volta, etc.  O enorme núcleo cómico da mansão tinha imensas peripécias todas as semanas e nunca parecia forçado ou enredos encomendados a metro, se me faço entender.  Era boa comédia, interpretado por actores muito bons e experientes. Esses momentos de comédia, para mim, ficam muito mais na memória do que os enredos típicos de novela, que andam normalmente à volta de casalinhos ou tragédias.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Cable Guy disse:

Concordo!

Eu adorava o mordomo seco e sarcástico interpretado pelo Manuel Cavaco, adorava as outras criadas amigas da Paula Neves e que também se envolviam em diabruras e sarilhos constantemente, adorava a cozinheira e o jardineiro que a tentava conquistar, o motorista alentejano que era um autêntico banana e não percebia nada do que se passava à sua volta, etc.  O enorme núcleo cómico da mansão tinha imensas peripécias todas as semanas e nunca parecia forçado ou enredos encomendados a metro, se me faço entender.  Era boa comédia, interpretado por actores muito bons e experientes. Esses momentos de comédia, para mim, ficam muito mais na memória do que os enredos típicos de novela, que andam normalmente à volta de casalinhos ou tragédias.

Se bem me lembro a personagem do Manuel Cavaco também tinha segredos do passado e era muito misteriosa. O ator esteve excelente e para mim um dos seus melhores papeis em TV.  Sim, as personagens cómicas eram várias e tudo muito bem feito e interpretado. Adorava o motorista alentejano e a Marta, interpretada pela Sara Moniz (que é uma excelente atriz e que infelizmente se afastou da representação). Para além do núcleo da mansão e as amigas da Paula Neves, como referiste, entre outras.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Luíza Albuquerque disse:

O meu problema com Dei-te Quase Tudo é que não podia haver mais turn-off que uma novela clássica com dramas familiares clássicos depois do marco de diferença que foi Ninguém Como Tu.

   Ocultar conteúdo

Sucede o mesmo com Ilha dos Amores, sendo que esta conseguia ser ainda pior porque era totalmente melodramática. Foi um turn-off ainda maior depois do estilo inovador uma vez mais de Tempo de Viver.

  

Ilha dos Amores é uma das novelas mais bem escritas e agarrantes de sempre, não sei o que é que estás para aí a dizer. Mas pronto, cada um com a sua.

E se vocês se estão a queixar de que novelas são só drama e conflitos......... são novelas. O que é que vocês esperam ver em novelas?

Editado por Johnman
  • Gosto 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Spoiler

Já me lembro porque é que tenho tanto hate à novela! Ganhou a Ninguém Como Tu na gala da ficção nacional graças ao fanatismo dos açoreanos :rofl:

On 24/03/2019 at 21:09, Johnman disse:

Ilha dos Amores é uma das novelas mais bem escritas e agarrantes de sempre, não sei o que é que estás para aí a dizer. Mas pronto, cada um com a sua.

E se vocês se estão a queixar de que novelas são só drama e conflitos......... são novelas. O que é que vocês esperam ver em novelas?

Não gostei e até tenho algum hate à dita. Não é uma coisa objectiva.

Por esse argumento não se podia criticar nenhuma novela: "Olha, é uma novela!" xD

Editado por Luíza Albuquerque
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Johnman disse:

Ilha dos Amores é uma das novelas mais bem escritas e agarrantes de sempre, não sei o que é que estás para aí a dizer. Mas pronto, cada um com a sua.

E se vocês se estão a queixar de que novelas são só drama e conflitos......... são novelas. O que é que vocês esperam ver em novelas?

Existem novelas de vários géneros (cómicas, dramáticas, policiais, históricas), aliás, a novela é um formato e não propriamente um género. Aqui em Portugal é que se repete sempre o mesmo nas novelas (principalmente nos últimos anos), não quer dizer que a novela tenha que ser sempre isto (basta ver como a Globo varia as temáticas das suas novelas).

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhores Novelas:

- Jardins Proibidos (2000);

- Olhos de Água;

- Ninguém como Tu;

- Tempo de Viver;

- Dei-te Quase Tudo;

- Ilha dos Amores;

- Mundo Meu;

 

Piores Novelas:

- Tu e Eu (trama extremamente confusa, pessimamente conduzida por Manuel Arouca, posteriormente, substituído por António Barreira);

- Tudo Por Amor;

- Jardins Proibidos (2014) (ideia original completamente desvirtuada em função da "competência" demonstrada por Manuel Arouca).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/03/2019 at 01:37, Luíza Albuquerque disse:
  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

Já me lembro porque é que tenho tanto hate à novela! Ganhou a Ninguém Como Tu na gala da ficção nacional graças ao fanatismo dos açoreanos :rofl:

Não gostei e até tenho algum hate à dita. Não é uma coisa objectiva.

Por esse argumento não se podia criticar nenhuma novela: "Olha, é uma novela!" xD

Sou exactamente igual no que toca a Ilha dos Amores! Não gostei e penso que é porque depois de Tempo de Viver estava com expectativas bastante elevadas e a novela ficou bastante aquém das expectativas... pelo menos para mim... lembro-me que nem vi a novela até ao fim. 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu adorei Ilha dos Amores, a novela na altura marcou-me de uma maneira inexplicável e continua a ser a minha novela favorita. A seguir vem Tempo de Viver e Ninguém como Tu, novelas que vi mais quando repetiram, mas na exibição original do que vi já as achava interessantes. A seguir, sem ordem de preferência, estão novelas como Anjo Selvagem, Amanhecer, Ouro Verde, Mundo ao Contrário, O Beijo do Escorpião, Fascínios e Doida por ti. Fora desse top 10, há outras que até gostei, como Fala-me de Amor, Tu e Eu, Doce Fugitiva, Mundo Meu, Mulheres, A Teia (está quase no fim, por isso já posso referir :p ).  Valor da Vida também é fixe, mas ainda falta muito para acabar e tenho muitos episódios em atraso. Na altura gostei bastante de Olhos de Água, mas hoje em dia acho uma enorme seca. Jardins Proibdos (2000) vi alguns episódios quando repetiu recentemente na TVI Ficção, pareceu-me ser porreira. A Outra teve cenas marcantes, como o ataque do leão, ou a cena final, que foi muito emocionante, mas de resto não me cativou muito. Saber Amar do que vi até não foi má, via-se bem, não sendo nada do outro mundo.  De resto, as restantes ou não vi ou não me cativaram nada ou pouco.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On ‎22‎/‎03‎/‎2019 at 21:39, AGUI disse:

A Outra.

e aí terminou a ficção nacional.

Por acaso, acho que foi a novela da TVI que mais me marcou quando era criança. Recordo-me até de ler as revistas cor-de-rosa para saber o que ia acontecer, de falar com a minha mãe sobre a saída da Margarida Marinho da novela...

A verdade é que vi muitas novelas da TVI enquanto criança e A Outra deve ser a única cuja história está mais presente na minha memória. Depois, há novelas da TVI cujas histórias me recordo graças às reposições, como Doce Fugitiva, Feitiço de Amor, Ilha dos Amores ou Flor do Mar ou porque foram transmitidas quando já era mais velho.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Outra - 1ª fase é das melhores coisinhas. Margarida Marinho e Adelaide Ferreira a terem a notoriedade merecida.

Mas A Outra - O remendo, lamento, não dá.  O personagem "Teresa" foi completamente ridicularizado com aquele desfecho.

Quando a Margarida Marinho estiver disponível façam o remake: A Outra - A verdadeira história. E que tenha uma cláusula que a obrigue a ficar até à ultima cena.

Editado por Luíza Albuquerque
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem nenhuma ordem específica...

Melhores:

• Morangos com Açúcar 1

• Tempo de Viver

• Sedução

• Ilha dos Amores

• Jardins Proibidos 2014

• Mundo Meu

• Flor do Mar

• Doce Fugitiva

• Morangos com Açúcar 2

• Fascínios

NOTA: Não me julguem! Eu não me lembro de quase nada de NcT :crying: 

Piores:

• A Impostora

• A Herdeira

• Espírito Indomável

• Feitiço de Amor

• A Única Mulher

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...