Jump to content

RTP Lab [plataforma de web-séries]


VascoSantos

Posts Recomendados

Criei este tópico porque algumas séries que a RTP vai produzir serão exclusivamente para o digital, e acho que não faz muito sentido criar um tópico para cada uma delas, visto que não serão exibidas em televisão.

O comunicado da RTP,  que anuncia 4 novas séries, em que uma delas é "Amnésia":

Citação

RTP explora novas formas de contar uma história

A RTP, enquanto serviço público de media, procura estimular a criatividade e a inovação. E, por isso, de forma pioneira, criou o RTP Lab, um laboratório criativo e experimental, com novas formas de produção de conteúdos, pensadas numa lógica multiplataforma.

Assim, foi feita uma consulta de conteúdos, dirigida a todo o público, na procura de géneros de ficção e humor que utilizem novas formas de narrativa em ambientes exclusivamente digitais. Depois da candidatura de vários projetos, a RTP escolheu quatro que nascem e vivem unicamente no meio digital.

“Foram selecionados projetos que integrem interação com o conteúdo na forma como a história é contada ou distribuída e que sejam totalemtne desenvolvidos num ambiente digital” – João Pedro Galveias, Direção de Multimédia da RTP.

A partir deste mês vai ser possível acompanhar em exclusivo nas várias plataformas digitais da RTP (RTP Play, YouTube e Redes Sociais) quatro séries de ficção nacional:

 

AMNÉSIA:
Um thriller policial vertiginoso – Estreia a 30 de outubro na RTP Play, YouTube e Instagram

Amnésia é um thriller policial que conta a história de Joana Almeida (Ana Vilela da Costa), uma jovem blogger de sucesso que, na manhã da publicação do seu primeiro romance enquanto autora, acorda com o seu namorado, Carlos (Nuno Janeiro), morto a seu lado.

“A beActive, que sempre apostou na inovação, não podia deixar de se associar a esta iniciativa e, por isso, desenvolveu a AMNÉSIA, uma experiência interativa que cruza uma história linear com as novas funcionalidades das redes sociais, nomeadamente o Instagram. Pela primeira vez vamos contar uma história em que algumas cenas irão desaparecer ao fim de 24 horas“. – Nuno Bernardo, beActive Entertainment.

 

#CASADOCAIS:
Cinco amigos peculiares – Estreia em janeiro na RTP Play e no YouTube

Ema vem para Lisboa e partilha casa com quatro amigos excêntricos. Histórias sem tabus sobre o que é ser jovem no novo milénio (o sexo, o álcool, as drogas, as festas, a busca de emprego e o amadurecimento).

“A Casa do Cais é o materializar do sonho de produzir uma série de comédia com que a nossa geração se consiga identificar. É fantástico ter a oportunidade de mostrar realidades e mentalidades diferentes, assim como a aventura que é ser jovem hoje me dia, numa linguagem atual, crua e cómica“. – Peperan.

 

SUBSOLO:
Uma geração à procura numa Lisboa marginal – Estreia em janeiro na RTP Play e YouTube

Um grupo de jovens com que raramente nos cruzaríamos contam a sua história de sobrevivência numa cidade de sombras e escuridão.

“O SUBSOLO surgiu de uma ideia do coletivo VIDEOLOTION que, depois de apresentada à RTP, passou de uma série de ficção de 10 episódios a uma websérie de 5 episódios, com o objetivo de fazer ficção de qualidade cinematográfica num formato a que esta característica não é comum. O interesse em realizar o SUBSOLO nasce da vontade de mostrar um retrato de uma geração, num formato de guerrilha mas que vinga pela particularidade do conteúdo“. – Joana Peralta, VideoLotion.

 

APPAIXONADOS:
Comédia romântica interativa onde o público faz de cupido – Estreia em fevereiro na RTP Play, Youtube e APP móvel

Ana Real, 32 anos, está solteira há três e decide procurar o amor na internet. Regista-se numa aplicação, onde os utilizadores fazem de casamenteiro e votam no blind date que querem ver na semana seguinte.

“No Appaixonados, o espetador pode escolher quem vão ser os próximos encontros da Ana. A direção da narrativa é escolhida por todos e a equipa de escrita vai ter de adaptar-se de semana a semana. A App dos Appaixonados vai permitir a qualquer pessoa participar na escrita da série e decidir o destino romântico da Ana“. – Guilherme Trindade, Ankylosaur

 

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

#CasadoCais é a nova série da RTP1

CasaDoCais.jpg?resize=1024,439

Ema chega a Lisboa vinda do Entroncamento e muda-se para a sua primeira casa, a #CasadoCais, juntamente com a amiga Lara.

Os seus amigos Jay e Alexandre juntam-se ao grupo e começam de imediato a influenciar as amigas para organizar uma festa de inauguração. Esta toma proporções maiores do que as esperadas, fugindo do controlo de todos. Ema fica de ressaca e esquece-se que tem uma entrevista de emprego.

Os amigos juntam-se para partilhar os seus dilemas pessoais e as dificuldades que sentem como jovens adultos numa grande cidade. Agendam várias entrevistas, de modo a preencher o quarto ainda vazio na #CasadoCais, mas todas elas falham.

Surge então Beatriz, uma rapariga vinda do Porto, urgentemente à procura de casa e de uma nova vida. Sentindo alguma química, o grupo decide seduzir Beatriz a ficar, organizando uma pequena festa de boas vindas.

Os protagonistas da nova série da estação pública são 4 jovens youtubers. Ana Correia aka Peperan, Francisco aka KikoIsHot, Soraia Carrega aka Djub Su e André Mariño

#CasadoCais é escrita por Ana Correia, Helena Amaral, André Mariño, Soraia Carrega e Francisco Soares. Estão previstos 10 episódios com emissão na RTP, Youtube e RTP Play.

A estreia está prevista para o início de 2018.

Fonte: Z

Editado por Ambrósio
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ivo disse:

Não estou minimamente interessado nisto. Não gosto nada do elenco, desses youtubers em específico. "Subsolo", por exemplo, entusiasma-me muito mais.

Eu sinceramente já acho um exagero da RTP a aposta neste tipo de séries :S, disse isso há bocado no tópico da família Ventura até (essa sim uma série que me agrada mais).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Ambrósio disse:

Eu sinceramente já acho um exagero da RTP a aposta neste tipo de séries :S, disse isso há bocado no tópico da família Ventura até (essa sim uma série que me agrada mais).

Eu acho que o melhor era esta série ficar só no digital, isto parece-me ser tão desinteressante para estar na RTP :S 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Ivo disse:

Eu acho que o melhor era esta série ficar só no digital, isto parece-me ser tão desinteressante para estar na RTP :S 

 

há 2 horas, Ambrósio disse:

Sim, que façam como com "Amnésia" (outra série fraca).

E é mesmo só para o digital, naqueles projetos do RTP Lab. Aliás, eu criei esse tópico para se falar destas séries digitais. @miguelalex23 se puderes mover para lá...

O Z é que se enganou e disse que dava em TV também.

Isto é como "Amnésia", vai dar no RTP Play e no YouTube, sem a vertente das Instastories.

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, VascoSantos disse:

 

E é mesmo só para o digital, naqueles projetos do RTP Lab. Aliás, eu criei esse tópico para se falar destas séries digitais. @miguelalex23 se puderes mover para lá...

O Z é que se enganou e disse que dava em TV também.

Isto é como "Amnésia", vai dar no RTP Play e no YouTube, sem a vertente das Instastories.

 

Ainda bem que se enganou ;) por momentos pensei que tivessem mudado de ideias e fosse passar também na RTP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, VascoSantos disse:

E é mesmo só para o digital, naqueles projetos do RTP Lab. Aliás, eu criei esse tópico para se falar destas séries digitais. @miguelalex23 se puderes mover para lá...

O Z é que se enganou e disse que dava em TV também.

Isto é como "Amnésia", vai dar no RTP Play e no YouTube, sem a vertente das Instastories.

Obrigado pela indicação. Até acredito que isto, tal como os outros projectos, venha a passar posteriormente na TV em formato compacto (tal como Os Jogadores) em horários secundários. Isto até podia passar no lugar do 4Play. :P

Há dias apareceu-me o instagram disto e tem perto de 1000 seguidores. É pouquinho, mas ainda falta 1 mês para a estreia e o do Amnésia só teve 1950 até à data. Não é que isto interesse muito porque a Casa do Cais não vai ter parte da história no Instagram, mas os youtubers envolvidos devem ajudar a que isto tenha um bocadinho mais de impacto do que o Amnésia.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...