Jump to content

Línguas/Idiomas


Ambrósio

Posts Recomendados

há 1 minuto, BBFF disse:

Claro. O que seria tu chegares a uma loja:

- Boa tarde. Quanto é que custa este disco?

- Euroscinco (€5.)

ou...

- Euros cinco (€ 5.)

Não! Dizes, primeiro, cinco e, depois, euros. Logo, 5 €.

De Português, de Física-Química e, se for preciso, de Matemática, apesar de só ter feito o primeiro semestre :yes: 

mas é uma representação gráfica de uma expressão, não acho que faça sentido 

mas nem vou contestar

apenas vou entrar no MiniPreço e gritar aos altos berros "exijo que revejam este papel que diz o preço das coisas, tá mal" e saio gentilmente. 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Duarte disse:

mas é uma representação gráfica de uma expressão, não acho que faça sentido 

mas nem vou contestar

apenas vou entrar no MiniPreço e gritar aos altos berros "exijo que revejam este papel que diz o preço das coisas, tá mal" e saio gentilmente. 

 

Nem vou recomeçar a discussão dos supermercados, não quero que o @SIM me odeie :happy::haha:  Mas o que é que te causa estranheza, em «5 €»? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, BBFF disse:

Nem vou recomeçar a discussão dos supermercados, não quero que o @SIM me odeie :happy::haha:  Mas o que é que te causa estranheza, em «5 €»? 

esse tema tá interdito neste fórum sim :yes: 

sei lá, não é que faça confusão, é só porque nunca vi assim :haha: 

há 1 minuto, BBFF disse:

Então, dizes como? Sanduíche?

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

Um ténis. Confirmadíssimo pelo Portal da Língua Portuguesa.

 

eu sou muito bom a contornar coisas, acho que não digo nem sandes nem sanduíche nem coisa parecida

eu sei que é "um ténis" mas causa-me urticaria de cada vez que digo porque soa mal 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Duarte disse:

esse tema tá interdito neste fórum sim :yes: 

sei lá, não é que faça confusão, é só porque nunca vi assim :haha: 

Isso é porque não vai ao El Corte Inglés...

Resultado de imagem para el corte ingles panfleto

Não me diga que, nos testes, tinhas %100 (não precisa de agradecer a consideração.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, BBFF disse:

Isso é porque não vai ao El Corte Inglés...

Resultado de imagem para el corte ingles panfleto

Não me diga que, nos testes, tinhas %100 (não precisa de agradecer a consideração.)

Não meu amor, tinha Muito Bem, não vinham as percentagens :haha: 

E sou classudo para o El Corte sim, não tenho é dinheiro, por isso referi o MiniPreço. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Duarte disse:

Não meu amor, tinha Muito Bem, não vinham as percentagens :haha: 

E sou classudo para o El Corte sim, não tenho é dinheiro, por isso referi o MiniPreço. 

Oh, que pena! Eu tenho classe e dinheiro. Minipreço?! Nunca nem pisei. Comigo é só ECI, mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, BBFF disse:

Querido, as unidades de medida são escritas com espaço e depois da quantidade. Assim, o correto seria 5 $.

De facto, tens razão. Passo a citar a Wikipédia:

Citação

"Convenções para Portugal e para a língua portuguesa (e para a generalidade das línguas que não o inglês):

Mantém-se a convenção tipográfica prévia da posição do símbolo monetário: tal como o escudo português, o símbolo do euro coloca-se à direita do número. Exemplo: "1 234,56 €" (e não "€ 1 234,56");

Deve ser colocado um espaço entre o símbolo "€" e os algarismos. Exemplo: "1 234,56 €" (e não "1 234,56€")."

Ainda assim, é habitual vermos, não tanto em Portugal, mas mais nos países da Europa Ocidental, escreverem € 5. Pior mesmo é como fazem na Alemanha e na Holanda, em que escrevem, por exemplo, cinquenta cêntimos desta forma: € -,50, e cinco euros desta forma: € 5,-. No Lidl, penso que é ou era comum escreverem os preços desta forma.

há 22 minutos, Duarte disse:

mas é uma representação gráfica de uma expressão, não acho que faça sentido 

mas nem vou contestar

apenas vou entrar no MiniPreço e gritar aos altos berros "exijo que revejam este papel que diz o preço das coisas, tá mal" e saio gentilmente. 

 

No Continente, também colocam o símbolo atrás do valor.

  • Gosto 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

De facto, tens razão. Passo a citar a Wikipédia:

Ainda assim, é habitual vermos, não tanto em Portugal, mas mais nos países da Europa Ocidental, escreverem € 5. Pior mesmo é como fazem na Alemanha e na Holanda, em que escrevem, por exemplo, cinquenta cêntimos desta forma: € -,50, e cinco euros desta forma: € 5,-. No Lidl, penso que é ou era comum escreverem os preços desta forma.

Que bom a Wikipédia confirmar o meu formador de linguística :) Pode não se dar o caso, não é?

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, BBFF disse:

Isso é porque não vai ao El Corte Inglés...

Não me diga que, nos testes, tinhas %100 (não precisa de agradecer a consideração.)

Curiosamente, quando fui a Espanha, vi um rótulo de um produto que ou era em basco ou em catalão e nele estava escrito o símbolo de percentagem atrás do número, ou seja, %50.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Televisão 10 disse:

Ainda assim, é habitual vermos, não tanto em Portugal, mas mais nos países da Europa Ocidental, escreverem € 5. Pior mesmo é como fazem na Alemanha e na Holanda, em que escrevem, por exemplo, cinquenta cêntimos desta forma: € -,50, e cinco euros desta forma: € 5,-. No Lidl, penso que é ou era comum escreverem os preços desta forma.

Há muitos sítios onde metem assim os preços, com o traço no lugar do 0.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, iBoy disse:

Não acho, sapatilhas é muito ridículo, soa a sapatilhas de bailarina, é uma palavra usada essencialmente no Norte.

(movi para aqui xD)

Usada no norte e no centro (excluindo Lisboa), pelo que sei. Nós às sapatilhas de bailarina chamamos "sabrinas". Para mim chamar ténis é mais estranho, porque associo a palavra ao desporto. :P

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Ambrósio disse:

(movi para aqui xD)

Usada no norte e no centro (excluindo Lisboa), pelo que sei. Nós às sapatilhas de bailarina chamamos "sabrinas". Para mim chamar ténis é mais estranho, porque associo a palavra ao desporto. :P

Mas sabrinas são aqueles sapatinhos rasos de rapariga. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ambrósio disse:

(movi para aqui xD)

Usada no norte e no centro (excluindo Lisboa), pelo que sei. Nós às sapatilhas de bailarina chamamos "sabrinas". Para mim chamar ténis é mais estranho, porque associo a palavra ao desporto. :P

Se disseres "Gostas dos meus ténis?" fica bem. Agora sapatilhas não consigo associar aos ténis. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Duarte disse:

Mas sabrinas são aqueles sapatinhos rasos de rapariga. 

Sim, mas nós chamamos sabrinas às duas coisas, pelo menos foi sempre assim que eu ouvi por aqui. Se bem que quando são as do ballet, também se pode especificar isso. xD

há 1 minuto, iBoy disse:

Se disseres "Gostas dos meus ténis?" fica bem. Agora sapatilhas não consigo associar aos ténis. 

Fica bem para ti porque estás habituado a ouvir/dizer assim. :haha: A mim soa melhor "Gostas das minhas sapatilhas?". Tem a ver com o que se diz na nossa região, não quer dizer que esteja mais certo ou errado. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, srcbica disse:

@BBFF, na altura em que Portugal adotou o euro, se a memória não me falha, estava no 3º ano e aprendi que era igual colocar o símbolo € à esquerda ou à direita do número.

Eu costumo escrever 99€ quando refiro aos euros mas para as outras moedas é ao contrário: £4, $13.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, BBFF disse:

Querido, as unidades de medida são escritas com espaço e depois da quantidade. Assim, o correto seria 5 $.

Actually, em situações onde pode haver fraude (por exemplo acrescentar um zero e ficar 50), o valor e a unidade podem ficar juntos :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...