Jump to content

José Fragoso


RIKIPOWER

Posts Recomendados

há 3 horas, Televisão 10 disse:

Até agora, acho que o José Fragoso tem uma visão mais indicada para o cargo do que tinha o Daniel Deusdado, que estava parado no século passado.

Essa frase com alguns elementos em ordem inversa até faz sentido. :p

Acho que o Fragoso tem um mindset pouco adequado para a renovação de públicos que a RTP precisa. O problema do Deusdado era essencialmente não saber programar (o que é importante) e ser um bocado testa-de-ferro da visão do Nuno Artur Silva.

Já o Fragoso, se os resultados a curto prazo são bons, é o que interessa. Se daqui a 5 ou 10 anos a situação piora, vai-se para os jornais dizer que a TV é toda uma mesmice, quando não contribuiu para uma verdadeira mudança (e se a havia altura em que a RTP podia ter sido uma força mais disruptora no mercado, foi na altura em que ele estava ao leme da RTP1).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JDaman disse:

Essa frase com alguns elementos em ordem inversa até faz sentido. :p

Acho que o Fragoso tem um mindset pouco adequado para a renovação de públicos que a RTP precisa. O problema do Deusdado era essencialmente não saber programar (o que é importante) e ser um bocado testa-de-ferro da visão do Nuno Artur Silva.

Já o Fragoso, se os resultados a curto prazo são bons, é o que interessa. Se daqui a 5 ou 10 anos a situação piora, vai-se para os jornais dizer que a TV é toda uma mesmice, quando não contribuiu para uma verdadeira mudança (e se a havia altura em que a RTP podia ter sido uma força mais disruptora no mercado, foi na altura em que ele estava ao leme da RTP1).

Eu disse aquela frase pela aposta que o Daniel Deusdado fez alguns programas como o Agora Escolha, o Praias Olímpicas e o Treze, que mais pareciam programas com ideias vindas de outro século. Além disso, o Deusdado era péssimo a programar. A não ser a aposta em séries, muitas delas pouco marcantes e com fraca qualidade, a passagem do Daniel Deusdado na RTP 1 não foi assim tão positiva. Teve a sorte de ter herdado da direção anterior programas como o Got Talent e o The Voice.

Com o José Fragoso, a RTP 1 volta a ganhar competividade sem perder qualidade. A prova disso é que os últimos meses do ano de 2018, com o Fragoso, tiveram médias superiores aos outros, com o Deusdado. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Televisão 10 disse:

Eu disse aquela frase pela aposta que o Daniel Deusdado fez alguns programas como o Agora Escolha, o Praias Olímpicas e o Treze, que mais pareciam programas com ideias vindas de outro século. Além disso, o Deusdado era péssimo a programar. A não ser a aposta em séries, muitas delas pouco marcantes e com fraca qualidade, a passagem do Daniel Deusdado na RTP 1 não foi assim tão positiva. Teve a sorte de ter herdado da direção anterior programas como o Got Talent e o The Voice.

Com o José Fragoso, a RTP 1 volta a ganhar competividade sem perder qualidade. A prova disso é que os últimos meses do ano de 2018, com o Fragoso, tiveram médias superiores aos outros, com o Deusdado. 

Nunca disse que o Deusdado é bom. Mas o Fragoso também não é a melhor escolha a meu ver para aquilo que são as intenções da empresa a longo prazo. É preciso ter em conta que a bandeira da RTP, por muito multiplataforma que a empresa seja, ainda vai sendo a RTP1. Se a RTP1 passar uma imagem de "ser só para velhotes", pouco ou nada conseguirão renovar a nível de público. E renovação do público já é um problema que a RTP tem há vários anos. Diria que desde o advento dos canais nacionais na TV paga (especialmente com os primeiros investimentos da SIC) que isso se acentuou.

A RTP tem um grande problema (maior que o das audiências a curto prazo) e o Fragoso simplesmente não é a resposta para esse problema (tal como Deusdado não o era, porque em parte ou não programava as coisas de forma lógica ou fazia alterações em cima do joelho, algo pelo qual o Fragoso ficou conhecido na primeira era dele na RTP1).

Editado por JDaman
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Rafael A. disse:

O Fragoso programa a la privada. Essa é a diferença. 

O Fragoso é mais agressivo comercialmente, mas longe de programar completamente ao estilo de uma privada quando está na RTP. Se queres ver RTP1 a ser programada como uma privada vê a era de insanidade do Emídio Rangel. Aquilo teve programas que nunca na vida teriam espaço na RTP.

Editado por JDaman
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
On 1/13/2019 at 11:02 PM, Televisão 10 said:

Eu disse aquela frase pela aposta que o Daniel Deusdado fez alguns programas como o Agora Escolha, o Praias Olímpicas e o Treze, que mais pareciam programas com ideias vindas de outro século. Além disso, o Deusdado era péssimo a programar. A não ser a aposta em séries, muitas delas pouco marcantes e com fraca qualidade, a passagem do Daniel Deusdado na RTP 1 não foi assim tão positiva. Teve a sorte de ter herdado da direção anterior programas como o Got Talent e o The Voice.

Com o José Fragoso, a RTP 1 volta a ganhar competividade sem perder qualidade. A prova disso é que os últimos meses do ano de 2018, com o Fragoso, tiveram médias superiores aos outros, com o Deusdado. 

A insistência do Deusdado em gastar dinheiro em novelas nunca ninguém percebeu... até podem ter tido alguns resultados mas investir no daytime e depois enche-me o horário nobre de programas com mofo, repeats e séries meio duvidosas...

O Fragoso tem melhor gosto a escolher programas e séries, mas que me desculpem é tão mau a programar como o Deusdado. Além disso corremos o risco de ver a rtp a produzir muita coisa e metade ficar na gaveta... com a desculpa da grelha rebentar o orçamento. 

Fiquei de pé atrás com o regresso dele... mas veremos como ele programas estás novas apostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, MiguelB disse:

A insistência do Deusdado em gastar dinheiro em novelas nunca ninguém percebeu... até podem ter tido alguns resultados mas investir no daytime e depois enche-me o horário nobre de programas com mofo, repeats e séries meio duvidosas...

O Fragoso tem melhor gosto a escolher programas e séries, mas que me desculpem é tão mau a programar como o Deusdado. Além disso corremos o risco de ver a rtp a produzir muita coisa e metade ficar na gaveta... com a desculpa da grelha rebentar o orçamento. 

Fiquei de pé atrás com o regresso dele... mas veremos como ele programas estás novas apostas.

O Fragoso é péssimo a programar, péssimo mesmo.

A grelha da RTP1 precisa de mudar completamente, porque o canal tem audiências péssimas 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, D91 said:

O Fragoso é péssimo a programar, péssimo mesmo.

A grelha da RTP1 precisa de mudar completamente, porque o canal tem audiências péssimas 

Até percebo que a rtp1 não tenha de se preocupar demasiado com audiências mas quando uma grelha não tem coerência, nem um alinhamento que alguém se lembre do que vai dar, não serve de nada. A rtp tem mais audiência no daytime que no prime time...

Por exemplo criaram uma linha de talk shows... um começa as 22h30... outro as 23h30... outro depois da meia noite... porquê? porque a grelha está cheia de repeats e programas que não têm uma duração concreta. Isto fideliza alguém?

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
  • 3 meses depois...

Um programador fraco que está a contribuir para a queda da RTP1.

Em termos de conteúdo, ele até sabe escolher os programas bem (principalmente em HN, onde a RTP1 se destaca, com distância, das privadas). Mas o daytime deixa a desejar (à exceção do horário 17h30-20h00 nos dias úteis) e a organização de grelha em termos de horários e exibições é muito aquém do expectável. Nem sei como é que o The Voice ainda tem audiências, com a considerável sobreexposição que teve. E os horários dos programas da noite são todos diferentes todos os dias, uma confusão tremenda.

Já nem falo da questão das reposições ad eternum, que, sim, mesmo influenciadas pelo baixo orçamento da RTP, não são desculpáveis com a existência de conteúdo alternativo que até seria de valor a RTP, como serviço público, oferecer (peças de teatro, filmes, desporto, concertos, etc.). 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Rangel disse:

Parece que estou a ler as críticas que se liam noutros fóruns da TV há 15 anos. O homem realmente não mudou nada. Acho muito bem que à noite o HN da RTP tenha uma grelha vertical em distinção ao que as privadas fazem mas devia ser muito melhor organizada. Não é fácil fazê-lo mas para isso é que existem os programadores.

Curiosamente a RTP1 este ano está a subir relativamente ao ano passado (11,4% contra 10,8% na média anual de 2022), aproveitando o desgaste da SIC (menos 0,9%) e da TVI (menos 0,6%). E mesmo em relação a 2021 também sobe, em 0,3%. Não deixa de ser positivo, apesar de ser mais por demérito da concorrência.

Como é que foi a sua primeira tenura no cargo? Deve ter sido lindo :manas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 3/28/2023 at 1:01 AM, miguelalex23 said:

Também teve muitas trapalhadas na gestão, mas fez algumas apostas certeiras quer em termos de sucesso nas audiências (casos do Verão Total, Jogo Duplo, Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão, Pai à Força, Telerural), quer produtos de reconhecida qualidade (Os Contemporâneos, Liberdade 21, O Último a Sair (que ainda veio da direção dele), Um Lugar para Viver). Pelo meio, ainda teve decisões polémicas mas que correram bem, como Vila Faia ao fim de semana às 18h30. E conseguiu recuperar a vice-liderança em 2009 e mantê-la em 2010. Outros tempos.

Basicamente só ficou em terceiro lugar em 2008 porque no verão a RTP1 esteve bastante fraca devido sobretudo ao Euro de futebol transmitido pela TVI, o canal mais forte, e a SIC acabou por ser a menos prejudicada com a transferência de público. Também a aposta em Sabe Mais Que Um Miúdo de 10 Anos na mesma altura não correu bem, se bem recordo.

Tanto assim foi que Jogo Duplo estreou logo em finais de agosto.

Editado por Rangel
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que em termos de daytime tirando aquele buraco da novela, mas que duvido que tenha investimento maior até tem sido consistente, o A Nossa Tarde é o mais problemático mas tb é o mais dificil de ter boas audiencias, mesmo as privadas anulam-se uma à outra por vezes com valores bem rasantes.

Acho que poderia ser feito melhor no horário nobre com a gestão das séries, mas tirando isso a aposta nestes conteudos tem sido muito bem conseguida. O dinheiro que havia em 2010 já não é o que há agora, os desafios estão muito para o online.

Não concordo que haja um desgaste do The Voice, é uma temporada por ano, assim como o Kids... e é o programa que segura os domingos de não serem ainda mais um desastre.

Não acredito que viesse alguém para o lugar do Fragoso fizesse muito diferente, porque a estrutura da grelha não vai mudar muito, o que pode mudar é o tipo de apostas sobretudo a nivel dos concursos e do entetenimento...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro problema do Fragoso é querer limitar ao máximo a grelha a produtos em português, o que é um autêntico tiro no pé em horários de grande visibilidade mas onde a capacidade de produção de conteúdos novos vai ser praticamente inexistente ou de difícil adesão (tardes de fim-de-semana, basicamente). Aliás, é um tanto ou quanto irónico ter esta escolha, mas subitamente não haver problemas com apostas em HN à semana onde metade do diálogo é falado em galego ou castelhano... Acho que ficaria melhor para ele acenar uma bandeira branca nesta questão e pensar além da caixa neste aspecto.

Não se perdia nada em ter uns Domingos com filmes se soubessem fazer ciclos temáticos durante um mês. Parte do sucesso dos canais de TV paga de filmes ao fim-de-semana não é simplesmente despejar filmes ao calhas. Casos como o FOX Movies e o Canal Hollywood têm muitas vezes ciclos ou programação temáticas aos fins-de-semana pensada para o mês todo e a verdade é que resulta. Ninguém quer ver um John Wick e a seguir um Air Bud qualquer lado a lado na grelha. Agora um mês só de filmes do Keanu Reeves ou um mês só de Clássicos de Westerns (principalmente de Spaghetti Westerns) ou outro mês de 007 e assim sucessivamente eram capazes de funcionar se experimentassem esta estratégia a longo prazo. Hey, até podiam fazer um mês só com aquelas comédias portuguesas com zero de piada, mas que a malta boomer adora. Funciona estupidamente bem no cabo e acho que é daquelas poucas coisas que podiam ir buscar ao cabo e experimentar que poderia funcionar em sinal aberto.

Editado por JDaman
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, AndreRob disse:

Eu acho que em termos de daytime tirando aquele buraco da novela, mas que duvido que tenha investimento maior até tem sido consistente, o A Nossa Tarde é o mais problemático mas tb é o mais dificil de ter boas audiencias, mesmo as privadas anulam-se uma à outra por vezes com valores bem rasantes.

Acho que poderia ser feito melhor no horário nobre com a gestão das séries, mas tirando isso a aposta nestes conteudos tem sido muito bem conseguida. O dinheiro que havia em 2010 já não é o que há agora, os desafios estão muito para o online.

Não concordo que haja um desgaste do The Voice, é uma temporada por ano, assim como o Kids... e é o programa que segura os domingos de não serem ainda mais um desastre.

Não acredito que viesse alguém para o lugar do Fragoso fizesse muito diferente, porque a estrutura da grelha não vai mudar muito, o que pode mudar é o tipo de apostas sobretudo a nivel dos concursos e do entetenimento...

Durante todo o ano de 2022 o TV só teve interrupção para o Got Talent e salvo erro um mês de verão, se tanto. Foi versão Kids, foi versão Gerações, foi versão normal. A meu ver desgastou imenso. :triste:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...