Jump to content

1: Regiões TV


ATVTQsV

Posts Recomendados

latest?cb=20170608122349
RTV: de um canal da Invicta a um canal luso-angolano de agronegócio

latest?cb=20170608115757
A RTV surgiu por volta de 2005 como um projecto on-line. Na altura era conhecido como Invicta TV e teve como parceira a extinta TV Tel (uns anos antes da fusão com a ZON). O canal dá o salto à oferta da TV Tel, com um novo nome (Região Norte TV), em regime experimental, no ano seguinte, e nunca tentou sair de tal registo. Em 2008, graças a uma parceria com a ZON que englobava também a MVM, o canal muda de nome e identidade, passando a ser um canal estritamente de informação das várias regiões do país que não do Porto e adopta o nome de "Regiões TV". Nos seus primeiros anos estava disponível no canal 200 da ZON e passado algum tempo (menos de um ano?) passou a estar disponível na Cabovisão. A NEXTV, dona do canal, também tinha mais umas experiências que foram por água abaixo, como o canal de música brasileira Música Brasil (disponível na TV Tel, Bragatel e Pluricanal) ou o projecto ambicioso para canal desportivo do grupo, o SCN - Sportcanal, que, na ZON, só emitiu um jogo do Benfica para combater à Benfica TV, que tinha acabado de lançar na MEO, e que não acabou por durar.

Já depois do "fim" definitivo da TVTel após a compra desta operadora pela ZON, a NexTV continuou a programas os seus dois canais sozinha. A RTV introduziu alguns programas "generalistas": o Sex... ual da Dona Branca (que foi um sucesso na internet), A Aldeia da Pequenada, apresentado pela Anita do "Recreio da Anita", onde ela teve o seu sucesso na Internet antes do programa, o seu sucessor - a Quinta da Bicharada, com os mesmos treze programas repetidos ao fim da tarde durante anos a fio, e, também, deixou de ter emissão contínua com a chegada do Aquário Clássico. Em 2011 o canal passou a ser gerido por Ediberto Lima e a cor do símbolo, que era vermelha, passou a ser verde, enquanto que o seu slogan, "Portugal por inteiro", foi trocado por "Experimenta, vai" (mas dito com sotaque português). Foi também nesta fase do canal que o noticiário teve um nome abrasileirado (Show de Notícias) e o Jaimão teve um programa à noite. Passado algum tempo o rei da televisão em movimento saiu e o canal voltou ao que era, símbolo vermelho e slogan português. Num sonho que tive no já distante ano de 2012, vi que a RTV tinha o símbolo em ciano por causa de um novo dono.

Durante a fase brasileira da RTV, foi vítima de dois programas do Canal Q: numa edição do Inferno de Novembro de 2011, a rubrica Posto de Comando com Ana Markl falava sobre o canal, sobretudo sobre o programa Sex... ual, e no ano seguinte, alguns programas da RTV apareceram num episódio dedicado ao canal no célebre programa Altos e Baixos. O Xerife Penas, por aquela altura, passou a ser uma sub-celebridade da internet, a um ponto em que cheguei a imitar o Xerife Penas com colegas meus na escola.

O canal eventualmente passou por uma crise profunda. Começou a vender horários ao pastor Silas Malafaia para emitir o seu programa Vitória em Cristo aos fins-de-semana. A situação piorou ainda mais em 2014, quando anunciavam que iria haver um "novo canal": Na verdade a programação foi reduzida e boa parte do tempo foi vendida à Igreja Internacional da Graça de Deus para emitir, em qualidade de imagem fracota, a programação do Canal UM Europa, destinado a fiéis da IIGD por estas bandas, seita essa conhecida pelo seu programa mais valioso em horário nobre: o Show da Fé, apresentado por R. R. Soares. Passado algum tempo e a RTV deixou de seguir a Jesus Cristo, desistiu de seguir as ordens da canção do R. R. Soares (canção de abertura do Show da Fé) provavelmente porque a NOS decidiu incluir as emissões do Canal UM Europa na sua grelha de canais. Foi então que o canal voltou a ser (outra vez) o que era só que tinha pouca programação "nova" e bastante conteúdo velho para repetir, até mais não.

20170403_202022.jpg
Ultimamente a NEXTV foi salva pelos angolanos que decidiram, no último ano, "reinventar" a MVM para passar a ser um canal destinado não só à juventude portuguesa como também à angolana. A NEXTV até fez parceria com a TPA para passar o programa de reportagens Angola Hoje, primeiro na MVM (movimento com vontade de mudança de imagem) e depois na RTV, que ao longo de 2016 começou a notar a parceria. Em Março mudaram o símbolo do canal para algo mais "vintage", mostrando as cores de Angola, mas acabou por mudar de temática para passar a ser um canal rural.

As audiências da Regiões TV são sempre um segredo - ora, o canal encontra-se numa ruela junto a outros canais lusófonos e junto àqueles canais de notícias internacionais, por isso dou um palpite de que as audiências do canal são baixíssimas. Agora com a gestão luso-angolana, não sei se vão passar a incluir reportagens sobre o estado agropecuário de Angola. Este ano aparentou ter um turnaround com os direitos da Rampa da Falperra, sobretudo para os assinantes da NOS em Braga. Continua a haver um único anunciante no canal, a Tropical Cafés.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...