Jump to content

50: A Tua História de Confabulação


ATVTQsV

Posts Recomendados

Já alguma vez fizeram zapping e descobriram um canal estranho que nunca mais voltaste a ver? Lembram-se da existência do programa X ou separador Y e andas a apregoar tudo a todas as pessoas?

É claro, vocês já sofreram o tal efeito Mandela: a chamada "confabulação" que veio de um relato de uma senhora americana que afirmava que Nelson Mandela morreu na prisão quando na verdade estava vivo.

Quase todos os casos relatados aqui são meus, por isso peço desculpa se ninguém conseguiu perceber o que digo.

latest?cb=20140419224950
Separador cantado da RTP 1 (2002)

Sim, é claro que a RTP 1 teve um dos melhores grafismos de sempre da história da televisão portuguesa, mas tal grafismo ainda está envolto em dois casos de confabulação.

O primeiro caso é o de um tal "separador cantado". Era basicamente o mesmo separador da foto (o "normal") mas a sonoridade consistia numas vozes (ou numa voz) sintetizada (quando tinha 4 anos tinha a sensação que era) a cantar "RTP, televisão portuguesa!". Nos últimos anos surgiram algumas gravações da RTP 1 do mesmo ano mas não encontrei até agora o separador. Teria sido invenção minha?

Eis uma reconstituição do dito. Encontrei o som numa promo da RTP de 2001, precisamente na parte desportiva, e esta encerrava o hino desportivo da RTP na altura (uma espécie de "Futebol espectáculo é na TVI" da RTP). Quando no ano passado falei com alguns utilizadores sobre a existência do dito, um chegou a dizer que teria sido no fim de uma promo. Pelo que me lembro, o dito era emitido separadamente (e acho que, mesmo com uma idade tão pequena, não achava piada a este separador raro).

latest?cb=20140419224950
Separador de Natal de 2002 que não era o dos brilhos e que tinha o símbolo do canal encarcerado num globo de neve

Os primeiros grafismos de Natal que me lembro da RTP são os de 2002: a RTP 1 e a RTP 2 usavam separadores em que a câmara se distanciava do símbolo dos respectivos canais enquanto se ouvia uma música natalícia (não era um remix natalício dos temas dos dois canais). Porém, em 2012 foi descoberta uma gravação de Novembro de 2002 onde a RTP 1 já tinha um grafismo natalício com brilhos típicos e o tema do canal em sinos. Foi a partir das gravações do LUSITANIATV que comecei a postular a hipótese da RTP 1 ter tido dois grafismos de Natal naquele ano, o separador dos brilhos e o do globo de neve. Lembro-me que o dito era com o globo de neve a distanciar-se tipo o separador da RTP 2 da mesma altura e mais nada.

A 7 de Dezembro de 2017, publiquei a seguinte mensagem no tópico Memórias RTP 2 (foi feita uma correcção):
"Mais alguém se lembra dos separadores de Natal de 2002 e 2007? O de 2002 tinha o símbolo do canal encarcerado num globo de neve (durante anos eu julgava que a RTP 1 tinha algo parecido, afinal não)"

Eis que o @DonaldoC1997 confirma que também se lembra do dito separador da RTP 1, esta espécie de quadrado roxo encarcerado num globo de neve, no natal de 2002, e que afinal não era confabulação da minha cabeça. Direi apenas que a SIC também teve dois grafismos de Natal que trocavam entre si, em 2005 tiveram um inspirado no normal e outro com aquela gigantesca árvore de Natal que havia em Lisboa e que teve a sua última visita em 2008.

latest?cb=20141123081806
A RTP 2 tinha separadores temáticos em 2002?

Aquilo que estão a ver era, para muitos, o único separador da RTP 2 entre 2002 e 2004. Mas para mim não era o único: havia um separador de cinema em tons azulados e um desportivo em tons de verde. Alguns utilizadores julgavam que estava a trocar com os genéricos das sessões e do Desporto 2 (lembro-me que o verde tinha o fim do tema do Desporto 2 da altura). Eram separadores com o 2 no centro, tal como o único separador que é aceite pela generalidade das pessoas.

latest?cb=20130102000006
O estranho canal de leste

Ainda em 2002 (pois eu ainda não estava ciente a 100% da realidade) e em casa de um familiar meu, lembro-me de deparar com um estranho canal de leste cujo símbolo era parecido ao da foto. Não, não era da Moldávia, era algo tipo MTK, e durante anos eu julgava que era da Macedónia. O símbolo tinha as caixas inclinadas a branco, bordes alaranjados e letras a azul e não tinha o nome completo por baixo. Lembro-me que estava a passar um anúncio da Ford  que dava também em Portugal e tinha uns efeitos rectangulares (não sei como descrever exactamente).

O mais próximo que pude encontrar foi este canal da Macedónia:
logo-mrt.jpg

O antigo símbolo da Rádio e Televisão da Macedónia, mas não, não corresponde às minhas memórias. Vi uns intervalos no canal vigorstar e o símbolo estava no canto superior direito (o deste canal misterioso estava no canto superior esquerdo). Trata-se de um mistério sem resposta.

latest?cb=20161224094522
Discovery Travel & Adventure

Quando fiz a crónica sobre o People+Arts, @OTalAntiquado contou-me que, em 2004/2005, chegou a ver um "Discovery Travel and Living". Fiz uma pesquisa apurada e afinal o canal em questão chamava-se de Discovery Travel and Adventure.

"O único momento mais memorável que me lembro é de estar no escritório e de ficar espantado com o novo canal, porque eu tinha (e ainda tenho) memória fotográfica e não me lembrava de ter visto aquela "mosca". Acho que estava a dar um programa da cultura egípcia ou assim."

Também foi dito que deu na TV Cabo. A minha teoria:

"Deve ter sido alguém da Discovery a dar o sinal errado à TV Cabo ou a tentar experimentar novos canais. Eventualmente teríamos o tal "trio digital" latino: o Science, o Civilization e o Turbo mas com legendas locais."

170px-Jofrost1_cropped.jpg
Super Nanny no People+Arts

Nos últimos anos, quando o People+Arts fez uma lenta transição de um canal sobre "gente e arte" para uma temática parecida à do TLC actual, chegou a emitir alguns programas na onda dos reality shows. Um destes era a Super Nanny de Jo Frost, provavelmente a britânica ou a americana, da qual lembro-me de ver, ou terá sido uma alucinação minha?

cronometro_tradicional_de_altissima_qualidade_de_3_coroas_hanhart_1212_1_20170707114223.jpg
60 Segundos

O último mistério desta crónica é a de um programa que dava para passar o tempo na SIC Notícias em 2002: um tal "60 Segundos". Não, não leram mal, era mesmo 60 Segundos. Contrariamente a duração do programa não era de um minuto, mas sim entre cinco a dez minutos e consistia em reportagens portuguesas (nada de reportagens do 60 Minutos em modo de repetição). A única coisa que fazia jus ao nome do programa era o facto de ter um contador de 60 segundos no último minuto da reportagem em si.

Para terminar, direi apenas que a data de publicação desta crónica coincide com o centenário de Nelson Mandela, cujo nome serve de mote ao termo "efeito Mandela", um nome comum a um tipo de falsa memória. Este nome é atribuído a Fiona Broome que partilhou uma notícia falsa sobre a morte de Nelson Mandela na prisão nos anos 80, quando na verdade ainda estava vivo (faleceu em Dezembro de 2013). Existe uma comunidade em torno destas memórias no Reddit.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha suposta falsa memória: ver a emissão/noticiários da NTV na RTP Açores ou na RTP1 (talvez no lugar do Regiões Local?). É que bate certo, só dava à tarde.

Provavelmente estou a confundir quando o Bom Dia Açores ia de férias e metiam a emissão da RTP N.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...