Jump to content

Grafismos de TV


DanielNunes

Posts Recomendados

há 9 horas, Televisão 10 disse:

Devido à inovadora ideia do canal de informação alemão, que já falei acima, acontecem momentos caricatos. No vídeo que coloquei em spoiler, até se vê o apresentador a enervar-se, devido a problemas técnicos.

@Rodriigo

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

 

 

Aposto que daqui a nada vamos dizer que Os Simpsons previram isto... (só que na série o apresentador estava a vomitar)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Televisão 10 disse:

A SRF (televisão pública da Suíça, neste caso da parte alemã) faz o boletim meteorológico numa varanda, com vista para a rua. Assim, ao contrário do que acontece na maioria dos boletins europeus, em que o meteorologista aponta para o mapa, neste canal o meteorologista fala como um locutor, enquanto aparecem as imagens. (Ver spoiler)

  Ocultar conteúdo

 

 

Louvável, a varanda da televisão suíça alemã para o tempo é um dos ícones da televisão deles. O dialecto deles soa-me a uma mistura de alemão com holandês.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, ATVTQsV disse:

Louvável, a varanda da televisão suíça alemã para o tempo é um dos ícones da televisão deles. O dialecto deles soa-me a uma mistura de alemão com holandês.

Eles fazem isso mesmo quando está a chover? :O

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, batman disse:

Isso é de facto caricato mas devo dizer que esse é provavelmente o estúdio de informação mais bonito que já vi. Simples e pequeno mas ao mesmo tempo bastante interativo. Muito melhor que o do Telejornal que deve ter 5 ou 6 vezes o tamanho desse

É bonito sim. Ainda assim, gosto muito do estúdio do Telejornal. Não tenho dúvidas em dizer que é dos melhores da Europa..

há 25 minutos, ATVTQsV disse:

Louvável, a varanda da televisão suíça alemã para o tempo é um dos ícones da televisão deles. O dialecto deles soa-me a uma mistura de alemão com holandês.

Houve (ou há) uma grande discussão, pois nas escolas aprendia-se (ou aprende-se) o alemão da Alemanha e muitos defendem que se deveria aprender o alemão suíço.

há 18 minutos, D007 disse:

Eles fazem isso mesmo quando está a chover? :O

Segundo o vídeo em spoiler, sim. Porém, neste dia estavam apenas chuviscos. Não digo que com mais chuva não o façam no exterior.

Spoiler

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Genéricos do KBS News 9, equivalente sul-coreano ao nosso Telejornal:

Eu não entendo qual é a mania da KBS mudar os genéricos todos os anos, da mesma forma que decidiram focar ainda mais no cenário durante o genérico. A música, se compararmos com o nosso Telejornal, é melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recentemente voltei a interessar na tve e nos genéricos do Telediario. Este é um dos genéricos que acho mais piada, o de 1985 a 1987, um facto engrado é que essa vinheta era para sustituida por outra feita num computador SGI Iris em Janeiro de 1987 mas nunca chegou a ser útilizada e outra abertura substituiu essa em outubro do mesmo ano:

Outra curiosa é a de 1994 que sofreu alterações drásticas nas suas primeiras semanas:

Um fun-fact, aos 2:25 ele quis dizer "Hitler" mas parece que ou mesmo ele disse "Hiller".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 1 July 2017 at 22:43, ATVTQsV disse:

Se mudassem o rumo da história, teríamos:
-o "SIC" do símbolo da SIC Notícias (aproveitado pela SIC Gold (segunda fase), SIC Comédia e SIC Indoor) a partir de meados dos anos 90;
-o "SIC" do símbolo da SIC Mulher a partir do início dos anos 2000;
-o "SIC" em Gotham puro e duro, como todos nós gostamos (certo? Certo.) a partir de 2008 pelo menos.

Errado, erradíssimo!!! Tudo bem que o logo actual da SIC precisava de um refresh bem dado, mas se há coisa que não suportaria ver, e que acho que seria a machadada final no ADN do canal, era mudarem o logo drasticamente, ainda para mais para um simplesmente escrito a Gotham, seguindo uma tendência 2D flat que, acho, está a galopar desenfreadamente e, a meu ver, já atingiu o ponto enjoativo. Hoje em dia tudo quer 2D. Acho fixe, clean e interessante, mas depois há o exagero. Acho que um meio termo seria muito interessante: pegar no logo actual da SIC, dar-lhe o look 2D mas mantendo a essência, e no on-air integrarmos 2D flat com elementos 3D, à semelhança do que a FOX faz. Um grafismo totalmente 2D é deslavar completamente o pouco que o canal ainda tem. É preciso rebrand, mas bem pensado. 

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje estive a pesquisar alguns separadores antigos da TVE 1. Enquanto que em 1996 tinham separadores mais antiquados do que os nossos, em 2004 já tinham separadores onde utilizavam imagens. Muito bonitos, com uma sonoridade muito elegante e até melhores do que os anuais, que só usam grafismo. (Ver spoiler)

@Ambrósio, que gosta de sonoridades.

Spoiler

 

Estes de 2008 também são bonitos, embora inferiores aos de 2004, na minha opinião. (Ver spoiler)

Spoiler

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A PRO TV vai muda rna próxima segunda:

A mudança irá afectar oito canais: PRO TV (+Chisinau e International), Acasa para PRO 2 (+Chisinau), PRO Cinema, Sport.RO para PRO X e Acasa Gold para PRO Gold. A mudança veio na sequência de uma outra realizada em Janeiro para a TV Nova da República Checa, dos mesmos donos (a CME).

Vamos ver como é que a mudança irá correr para a PRO TV International, acho que vai beneficiar mais já que o símbolo era já antiquado e não cabia com os grafismos, e também deixaram de usar separadores adaptados (usaram separadores da PRO TV).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Televisão 10 disse:

Essa mudança faz lembrar a da RTP, para unificar as marcas. Gosto, ficou bonito.

Pois é, a PRO TV da CME usava símbolos desactualizados para os seus canais. O que irá sair é uma versão monocromática em fundo azul do de 1995 que teve várias alterações. Estiveram mais atrasados do que a sua irmã checa, a Nova.
lansare-protv.jpg
"PRO TV - escolhes e ganhas"
7eb9a72403770a4ee1f89d7290939b04
Separador antigo do canal internacional, em 2009, adaptado do canal romeno

O Sport.RO era um canal que incorporava pelo menos uma parte do símbolo antigo da PRO TV. O canal tinha recentemente reduzido a quantidade de programação desportiva e no ano passado chegaram a contestar uma possível mudança de formato.

Agora comparem o processo romeno com o checo.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, ATVTQsV disse:

Agora comparem o processo romeno com o checo.

Interessante ver que não colocam “1” no canal principal. Curioso também ver que a RTP está um pouco atrás por não ter um canal de desporto. Quando surgiu o nome "RTP 3” sempre pensei que fosse informação e desporto. Acaba por ser assim, mas centram demais a matriz na informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao que parece, os noticiários da TPA 1 (Jornal da Tarde e Telejornal) mudaram os seus grafismos na sequência das eleições:

 

Acho que mudaram simultaneamente para melhor e para pior. O genérico ainda continua curto (se tirarmos os títulos) mas tiraram o template (que a TVI chegou a adaptar) do Jornal da Tarde, isto é, agora quer o Jornal da Tarde quer o Telejornal usam o mesmo grafismo. A música do Telejornal continua igual, e não gosto.

E também não entendo o entusiasmo dos apresentadores. Até parece que estou a ver os títulos de um noticiário das Filipinas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Jornal da Tarde continua igual, mas o Telejornal melhorou. Infelizmente a qualidade dos genéricos piorou, se calhar sou só eu.

Assim era o Telejornal mais ou menos entre 2010 e 2011:

Vê-se claramente que o sumário parecia tipo aqueles noticiários cá do sítio, mas a música é foleira, pelo menos. Anteriormente (havia um vídeo num documentário que falava sobre a televisão em Angola em 2006 salvo erro) que mostrava o genérico (sem som, mas com a locutora do documentário a falar por cma) que tinha "Tele Jornal" em Verdana. Piroso. Infelizmente o vídeo saiu.

Mudemos então para a Ásia Central onde alguns noticiários mudaram recentemente.

Começo pelo Axborot e pelo Tahlilnoma, noticiários do principal canal do Uzbequistão, o "O'zbekiston". Aparentemente a empresa estatal de rádio e televisão lançou um canal de notícias, o O'zbekiston 24, e aproveitou também para reestruturar a informação do canal. Antes de avançar, deixo-vos com esta compilação que fiz em Fevereiro:

Algumas observações:
-O som do primeiro genérico (da qual falta imagem) foi retirado do noticiário em inglês First Channel News, segundo um russo-arménio que anda a comentar nalguns vídeos destes países que fiz, este era o som utilizado
-O Axborot e o Tahlilnoma não são como o nosso Telejornal - o Axborot só se emite de segunda a sábado. Aos domingos é emitido o Tahlilnoma
-As duas edições principais (quer do Axborot quer do Tahlilnoma) são, respectivamente, a das 19:30 (em russo) e a das 21:00 (uzbeque)
-Estes noticiários ainda emitem em cirílico, apesar do próprio símbolo do canal e de boa parte da população já escreverem em latim (mais informação sobre os alfabetos uzbeques aqui), nos outros canais usa-se o outro alfabeto

Agora vamos aos genéricos actuais:

 

Algumas coisas mudaram para pior: o relógio agora é um simples relógio analógico (o do genérico anterior até era aceitável). Os novos símbolos até são um ponto a favor, já que o anterior (que não foi usado entre 2014 e 2015, aquele "A") parecia o de uma empresa farmacêutiva (se calhar sou só eu). Para não falar da música que passa depois do genérico (quando o apresentador saúda os telespectadores), é claramente música de banco musical, pois já a ouvi nos anúncios da Visão. Pois é, a Impresa anda com alguma contenção de despesas musicais, sobretudo na SIC Notícias. Também ouvi numa promo no canal M1 da Moldávia (sim, o da Moldávia, não o da Hungria).

Outro que mudou recentemente foi o Navid da TVS do Tajiquistão. As edições principais são a das 18 (em russo) e a das 20 (em tajique). Pelo que sei, a música foi roubada à Shanghai Television (o canal mais "tradicional" e não a Dragon TV que alguns membros do fórum conhecem) mas que originalmente foi usada pela Central News do Reino Unido antes de unificarem os grafismos dos noticiários regionais da ITV.

Antes, este era o genérico.

A televisão tajique é muito Feira da Ladra, até alguns dos separadores do principal canal estatal são clones da Rússia-1. O relógio é um clone daquele de um canal local russo (o Doveriye) que por si só roubou o formato oval a um relógio que a TV Centr tinha há já largos anos. Deixo-vos com este último vídeo (à espera das vossas reacções de "o que é que é isto?") antes que me compliquem, está bem?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A STV, canal privado que substitui a ITV para boa parte da Escócia, faz hoje 60 anos.

Quem esteve a fazer as honras foi a STV 2, canal que usa as licenças de televisão local que a STV apanhou para a sua zona de cobertura, criado este ano a substituir quatro canais individuais.

Entretanto foi lançado um novo canal desportivo na televisão terrestre do Reino Unido. Eis aqui alguns vídeos do grafismo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, ATVTQsV disse:

A STV, canal privado que substitui a ITV para boa parte da Escócia, faz hoje 60 anos.

Quem esteve a fazer as honras foi a STV 2, canal que usa as licenças de televisão local que a STV apanhou para a sua zona de cobertura, criado este ano a substituir quatro canais individuais.

Entretanto foi lançado um novo canal desportivo na televisão terrestre do Reino Unido. Eis aqui alguns vídeos do grafismo.

Mas existe ITV na Escócia, não existe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...