Jump to content

UNI - Sempre na frente [ATVTQsV] - CARTA DE DESPEDIDA disponível


Magazine

Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • Respostas 223
  • Criado
  • Última Resposta

O canal começou bem. Tinha uma grelha alternativa, com conteúdos capazes de fugir aos canais convencionais. O canal tinha uma grelha sem novelas. A transmissão de desenhos animados e séries estrangeiras à tarde mais uma espécie de "Prova Oral" e um leque variado de séries em horário nobre fizeram do nosso canal uma "referência". Infelizmente, a "referência" não durou tanto tempo.

Chega a primeira ronda de audiências. A UNI é posta em quinto lugar. O problema era na duração de certos e determinados programas. Era um canal muito poupado, é certo, mas ainda assim continuava a ser dos canais mais ricos por não ter de adquirir direitos de transmissão de séries e filmes bem mais caríssimos. Aos fins-de-semana era o caos. Repetições dos desenhos animados que coloquei (e fiz escolhas que para mim eram algo "egoístas", gosto de Phineas e Ferb, de Os Fixóis também, George of the Jungle é bom, Os Padrinhos Mágicos é uma referência, Ed, Edd e Eddy marcou a minha infância, e daí a inventar uma dobragem portuguesa já é obra), demasiada produção nacional à tarde, o controverso Tequila com Carlos Costa (que causou muitos dissabores a certos canais, mas a sugestão foi minha), alegados plágios, telefilmes portugueses com actores das quais ninguém já ouviu falar, etc. Já sabia que o nome da gala de inauguração, "Segredo dos Deuses", iria resultar mal.

No mês seguinte, a UNI ("carinhosamente" apelidada pelo Magazine como FlopUNI e caracterizado como a "nova SIC") caiu para último lugar na tabela. Quais as soluções? Comprar uma novela, que seria a "tábua de salvação" do canal. E não foi só uma qualquer, mas sim "Onde Está Elisa?", versão original chilena da obra que a TVI está a adaptar. Infelizmente, nem para um mercado "competitivo" conseguia aguentar ao meio-dia (com isto previ a chegada dos diários do A Tua Mãe Cozinha Melhor que a Minha). As reposições aos fins-de-semana ainda eram uma constante no canal, mas a programação infantil aos dias úteis ainda dava frutos. O problema estava na Alberta Marques Fernandes e no Carlos Costa. Mesmo assim, a UNI conseguiu corrigir os erros e chegar à sua posição mais alta: a quarta. Apesar disso, as finanças do canal estavam em baixa e o canal não decidiu comprar mais séries.

Imitando a Down TV aquando do seu lançamento, ao ter um canal na Colômbia, eu achei que a internacionalização da UNI seria viável, começando pelo Equador e pelo Peru. Graças aos ensimanentos latino-americanos decidi recorrer ao chamado telelixo latino, importando o conceito tão latino que dói dos "programas de concorrência". A aposta da UNI foi o "E Agora Que", mas não deu frutos suficientes. Foi feita a gala "Não desLIGUE!", que era uma gala para ver se a UNI tinha tácticas suficientes para voltar a ter boas audiências e bons lucros. Eventualmente o canal passou a ter um excesso de RdP, e o noticiário da tarde foi substituído por uma adaptação televisiva do website satírico inÉPCIA, cujo nome cabia no estado do canal. O cancelamento das séries e o fraco sucesso de "E Agora Que" ajudaram a UNI a cair de um precipício de conteúdos televisivos. Decidimos produzir uma novela, "Sísifo", com uma canção de abertura adaptada e cantada por Ninfa Artemis. Até que, depois, chegou o fim, e a UNI faliu.

E assim, meus amigos, termina a fugaz vivência de um canal de televisão que em tão pouco tempo passou a ser considerado como "o maldito".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um canal que inicialmente mostrou querer ser diferente. A aposta até parecia interessante... programas diferentes, profissionais diferentes, estratégia diferente... Porém aquilo que parecia ser uma aposta arriscada tornou-se num chorrilho de cópias não pagas e mal feitas. A extensa lista de multas e de RDP ditou claramente o final desastroso do canal. Uma desilusão. O seu final inesperado foi completamente justo não tendo passado do 4° lugar.

Agradeço que comentem.

O jurado, SIM

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu canal começou por ser um pouco egoísta*, pois o meu canal a concurso iria ter uma falta de novelas e bastante programação estrangeira. Até que depois comecei a meter novelas e programas de telelixo (houve pessoas que disseram que Tequila com Carlos Costa era um exemplo disso!) e o canal começou a afundar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/01/2017 at 14:51, ATVTQsV disse:

O meu canal começou por ser um pouco egoísta*, pois o meu canal a concurso iria ter uma falta de novelas e bastante programação estrangeira. Até que depois comecei a meter novelas e programas de telelixo (houve pessoas que disseram que Tequila com Carlos Costa era um exemplo disso!) e o canal começou a afundar.

Nem deviam ter autorizado a inclusão da UNI no TDT. 8) #falei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Canal de televendas que acabou por ser substituído por um canal que só vamos ver no próximo concurso (espero que seja ainda este ano). Esperemos que o canal mude e passe a emitir séries e filmes de baixíssimo orçamento, o que nunca vai acontecer.

A UNI tem uma história secreta da qual não sabem nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, ATVTQsV disse:

Canal de televendas que acabou por ser substituído por um canal que só vamos ver no próximo concurso (espero que seja ainda este ano). Esperemos que o canal mude e passe a emitir séries e filmes de baixíssimo orçamento, o que nunca vai acontecer.

A UNI tem uma história secreta da qual não sabem nada.

Pois sim. ATVTQsV pa RUA! :diablo:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, ATVTQsV disse:

Canal de televendas que acabou por ser substituído por um canal que só vamos ver no próximo concurso (espero que seja ainda este ano). Esperemos que o canal mude e passe a emitir séries e filmes de baixíssimo orçamento, o que nunca vai acontecer.

A UNI tem uma história secreta da qual não sabem nada.

O @Magazine já deixou bem claro que o concurso só volta em 2043 ;) Até lá tens mais que tempo para tentar construir um canal em condições, mas mesmo assim e com 26 anos para preparar duvido que saia algo decente... :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 9 meses depois...

Berro que eu previ a Angelus TV - o programa da manhã deles era o Matinais (nome pouco apelativo) e o do meu canal, que estreou aqui meio ano amtes daquele flop católico, era A Matinal! Na altura acho que me tinha inspirado em programas francófonos chamados de La Matinale e cada noticiário tinha um nome porque nós na UNI eramos snobs de primeira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Luíza Albuquerque disse:

Adorei o conceito de canal paródia. Melhor e mais icónico que a TV Atlântico.

A TV Atlântico já foi flop mais cedo do que a UNI, a começar pelo nome e pela premissa.

Parece que todos já aprendemos a lição: se queres uma grelha mais alternativa, acabas por ser a TVI do seu primeiro ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, ATVTQsV disse:

A TV Atlântico já foi flop mais cedo do que a UNI, a começar pelo nome e pela premissa.

Parece que todos já aprendemos a lição: se queres uma grelha mais alternativa, acabas por ser a TVI do seu primeiro ano.

TV Atlântico não chega nem aos pés do fracasso e confusão que isto era. Ainda hoje tenho pesadelos com esta porcaria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...