Jump to content

Profissionais Globo


Jão

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...

Análise: Globo transforma caso de assédio em marketing e decreta fim do teste do sofá

A Globo foi muito esperta (e feliz) na reação à acusação de assédio sexual contra o ator José Mayer, um dos seus grandes galãs, eterno símbolo do macho viril de suas novelas. A emissora transformou um crime ocorrido em seus camarins, potencialmente prejudicial à sua imagem, em uma peça de marketing social.

Ao suspender Mayer de suas produções, estimular um movimento feminista em seus corredores e forçar o ator a admitir o erro, a Globo passou uma imagem de empresa moderna, sintonizada com seu tempo, e decretou o fim da era do teste de sofá (aquele em que o ator ou atriz tinha de fazer um favor sexual ao diretor para conseguir um trabalho).

A emissora, inicialmente, foi discreta diante da acusação, feita em fevereiro pela figurinista Susllem Meneguzzi Tonani, de que José Mayer teria passado a mão em sua genitália. Instaurou uma apuração interna e esperou o caso morrer. Mas a figurinista, encerrado seu contrato por obra com a novela A Lei do Amor, resolveu colocar a boca no trombone. Seu relato corajoso chocou milhares de mulheres, começando pelas que trabalham na própria Globo.

No último final de semana, a direção da emissora foi pressionada por funcionárias, muitas delas atrizes de renome. Esperta, a cúpula da Globo soube usar a energia do inconformismo a seu favor. Convictos de que Mayer abusara da figurinista, ergueram o código de conduta ética da emissora, peça que já condena todo tipo de assédio entre seus colaboradores.

Mais do que isso, os executivos estimularam uma manifestação (eles rejeitam o termo protesto) em curso nesta terça-feira. Funcionárias da emissora passaram a vestir (e a exibir nas redes sociais) uma camiseta com a frase "Mexeu com uma, mexeu com todas". No Vídeo Show, as atrizes Nathalia Dill, Débora Nascimento e Júlia Rabello exibiram suas roupas-cartazes e condenaram o assédio sexual.

Assim, a Globo transformou em notícia uma ação que ela própria apoiou, levando a manifestação muito além dos muros de seus estúdios no Rio de Janeiro. Deu visibilidade a um tema muito valioso nos dias de hoje e demonstrou que acredita em valores como o respeito, que faz questão de grafar, em seus documentos internos, com letra maiúscula. Ponto para a Globo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, André Sousa disse:

O homem errou gravemente, que não se venha desculpar com educação machista.
Mas era um ator que eu gostava muito, não sei se é justo perder a sua carreira e o seu valor por um erro, embora grave. 
Apenas espero que a justiça faça alguma coisa!

já teve uma carreira longa não já? então agora que vá para a reforma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era um ator do qual gostava muito, mas espero que seja condenado. No entanto gostava de o ver um dia destes novamente no ar. Erros todos comentem.

há 1 minuto, joanna disse:

já teve uma carreira longa não já? então agora que vá para a reforma.

Menos, muito menos. Quem nunca pecou que atire a primeira pedra. O homem errou, mas cabe à Globo decidir o que faz. Mas não me parece que o admita de novo depois do alarido que fez. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, joanna disse:

já teve uma carreira longa não já? então agora que vá para a reforma.

Os atores não se reformam, trabalham até poderem, até porque é uma arte e não apenas um trabalho... eu acho que mesmo que ele não faça mais novelas da Globo ele pode continuar no teatro e no cinema.

Editado por Forbidden
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, André Sousa disse:

O homem errou gravemente, que não se venha desculpar com educação machista.
Mas era um ator que eu gostava muito, não sei se é justo perder a sua carreira e o seu valor por um erro, embora grave. 
Apenas espero que a justiça faça alguma coisa!

Perder a carreira não, mas a suspensão é justa porque o assédio aconteceu dentro da empresa. Se fosse fora já era diferente.

O que eu quero é que seja julgado pelo que fez. Mas quando acertar contas com a justiça, espero vê-lo de regresso rapidamente. É um excelente ator.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Forbidden disse:

Os atores não se reformam, trabalham até poderem, até porque é uma arte e não apenas um trabalho... eu acho que mesmo que ele não faça mais novelas da Globo ele pode continuar no teatro e no cinema.

se quiserem podem, mesmo um ator pode cansar-se/fartar-se. mas também tens razão claro, é diferente lógico, até tive quase para pôr "ou que vá para outro canal". mas ele está com a imagem queimadissíma, não vai ser nada fácil retomar a carreira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, joanna disse:

se quiserem podem, mesmo um ator pode cansar-se/fartar-se. mas também tens razão claro, é diferente lógico, até tive quase para pôr "ou que vá para outro canal". mas ele está com a imagem queimadissíma, não vai ser nada fácil retomar a carreira.

Há atores que já fizeram coisas muito graves e continuaram na mesma as carreiras por isso não acho que seja o fim sinceramente...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Forbidden disse:

Há atores que já fizeram coisas muito graves e continuaram na mesma as carreiras por isso não acho que seja o fim sinceramente...

hoje em dia acho que há mais "consciência" de certos assuntos, há mais "barulho". mas no fundo também não me admiraria. 

Editado por joanna
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, joanna disse:

hoje em dia acho que há mais "consciência" de certos assuntos, há mais "barulho". mas no fundo também não me admiraria. 

Eu acho que na Globo pode ser mesmo o fim, mas existem outros meios para a carreira dele continuar (no teatro, no cinema, e mesmo noutros canais da tv).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...