Jump to content

Nazaré


ineseabra

Posts Recomendados

Na Corda Bamba é um produto com uma narrativa arrojada e, de certo modo, rara em Portugal. Mas daí a ser uma “obra prima”... (lol) Ainda no outro dia, numa discussão entre Dalila e Alexandra, o eco em cena era tanto que parecia que estavam a gravar numa casa de banho!

E a Sandra Santos nem tem de responder a nada. Só tem de se recostar, beber o seu gin tónico (ou outra bebida de eleição) e ler diariamente as audiências. Está aí toda a validação que necessita.

O Vilhena terá o consolo de saber que está a criar um produto que provavelmente se tornará de culto, e que seguramente perdurará na mente dos que gostam de ficção televisiva enquanto marco criativo.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das duas uma, ou a Sandra Santos leu alguma crítica negativa da «Nazaré», ou acredita que o seu produto apesar de líder no horário, é fraco. Este texto da autora parece-me menos um desabafo e mais uma espécie de justificação barata com um ligeiro toque de vitimização e, na minha opinião, não tinha qualquer necessidade de o fazer, mas a autora lá há de saber o porquê de o ter feito... A verdade é que a novela «Nazaré» não só é líder de audiências como bateu recordes audiometricos para uma produção da sic e o senhor Daniel Oliveira não podia estar mais satisfeito com os resultados, por isso eu pergunto-me, para quê isto? Toda esta justificação... não entendo. Se esta sua declaração for no entanto uma resposta às declarações do Rui Vilhena, que disse ser obrigatório que se aposte em boas histórias, com textos originais e diferentes, sem medo de se arriscar e fazer diferente pois então, tenho só a dizer, que para mim as palavras do Rui eram mais uma indireta para a tvi, do que uma mensagem calculista e maliciosa dirigida à Sandra ou mesmo à «Nazaré». O que a Sandra queria dizer com o post, ou para quem o mesmo era direcionado, nunca vamos ficar a saber... No entanto, preferia que escrevesse a agradecer aos seus seguidores pelos números absolutamente históricos que a trama tem atingido, do que a contribuir direta ou indiretamente para um clima de mais "guerrilha medíocre".

Editado por rodrigo93
  • Gosto 1
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
  • Haha 2
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, rodrigo93 disse:

O Vilhena nunca teceu qualquer tipo de comentário em relação à novela da sic, ou sequer mencionou a estação pelo nome em nenhuma das entrevistas que deu, ou posts que publicou, e por isso eu não entendo o porquê da Sandra Santos se sentir tão "atacada". Das duas uma, ou leu alguma crítica negativa da «Nazaré», ou acredita que o seu produto apesar de líder no horário, é fraco, e faz assim uma jogada por antecipação, às possíveis comparações relativas à qualidade da sua novela, num qualquer frente-a-frente com a da concorrência, a «A Corda Bamba». Este texto da autora parece-me menos um desabafo e mais uma espécie de justificação barata com um ligeiro toque de vitimização. O produto que escreveu é líder ; a novela bateu recordes de audiência em relação não só a todas as novelas exibidas no passado pela sic como também comparativamente às da concorrência (tvi) exibidas nos últimos 5 anos ; o senhor Daniel Oliveira está contente e feliz da vida ; os atores estão mais do que motivados e fazem grandes elogios à história... pergunto-me, para quê isto? O público escolheu acompanhar a novela da sic e se o fez é porque viu realidade e qualidade na historia contada. Ponto final. As únicas palavras proferidas pelo Rui, e que poderiam confundir-se com uma mensagem de crítica, são um há muito repetido copy/paste de tudo aquilo que todos nós já dissemos neste fórum em algum momento, que é obrigatório que a ficção nacional se consiga renovar e que se aposte cada vez mais na imagem, fotografia, realização e toda a parte técnica de forma a que as nossas novelas não pareçam extensões umas das outras, beneficiando de um cuidado visual quase cinematográfico, tal como há muito já se faz no Brasil. Que se aposte numa boa história, com um bom texto original e diferente, sem medo de arriscar e fazer diferente. Se a Sandra Santos sentiu de alguma forma que estas palavras do Rui eram uma indireta ao seu projeto e trabalho, não devia, pois eu entendo-as mais como uma crítica à casa para onde o autor está a escrever a sua novela do que uma mensagem calculista e maliciosa dirigida à sic, ou mesmo à «Nazaré». Mais! Na entrevista dada pelo Rui a este mesmo site, «A Televisão», fez questão de mencionar que a concorrência, a sic (entenda-se!), está muito forte e por isso é necessário um produto igualmente forte para a combater, e que o próprio acreditava que esta sua novela com "uma imagem mais de série, ao estilo Netflix" poderia ser a resposta. Ninguém atacou ninguém. Uma vez mais, e ao o invés de ficarmos todos felizes com a evolução positiva que a nossa ficção tem vindo a fazer nos últimos anos, tanto do lado da sic (que esta semana está especialmente de parabéns após a terceira indicação aos prémios Emmy, e até quem sabe a sua segunda vitória nos mesmos), quanto do lado da tvi (que de facto tem neste momento um produto de uma qualidade gritante, com um texto soberbo e com interpretações maravilhosas), aqui estamos, mais divididos do que nunca, a escolher uma «team», a vestir a camisola por ela, e a esquecer o essencial, que é termos a possibilidade de escolher entre dois bons produtos de televisão, aquele que queremos continuar a acompanhar. Simples. Preferia ver a Sandra a agradecer aos seus seguidores, aqueles que diariamente escolhem acompanhar a sua trama, pelos números históricos que a mesma tem alcançado, do que a contribuir direta ou indiretamente para um clima de mais "guerrilha medíocre".

E onde é que está no texto escrito que ela atacou o Vilhena? :read:

E por favor não respondas com um testamento para me perder no teu raciocínio. Grato. 

  • Gosto 2
  • Haha 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, André disse:

E onde é que está no texto escrito que ela atacou o Vilhena? :read:

E por favor não respondas com um testamento para me perder no teu raciocínio. Grato. 

Sabes o que é mais bonito em democracia, é que eu disponho de liberdade para escrever o "testamento" que quiser, da mesma forma que tu és livre para pura e simplesmente o ignorar. No texto não está escrito que ela atacou quem quer que fosse, está sim mencionado que a Sandra Santos, e claro esta é apenas a minha opinião, se sentiu "atacada" de alguma forma, o que a levou a fazer o post. Agora, por quem?; porquê? ... só e apenas a própria o poderá dizer. Mas por favor não vamos ser inocentes e achar que alguém acorda de manhã e escreve um post daqueles! A mensagem da Sandra tem um qualquer destinatário, e se por acaso for o Rui, por algum tipo de declaração que este pode eventualmente ter feito, eu estava só e apenas a relembrar que ele nunca atacou a novela da sic, pelo contrário definiu a concorrência como sendo "forte". 

Editado por rodrigo93
  • Gosto 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não lhe bastam as audiências para ter o devido reconhecimento? Qual a necessidade de se vir justificar? Para mim a qualidade do texto e trama de Na Corda Bamba é muito superior, mas o povo mostra que quer este tipo de histórias leves... (ainda que eu ache que Nazaré tem o sucesso que tem dada a conjuntura favorável... tal como já aconteceu à TVI no passado). Por isso, parabéns querida. 

  • Gosto 5
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto... Agora é que é preciso vir justificar audiências??

Aceitem que dói menos. Eu vejo Nazaré porque é uma novela simples e para me tentar fazer esquecer os dramas da vida. Não quero ver uma novela que ainda acrescente mais...

Bonito texto da Sandra que também pode e deve poder dizer o que lhe vai na alma ?

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, JoãoCruz said:

Desculpem lá, mas não sejamos hipócritas. Por mais que "Nazaré" tenha qualidade e mérito - porque tem, a SIC teve uma campanha promocional simplesmente incrível e o público já precisava de uma novela água com açúcar -, não deixa de ser frustrante e curioso o facto de uma novela tão simples ganhar a uma obra prima como "Na Corda Bamba". Não só pela história complexa e personagens cheias de camadas, como também pelo elenco fenomenal e produção de altíssimo nível. A novela do Vilhena está num patamar completamente diferente do que já foi feito e se a TVI não se desleixar, não tenho dúvidas que será uma das melhores novelas portuguesas de sempre. Ter esta história a perder (por muito!) para a bruta montes da "Nazaré" é triste, sim. E esta afirmação não lhe tira o mérito. De todo. Eu apoio a diversidade de histórias e tipos de novela, mas uma novela como a "Nazaré" é ótima num horário como as 19h. E não critico quem vê ou prefere a novela da SIC, mas sim, acho triste que "Na Corda Bamba" seja tão desvalorizada porque os profissionais que trabalham na novela não o mereciam. 

A história da Sandra Santos não é o motivo principal pelo sucesso da novela. A promoção da SIC, a liderança do canal e o cansaço de novelas mais complexas ajudam neste sucesso. E ela que não se esqueça que "Doce Tentação" perdeu para um formato simplesmente ridículo como o "Gosto Disto!" e não era por isso que era pior que o programa da SIC :p 

É verdade que os valores que NCB faz são mais refletores do sucesso comercial de Nazaré do que de uma possível falta de qualidade da novela (um tópico mais que batido neste fórum na última semana, já agora). Mas a verdade é que, pelo menos para mim, mesmo podendo ou não ter vindo na era dourada da TVI, NCB nunca teria resultados arrasadores quanto isso, mais pela própria identidade e construção da novela que iria sempre apelar a um público mais niche e não às massas

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta é a primeira novela da SIC que acompanho desde o inicio e estou a adorar.

A Carolina Loureiro está a ser uma agradável surpresa. Às vezes ainda a noto um bocadito canastrona mas dá pra ver que se está a esforçar bué. Merece bem a oportunidade/voto de confiança que o Daniel lhe deu :good:

Também está a ser fixe rever a Márcia Breia e a Carla Andrino. Andavam muito desaparecidas ultimamente.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostei muito do texto. Gosto mais de NCB, mas até acho que funcionaria melhor como série como estou sempre a referir.

A Nazaré não me encheu as medidas, mas não julgo quem goste. Já há muito tempo que comentamos que o mercado estava a pedir por uma novela leve, mais clichê, despretensiosa e os resultados estão à vista.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Vieira disse:

Vi os primeiros episódios e nem achei má, tem algumas qualidades. No entanto já deixei de ver, acho a protagonista demasiado agressiva/bruta para o meu gosto e não gosto muito da atriz que a interpreta, embora não esteja assim tão má, mas não consigo gostar dela.

Andavas desaparecido Vieira. Bem-vindo de volta :) 

  • Gosto 14
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei extremamente mal impressionado com o primeiro episódio ao ponto de ter dito que não ia ver mais nenhum mas a verdade é que continuo a acompanhar a novela.

É uma novela muito simples e repleta de clichês que são complementados com uma certa “azelhice” propositada, esta “azelhice” que falo nota-se muito nos instrumentais por exemplo, tudo isto junto dá um produto muito bom para se ver ao final de um dia cansativo visto que não se têm que puxar muito pela cabeça, a história é leve, o elenco está muito bem equilibrado, os episódios passam rápido, acabei por ir sendo conquistado por esta simplicidade e até agora poucos episódios perdi.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Lyandru Rocha disse:

Muito bom episódio, hoje. Uma coisa que eu gosto muito da novela é o ritmo fluido. Está sempre a acontecer alguma coisa. Pelo menos até agora. 

E aa personagens secundárias aparecem só mesmo quando tem de ser, não há aquela obrigatoriedade de aparecerem só porque sim para engonhar. 

Fluidez é mesmo a palavra certa. É a maior qualidade da novela. 

  • Gosto 6
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até ao 12º episódio, Nazaré figura como a 6ª novela portuguesa mais vista da década:

  1. Dancin' Days - 1 501 000 espetadores
  2. Mar Salgado - 1 444 000 espetadores
  3. Sol de Inverno - 1 352 000 espetadores
  4. Coração D'Ouro - 1 330 000 espetadores
  5. Espírito Indomável - 1 324 260 espetadores
  6. Nazaré - 1 311 000 espetadores
  7. Ouro Verde - 1 301 500 espetadores
  8. A Única Mulher - 1 282 500 espetadores
  9. A Herdeira - 1 263 500 espetadores
  10. O Beijo do Escorpião - 1 235 000 espetadores
  • Gosto 13
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nazaré: violência e a força de vender

Utilizar expressões como “mulher de força” vende. Numa falsa e mascarada tentativa de vencer contra os estereótipos de género, Nazaré – essa mulher de força – é abusiva, violenta e mal-educada, mas ninguém o quer dizer.

[in artigo de opinião do Jornal Público https://www.publico.pt/2019/09/27/p3/cronica/nazare-violencia-forca-vender-1887356

  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...