Jump to content

Grafismos de TV


DanielNunes

Posts Recomendados

há 8 minutos, Televisão 10 disse:

Será que foi alguma empresa portuguesa que fez os grafismos? Pelo que sei, os do Mundial deste ano foram feitos em Portugal ou, pelo menos, o logótipo foi.

Quem sabe... Só sei é que me entrou cá uma nostalgia haha. Adorava que em 2019 ou 2020 voltássemos a ter o "Canal 1" e "Canal 2" e passássemos a ter também o "Canal 3 da RTP", mas enfim, devo ser provavelmente uma minoria. No entanto, aí tens a prova de que é possível uniformizar sem tornar tudo "fotocópia". Esses logótipos de TV fictícios (canal 1 e canal 2) nesse branding não são exatamente idênticos.

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, LP 98 disse:

Quem sabe... Só sei é que me entrou cá uma nostalgia haha. Adorava que em 2019 ou 2020 voltássemos a ter o "Canal 1" e "Canal 2" e passássemos a ter também o "Canal 3 da RTP", mas enfim, devo ser provavelmente uma minoria. No entanto, aí tens a prova de que é possível uniformizar sem tornar tudo "fotocópia". Esses logótipos de TV fictícios (canal 1 e canal 2) nesse branding não são exatamente idênticos.

Tenho ideia que são iguais. O do Canal 1 é que é diferente no grafismo na Liga dos Campeões e no da Liga Europa. E prefiro os canais da RTP a chamarem-se RTP 1, RTP 2...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Vídeo que explica o VAR, que vai ser implementado pela primeira vez num Campeonato do Mundo. Neste vídeo aparecem e são explicados os grafismos que vão aparecer na televisão, nos ecrãs gigantes do estádio e no site e app móvel da FIFA acerca do VAR.

Editado por Jet1000
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Início de emissão da CCTV 1, canal generalista da Televisão Central da China, em 1997.

O hino era tocado (e ainda é) exclusivamente na abertura, a emissão encerrava só com um cartão de boa noite e mais nada. Este é um excerto de um sumário de 1984 que acaba com o tal cartão.

O mesmo mas dois anos mais tarde, alguns slides já foram actualizados com a entrada em cena dos computadores.

Em 2015, a China passou a emitir os seus canais em 16:9. Ainda há canais da CCTV que encerram com uma versão actualizada do cartão de despedida e passam a uma mira técnica hipnotizante com imagens em movimento. Os canais costumam fechar às duas horas e reabrem quatro horas mais tarde. Que eu saiba, a CCTV 7 (agricultura) e a CCTV 14 (infantil) encerram. Um dado curioso: como a China é muito populosa, o mercado televisivo é grande: a CCTV e os canais de província operam tantos canais porque a oferta de procura, por causa do factor populacional, é grande. Por isso a CCTV tem cerca de quinze canais na TDT, mas o número de canais das empresas de província depende da administração e da oferta de procura. Há também operadoras de canais de âmbito agrícola, educativo e militar.

Isto não impede os 24/24 de reiniciar as emissões, qual computador. Esta é uma gravação da CCTV 1 de 2015. Logo a seguir ao hino, começa o noticiário da manhã em simultâneo com a CCTV 13, o canal de notícias que certamente já viram o símbolo nalgumas peças nos noticiários portugueses. Na altura o genérico ainda estava em 4:3 pillarbox porque a CCTV estava a passar alguns grafismos. O jornal principal, o Xinwen Lianbo que passa às 19, ainda tem o mesmo genérico desde a actualização do símbolo da CCTV, no início dos anos 2000.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No sábado passado, a STV anunciou o fecho da STV 2 por causa de uma reestruturação da empresa e também por causa de um novo canal que a BBC Scotland tenciona abrir este ano. Na sexta foi emitido o último noticiário.

As licenças foram vendidas à That's TV, que opera alguns canais locais nalgumas cidades de Inglaterra e uma em Gales. O novo canal terá o nome de That's Scotland. Não se sabe quando é que o canal vai abrir, mas para muita gente foi uma notícia triste.

Recentemente, o noticiário em gaélico Nuacht da RTÉ passou a ser um noticiário junto entre a RTÉ e a TG4.

Vista panorâmica do estúdio:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

@Televisão 10 É a VTV 1, principal canal da Vietnam Television. Como o Vietname tem um sistema político parecido ao da China, não existem propriamente televisões privadas. Há a VTV que é nacional e tantas televisões de províncias.

Porém no Vietname o acesso a sites ocidentais está permitido (porém com restrições) ao contrário da China. A VTV e alguns canais de províncias controlam operadoras de cabo como é o caso da VTVcab.

Isto ao contrário de Singapura onde a Mediacorp é uma empresa privada. A dita empresa é detida a 100% pelo fundo de investimentos Temasek Holdings que também controla 4% da Repsol.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje é o último dia das emissões do canal mais antigo de Israel, a Televisão Educativa de Israel. O canal foi também mais velho do que o primeiro da extinta IBA, as emissões da televisão educativa arrancaram em 1966 e as regulares da IBA a 2 de Maio de 1968.

De acordo com a lei israelita, a KAN era para integrar os serviços da IBA com a televisão educativa. Mas para tal, a lei dizia que para integrar a televisão educativa na KAN, era para esperar um período de quinze meses para acabar o processo.

Até ao fim da IBA e à divisão do segundo canal, os dois canais cediam algumas horas de emissão à IETV, entre os quais estava o noticiário Erev Hadash ([A] Nova Noite). Com a KAN, o canal vai passar a ser chamado de KAN Hinuchit (KAN Educativo) e manterá a temática. Assim, a KAN terá o portefólio completo da televisão pública do país.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei quanto a vocês, mas sempre adorei esta fase do design da FOX, pois foi a partir daqui (2006, mais concretamente) que comecei a ver o canal.

No entanto a sonoridade latino-americana encanta-me, mesmo sendo parecida com a portuguesa.

É pena haver poucos resquícios da versão portuguesa. Aliás, como terá sido o grafismo e o próprio canal da FOX Portugal quando abriu cá, em 2003?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma evolução dos genéricos do News 5 da Mediacorp, dos anos 60 até agora. Já aqui publiquei uma compilação destas em Janeiro mas esta está um pouco mais actualizada. Se ligarem as legendas podem ver quando é que os respectivos genéricos foram utilizados.

Há 25 anos nem Mediacorp era, era a SBC. Sinal horário + genérico + primeiras notícias:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a France 4 passa pronos quando está sem emissão. Isto também acontece em Singapura onde o Channel U encerra e passa promos a programas até reabrir.

No entanto dizem que nos últimos meses deste ano e nos primeiros do próximo, a France 4 encerrará e passará a ser uma plataforma online tipo BBC Three, numa medida que foi anunciada em Junho e que deixou os animadores em choque, já que, dos três canais da FTV com programação infantil, esta tinha mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, ATVTQsV disse:

Acho que a France 4 passa pronos quando está sem emissão. Isto também acontece em Singapura onde o Channel U encerra e passa promos a programas até reabrir.

No entanto dizem que nos últimos meses deste ano e nos primeiros do próximo, a France 4 encerrará e passará a ser uma plataforma online tipo BBC Three, numa medida que foi anunciada em Junho e que deixou os animadores em choque, já que, dos três canais da FTV com programação infantil, esta tinha mais.

Estranho. Acho até que a France 4 nem está na posição 4. 

Agora, já meti o vídeo na anterior publicação, onde se vê o que a France 4 mete quando não tem emissão.

Entretanto, não é só na RTP que há erros. Neste caso, na France 2, colocaram o genérico de há uns anos, melhor do que o atual, a meu ver. Dá também para ver como metem a intérprete de língua gestual. Já na TVE 24 h fazem assim, mas com a emissão do Telediario em simultâneo na TVE 1. sem língua gestual.

Por cá, é mais discreto e ainda bem.

Editado por Televisão 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Televisão 10 disse:

Estranho. Acho até que a France 4 nem está na posição 4. 

Está na posição 14. O 4 é o Canal+, que mesmo na TDT emite certas horas em codificado.

A France 4 foi criada em 2005 aquando do lançamento da TDT.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a Canal+ tem quatro canais pagos na TDT (+ o Canal+ que é FTA por certas horas) e a Paris Première da M6 também em regime pago. No ultramar a TDT consiste na televisão autónoma La 1ère, gerida pela FTV + canais da FTV na França metropolitana (menos a France Info) + France 24 em francês e Arte. Existem um ou dois canais privados em muitos territórios (só não há em Saint-Pierre e Miquelon e em Wallis e Futuna) de âmbito local que emitem programas das privadas metropolitanas (a Antenne Réunion, por exemplo, emite bastantes programas da TF1).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns meses o canal de notícias NHK World passou a ser designado oficialmente de NHK World Japan, foi uma mudança que não notei, mas só adicionaram a palavra Japan nos separadores e no próprio DOG. O grafismo mantém-se praticamente igual.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fecho de emissão (embora incompleto, falta o fim do hino) da Channel 5 de Singapura quando ainda se chamava de SBC. Será reles propaganda política de cariz subliminar? É que eu consigo ver, na parte das despedidas, o símbolo oficial do 25º aniversário da independência do país (um povo - uma nação - uma Singapura) intercalado com o do décimo aniversário da SBC (a TCS em 1996 fez dois anos mas a televisão já tinha mais de 33 em Outubro de 1996, portanto só contam com os aniversários das empresas quando criadas).

2 em 1 (tu aine one):

  • Mira técnica. A parte de cima dizia "SBCTEXT" o que indicava que o canal tinha emissões em teletexto, tal como a SBC 8.
  • Relógio e genérico do noticiário das 21 em Outubro de 1991, onde se fala do documento que acabou com a URSS e que deu a criar a Comunidade de Estados Independentes, da qual todas as antigas repúblicas soviéticas menos os países bálticos fazem parte por ser "ilegal".
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...