Jump to content
ATVTQsV

Grafismos Internacionais

Recommended Posts

Foi recentemente publicado no YT uma compilação dos genéricos da TDM:

Semelhanças com o nosso:

1. A música da 1ª abertura é Rayhader goes to town dos Camel, que foi o tema do TJ em meados dos anos 70
  2. O pivot é o falecido José Alberto de Sousa, antigo jornalista e pivot da RTP
  3. Aposto que o tema de 1993 seja um remix ou do Jornal de Sábado, ou do Telejornal, ambos de 1990.
  4. O cenário da mesma época parace o do Telejornal usado entre 1988 e 1990
  5. A abertura de 1996 é literalmente o genérico do Telejornal do Canal 1 da RTP de 1995-1996!

Olhando para o terceiro vídeo (segundo do Macau Contacto de 2009) parece que só a TDM teve um "Telejornal - Sete Dias", usando o grafismo de 1995 do seu equivalente português. Ah, e tal, e a TDM Canal Macau ainda passa alguns programas portugueses fora do prazo. É verdade. Já vi algumas promos no Facebook deles a programas da RTP Internacional e alguns deles tinham o símbolo de 1996, ou seja, ainda conservavam algumas gravações antigas!

Para não falar do inenarrável grafismo actual, dispenso. Alguns dos grafismos actuais usados pela TDM são mesmo fracos, ainda parecem inferiores a, sei lá, alguns canais chineses de província:

Boa parte do vídeo inclui os genéricos dos noticiários que os canais das principais províncias chinesas emitem antes do simultâneo com o Xinwen Lianbo (o primeiro da compilação). Há algumas excepções: por exemplo a Xizang TV (do Tibete) passa o seu noticiário depois, às 19:30. Boa parte destes canais de província já passou para 16:9, alguns (como o caso tibetano) ainda não.

Edited by ATVTQsV

Depois do @Vascof2001 ter trazido um genérico de um noticiário da RTP 1 que tinha uma jovem Dina Aguiar e que usava música de bancos musicais (calculo) já usada pela RTV de Hong Kong e depois desta compilação do Telejornal de Macau, aproveito agora para colocar as compilações dos noticiários de Hong Kong.

Começo pela RTV/ATV. O genérico mais antigo de que se tem registo é o de 1980 que o tal utilizador já colocou, na altura era uma divisão "ultramarina" da empresa britânica Rediffusion, criada em plena época colonial em 1957 como um sistema de televisão por cabo, trocado em 1973 por um sistema terrestre. Em 1982, a RTV foi vendida a uma empresa australiana (muito provavelmente os donos do "Six Network", canal regional de Victoria, actualmente parte da WIN Television) e mudou o seu nome para Asia Television (ATV).

A TVB, por outro lado, começou em 1967 com emissões terrestres (o nome cantonês do canal é literalmente "Televisão Sem Fios", dado que o canal "com fios" era a então Rediffusion).

Começo então com esta preciosidade que fui rescatar a um site chinês e que não estava no YouTube, um dos primeiros genéricos e sem a música que ainda hoje é utilizada. Suponho que seja do início dos anos 70 considerando que a TVB nos primeiros anos ainda era a preto e branco, e não sei como é que este genérico veio parar a 1993: vigésimo aniversário de algo importante em Hong Kong? Uma tragédia? Uma crise? Não sei:

Já a meados dos anos 70 começaram a usar a música e o código morse:

Quanto à ATV: o canal fechou a 1 de Abril de 2016, abruptamente no meio de uma repetição. Um ano depois veio o substituto, a viuTV.

• Thanks 1

@ATVTQsV, como é que sabes esses pormenores todos acerca da TV nesses confins do mundo? :O:P

há 5 minutos, Mundo disse:

@ATVTQsV, como é que sabes esses pormenores todos acerca da TV nesses confins do mundo? :O:P

A internet é um vasto espaço de coisas que não sabíamos.

há 3 horas, Mundo disse:

@Mundo, a televisão de Hong Kong não é nenhuma televisão semi-retrógrada do Sri Lanka...

há 17 minutos, ATVTQsV disse:

@Mundo, a televisão de Hong Kong não é nenhuma televisão semi-retrógrada do Sri Lanka...

Não estou a falar apenas da televisão de Hong Kong, mas de todos os exemplos interessantíssimos que tens postado neste e noutros tópicos. Pesquiso muito sobre televisão e raramente encontro informação tão completa e organizada.

No canal de informação da ARD (televisão pública alemã), como não tem publicidade, durante os intervalos entre os noticiários, continua-se a ver o estúdio, pivô e no ecrã do estúdio colocam imagens. Que estranho... Neste vídeo até se vê a pivô a beber água... (ver spoiler)

Spoiler

Edited by Televisão 10
  • Like 1

há 10 minutos, Televisão 10 disse:

No canal de informação da ARD (televisão pública alemã), como não tem publicidade, durante os intervalos entre os noticiários, continua-se a ver o estúdio, pivô e no ecrã do estúdio colocam imagens. Que estranho... Neste vídeo até se vê a pivô a beber água... (ver spoiler)

Ocultar conteúdo

AHAAHHAHAHA. Que pérola. Ela a mexer no cabelo deve ser a melhor parte 

On 19/07/2017 at 19:25, PT 04 disse:

Alguém pode por aqui o grafismo da CBS é que eu procuro e só aprece grafismos bem antigos.

Vou tentar gravar te isso, e depois digo aqui alguma coisa. 

• Like 1

A SRF (televisão pública da Suíça, neste caso da parte alemã) faz o boletim meteorológico numa varanda, com vista para a rua. Assim, ao contrário do que acontece na maioria dos boletins europeus, em que o meteorologista aponta para o mapa, neste canal o meteorologista fala como um locutor, enquanto aparecem as imagens. (Ver spoiler)

Spoiler

Devido à inovadora ideia do canal de informação alemão, que já falei acima, acontecem momentos caricatos. No vídeo que coloquei em spoiler, até se vê o apresentador a enervar-se, devido a problemas técnicos.

@Rodriigo

Spoiler

• LOL 1

há 9 horas, Televisão 10 disse:

Devido à inovadora ideia do canal de informação alemão, que já falei acima, acontecem momentos caricatos. No vídeo que coloquei em spoiler, até se vê o apresentador a enervar-se, devido a problemas técnicos.

@Rodriigo

Ocultar conteúdo

D e m a s i a d o
b o m. Pérola. 

há 9 horas, Televisão 10 disse:

@Rodriigo

Spoiler - mostrar conteúdo oculto

Aposto que daqui a nada vamos dizer que Os Simpsons previram isto... (só que na série o apresentador estava a vomitar)

há 45 minutos, ATVTQsV disse:

Aposto que daqui a nada vamos dizer que Os Simpsons previram isto... (só que na série o apresentador estava a vomitar)

Neste caso, o apresentador era o Tom Brokaw, antigo apresentador do NBC Nightly News.

Isso é de facto caricato mas devo dizer que esse é provavelmente o estúdio de informação mais bonito que já vi. Simples e pequeno mas ao mesmo tempo bastante interativo. Muito melhor que o do Telejornal que deve ter 5 ou 6 vezes o tamanho desse

há 23 horas, Televisão 10 disse:

A SRF (televisão pública da Suíça, neste caso da parte alemã) faz o boletim meteorológico numa varanda, com vista para a rua. Assim, ao contrário do que acontece na maioria dos boletins europeus, em que o meteorologista aponta para o mapa, neste canal o meteorologista fala como um locutor, enquanto aparecem as imagens. (Ver spoiler)

Ocultar conteúdo

Louvável, a varanda da televisão suíça alemã para o tempo é um dos ícones da televisão deles. O dialecto deles soa-me a uma mistura de alemão com holandês.

há 7 minutos, ATVTQsV disse:

Louvável, a varanda da televisão suíça alemã para o tempo é um dos ícones da televisão deles. O dialecto deles soa-me a uma mistura de alemão com holandês.

Eles fazem isso mesmo quando está a chover? :O

há 3 horas, batman disse:

Isso é de facto caricato mas devo dizer que esse é provavelmente o estúdio de informação mais bonito que já vi. Simples e pequeno mas ao mesmo tempo bastante interativo. Muito melhor que o do Telejornal que deve ter 5 ou 6 vezes o tamanho desse

É bonito sim. Ainda assim, gosto muito do estúdio do Telejornal. Não tenho dúvidas em dizer que é dos melhores da Europa..

há 25 minutos, ATVTQsV disse:

Houve (ou há) uma grande discussão, pois nas escolas aprendia-se (ou aprende-se) o alemão da Alemanha e muitos defendem que se deveria aprender o alemão suíço.

há 18 minutos, D007 disse:

Eles fazem isso mesmo quando está a chover? :O

Segundo o vídeo em spoiler, sim. Porém, neste dia estavam apenas chuviscos. Não digo que com mais chuva não o façam no exterior.

Spoiler

Genéricos do KBS News 9, equivalente sul-coreano ao nosso Telejornal:

Eu não entendo qual é a mania da KBS mudar os genéricos todos os anos, da mesma forma que decidiram focar ainda mais no cenário durante o genérico. A música, se compararmos com o nosso Telejornal, é melhor.

Recentemente voltei a interessar na tve e nos genéricos do Telediario. Este é um dos genéricos que acho mais piada, o de 1985 a 1987, um facto engrado é que essa vinheta era para sustituida por outra feita num computador SGI Iris em Janeiro de 1987 mas nunca chegou a ser útilizada e outra abertura substituiu essa em outubro do mesmo ano:

Outra curiosa é a de 1994 que sofreu alterações drásticas nas suas primeiras semanas:

Um fun-fact, aos 2:25 ele quis dizer "Hitler" mas parece que ou mesmo ele disse "Hiller".

Alguns separadores utilizados pelo canal coreano SBS entre 1991 e 2000:

Edited by ATVTQsV
Retirei um vídeo porque tinha "copyright", isto é injusto

Hoje estive a pesquisar alguns separadores antigos da TVE 1. Enquanto que em 1996 tinham separadores mais antiquados do que os nossos, em 2004 já tinham separadores onde utilizavam imagens. Muito bonitos, com uma sonoridade muito elegante e até melhores do que os anuais, que só usam grafismo. (Ver spoiler)

@Ambrósio, que gosta de sonoridades.

Spoiler

Estes de 2008 também são bonitos, embora inferiores aos de 2004, na minha opinião. (Ver spoiler)

Spoiler

• Like 1

A PRO TV vai muda rna próxima segunda:

A mudança irá afectar oito canais: PRO TV (+Chisinau e International), Acasa para PRO 2 (+Chisinau), PRO Cinema, Sport.RO para PRO X e Acasa Gold para PRO Gold. A mudança veio na sequência de uma outra realizada em Janeiro para a TV Nova da República Checa, dos mesmos donos (a CME).

Vamos ver como é que a mudança irá correr para a PRO TV International, acho que vai beneficiar mais já que o símbolo era já antiquado e não cabia com os grafismos, e também deixaram de usar separadores adaptados (usaram separadores da PRO TV).

• Like 1

Em relação a essa mudança e unificação do grafismo encontrei um vídeo na página de Facebook da PRO TV, que eu achei particularmente bonito. Acho que ficou bem feito e tenta demonstrar a união.