Jump to content

O Sábio ®


Bruno_02

Posts Recomendados

Não podia concordar mais com a tua análise ?! Efectivamente, é imperdoável e indesculpável que a RTP não tenha sequer no horizonte a substituta de O Sábio. Por muito que se critique, a opção de produzir uma telenovela portuguesa de longa duração logo a seguir ao Jornal da Tarde é a mais acertada.

Na minha opinião, o Almeno Gonçalves também merece ser destacado pelo seu excelente papel... Ou não simpatizasse eu com a grande maioria dos vilões! Já a Ana Marta Contente foi a revelação do “elenco jovem”, em meu entender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 583
  • Criado
  • Última Resposta
há 9 horas, pedrodepinto disse:

Não podia concordar mais com a tua análise ?! Efectivamente, é imperdoável e indesculpável que a RTP não tenha sequer no horizonte a substituta de O Sábio. Por muito que se critique, a opção de produzir uma telenovela portuguesa de longa duração logo a seguir ao Jornal da Tarde é a mais acertada.

Na minha opinião, o Almeno Gonçalves também merece ser destacado pelo seu excelente papel... Ou não simpatizasse eu com a grande maioria dos vilões! Já a Ana Maria Contente foi a revelação do “elenco jovem”, em meu entender.

Também achei que a Ana Marta Contente foi a revelação do elenco jovem, com uma boa prestação. Os protagonistas também estiveram bem. Continuo a não gostar muito do Manuel Wilborg, mas a voz dele (calma) ficava bem na personagem.

Ontem, não referi um dos aspetos que gostei mais na novela: a música do genérico. Adoro-a!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/07/2016 at 14:08, miguelalex23 disse:

Da mesma forma que não concordava com Os Nossos Dias também não concordo com isto. Não ficaria mais barato comprar uma novela à Record e focarem-se na ficção nacional para o horário nobre? Ou serem uma verdadeira alternativa no horário e anteciparem o Agora Nós para as 14h e arranjarem outra solução para as 17h?

Passado todo este tempo, mantenho mais ou menos a mesma opinião (tirando aquilo do Agora Nós às 14h). 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, miguelalex23 disse:

Passado todo este tempo, mantenho mais ou menos a mesma opinião (tirando aquilo do Agora Nós às 14h). 

Já eu, não concordo. Até já vi com piores olhos a colocação de uma novela brasileira à tarde, mas seria às 15 h, pois o Agora Nós àquela hora tem resultados péssimos. No entanto, considero que a aposta numa novela portuguesa no horário das 14 h não é má. Os resultados subiram. Além disso, não deve ter sido uma produção muito cara, comparando com as novelas dos outros canais generalistas. Esta novela, pelo menos, subiu os resultados do horário. Já as séries, mais caras, fizeram o oposto no horário em que estão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, Televisão 10 disse:

Já eu, não concordo. Até já vi com piores olhos a colocação de uma novela brasileira à tarde, mas seria às 15 h, pois o Agora Nós àquela hora tem resultados péssimos. No entanto, considero que a aposta numa novela portuguesa no horário das 14 h não é má. Os resultados subiram. Além disso, não deve ter sido uma produção muito cara, comparando com as novelas dos outros canais generalistas. Esta novela, pelo menos, subiu os resultados do horário. Já as séries, mais caras, fizeram o oposto no horário em que estão...

Se é para ter como critério as audiências, então vamos a isso: O Sábio não subiu face à última novela inédita no horário, desceu. Teve média de 14% em 2017 e 15% em 2018, e com boa parte da duração dos episódios a concorrer contra intervalos das privadas e fait divers dos noticiários (ou as invenções da TVI para as 14h). Também podemos comparar com os maus resultados de Beirais, mas uma repetição é uma repetição. Se já achava que os 18% de Os Nossos Dias (com a TVI bem mais forte na altura) não justificavam o investimento numa inédita à hora de almoço (ou pelo menos não seria prioritário), ainda mais acho com os 14% disto.

Não nego que aqueles 14/15% estancam a fuga de público e são bons comparando com os 9/10% do Agora Nós, mas acredito que uma brasileira bem escolhida podia estar a fazer mais por menos dinheiro do que estas pasmaceiras low-cost de 300 episódios, e podia aproveitar melhor a fragilidade actual da SIC e da TVI. Claro que acho que ter ficção nacional inédita é em teoria melhor serviço público do que importar novelas, mas acho a relação que a audiências/preço talvez seja desfavorável.

Quanto às séries: claro que são mais caras e têm tido dificuldades em ter resultados. Mas vamos comparar o valor acrescentado para o panorama televisivo português que traz um 1986, um Vidago Palace, uma Madre Paula ou uma Filha da Lei, com um de uma novela barata de hora de almoço? As duas coisas podem coexistir na grelha da RTP1, claro, mas comparar com base nas audiências conteúdos e contextos tão diferentes não faz sentido. O Sábio se desse às 22h também levaria grandes sovas das novelas das privadas, não duvides.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/06/2018 at 10:48, Televisão 10 disse:

Também achei que a Ana Marta Contente foi a revelação do elenco jovem, com uma boa prestação.

A minha tendência para trocar os nomes nunca acaba... Obrigado pela correcção ;)!

há 15 horas, miguelalex23 disse:

Passado todo este tempo, mantenho mais ou menos a mesma opinião (tirando aquilo do Agora Nós às 14h). 

Pessoalmente, sempre simpatizei com a opção de produzir uma telenovela portuguesa de longa duração para o início da tarde. Curiosamente, apesar de o Nuno Artur Silva e de o Daniel Deusdado criticarem ferozmente as decisões do Hugo Andrade, também eles acabaram por apostar (e bem) num produto com características semelhantes para o início da tarde.

Por mais que se tente ocultar, O Sábio melhorou significativamente os resultados do horário em que foi exibido, face às repetições de Bem-Vindos a Beirais e de Água de Mar. Resta contabilizar com rigor esse significativamente... Afinal de contas, como sempre, as médias mensais e/ou finais raramente são divulgadas... Ou as tabelas desaparecem uns meses mais tarde.

Ainda assim, parece-me que estamos todos de acordo num aspecto: é extremamente urgente encontrar um substituto à altura de O Sábio, seja uma nova telenovela portuguesa de longa duração (tal como defendo) seja uma telenovela brasileira ou até angolana (que também não me incomoda tanto como no passado). 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On 07/06/2018 at 23:58, pedrodepinto disse:

Estou a ver que essas médias estão muito bem escondidas ?!

Adoraria ter acesso a essas médias ?!

É pena que algumas pessoas, que têm a sorte de aceder aos dados audiométricos, optem por os guardar para si. Não sem antes ridicularizarem um pouco quem considera (sem qualquer forma de o comprovar) que os resultados médios das reposições de Bem-Vindos a Beirais e de Água de Mar foram extremamente modestos, mesmo no Outono de 2016...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, pedrodepinto disse:

Adoraria ter acesso a essas médias ?!

É pena que algumas pessoas, que têm a sorte de aceder aos dados audiométricos, optem por os guardar para si. Não sem antes ridicularizarem um pouco quem considera (sem qualquer forma de o comprovar) que os resultados médios das reposições de Bem-Vindos a Beirais e de Água de Mar foram extremamente modestos, mesmo no Outono de 2016...

A meu ver, os resultados audiométricos deveriam ser publicados para todos verem, numa plataforma qualquer. A medidora de audiências deveria ter essa obrigação, de divulgar publicamente os resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/07/2018 at 15:25, Televisão 10 disse:

A meu ver, os resultados audiométricos deveriam ser publicados para todos verem, numa plataforma qualquer. A medidora de audiências deveria ter essa obrigação, de divulgar publicamente os resultados.

Precisamente ;)!

Ainda assim, tenho conhecimento que alguns membros deste fórum chegaram a publicar umas tabelas com as médias mensais das reposições de Bem-Vindos a Beirais e de Água de Mar. No entanto, estranhamente, não consigo encontrar nenhuma dessas tabelas há largos meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
há 27 minutos, Televisão 10 disse:

Como já divulgado no tópico referente às novidades de programação, esta novela (ou série, como chamam na RTP Play) está de regresso à antena da RTP 1 a partir de 4 de novembro, nas madrugadas.

Como tal, pode sair do arquivo,  @Moderadores .

Graças a deus não vai para as 14h. Já chega estar a rever o Beirais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...
  • 6 meses depois...
há 34 minutos, miguelalex23 disse:

Esta novela, que ainda pode ser vista nas madrugadas da RTP1, vai começar a repetir na RTP Memória no dia 4, de Segunda a Sexta às 18h30.

Não sei se será por isto, mas assim até faz algum sentido que tenham acelerado a sua exibição na 1, @Televisão 10

Talvez, mas acredito mais em algum problema com O Último Navio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
há 1 hora, Rui Melo disse:

Esta novela tem tanto um ar de flopzinho. Bem sei que e low cost, mas sei lá 

Eu acompanhei alguns episódios, quando tinha tarde livre, e não era má. A equipa de argumentistas era a mesma de Coração d'Ouro. Tinha bons atores. Só lhe faltou exteriores.

Até teve algumas surpresas inesperadas como...

Spoiler

... a morte da protagonista interpretada pela Paula Lobo Antunes no final.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/01/2021 at 15:37, miguelalex23 disse:

Esta novela, que ainda pode ser vista nas madrugadas da RTP1, vai começar a repetir na RTP Memória no dia 4, de Segunda a Sexta às 18h30.

Não sei se será por isto, mas assim até faz algum sentido que tenham acelerado a sua exibição na 1, @Televisão 10

Já não bastava a TVI Ficção com as novelas recentes, vem agora a RTP Memória também :triste:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...