Jump to content

47: À Sombra da Bananeira


Posts Recomendados

Existem programas de que toda a gente se lembra e há registos. No entanto, existem programas de que toda a gente se lembra e não há registos: desde alguns dos programas mais icónicos do PREC, como A Visita da Cornélia ou O Fungagá da Bicharada (sim, era um programa. e a canção que já deve estar a ecoar nas vossas mentes era o tema do dito) ou casos da rádio, como o Pão Comanteiga da Comercial (sim, eram duas palavras e "Comanteiga" era uma só), porque os arquivos foram exterminados ou simplesmente não tiveram a real gana de os gravar. Porém, há também programas deste tipo da qual existem nos arquivos dos canais mas até agora ninguém publicou um único segundo do programa em si. Falo-vos de À Sobra da Bananeira, programa de entretenimento que foi emitido ao longo de Julho e Agosto de 2003, nas tardes da SIC, julgo que deu à hora do Às 2 Por 3, quando este foi de férias. Sim, havia uma altura em que os programas da manhã e da tarde iam de férias. Hoje já não vão em prol da terceira idade.

Obviamente não existem registos audiovisuais do próprio programa, mas ainda existem promos da mesma.

Estas duas promos foram gravadas na noite do dia de São João (porque o São João a sério é na noite do dia 23) e, apesar de não serem excertos do programa em si, são o mais próximo que pude encontrar. O programa estreou a 9 de Julho, a ocupar a faixa do Às 2 Por 3, às vezes depois de Rex, o Cão Polícia, às vezes colado ao Primeiro Jornal, e antes das novelas de fim da tarde que começavam com New Wave (aka Malhação).

Achavam que o tema musical era o mesmo das promos em cima? Não. Na verdade era um tema feito para o programa em si. Até agora, só me lembrava de "Chega de trabalho, chega de patrão" e que a meio ouvia-se o nome do programa. E eis que, quinze anos depois, descobri, em todos os sítios que pude imaginar (é verdade), a letra do tema do programa...

...no site Arca de Noé (Arca de Noé! Há animais que vivem como nós... Será que isto dava uma THdS?), no comentário de uma foto de 2008.

Chega de trabalho, chega de patrão
Eu quero e alegria, viva o verão
Trabalhar só para o bronze, vou curtir o sol
Ganhar uma nova cor, mudar o visual.
Eu vou viver À Sombra da Bananeira.
À Sombra da Bananeira. O melhor verão e aqui, À Sombra da Bananeira!

Ainda me lembro de como soava a parte inicial, mas do resto não.

O programa era apresentado por João Gamboa, um açoriano que na altura estava a fazer vozes para os bonecos da Contra Informação. De acordo com esta notícia do Correio da Manhã, era para ter começado a 1 de Julho, mas vi noutra fonte que começou no dia 9. Hei de investigar mais sobre o assunto. O programa era produzido pela produtora Colosso, que, no início do ano, produziu o Bombástico, que gerou alguma polémica.

Foram feitas 39 emissões (a razão de haver 39 foi por causa do feriado de 15 de Agosto). Julgava que era de segunda a sexta mas não, era de terça a sábado (que rica escolha), onde, aos sábados, tinha quatro horas de duração. O programa viajava pelas praias portuguesas, com uma ementa à base de jogos e desafios típicos de programas de verão do pré-Verão Total e alguma música. Não me lembro exactamente no que consistiam os desafios, mas lembro-me de uma vez alguém ter mencionado Tom e Jerry (sim, as personagens daquelas curtas que davam por volta das 11 no Cartoon Network na altura e que hoje em dia foram eclipsados para bem dos remakes) num jogo.

O programa acabou a 29 de Agosto, uma sexta. No entanto, a SIC optou por retomar este formato em 2009 com outro programa, o SIC Ao Vivo. Mas o problema era que o SIC Ao Vivo era já um clone do Verão Total e não algo tipo os programas de verão de outrora. Porém, apesar do tema (ou parte dele) ainda ecoar nas mentes de muita gente que viveu o verão de 2003, não sobreviveram excertos, nem de um dos jogos, nem de uma banda que passou. Será que o programa era mau? Será que a SIC não teve interesse? Será que este programa ditou o fim dos tradicionais "programas de verão" da tarde?

Uma coisa é certa: este programa acabou por ser eclipsado pela sombra... da silly season.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Vascof2001 disse:

Será que a SIC tem mesmo as gravações desse programa? Se sim, logo deixamos de considrar que à "Sombra da bananeira" é lost media

Sim, tem as gravações deste e do Mousse Caseira. Ambos os programas nunca foram preservados fora da SIC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vascof2001 disse:

Será que a SIC tem mesmo as gravações desse programa? Se sim, logo deixamos de considrar que à "Sombra da bananeira" é lost media

Lost media é todo o tipo de multimédia que o público não tenha acesso. Neste caso, se está confirmado que existem cópias na SIC, mas nós não temos acesso, então está perdido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, TekClub disse:

Devia voltar a SIC Gold agora sim fazia mais sentido do que quando foi lançada...

É verdade, mas tal parece impossível no panorama audiovisual actual. A SIC Gold fechou porque nem muita gente via o dito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...