Jump to content
ATVTQsV

Operadoras Locais

Recommended Posts

Em Portugal, ainda existem operadoras locais, só que, infelizmente, não são assim tantas.

As únicas empresas locais que existem são a Uniteldata em Chaves e a STV Telecom em Lousada/Freamunde, ambas no norte. Como sabemos, antes em Braga tínhamos a Bragatel, no Porto a TVTel e na Estremadura a Pluricanal.

Infelizmente, os sites destas operadoras não facultam as suas grelhas de canais. Ainda por cima quando lançaram os seus serviços digitais. Como é que será que funcionam (tipo os canais RF digitais da Vodafone)?

Alguém que é de perto das respectivas zonas conhece estas duas empresas?

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aqui nos Açores, tivemos durante anos a CaboTV Açoreana, mas basicamente era a variante local da TVCabo (como a CaboTV Madeirense na Madeira) por oferecer basicamente os mesmos serviços mais a RTP Açores (e depois de 2005, unificaram a identidade visual com a empresa-mãe). Ainda me lembro há uns anos atrás da TVTel (acho que por volta de 2007/2008, a minha memória está confusa) começar a comercializar serviços de TV por satélite aqui.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho uma memória algo nítida, a TVTel comercializou a sua oferta por satélite (pobrezinha) a partir de meados de 2007 salvo erro. Tinha uns 16 canais e não usava Hispasat.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Por algumas razões, eu gostaria que houvesse mais operadores locais, sobretudo nas ilhas, onde estamos sujeitos ao duopólio NOS/Meo (do qual eu sou cliente). Também gostaria que o serviço de TV da Vodafone chegasse às ilhas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

As duas resistentes (Uniteldata e STV Telecom) recentemente (desde 2014 pelo menos) começaram as suas emissões digitais. Entende-se como uma espécie de serviço parecido ao RF digital da MEO e da Vodafone só que a quantia de canais digitais (sem descodificador) é praticamente o contrário, ou seja, mais canais digitais do que analógicos.

A Bragatel e a Pluricanal tiveram um sistema digital a partir de 2007, a grelha era mais ou menos chunga, tinha bastantes canais FTA (alguns também em analógico, incluíndo - pasme-se - a TV Jornal de Pernambuco e a TV Capixaba de Vitória) e canais algo "bizarros" (das quais nem a TV Cabo ousaria ter) tipo Horse & Country ou o ManagemenTV.

Infelizmente, quer a Uniteldata quer a STV Telecom pecam por não colocarem as respectivas grelhas de canais nos seus sites, nem noutros canais de comunicação. A vantagem - cada operador tem o seu canal local: a Uniteldata tem a Sinal TV, a STV Telecom tem a Skynet TV (aquele canal onde foi feita a entrevista da Maria Leal).

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Encontrei um anúncio da Bragatel, deve ser de 2005 porque vê-se a FOX e a Bragatel ainda não adoptou o olho como o seu símbolo.

Só não sei como é que era emitido, porque não existem canais locais. A Bragatel tinha, em 2004, uma espécie de canal de programação que intercalava a programação dos canais com telediscos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estive agora a andar pelo site da STV Telecom e aparentemente deixaram de oferecer serviços de televisão por cabo. Só resta a Uniteldata, mas o site deles continua desactualizado desde 2014 e sem menção dos canais.

Isto significa que resta só uma operadora local em Portugal.

EDIT: De acordo com o site deles, os antigos serviços domésticos passaram a ser prestados pela Nowo.

Edited by ATVTQsV

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...