Jump to content
ATVTQsV

Operadoras Locais

Recommended Posts

Em Portugal, ainda existem operadoras locais, só que, infelizmente, não são assim tantas.

As únicas empresas locais que existem são a Uniteldata em Chaves e a STV Telecom em Lousada/Freamunde, ambas no norte. Como sabemos, antes em Braga tínhamos a Bragatel, no Porto a TVTel e na Estremadura a Pluricanal.

Infelizmente, os sites destas operadoras não facultam as suas grelhas de canais. Ainda por cima quando lançaram os seus serviços digitais. Como é que será que funcionam (tipo os canais RF digitais da Vodafone)?

Alguém que é de perto das respectivas zonas conhece estas duas empresas?

• Like 2

Aqui nos Açores, tivemos durante anos a CaboTV Açoreana, mas basicamente era a variante local da TVCabo (como a CaboTV Madeirense na Madeira) por oferecer basicamente os mesmos serviços mais a RTP Açores (e depois de 2005, unificaram a identidade visual com a empresa-mãe). Ainda me lembro há uns anos atrás da TVTel (acho que por volta de 2007/2008, a minha memória está confusa) começar a comercializar serviços de TV por satélite aqui.

Tenho uma memória algo nítida, a TVTel comercializou a sua oferta por satélite (pobrezinha) a partir de meados de 2007 salvo erro. Tinha uns 16 canais e não usava Hispasat.

Por algumas razões, eu gostaria que houvesse mais operadores locais, sobretudo nas ilhas, onde estamos sujeitos ao duopólio NOS/Meo (do qual eu sou cliente). Também gostaria que o serviço de TV da Vodafone chegasse às ilhas.

As duas resistentes (Uniteldata e STV Telecom) recentemente (desde 2014 pelo menos) começaram as suas emissões digitais. Entende-se como uma espécie de serviço parecido ao RF digital da MEO e da Vodafone só que a quantia de canais digitais (sem descodificador) é praticamente o contrário, ou seja, mais canais digitais do que analógicos.

A Bragatel e a Pluricanal tiveram um sistema digital a partir de 2007, a grelha era mais ou menos chunga, tinha bastantes canais FTA (alguns também em analógico, incluíndo - pasme-se - a TV Jornal de Pernambuco e a TV Capixaba de Vitória) e canais algo "bizarros" (das quais nem a TV Cabo ousaria ter) tipo Horse & Country ou o ManagemenTV.

Infelizmente, quer a Uniteldata quer a STV Telecom pecam por não colocarem as respectivas grelhas de canais nos seus sites, nem noutros canais de comunicação. A vantagem - cada operador tem o seu canal local: a Uniteldata tem a Sinal TV, a STV Telecom tem a Skynet TV (aquele canal onde foi feita a entrevista da Maria Leal).

• Like 2

Encontrei um anúncio da Bragatel, deve ser de 2005 porque vê-se a FOX e a Bragatel ainda não adoptou o olho como o seu símbolo.

Só não sei como é que era emitido, porque não existem canais locais. A Bragatel tinha, em 2004, uma espécie de canal de programação que intercalava a programação dos canais com telediscos.

Estive agora a andar pelo site da STV Telecom e aparentemente deixaram de oferecer serviços de televisão por cabo. Só resta a Uniteldata, mas o site deles continua desactualizado desde 2014 e sem menção dos canais.

Isto significa que resta só uma operadora local em Portugal.

EDIT: De acordo com o site deles, os antigos serviços domésticos passaram a ser prestados pela Nowo.

Edited by ATVTQsV