Jump to content

77: A Televisão na Austrália


ATVTQsV

Posts Recomendados

320px-Flag_of_Australia_%28converted%29.svg.png

A televisão chegou à Austrália em 1956 - precisamente na altura em que a RTP começou com as suas emissões experimentais. No entanto, a história vai ainda mais longe do que imaginávamos.

Esta primeira parte da tua história de subestação sobre a televisão australiana começa com a história (tipo a de Singapura) e depois passa pelos canais. A história será dividida por décadas. Grande parte dos dados são prestados pelo site televisionau.com, recomendo.

30 de Setembro de 1929: São realizadas as primeiras experiências da televisão depois do encerramento diário de rádios de Melbourne e Brisbane. A primeira foi realizada no Hotel Menzies em Melbourne.

6 de Maio de 1934: A primeira emissão dita "regular" é efectuada em Brisbane. Estas experiências pararam algum tempo mais tarde.

Junho de 1948: O governo trabalhista retoma os planos da televisão, numa altura em que a televisão desenvolvia-se lentamente por causa dos efeitos da guerra que tinha acabado uns anos antes. Foi escolhido um sistema britânico tipo BBC que permitia exclusivamente a emissão de televisões privadas e que seriam instalados emissores nas seis captais de estado (Sydney, Melbourne, Brisbane, Adelaide, Perth, Hobart). A decisão foi fortemente criticada pelo Partido Liberal por ser "totalitária". Tal situação não veio a suceder porque o governo não tinha a oportunidade de criar um canal antes da mudança política de Dezembro de 1949. Depois a Austrália enfrentava uma crise e introduzir a televisão traduzia-se num desvio de coisas mais importantes para a sociedade.

1949: A petrolífera holandesa Shell faz experiências com a televisão em sistemas de circuito fechado nas capitais de estado, produzidas por Frank Cave. A primeira experiência, em Sydney, foi a 7 de Abril.

Março de 1950: O sucesso das experiências da Shell influenciou outra empresa, a fabricante de rádios Astor, a fazer novas experiências. Desta vez, foram ainda mais longe, nas zonas ditas "regionais" (fora das capitais de estado). A primeira cidade a contar com estas experiências foi Bendigo, em Victoria.

Janeiro de 1953: O governo Menzies alterou o conceito de lei para a televisão e o suposto monopólio da ABC foi quebrado. A ABC iria emitir junto a televisões privadas, inspirado no sistema da rádio.

1954: Foi anunciado publicamente o novo sistema depois da alteração do ano anterior. A televisão seria introduzida antes dos Jogos Olímpicos de 1956, que seriam em Melbourne.

1955: São concedidas as primeiras licenças, duas para Sydney e duas para Melbourne.

image.jpeg.93fe1f196b841829caebd4e85e4d52f8.jpeg

Julho de 1956: A TCN-9 em Sydney e a HSV-7 em Melbourne começa as suas emissões experimentais.

Welcome-to-TV.jpg

16 de Setembro de 1956: Às 19 horas, a TCN-9 é inaugurada. A primeira cara da fase regular era a do Bruce Gyngell, que disse a frase "Good evening and welcome to television" ("Boa noite e bem-vindo à televisão"). Infelizmente a gravação de 1956 desapareceu (pois foi feita noutro estúdio) e o próprio teve de refazer em 1959. O canal, ainda em fase experimental, emitia anúncios, uma vantagem de arrancar antes da ABC.

27 de Setembro de 1956: A GTV-9 de Melbourne faz as suas emissões experimentais.

27 de Outubro de 1956: É oficialmente inaugurada a TCN-9.

4 de Novembro de 1956: É oficialmente inaugurada a HSV-7.

image.jpeg.803bccb3f2c942f188752641e031dcd8.jpeg

5 de Novembro de 1956: A ABC inaugura a ABN-2 em Sydney e marca o início da ABC nas lides televisivas.

19 de Novembro de 1956: A ABV-2 em Melbourne arranca as suas emissões com os Jogos Olímpicos à porta.

22 de Novembro de 1956: Começam os Jogos Olímpicos. Durante a duração do evento, os canais da cidade (ABV-2, HSV-7, GTV-9 em fase experimental) cobrem o evento.

hqdefault.jpg

2 de Dezembro de 1956: É inaugurada a ATN-7 em Sydney. O ano acaba com uma penetração de televisores bastante baixa em Sydney (só 1% da população é que tinha) e ligeiramente superior em Melbourne (5%). A razão pela qual a taxa era mais alta era por causa da televisão ter um rápido desenvolvimento em Melbourne, já que a chegada da televisão era à custa dos Jogos Olímpicos.

19 de Janeiro de 1957: As emissões da GTV-9 passam a ser regulares.

20 de Abril de 1957: A Victorian Football League, antepassado da NRL, é emitida pela primeira vez. Os mesmos canais que emitiram os Jogos Olímpicos tiveram a permissão de emitir a última parte dos jogos.

6 de Maio de 1957: A GTV-9 emite o programa de variedades In Melbourne Tonight, que estaria no ar por mais treze anos. Ainda no mesmo ano a ATN criou uma parceria com a GTV e a TCN com a HSV.

Dezembro de 1957: A TV Week, primeira revista de televisão do país, chega a Melbourne.

Junho de 1958: A ABC lança a sua revista, a TV News, em Sydney.

20 de Outubro de 1958: A ATN-7 começa um período de emissão matinal, que incluía o noticiário Today e a primeira telenovela australiana, Autumn Affair. A TV Week cria os seus prémios de televisão, os TV Week Awards, que no ano seguinte passariam a ser os Logies.

1959: Surgem cinco novos canais privados: duas em Brisbane (QTQ-9 e BTQ-7), duas em Adelaide (NWS-9 e ADS-7) e uma em Perth (TVW-7). Perth só teve uma dadas as dimensões da cidade na altura. A ABC decidiu expandir a televisão a estas cidades, mas em 1959 só ficou por Brisbane (ABQ-2), e só chegaria às restantes cidades no ano seguinte. O In Melbourne Tonight fez emissões em directo de Ballarat e Bendigo quando na altura estas cidades nem sequer tinham televisão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1960: Surgem quatro novos canais, três da ABC (ABS-2, ABW-2, ABT-2) e uma privada (TVT-6 Hobart). Com isto a televisão chega à Tasmânia e a todas as capitais de estado.

Novembro de 1960: São anunciados os treze vencedores de um concurso público para a televisão regional nos estados de Nova Gales do Sul (e Camberra), Victoria, Queensland e Tasmânia.

19 de Agosto de 1961: A ABC estreia o programa de jornalismo de investigação Four Corners. Quase 60 anos depois, ainda passa e é dos programas mais duradouros da televisão australiana.

Dezembro de 1961: As primeiras televisões "regionais" nascem no estado de Victoria. A primeira foi a GLV-10 de Gippsland. Nas semanas seguintes surgiram a GMV-6 em Shepparton e a BCV-8 em Bendigo.

1962: Surge uma nova onda de televisões regionais: BTV-6 Ballarat, NBN-3 Newscastle, TNT-9 Launceston, WIN-4 Wollongong, TNQ-7 Townsville, DDQ-10 Toowomba, ABC-3 Camberra, CTC-7 Camberra, RTN-8 Lismore e CBN-8 Orange. Ainda este ano, a ATN-7 vende o programa de variedades Revue '61 para a CTV do Canadá. Especula-se que tenha sido o primeiro programa australiano a fazer uma venda para o exterior.

Março de 1962: O governo, espantado com o crescimento da televisão na Austrália, concede cinco licenças: quatro para um terceiro canal e uma para um segundo canal, nas cinco grandes capitais de estado. Em Abril, as estações de Sydney e Adelaide foram concedidas ao canal 10, Melbourne e Brisbane ao canal 0 (que só existia nas frequências australianas) e Perth ao canal 9.

Julho de 1962: Mudança nas afiliações. A GTV-9 e a TCN-9 passam a criar a National Television Network e a HSV-7 e a ATN-7 criam a Australian Television Network, juntamente com as respectivas congéneres de Brisbane e Adelaide. Na altura, a TVW-7, como único canal em Perth, permanecia independente.

1963: Surge a RTQ-7 em Rockhampton, a partir deste ano, a ABC começou a desenvolver a sua rede regional de emissores.

Novembro de 1963: A TCN-9 e a GTV-9 passam a ser ligadas por cabo coaxial de modo a que partilhassem reportagens e programas entre Sydney e Melbourne com facilidade.

1964: Surgem a AMV-4 em Albury e a RVN-2 em Wagga Wagga.

1 de Agosto de 1964: Começam as emissões da ATV-0, detida pela Ansett. Foi a primeira das cinco novas licenças a começar as suas emissões.

20 de Outubro de 1964: A HSV-7 emite o primeiro episódio da série Homicide, série policial que chegou a ser um sucesso e arrecadou 510 episódios durante doze anos.

1965: Novos canais regionais: WBQ-8 Maryborough, NEN-9 Tamworth, NRN-10 Coffs Harbour, CWN-6 Dubbo, MTN-9 Griffith e STV-8 Mildura. As quatro licenças restantes começam a emitir: TEN-10 em Sydney, TVQ-0 em Brisbane, ADS-10 em Adelaide e STW-9 em Perth. Com o nascimento da TEN-10 em Abril, nasce a Independent TelevisioN System, a terceira cadeia de televisão privada.

15 de Setembro de 1965: O programa de talentos Showcase começa a ser emitido e permaneceu no ar durante cinco anos.

1966: Novos canais: FNQ-10 Cairns, ECN-8 Taree, SDQ-4 Southern Downs, SES-8 Mount Gambier. A ABC começa a emitir uma versão australiana do formato pré-escolar britânico Play School que ainda hoje está no ar e longe do seu conceito antigo (um dos apresentadores recentes foi o actor de ascendência samoana Jay Laga'aia). A partir deste ano, a Austrália começa a receber notícias por satélite.

1967: Nasce a BTW-3 em Bunbury. Mais tarde iria fazer parte da GWN.

10 de Abril de 1967: A ABC estreia o programa This Day Tonight que iria gerar alguma polémica.

5 de Junho de 1967: A ABC faz a sua primeira emissão a sério por satélite, com a emissão em directo do Pavilhão da Austrália na Expo 67, em Montréal.

15 de Junho de 1967: A ATV-0 faz uma emissão experimental a cores das corridas de Pakenham.

25 de Junho de 1967: A ABC participa no espectáculo internacional Our World, que a RTP também emitiu, e que estreou uma música dos Beatles (All You Need is Love), que quando foi estreada era por causa da Guerra do Vietname. Foi uma experiência única numa altura em que as ligações por satélite eram algo complexas. A Austrália foi o único país do Hemisfério Sul a participar, a sua contribuição para o programa foi a de mostrar ao mundo de que a Austrália era um país de emigrantes, pois a condutora do eléctrico era europeia. Ainda houve outra contribuição de cariz científico em Camberra.

28 de Agosto de 1967: Estreia a série Bellbird na ABC, que teve mais sucesso fora das cidades.

16 de Setembro de 1967: A grande final da NSW Rugby League é emitida em directo pela primeira vez.

1968: Novos canais: GTS-4 Port Pirie, BKN-7 Broken Hill, MVQ-8 Mackay e GSW-9 Albany.

5 de Fevereiro de 1968: Estreia da série Skippy na televisão australiana. A série foi produzida a cores para exportação, pois as emissões na Austrália ainda eram a preto e branco.

Maio de 1968: A Seven estreia a telenovela Motel.

Fevereiro de 1969: O governo escolheu o formato de emissão a cores PAL usado na Europa, em vez de usar o formato americano NTSC.

8 de Março de 1969: A luta entre Lionel Rose e Alan Rudkin passa a ser o programa mais visto da história da televisão australiana.

Julho de 1969: A GTV-9 de Melbourne passa a chegada do homem à Lua com emissão 24 horas para que esta seja emitida em directo. Por outro lado, como na altura a Nova Zelândia não tinha ligações por satélite, a ABN-2 cedeu-lhes imagens.

23 de Dezembro de 1969: Graham Kennedy apresenta o seu último In Melbourne Tonight. Uns dirão que o formato foi influenciado - com toques de congénere dos EUA - em Hong Kong com o Enjoy Yourself Tonight da TVB.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...