Jump to content

O Outro Lado do Paraíso


miguelalex23

Posts Recomendados

3 hours ago, Maciel said:

Bem, e finalmente consegui ver os episódios que faltavam e vou fazer a minha avaliação.

A Vingança de Clara
clara-o-outro-lado-do-paraicc81so.jpg
Não assisti à primeira fase da novela, por isso não sei muito bem em que contornos a Clara preparou o seu regresso, mas o que me pareceu foi que ela voltou para Palmas sem nenhum plano traçado. Basicamente ela só repetia "o delegado, o psiquiatra, o juíz e Sophia, é deles que me vou vingar". Avançando essa parte e começando pela sua primeira "vingança" - o psiquiatra. Clara tira o psiquiatra do armário, ele deixa a mulher e passa a viver com o amante, o grande amor da vida dele. Tudo bem, levou o psiquiatra a passar por uma humilhação pública, mas onde está a vingança mesmo? Onde é que ele saiu prejudicado?
Passemos, à 2ª vingança - o delegado. Mais uma vez Clara sem plano nenhum e por sorte do destino, descobre que o delegado é pedófilo. Mais uma vez acaba por não haver um vingança real, porque o que ela faz é justiça ao repor a verdade. No entanto, esta acabou por ser a "vingança" mais forte e que rendou o momento mais tenso de toda a novela.
Em seguida, Clara passa à sua 3ª vingança - o juíz. Confesso que nesta fase não estava com muito tempo livre e saltei vários episódios à frente. Não há muito a comentar sobre esta vingança, Clara descobre os esquemas do juíz no bordel e expõe a sua relação extraconjugal. No final, o juíz acaba destituído com uma reforma milionária e volta para a sua esposa. Mais uma vez, que "gostinho" tirou a Clara desta vingança? Ele ficou rico, casado e não foi condenado por nenhum dos crimes de corrupção que cometeu.
Por fim, chegamos à vingança mais esperada - a sogra! Ao longo de toda a novela os confrontos entre as duas foram poucos e Clara pouco fez para avançar com a vingança. Valeu toda a fase final e aquela cena magistral do julgamento.

Ao contrário de muitos, não achei nada que a interpretação da Bianca Bin comprometeu. Esteve melhor numas cenas, pior noutras, mas acho que cumpriu e o saldo foi mais que positivo.

Sophia, mãos de tesoura
image.png.7a19425e4b38e55302f74a7addd7a74b.png
Sou sincero, não conhecia nada da Marieta Severo até ver Verdades Secretas e fiquei fã!
Interpretação irrepreensível. Esteve fenomenal nas cenas do AVC e do julgamento. Uma vilã fria, mas ao mesmo impulsiva como tanto gostamos de ver. No final até dá para ficar com alguma pena dela. A cena dela com a Estela, apesar de forçada e termos um deja vu de Amor à Vida, acabar por mostrar que mesmo a pior pessoa do mundo, no momento de maior fraqueza da sua vida, consegue baixar a guarda e demonstrar um pouco de afeto.
Para mim, foi sem dúvida o grande motor da novela.

Gael
Não comprei de barato a "mudança" repentina de caracter do Gael, explicado por "forças sobrenaturais" e pela violência sofrida na infância. Foi um personagem "meh-meh" que andou ali alguns tempos sem grande rumo. Apesar de tudo a cena do julgamento em que Gael relata todos os atos de violencia doméstica cometidos foi muito forte, focando na imagem de todas as mulheres presentes na sala. O seu desfecho era o "necessário" para ele ter a redenção final e equilibrar o seu karma.

Lívia
Em Verdades Secretas, Grazzi Massafera já tinha dado mais do que provas que era mais que um "rostinho bonito". Aqui confirmou isso mais uma vez. A personagem não era nada de especial e tal como Gael também andou sem rumo durante uns tempos, no entanto Grazzi defendeu a personagem muito bem e todas as cenas de interação com o Tomaz, foram muito emocionantes. Sem compararmos a manifestações de carinho de Clara e Lívia para com Tomaz, sem dúvida que todos torceríamos para que o miúdo ficasse com a tia e não com a mãe.

Renato
O plot twist foi engraçado e fazia falta à novela, mas a fase "vilão" do Renato foi tão fraca! O primeiro plano dele até foi inteligente, mas o 2º? Raptar o Tomaz? Que coisa mais básica e com falta de inteligência. Teve o final merecido pela estupidez que dos seus atos.

Estela, Amaro, Juvenal
Uma óptima aposta do Walcyr em abordar o tema do "nanismo" em novelas. Mas o problema é que não passou de aposta mesmo.
Podíamos abordar os problemas de uma pessoa anã na sociedade, mas não vamos por a personagem anã a ser disputada por dois homens a novela toda. Personagem chata, sem conteúdo nenhum (passava mesmo à frente as cenas em que ela entrava). Pedro Carvalho a ter aqui uma prestação sofrível, dava vergonha alheia assistir a algumas cenas. A Globo também já parava de por atores portugueses a falarem com aquele sotaque horrível que nem é carne nem é peixe!
Quanto ao Juvenal só passou a ter interesse quando conheceu a Desiree e rendeu alguns momentos engraçados.

Pedofilia
O tema mais forte abordado na novela e sem dúvida muito bem defendido pelos atores. Não tenho nada a apontar de negativo a este núcleo. A cena do julgamento de Vinicius rendeu talvez "a cena" da novela. Tenho pena que depois desta fase, Laura tenha passado a figurante.

Elizabete - Duda
Glória Pires deixou as dondocas de lado e teve a sua melhor personagem dos últimos 10 anos! Irrepreensível em todas a sua prestação, nem outra coisa seria de esperar daquela que é para mim a melhor atriz brasileira da sua geração. De drama do bordel, ao alcoolismo e aos problemas da (chata) da Adriana, Glória deu show de representação e teve aqui um bombom do Walcyr, numa personagem tão rica.

Núcleo gay
Não, não acho que o Walcyr quis mostrar que existe a cura gay, mas sim até "gozar" com a situação. No entanto, não foi por isso que este deixou de ser o pior núcleo da novela!! O Walcyr não sabe abordar as relações homossexuais sem tornar aquilo num circo e "O Outro Lado do Paraíso" não escapou a isso. Nem vou comentar a repetição que eram todas as cenas em que eles apareciam. A fase que a Suzy está grávida e o Ciro vira escravo, quando transformam o Ciro em mulher a dias.... Mas o pior mesmo é quando o Samuel traz vários gays para casa, sentindo atração por todos e pondera mesmo trocar o Ciro pelos gays do cabeleireiro porque eles sabiam cozinhar!! Aí o Walcyr bateu mesmo fundo.

Nem vou comentar os gays do cabeleireiro porque se era suposto terem piada, tiveram zero. Aliás todo em termos de comédia esta foi sem dúvida a pior novela do Walcyr.

O Bordel - "Mais um dia nessa nossa vida de quenga"

Talvez as únicas cenas que me tenham conseguido por a rir foram mesmo no "Love Chic" e a maior parte das vezes devido à Dona Caetana a falar sobre sexo para as prostitutas mais novas. No entanto, as histórias das prostitutas também foram repetitivas e a dado momento qualquer personagem que terminasse o namoro ia trabalhar pro bordel.

Mercedes, Josafa e Caetana
image.png.047d1a29ba1c6ce4f086826480056ff1.png
Não vou repetir o que já foi dito muitas vezes. Renderam cenas belíssimas, emocionantes e mostram o quanto estes "monstros" da ficção brasileira ainda nos podem proporcionar.
Uma chapada de luva branca para os autores que acham que atores mais velhos não conseguem ter personagens interessantes e uma grande salva de palmas ao Walcyr por nos ter proporcionado estes momentos.

Avaliação geral: 7.5/10
Apesar de todos os defeitos que apontei, foi uma novela que deu prazer assistir. Talvez a divisão das vinganças por fases tenha permitido manter o interesse constante. Teve vários furos de roteiro, núcleos muito maus, mas os restantes aspetos que enumerei fizeram a novela valer muito pena.

Foi mais um sucesso do Walcyr, no Brasil e em Portugal. Pena que a SIC não tenha sabido aproveitar esta "esmeralda" que teve de mão beijada e não a tenha usado para recuperar a 2ª metade do HN, insistindo na fracassada 2ª linha. Esperemos que quando vier a próxima novela do Walcyr chegar a Portugal já tenha honra de um horário mais nobre.

@Maya @Pedro M. e outros que assistiram e gostaram da novela.

Estive hoje há tarde a rever a última semana da novela e fiquei ainda mais nostálgica do que na primeira vez em que a vi.

Foi uma novela que me marcou significativamente. Ainda bem que também gostaste Maciel. ❤️

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 762
  • Criado
  • Última Resposta
8 hours ago, srcbica said:

É por estas e por outras que a ficção portuguesa tem necessidade de competir com a brasileira.

Se a SIC fosse só um bocadinho esperta mandava já em janeiro Vidas Flopostas ás ortigas e metiam O Sétimo Guardião logo no horário a ver se aquilo não subia logo. :rolleyes:

Não gosto lá muito do estilo do Aguinaldo mas não se pode negar que ele sabe como agradar ao público,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...