Jump to content

Línguas/Idiomas


Ambrósio

Posts Recomendados

Hoje ouvi uma senhora a referir-se ao seu iPad (deve ser um tablet, mas vamos fingir que a senhora tem mesmo um iPad :ph34r:) como “aipédre”. Credo, os velhotes dão cada cada volta a dizer nomes estrangeiros :ph34r: Também já ouvi “tableta” ou então “páde”. 

Da minha parte já me chamaram de “Indré”. Do meu querido avô, pois claro :angel: -n

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@アンドレ @AGUI @André Sousa @Televisão 10

Não querendo ser chato e sabendo que, como é óbvio, é o Pêpê que escolhe como quer escrever o seu diminutivo, em português, as palavras não podem ter dois acentos. Ele poderia acentuar, só, o último e. Vovô também só tem acento no último o, mas lê-se «vôvô» e não «vóvô» ou «vuvô»... Acho eu! Concordam?

05min21 s:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, BBFF disse:

@アンドレ @AGUI @André Sousa @Televisão 10

Não querendo ser chato e sabendo que, como é óbvio, é o Pêpê que escolhe como quer escrever o seu diminutivo, em português, as palavras não podem ter dois acentos. Ele poderia acentuar, só, o último e. Vovô também só tem acento no último o, mas lê-se «vôvô» e não «vóvô» ou «vuvô»... Acho eu! Concordam?

05min21 s:

 

Concordo. Em português, não se acentuam duas vezes uma palavra. Em francês é que é possível observar vários acentos numa palavra.

Por curiosidade, não acham estranho que os franceses coloquem espaços entre alguns sinais de pontuação e palavras? Costumam escrever, por exemplo, Ingrédients : Sucre ou ( Sucre ) 

  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, BBFF disse:

@アンドレ @AGUI @André Sousa @Televisão 10

Não querendo ser chato e sabendo que, como é óbvio, é o Pêpê que escolhe como quer escrever o seu diminutivo, em português, as palavras não podem ter dois acentos. Ele poderia acentuar, só, o último e. Vovô também só tem acento no último o, mas lê-se «vôvô» e não «vóvô» ou «vuvô»... Acho eu! Concordam?

Não, é apenas um nome artístico. Ele precisa fornecer um bom trabalho, o nome não importa tanto.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, AGUI disse:

Não, é apenas um nome artístico. Ele precisa fornecer um bom trabalho, o nome não importa tanto.

Eu disse que ele é que sabia! Só estava a comentar que ele escusava de tentar dar uma justificação para o mesmo, quando esta não está certa :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, BBFF disse:

@アンドレ @AGUI @André Sousa @Televisão 10

Não querendo ser chato e sabendo que, como é óbvio, é o Pêpê que escolhe como quer escrever o seu diminutivo, em português, as palavras não podem ter dois acentos. Ele poderia acentuar, só, o último e. Vovô também só tem acento no último o, mas lê-se «vôvô» e não «vóvô» ou «vuvô»... Acho eu! Concordam?

 

há 43 minutos, Televisão 10 disse:

Concordo. Em português, não se acentuam duas vezes uma palavra. Em francês é que é possível observar vários acentos numa palavra.

Não é bem assim... Por exemplo, "órgão" e "órfão" têm 2 acentos. ;)

  • Gosto 3
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, BBFF disse:

Eu disse que ele é que sabia! Só estava a comentar que ele escusava de tentar dar uma justificação para o mesmo, quando esta não está certa :rolleyes:

Eu acho que não incomoda, é como se fosse um nome estrangeiro (ex: Sílvia Rizzo).

Spoiler

Não há nada que me irrite mais do que esse emoji :rolleyes:

Spoiler

O que um "precisas fornecer" pode fazer em 2 pessoas :angel:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, D007 disse:

 

Não é bem assim... Por exemplo, "órgão" e "órfão" têm 2 acentos. ;)

Não, não têm. O til não é um acento, amor.

há 2 minutos, AGUI disse:

Eu acho que não incomoda, é como se fosse um nome estrangeiro (ex: Sílvia Rizzo).

  Ocultar conteúdo

Não há nada que me irrite mais do que esse emoji :rolleyes:

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

O que um "precisas fornecer" pode fazer em 2 pessoas :angel:

 

 

Mas o que me incomoda é a justificação dele!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, BBFF disse:

Dizes isso porquê? Porque te sentes excluído?

  Ocultar conteúdo

Estou a brincar! :haha:

 

 

Spoiler

Chega de brincadeiras por hoje, estou demasiado irritado. É Pêpê sim e se não gostas fala em latim (:angel:). Vou continuar a dizer "precisas fornecer", pois é a forma correta :angel:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, AGUI disse:

 

  Ocultar conteúdo

Chega de brincadeiras por hoje, estou demasiado irritado. É Pêpê sim e se não gostas fala em latim (:angel:). Vou continuar a dizer "precisas fornecer", pois é a forma correta :angel:

 

Amigo, eu explico às pessoas quais são as maneiras aceitadas pelos linguistas. Não queres usar, a decisão é tua. Por mim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, joanna disse:

não percebo porque é que o acento circunflexo é considerado e o outro não.
os dois provocam alterações nas pronúncia das palavras,  por isso não faz sentido um ser e outro não.

Repara - o acento tem mais «impacto». Numa palavra com este acento, a sílaba tónica é aquela onde ele está. As sílabas com o til podem não ser as tónicas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, BBFF disse:

Repara - o acento tem mais «impacto». Numa palavra com este acento, a sílaba tónica é aquela onde ele está. As sílabas com o til podem não ser as tónicas...

nunca reparei nisso em relação ao til, mas não deixa de ser um preciosismo.

Editado por joanna
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, BBFF disse:

@Televisão 10 e/ou @André Sousa, algum de vocês se lembra de uma locução coordenativa explicativa? Não encontro em lado nenhum...

Fui ao meu livro de Português, que tem duas colunas: conjunções e locuções. No caso das explicativas, não tem nenhuma locução, assim como no caso das adversativas.

Editado por Televisão 10
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...