Jump to content

Vidas Opostas


Pedro M.

Posts Recomendados

há 4 minutos, AGUI disse:

É verdade. Mas ambas as personagens que estão numa novela só porque sim não devem existir.

Para além de uma novela ter atores idosos, eles também deviam ter boas personagens, não se percebe este desprezo aos atores mais idosos, são postos na prateleira em prol de Lourenços Ortigões e Ritas Pereiras.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Ivo disse:

Para além de uma novela ter atores idosos, eles também deviam ter boas personagens, não se percebe este desprezo aos atores mais idosos, são postos na prateleira em prol de Lourenços Ortigões e Ritas Pereiras.

Eu percebo, são atores mais comerciais atraem marcas e ganha a estação, dinheiro e audiências. Além disso, não acho justo continuarem a tratar a Rita como se fosse uma canastrona, nunca o foi e agora muito menos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ivo disse:

Para além de uma novela ter atores idosos, eles também deviam ter boas personagens, não se percebe este desprezo aos atores mais idosos, são postos na prateleira em prol de Lourenços Ortigões e Ritas Pereiras.

Mas estão a falar de atores ou personagens? Os guionistas pensam nas personagens, não em quem vai representá-las, uma coisa não tem a ver com a outra, são processos distintos (nenhum escritor vai pensar: "Eu tenho aqui uma novela em que a personagem principal tem a idade da Eunice Muñoz, mas vou alterar para ser a Rita Pereira". Isto não acontece, pois a diferença de idades é imensa e a história nunca é igual com protagonistas de idades tão diferentes. Por isso, as tramas foram pensadas assim desde o início).

Acho que existe espaço para uma Rita Pereira (que não percebo as imensas críticas que lhe fazem) como para outros atores mais velhos, numa novela. Além disso, acho bem que sexagenários não protagonizem novelas atualmente. Já viram o que é, atores com essas idades, a aparecerem na maior parte das cenas de uma novela com 300 episódios? De 60 anos passavam a ter 97 psicológicos.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, AGUI disse:

Mas estão a falar de atores ou personagens? Os guionistas pensam nas personagens, não em quem vai representá-las, uma coisa não tem a ver com a outra, são processos distintos (nenhum escritor vai pensar: "Eu tenho aqui uma novela em que a personagem principal tem a idade da Eunice Muñoz, mas vou alterar para ser a Rita Pereira". Isto não acontece, pois a diferença de idades é imensa e a história nunca é igual com protagonistas de idades tão diferentes. Por isso, as tramas foram pensadas assim desde o início).

Acho que existe espaço para uma Rita Pereira (que não percebo as imensas críticas que lhe fazem) como para outros atores mais velhos, numa novela. Além disso, acho bem que sexagenários não protagonizem novelas atualmente. Já viram o que é, atores com essas idades, a aparecerem na maior parte das cenas de uma novela com 300 episódios? De 60 anos passavam a ter 97 psicológicos.

No Brasil conseguem, basta veres OOLDP em que a Marieta Severo é a vilã principal, e o Lima Duarte e a Fernanda Montenegro tem muito destaque também.

E em Tempo de Amar a Regina Duarte e o Tony Ramos também tem personagens de destaque.

Editado por Forbidden
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, AGUI disse:

Mas estão a falar de atores ou personagens? Os guionistas pensam nas personagens, não em quem vai representá-las, uma coisa não tem a ver com a outra, são processos distintos (nenhum escritor vai pensar: "Eu tenho aqui uma novela em que a personagem principal tem a idade da Eunice Muñoz, mas vou alterar para ser a Rita Pereira". Isto não acontece, pois a diferença de idades é imensa e a história nunca é igual com protagonistas de idades tão diferentes. Por isso, as tramas foram pensadas assim desde o início).

Acho que existe espaço para uma Rita Pereira (que não percebo as imensas críticas que lhe fazem) como para outros atores mais velhos, numa novela. Além disso, acho bem que sexagenários não protagonizem novelas atualmente. Já viram o que é, atores com essas idades, a aparecerem na maior parte das cenas de uma novela com 300 episódios? De 60 anos passavam a ter 97 psicológicos.

Quando peço atores idosos, obviamente é para terem boas personagens e não para fazer número. E não digo para serem protagonistas, se tiverem uma boa personagem até podem abafar os protagonistas completamente. Mas os autores não querem tirar o foco do público nos jovens. Por exemplo, em O Outro lado do Paraíso os atores idosos abafam completamente os protagonistas, até porque estes últimos tem atores com péssimas prestações, principalmente a Bianca Bin.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Forbidden said:

No Brasil conseguem, basta veres OOLDP em que a Marieta Severo é a vilã principal, e o Lima Duarte e a Fernanda Montenegro tem muito destaque também.

E em Tempo de Amar a Regina Duarte e o Tony Ramos também tem personagens de destaque.

Na Globo os atores que pertencem ao primeiro escalão da estação (contratos vitalícios) são na verdade os sexagenarios!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

No Brasil conseguem, basta veres OOLDP em que a Marieta Severo é a vilã principal, e o Lima Duarte e a Fernanda Montenegro tem muito destaque também.

E em Tempo de Amar a Regina Duarte e o Tony Ramos também tem personagens de destaque.

Por isso é que eu falei em novelas portuguesas atuais, com 300 episódios. Já existiram novelas assim cá, como, por exemplo, Na Paz dos Anjos. Uma novela curta e protagonizada pelo João Perry, Fernanda Borsatti, Armando Cortez, Florbela Queiroz e António Montez.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutes ago, AGUI said:

Por isso é que eu falei em novelas portuguesas atuais, com 300 episódios. Já existiram novelas assim cá, como, por exemplo, Na Paz dos Anjos. Uma novela curta e protagonizada pelo João Perry, Fernanda Borsatti, Armando Cortez, Florbela Queiroz e António Montez.

Mas estás a comparar alhos com bogalhos Agui. Essa novela de que estás a falar já foi exibida há anos e de certeza que foi na RTP.

Nós estamos a falar da atualidade, e o que é facto é que os atores mais velhos foram quase todos esquecidos pela TVI e SIC. :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Maya disse:

Mas estás a comparar alhos com bogalhos Agui. Essa novela de que estás a falar já foi exibida há anos e de certeza que foi na RTP.

Nós estamos a falar da atualidade, e o que é facto é que os atores mais velhos foram quase todos esquecidos pela TVI e SIC. :|

Vocês é que estão a comparar coisas sem sentido. Estão a comparar novelas da Globo, com outro nível de produção e com um número muito reduzido de episódios, com novelas portuguesas com, na maior parte, mais de 300 episódios. Não tem sentido essa comparação. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Maya disse:

Mas estás a comparar alhos com bogalhos Agui. Essa novela de que estás a falar já foi exibida há anos e de certeza que foi na RTP.

Nós estamos a falar da atualidade, e o que é facto é que os atores mais velhos foram quase todos esquecidos pela TVI e SIC. :|

O que ele quis dizer, é que os atores idosos não podem protagonizar novelas com 300 episódios. E eu até concordo, é um pouco duro para eles. Mas não é preciso serem protagonistas, se tiveram uma boa personagem conseguem destacar-se :)

Editado por Ivo
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E nas novelas do Barreira até costumamos ter bastantes idosos:

A Impostora - Eunice Muñoz, João Perry, Maria do Céu Guerra, Nicolau Breyner, Lourdes Norberto, Elisa Lisboa. Ainda tivemos a Helena Isabel que se aproximava da idade.

Jardins Proibidos - Luís Alberto, Catarina Avelar, Maria do Céu Guerra, Maria Emília Correia, Lourdes Norberto, Rui Morisson. Ainda tivemos o Vítor Norte e a Helena Isabel que se aproximavam da idade.

Destinos Cruzados - Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, Lourdes Norberto e Carlos Areia. Ainda tivemos o Virgílio Castelo que se aproximava da idade.

Remédio Santo - Manuela Maria e ainda tivemos muitas participações de outro idosos que foram (des)aparecendo ao longo da trama.

 

Editado por SIM
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A verdade é que vocês pensam que a TVI e a SIC são duas pessoas que andam por aí e escrevem novelas, escolhem os atores, realizam,... Existe uma enorme equipa, não é apenas a "SIC" que faz ou "TVI". Se existem poucos idosos, é culpa (não sendo uma "culpa") dos autores que escrevem, não é da "SIC" e nem da "TVI".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, AGUI disse:

Vocês é que estão a comparar coisas sem sentido. Estão a comparar novelas da Globo, com outro nível de produção e com um número muito reduzido de episódios, com novelas portuguesas com, na maior parte, mais de 300 episódios. Não tem sentido essa comparação. 

Então por só fazerem novelas longas os atores idosos são excluidos da ficção? Isso é certo?

há 20 minutos, AGUI disse:

A verdade é que vocês pensam que a TVI e a SIC são duas pessoas que andam por aí e escrevem novelas, escolhem os atores, realizam,... Existe uma enorme equipa, não é apenas a "SIC" que faz ou "TVI". Se existem poucos idosos, é culpa (não sendo uma "culpa") dos autores que escrevem, não é da "SIC" e nem da "TVI".

Quem aprova as sinopses das novelas são os responsáveis dos canais, por isso em última instância a responsabilidade é dos canais sim... e achas mesmo que iam aprovar uma sinopse de uma novela com dois idosos como protagonistas? Não, não iam.

há 26 minutos, SIM disse:

E nas novelas do Barreira até costumamos ter bastantes idosos:

A Impostora - Eunice Muñoz, João Perry, Maria do Céu Guerra, Nicolau Breyner, Lourdes Norberto, Elisa Lisboa. Ainda tivemos a Helena Isabel que se aproximava da idade.

Jardins Proibidos - Luís Alberto, Catarina Avelar, Maria do Céu Guerra, Maria Emília Correia, Lourdes Norberto, Rui Morisson. Ainda tivemos o Vítor Norte e a Helena Isabel que se aproximavam da idade.

Destinos Cruzados - Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, Lourdes Norberto e Carlos Areia. Ainda tivemos o Virgílio Castelo que se aproximava da idade.

Remédio Santo - Manuela Maria e ainda tivemos muitas participações de outro idosos que foram (des)aparecendo ao longo da trama.

 

A Elisa Lisboa que apareceu numa dúzia de eps?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou obrigado a concordar com quem falou da falta dos atores com mais de 60 anos. Esta nem o típico matriarca ou patriarca da família parece ter, é ridículo. Se uma Margarida Carpinteiro quisesse entrar nesta novela não podia porque não havia nenhuma personagem para ela.

Já falaram do Barreira e realmente é o único que dá valor aos idosos, mesmo que por vezes as personagens deixem a desejar. No geral, até existe o hábito de colocar atores mais novos do que as personagens só para não utilizar personagens mais velhas, é uma pena realmente.

Não é por serem velhos que têm de ser personagens aborrecidas, que ficam a jogar xadrez na praça e a cuscar quando passa um vizinho. É uma questão de criatividade. O Rui Vilhena, por exemplo, chegou a ter ótimas personagens na 3ª idade.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Forbidden disse:

Então por só fazerem novelas longas os atores idosos são excluidos da ficção? Isso é certo?

Quem aprova as sinopses das novelas são os responsáveis dos canais, por isso em última instância a responsabilidade é dos canais sim... e achas mesmo que iam aprovar uma sinopse de uma novela com dois idosos como protagonistas? Não, não iam.

A Elisa Lisboa que apareceu numa dúzia de eps?

Desculpa, mas na verdade foram para aí uns 50 :ph34r: Mas vocês falam como se estivessem esquecidos, mas não é isso que acontece. Simplesmente não há o espaço de antigamente para eles, tal como dantes não haviam tantos jovens como hoje. Se ela apareceu, é porque se lembraram dela e isso já é muito bom. Mas pronto, tiveste um João Perry com bastante destaque em ambas as temporadas, assim como tiveste uma Maria do Céu Guerra rainha da primeira. Isso chega? 

E claro que uma Eunice Muñoz aceitaria mais papeis caso estes fossem mais curtos, talvez porque ela já não vai para nova e lhe custa a memorizar várias cenas diariamente. Tanto que ela n'A Impostora só gravava 3 dias por semana, com ajuda da neta que lhe transmitia as cenas através de um auricular. São normalmente 12 horas em estúdio, 6 dias por semana, durante um ano. Achas isto saudável para uma pessoa de 90 anos? Eu não acho, e talvez a TVI ao ver que provocam atrasos nas gravações, os afastam um pouco.

É como o Tozé Martinho. Quer trabalho, mas de certeza que após o AVC já não tem a mesma capacidade de há anos e o problema é que não aceita isso.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

Então por só fazerem novelas longas os atores idosos são excluidos da ficção? Isso é certo?

Quem aprova as sinopses das novelas são os responsáveis dos canais, por isso em última instância a responsabilidade é dos canais sim... e achas mesmo que iam aprovar uma sinopse de uma novela com dois idosos como protagonistas? Não, não iam.

A Elisa Lisboa que apareceu numa dúzia de eps?

Excluídos da ficção? Eu não disse isso, apenas referi que gravarem novelas de 300 episódios, mesmo não sendo protagonistas, pode ser um grande agravo à saúde de alguém com uma idade avançada. 

Ainda há 4 anos tivemos uma novela protagonizada por duas atrizes com mais de 50 anos (Sol de Inverno). E,se houvesse uma sinopse com dois idosos como protagonistas, e as condições de produção continuassem iguais, acho bem que não aprovassem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, SIM disse:

Desculpa, mas na verdade foram para aí uns 50 :ph34r: Mas vocês falam como se estivessem esquecidos, mas não é isso que acontece. Simplesmente não há o espaço de antigamente para eles, tal como dantes não haviam tantos jovens como hoje. Se ela apareceu, é porque se lembraram dela e isso já é muito bom. Mas pronto, tiveste um João Perry com bastante destaque em ambas as temporadas, assim como tiveste uma Maria do Céu Guerra rainha da primeira. Isso chega? 

 

Não, não chega. Não me vou alongar mais porque já expliquei bem a diferença do modo como os atores idosos são tratados nas novelas da Globo e como são tratados aqui, iria estar a repetir-me.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, AGUI said:

Vocês é que estão a comparar coisas sem sentido. Estão a comparar novelas da Globo, com outro nível de produção e com um número muito reduzido de episódios, com novelas portuguesas com, na maior parte, mais de 300 episódios. Não tem sentido essa comparação. 

Não estou a comparar as nossas televisões com a Globo, estou simplesmente a dizer que os atores idosos do nosso país podiam ter mais oportunidades, ninguém falou em serem protagonistas nem ninguém está a comparar as nossas novelas ás da Globo percebes-te AGUI?!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem vos ouve falar até parece que não temos idosos aqui.

@Free Live, o matriarca de família aqui é o Rui Morisson.

Depois temos o António Durães, que nunca fez uma novela inteira.

São poucos, é certo, mas temos. 

E para cima dos 50 temos a Maria João Luís, a Maria d'Aires, o Ricardo Carriço, o Dinarte Branco, a Ana Padrão, a Sofia Sá da Bandeira, o Rui Luís Brás.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, VascoSantos disse:

Quem vos ouve falar até parece que não temos idosos aqui.

@Free Live, o matriarca de família aqui é o Rui Morisson.

Depois temos o António Durães, que nunca fez uma novela inteira.

São poucos, é certo, mas temos. 

E para cima dos 50 temos a Maria João Luís, a Maria d'Aires, o Ricardo Carriço, o Dinarte Branco, a Ana Padrão, a Sofia Sá da Bandeira, o Rui Luís Brás.

António Durães, ponto e vírgula. Ele só tem 56 anos :mosking:

A história dos idosos já é implicar por implicar. Desde que tenhamos boas interpretações...

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, VascoSantos disse:

Quem vos ouve falar até parece que não temos idosos aqui.

@Free Live, o matriarca de família aqui é o Rui Morisson.

Depois temos o António Durães, que nunca fez uma novela inteira.

São poucos, é certo, mas temos. 

E para cima dos 50 temos a Maria João Luís, a Maria d'Aires, o Ricardo Carriço, o Dinarte Branco, a Ana Padrão, a Sofia Sá da Bandeira, o Rui Luís Brás.

Ele só tem 56 anos :rofl: Mas também lhe dava mais :P

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, SIM disse:

António Durães, ponto e vírgula. Ele só tem 56 anos :mosking:

A história dos idosos já é implicar por implicar. Desde que tenhamos boas interpretações...

Epá, pensei que tivesse mais (o visual dele fez-me pensar isso), obrigado pela correção!

Eu concordo contigo, desde que haja bons atores, é o que se quer.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...