Jump to content

O Futuro da Televisão


TheSecret

Posts Recomendados

Não acho que as novelas tenham os dias contados, os portugueses gostam muito de ver novelas, e as novelas continuam a ser os programas mais vistos por os portugueses a par dos reality shows.

 

SIC e TVI só na tv cabo? nunca na vida... isso era gozar com quem não tem posses. Para não dizer que era a morte da SIC e da TVI.

Editado por vhvhvjhf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que as novelas tenham os dias contados, os portugueses gostam muito de ver novelas, e as novelas continuam a ser os programas mais vistos por os portugueses a par dos reality shows.

 

SIC e TVI só na tv cabo? nunca na vida... isso era gozar com quem não tem posses. Para não dizer que era a morte da SIC e da TVI.

 

As pessoas mais velhas portuguesas gostam muito de ver novelas, atualmente. Diz antes assim!  :happy: Daqui a uns anos não vai ser assim, aposto! 

 

Achas que era a morte? Quase toda a gente tem TV por cabo e continuam a ver a TVI ou a Sic!  ;)

Editado por TheSecret
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que as novelas tenham os dias contados, os portugueses gostam muito de ver novelas, e as novelas continuam a ser os programas mais vistos por os portugueses a par dos reality shows.

 

SIC e TVI só na tv cabo? nunca na vida... isso era gozar com quem não tem posses. Para não dizer que era a morte da SIC e da TVI.

 

Já poucos são os da nossa geração que vêem novelas. As séries vão, garantidamente, ser o futuro da ficção nacional. A nossa geração está a habituar-se a ver séries e não novelas, daqui as uns bons anos, as novelas não vão ser tão fortes como são agora, as pessoas vão pedir por séries. E se as TVs seguirem os moldes de programação da televisão americana, ainda mais contentes as pessoas ficam...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já poucos são os da nossa geração que vêem novelas. As séries vão, garantidamente, ser o futuro da ficção nacional. A nossa geração está a habituar-se a ver séries e não novelas, daqui as uns bons anos, as novelas não vão ser tão fortes como são agora, as pessoas vão pedir por séries. E se as TVs seguirem os moldes de programação da televisão americana, ainda mais contentes as pessoas ficam...

 

Verdade, concordo com tudo. O pessoal da nossa geração não vê novelas.. quase ninguém! 

  Adorava um How I Met Your Mother À portuguesa!  :rolleyes:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo. A nova geração gosta de novelas. Mas as novelas do futuro terão de ser feitas em diferentes moldes. 

 

Ninguém disse que a nova geração não gostava... :dry:  Mas é um facto que está mais virada para as séries do que para as novelas.

 

@bold: Lá está, mais o estilo de série,senão série mesmo. Foi o que dissemos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIC e TVI passarem a ser canais pagos?? Que coisa mais ridícula que já ouvi falar  :sleep:

 

Como disse, não é de todo descabido. Já aconteceu em mercados de tamanho semelhante ao português onde a TV paga tem uma forte tradição de presença na maioria dos lares (caso da Noruega e da Dinamarca). Contudo, pode não acontecer. É uma possibilidade, mas já estivemos mais longe desta.

 

Fica Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho provável que a SIC e a TVI deixem de emitir na TDT a médio/longo prazo.
Visto que 80% dos lares portugueses já têm televisão paga, ambos os canais que estão com cada vez menos receitas publicitárias devem estar a pensar se vale a pena continuar a gastar 6 milhões de euros numa plataforma onde há cada vez menos telespectadores. Mas se a SIC e a TVI saírem da TDT, a RTP não vai longe atrás porque não penso que a PT esteja disposta a manter activa uma rede completa de emissores nacionais só com o dinheiro que vem da RTP.
 
Cuidado que o fim da TDT não significa forçosamente o fim da televisão gratuita. Pode sempre haver um acesso gratuito por via satélite ou por cabo. ;)
 
Quanto aos canais em si, tenho impressão que a visão de lucro a curto prazo e de low-cost da SIC, e sobretudo da TVI vai continuar. Portanto, não vejo ambos os canais dum dia para o outro investirem em programas de qualidade com custos mais elevados, programar horários nobres diversificados em semana, apostar nas novas tecnologias e na interactividade, etc. Enfim, como qualquer outro canal privado europeu. "Para quê gastar mais dinheiro se as nossas grelhas actualmente ainda reúnem 45% dos telespectadores todos os dias?"

Por isso, acho que ainda vamos ter mais uns anos de Somos Portugal (ao sábado também?) e de tarot nas manhãs da SIC...  :(
 
Do lado da RTP, o grupo precisaria dum novo Emídio Rangel para trazer atractividade e uma grelha clara e forte à RTP1, e mais meios e independência para a RTP2. Reparem que actualmente a RTP1 tem a mesma audiência do que a TVI de 1997, se estão a ver o que quero dizer.  ;)

Também isso vai depender dos meios que o futuro governo irá dar ao grupo de televisão pública.
 

E as novelas já pertencem á cultura portuguesa e Portugal é o melhor único país da Europa a fazer novelas e já ganhamos 2 Emmys :)

 
:P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ninguém disse que ter novelas significa que o país seja mais atrasado ou que as novelas não valem nada, que mania de ler entre-linhas quando não as há :dry:

 

O que eu disse é que o público da nossa geração está a ficar habituado às séries (e isso é um facto, please), aos seus moldes e as novelas, mais tarde ou mais cedo, deviam seguir esses moldes, porque, sim, são melhores do que os nossos atuais.

 

 

E acho um pouco estupido pensarem que só o que é americano é que é bom.

 

Não é pensar que só o que é americano é que é bom, lá estás tu com isso  :dry:  Há, ou deverá haver, muitos formatos americanos que eu não gosto e deverei gostar de portugueses, mas a América tem, sim, muitas mais coisas melhores que nós.

Editado por Jota
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ninguém disse que ter novelas significa que o país seja mais atrasado ou que as novelas não valem nada, que mania de ler entre-linhas quando não as há :dry:

 

O que eu disse é que o público da nossa geração está a ficar habituado às séries (e isso é um facto, please), aos seus moldes e as novelas, mais tarde ou mais cedo, deviam seguir esses moldes, porque, sim, são melhores do que os nossos atuais.

 

 

 

Não é pensar que só o que é americano é que é bom, lá estás tu com isso  :dry:  Há, ou deverá haver, muitos formatos americanos que eu não gosto e deverei gostar de portugueses, mas a América tem, sim, muitas mais coisas melhores que nós.

 

Não me estava a referir a ti, mas a certos foristas que já deram a entender que é isso que defendem e por vezes explicitamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo, as novelas são consumidas por pessoas mais velhas e  da minha idade, raros são quem as vê.  É um facto. 

Os adolescentes são os adultos de aqui a uns anos, e esse vêem séries. 

 

Por isso, se as histórias foram assim que é atualmente, tipo pelase... não vejo grande futuro.. claro, teremos que procurar melhor lá fora como já acontece agora. É deprimente séries que até parecem ser boas, por exemplo, a TVI nem sequer as passa... 

Editado por TheSecret
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é o único. Os países da Europa do leste também o fazem. Contudo, acho um pouco ridículo o desprezo que existe para com as telenovelas. É um formato de ficção como qualquer outro, só que com mais duração. Não acho que devemos abandonar o formato, mas sim conciliar com a produção de outros tipos. Habituaram os portugueses com telenovelas e agora como mudar o hábito é o mais complicado. É a maneira que as estações conseguiram reunir as famílias no sofá, à noite. Tem haver com o tipo de público que o país apresenta. 

 

A Europa de Leste emite novelas. Na Alemanha também há, só que de longa duração. E de certeza que há em mais países da Europa, mas pelo menos não em produção constante ou em exibição. Onde é que foram exibidos as novelas brasileiras que foram vendidas para mais de 100 países?

Não penso que as telenovelas têm que desaparecer mas sim ter um peso menos importante na grelha dos canais, principalmente no horário nobre. Não acho normal que um canal supostamente generalista enche um horário nobre das 21h30 até a meia-noite com o mesmo programa de 2a a 6a. Há outros tipos de programas que existem e que mereceriam estar em horário nobre também para variar e não cansar o público, é apenas isso que queria dizer. ;)

Quanto à importância das telenovelas pela Europa, no sentido estrito de "telenovela" e não de "soap-operas", Portugal é mesmo o único produtor na Europa. Se incluíres os "soap-operas", sim aí há mais canais, mas que eu saiba nenhum canal principal não enche a sua programação toda de horário nobre com telenovelas todos os dias. :P

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...