Jump to content

Línguas/Idiomas


Ambrósio

Posts Recomendados

há 23 minutos, BBFF disse:

@Televisão 10, viste o erro do Serginho? Tentou corrigir e saiu-lhe furado :unsure: Disse que platónico não se escreve com acento circunflexo, mas com acento grave... mas é com agudo!

Não, não vi. Não acompanho assiduamente a Casa dos Segredos. É algo cada vez mais comum, a substituição do acento agudo pelo acento circunflexo. No outro dia, um colega meu escrevia pênis, quando é pénis. Muitas vezes, o teclado inteligente só apresenta a alternativa com o acento circunflexo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Televisão 10 disse:

Não, não vi. Não acompanho assiduamente a Casa dos Segredos. É algo cada vez mais comum, a substituição do acento agudo pelo acento circunflexo. No outro dia, um colega meu escrevia pênis, quando é pénis. Muitas vezes, o teclado inteligente só apresenta a alternativa com o acento circunflexo.

A culpa é das brasileirices e da fonologia deles. Mónica é Mônica, Polónia é Polônia.

Os teclados inteligentes foram feitos para a norma brasileira.

  • Gosto 2
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Televisão 10 disse:

Não, não vi. Não acompanho assiduamente a Casa dos Segredos. É algo cada vez mais comum, a substituição do acento agudo pelo acento circunflexo. No outro dia, um colega meu escrevia pênis, quando é pénis. Muitas vezes, o teclado inteligente só apresenta a alternativa com o acento circunflexo.

Sim, eu sei. Mas aquilo a que eu achei piada foi à correção falhada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Televisão 10 disse:

@BBFF e outros que possam esclarecer,

Acham aceitável escrever dum? Eu sempre achei e escrevi de um. Porém, a ver um episódio do CSI na FOX Crime, vi dum aparecer na legendagem. Quando vi pela primeira vez, achei que fosse erro. Porém, apareceu mais vezes...

Não é erro, dependendo do contexto. Se preceder um infinitivo, é, sim.

Exemplos:

1) O facto de uma personagem ser cómica não invalida o seu carácter cómico - O. K.

2) O facto duma personagem ser cómica não invalida o seu carácter cómico - *

3) Eu sou amigo dum Pedro - O. K.

4) Eu sou amigo de um Pedro - O. K.

Nota: evita usar, no mesmo texto, de um e dum. Opta por um e usa-o sempre. 

Notação: * corresponde a algo agramatical (ou seja, incorreto.) O. K. corresponde a algo gramatical (isto é, correto.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, BBFF disse:

Não é erro, dependendo do contexto. Se preceder um infinitivo, é, sim.

Exemplos:

1) O facto de uma personagem ser cómica não invalida o seu carácter cómico - O. K.

2) O facto duma personagem ser cómica não invalida o seu carácter cómico - *

3) Eu sou amigo dum Pedro - O. K.

4) Eu sou amigo de um Pedro - O. K.

Nota: evita usar, no mesmo texto, de um e dum. Opta por um e usa-o sempre. 

Notação: * corresponde a algo agramatical (ou seja, incorreto.) O. K. corresponde a algo gramatical (isto é, correto.)

Obrigado pelo esclarecimento! Lembro-me de ter uma professora de Geografia que escrevia dum em todos os contextos, mas como ela era tão má professora, os erros gramaticais não eram o maior problema...

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, BBFF disse:

@Televisão 10, acreditas em que o Word me corrige as expressões «reunião de pais» e «na geladaria»? Sugere que o correto é «reunião de país» e «no geladaria», respetivamente. Se não for para rir, não sei... 

Porque é que tu escreves "reunião de pais" no Word? Já tens descendentes e nunca disseste? 

Este tópico é uma comédia. @Duarte, não acredito que escreves €5. Mas é mentira que o símbolo vem sempre do lado direito, como o símbolo do Real brasileiro, que vem do lado esquerdo. E, no escudo, quando o número incluía escudos e centavos, o símbolo vinha entre eles.

  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, AGUI disse:

Porque é que tu escreves "reunião de pais" no Word? Já tens descendentes e nunca disseste? 

Este tópico é uma comédia. @Duarte, não acredito que escreves €5. Mas é mentira que o símbolo vem sempre do lado direito, como o símbolo do Real brasileiro, que vem do lado esquerdo. E, no escudo, quando o número incluía escudos e centavos, o símbolo vinha entre eles.

Depende das moedas. Na libra e no dólar, costuma vir do lado esquerdo.

há 46 minutos, BBFF disse:

@Televisão 10, acreditas em que o Word me corrige as expressões «reunião de pais» e «na geladaria»? Sugere que o correto é «reunião de país» e «no geladaria», respetivamente. Se não for para rir, não sei... 

Estranho. Qual é a tua versão do Word? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, AGUI disse:

Porque é que tu escreves "reunião de pais" no Word? Já tens descendentes e nunca disseste? 

Este tópico é uma comédia. @Duarte, não acredito que escreves €5. Mas é mentira que o símbolo vem sempre do lado direito, como o símbolo do Real brasileiro, que vem do lado esquerdo. E, no escudo, quando o número incluía escudos e centavos, o símbolo vinha entre eles.

Na língua portuguesa, vem, sim. Nem vou discutir :kiss: 

há 25 minutos, Televisão 10 disse:

Estranho. Qual é a tua versão do Word? 

Não sei.

há 31 minutos, AGUI disse:

E, no escudo, quando o número incluía escudos e centavos, o símbolo vinha entre eles.

Ah, obrigadinho! Quando queres indicar horas e minutos, também. Óbvio que 22h00 não é o mesmo que 2200 h. Por favor!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Agora mesmo, Forbidden disse:

São gostos, eu sempre que vejo vídeos dela parto-me a rir, e sempre se aprende alguma coisa.

Eu acho-a tão forçadinha, credo :haha:

Se fosse mais natural e com uma voz mais agradável, penso que o pessoal estaria disposto a aprender com ela, assim não dá :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

@Televisão 10 e @LP 98, na sequência da conversa sobre o espaço, lembrei-me de vos perguntar: vocês empregam espaços, quando usam a barra? Por exemplo, escreveriam «Os alunos/estudantes subiram as suas notas» ou «Os alunos / estudantes subiram as suas notas»? Eu não emprego espaço, mas não é erro (desde que seja usado entre a barra e ambas as palavras.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, lamento ter de os desapontar, mas rubrica é SEMPRE uma palavra grave. 

Fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/rubrica-e-nao-rubrica/30783

@Televisão 10 e @LP 98. Há uns tempos, disseram-me que a maioria das palavras portuguesas não acentuadas é grave.

Editado por BBFF
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, BBFF disse:

@Televisão 10 e @LP 98, na sequência da conversa sobre o espaço, lembrei-me de vos perguntar: vocês empregam espaços, quando usam a barra? Por exemplo, escreveriam «Os alunos/estudantes subiram as suas notas» ou «Os alunos / estudantes subiram as suas notas»? Eu não emprego espaço, mas não é erro (desde que seja usado entre a barra e ambas as palavras.)

Depende de como me apetece. Se for só uma palavra de cada lado, não costumo colocar espaço (baunilha/chocolate, por exemplo). Se forem mais do que uma palavra de cada lado, costumo colocar para não ficar muito confuso (A Ana comeu o gelado / bebeu o sumo). 

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, BBFF disse:

@Televisão 10 e @LP 98, na sequência da conversa sobre o espaço, lembrei-me de vos perguntar: vocês empregam espaços, quando usam a barra? Por exemplo, escreveriam «Os alunos/estudantes subiram as suas notas» ou «Os alunos / estudantes subiram as suas notas»? Eu não emprego espaço, mas não é erro (desde que seja usado entre a barra e ambas as palavras.)

Lá está, a mesma história de pôr espaço antes dos dois pontos e por aí fora... Como não tenho 100% de certeza, não me pronuncio xD Mas no meu caso, talvez pusesse espaços entre a barra se estivesse a criar um logótipo ou algo do género e achasse que, por um sentido estético, até ficava bem assim. No entanto, considero mais correto não haver espaço, e é dessa maneira que escrevo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, LP 98 disse:

Lá está, a mesma história de pôr espaço antes dos dois pontos e por aí fora... Como não tenho 100% de certeza, não me pronuncio xD Mas no meu caso, talvez pusesse espaços entre a barra se estivesse a criar um logótipo ou algo do género e achasse que, por um sentido estético, até ficava bem assim. No entanto, considero mais correto não haver espaço, e é dessa maneira que escrevo.

Os linguistas que conheço asseguram-me que é indiferente, mas eu prefiro sem espaço, também.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, BBFF disse:

Amigos, lamento ter de vos desapontar, mas rubrica é SEMPRE uma palavra aguda. 

Fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/rubrica-e-nao-rubrica/30783

@Televisão 10 e @LP 98. Há uns tempos, disseram-me que a maioria das palavras portuguesas não acentuadas é grave.

Foi a esse sítio que fui. No entanto, pelo menos na minha região, rubrica de televisão, acentua-se o ru, sendo esta a sílaba tónica. Seria portanto uma palavra esdrúxula e portanto a sílaba em causa deveria ser acentuada. 

 

há 3 minutos, rwd disse:

Por acaso rubrica deve ler-se da mesma maneira nos dois casos.

De certeza? Costumo ouvir de formas diferentes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, LP 98 disse:

Lá está, a mesma história de pôr espaço antes dos dois pontos e por aí fora... Como não tenho 100% de certeza, não me pronuncio xD Mas no meu caso, talvez pusesse espaços entre a barra se estivesse a criar um logótipo ou algo do género e achasse que, por um sentido estético, até ficava bem assim. No entanto, considero mais correto não haver espaço, e é dessa maneira que escrevo.

Curiosamente, os franceses colocam espaço entre a palavra e os dois pontos ou o ponto de interrogação ou o de exclamação.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...