Jump to content

1986


danubio

Posts Recomendados

Deu ontem o 8.º episódio, que será talvez o meu preferido. De ver Tiago, Sérgio, Marta, Patrícia e Gonçalo a darem uma de The Breakfast Club à sesta do Mário Soares no videoclube do Sr. Fernando, passando pelo Eduardo a ser saliente com a Alice na escola ("Calma? Não foi isso que pediste ontem à noite."), adorei ponta a ponta. 

Outra quote do Eduardo: "Eu sei que esta vítima da fome há muito que não se punha de pé." 

 

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei agora mesmo o último episódio e devo dizer que adorei, mas fiquei sem saber o que dizia a carta do Tiago.

Spoiler

Os casais acabaram como previa - Sérgio e Patrícia (os meus alternativos preferidos), Marta e Tiago (como era óbvio) e até o Gonçalo conquistou uma jovem apoiante do Freitas do Amaral, o Eduardo e a Alice acabaram juntos (é o melhor casal da série, adoráveis), o sr Fernando e a Mª de Lurdes separam-se (talvez fosse previsível ou não, dado que nada o indicava) e até o professor Zé vê o seu amor vencer (mas com algum preconceito à mistura).

Gostaria que houvesse uma segunda temporada, já que houve algumas pontas soltas - caso do Sr Fernando. 

Editado por jgsantos
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Estou agora a ver o penúltimo episódio e vou ver o último logo a seguir.

Vou sentir falta da série para vos ser franca. Estes 13 episódios souberam mesmo a pouco, o que me deixa algo saudosista dos tempos em que também me sentia assim sempre que terminava uma novela portuguesa que me estivesse a marcar muito.

  • Adoro 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

image.png.55eec1120a9c8646856bf78c88e7fbb4.png

Vi agora o último episódio, e estou neste momento a sentir-me um bocadinho melancólica por ter chegado ao fim! È aquela sensação de como quando acabamos de ler um livro que te prende e cativa em crescente á medida que vais passando a página, e deixa-te de tal forma encantada e algo "desesperada" por mais que depois acaba por ser um desalento quando dás por ti a chegar ao fim.  

Que série incrível esta '1986'! Remete-nos para um tempo e um espaço que, parecendo que não, explica muito da nossa historia e de como nos transformá-mos no país que somos hoje e conseguimos chegar a onde chegamos, para o bem e para o mal. 1986 foi um ano tão importante para Portugal, sobretudo a nível politico, desde a entrada na CEE a uma das eleições presidenciais mais célebres na história da nossa democracia. 

O que mais gostei de ver na série foi como todos os personagens, todos á sua maneira e dentro das suas respectivas tramas, viveram os anos 80 de forma tão intensa e visceral, nesta que foi sem dúvida uma das décadas mais mágicas e recheada de novos rumos e esperanças para Portugal e para a Europa! Desde o sr. Fernando, um homem obcecado com a politica e com os valores tradicionais com que fora educado, ao Eduardo que, do outro lado do espectro, se tratava de um esquerdista ferrenho e um apaixonado por cinema, um personagem um pouco concebido á imagem do autor da série, Nuno Markl, que é como todos sabemos um amante confesso da sétima arte! Gostei tanto de os ver no último episodio a acompanharem as eleições juntos. Um final um tanto ou quanto inesperado, mas bem justificado e fulcral no "cessar fogo" entre estes dois personagens. 

Diante de duas mentes tão diferentes e de duas famílias com valores completamente opostos, era óbvio que, tratando-se esta série de um produto de ficção, teria que haver uma colisão "letal" entre ambas as famílias, e que melhor forma de provocar este "clash" se não com uma bonita história de amor entre os filhos pródigos de ambos os clãs?! 
Gostei muito dos desempenhos da Laura Dutra e do Miguel Moura e Silva. De um lado tínhamos a Marta, uma jovem idealista e determinada, muito á frente do seu tempo, e do outro um Tiago muito responsável e estudioso, o protótipo de "nerd" por assim dizer. Ambos foram, no entanto, muito além de todos estes esteriótipos impostos pela sociedade. 
A Marta, embora tivesse toda a força e determinação que tão bem caracterizam uma pessoa "com fibra", tinha a sua fragilidade e os seus medos, ao passo que o Tiago tinha também um lado mais sensível e romântico. Foram dois personagens muito humanos, bem conseguidos e interpretados competentemente pelos respectivos intérpretes. 

Aplausos para o Nuno Markl, grande autor e principal responsável pelos acertos de roteiro e excelentes momentos que a série nos proporcionou a todos. Posso mesmo afirmar que com '1986' acabei por reviver um bocadinho 'Os Dias Eram Assim', supersérie/novela da Globo de 2017 que se passava mais ou menos na mesma época, embora em contextos politico-sociais completamente distintos. Enquanto a série da RTP se focou sobretudo no que de melhor a década de 80 proporcionou aos nossos conterrâneos, a produção da Globo mostrava um Brasil muito sombrio, assolado pela ditadura militar que se fazia sentir um pouco por todos os segmentos da sociedade do nosso País irmão. 

Venham mais séries portuguesas com este brilhantismo e didatismo! 

Parabéns a todos! :giveheart:

  • Gosto 4
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...