Jump to content
DanielNunes

Genéricos, logótipos e grafismos de TV

Recommended Posts

há 13 horas, OTalAntiquado disse:

Na FOX Crime eram dois prisioneiros que passaram dias e dias a escavar um buraco na cela e passava sempre um guarda e eles continuavam... Será que já saíram de lá? :dontknow:

Eles nunca saíram. Foi simplesmente substituída por uma imagem estática do grafismo do canal por volta de 2013. A FOX Movies ainda fecha umas horitas, no primeiro grafismo era só uma imagem estática e agora é uma animação em loop. Não sei se o 24 Kitchen já fez isso.

EDIT: Tenho a sensação de que estes últimos posts foram transferidos para o tópico errado. Não seria melhor se fossem para o tópico "Memórias da TV Cabo"?

Edited by ATVTQsV
  • Like 1

Logótipos provisórios da SIC e da TVI? Como não consigo colocar aqui o vídeo que gravei deste excerto de emissão, aqui vai o gif da animação do logo da TVI (o da SIC era estático)

PS: Captei isto em março.

IMG_20170306_010346.jpg

IMG_20170306_010325.jpg

TVI.gif

• Like 2

Li há uns tempos que o primeiro logótipo da TVI era para ser "TVI" escrito em cor branca em fundo preto, mas a uma ou duas semanas do início da emissão regular mudaram para 4.

• Like 2

há 12 horas, LP 98 disse:

Logótipos provisórios da SIC e da TVI? Como não consigo colocar aqui o vídeo que gravei deste excerto de emissão, aqui vai o gif da animação do logo da TVI (o da SIC era estático)

PS: Captei isto em março.

IMG_20170306_010346.jpg

IMG_20170306_010325.jpg

TVI.gif

Pois, o logótipo de cima foi o logótipo da SIC desde do inicio do projeto, em 1986, mas depois pensaram que não era boa ideia colocar esse logótipo para as emissões, então pediram á equipa do Hans Donner lá na Globo CG para fazerem o logótipo definitivo da SIC em Agosto 92

Por acaso isso foi retirado de uma notícia sobre a vitória da SIC e da TVI no concurso público da TV Privada, também mostras as propostas iniciais dos canais:

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/sic-e-tvi-sao-os-vencedores-do-concurso-publico-para-novas-licencas-de-televisao/#sthash.jA30fYEH.dpbs

• Like 2

Aquele proto-símbolo da TVI tinha todos os ares de um canal católico.

• Like 1

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Aquele proto-símbolo da TVI tinha todos os ares de um canal católico.

Olha o final tinha ainda mais, aquilo lembra muito uma cruz.        

O logótipo da SIC provisório era horrível, parecia de um supermercado, se bem que assim íamos ter um canal generalista com um toque de verde. O da TVI até nem estava mal, melhor do que o que foi utilizado inicialmente...

Edited by Televisão 10
  • Like 3

Muito bom! Não sabia que haviam esses logotipos!

Também não gosto muito desse logotipo da SIC, ainda bem que decidiram mudar.

• Like 2

O separador da SIC parece que foi feito ainda nos anos 80 (1987? 1988? acho que foi depois de registarem a empresa)

O logótipo provisório da SIC em Carnaxide, quando começaram as obras nas instalações.

Resultado de imagem para rede 3 de televisão sic

Como se sabe, o logótipo definitivo viria a ser desenhado por Hans Donner, o designer da Globo.

• Like 4

O símbolo já foi criado em 1987, numa notícia da Nova Gente que está no Facebook do LUSITANIATV há uma noticia com o símbolo (já depois de registarem a empresa) e nestas alturas falava-se da Granada do Reino Unido como um dos accionistas.

• Like 2

Não é que não goste do logotípo actual da SIC, mas se tivessem começado com esse provavelmente hoje teríamos algo moderno.

• Like 2

há 25 minutos, Mets TV disse:

Não é que não goste do logotípo actual da SIC, mas se tivessem começado com esse provavelmente hoje teríamos algo moderno.

Sobretudo algo menos folclórico...

• Like 4

há 2 horas, Mets TV disse:

Se mudassem o rumo da história, teríamos:
-o "SIC" do símbolo da SIC Notícias (aproveitado pela SIC Gold (segunda fase), SIC Comédia e SIC Indoor) a partir de meados dos anos 90;
-o "SIC" do símbolo da SIC Mulher a partir do início dos anos 2000;
-o "SIC" em Gotham puro e duro, como todos nós gostamos (certo? Certo.) a partir de 2008 pelo menos.

• Like 1

On 01/07/2017 at 22:43, ATVTQsV disse:

como todos nós gostamos (certo? Certo.)

Cuidado que ainda aparece alguém a reclamar :ph34r:

On 1 July 2017 at 22:43, ATVTQsV disse:

Se mudassem o rumo da história, teríamos:
-o "SIC" do símbolo da SIC Notícias (aproveitado pela SIC Gold (segunda fase), SIC Comédia e SIC Indoor) a partir de meados dos anos 90;
-o "SIC" do símbolo da SIC Mulher a partir do início dos anos 2000;
-o "SIC" em Gotham puro e duro, como todos nós gostamos (certo? Certo.) a partir de 2008 pelo menos.

Errado, erradíssimo!!! Tudo bem que o logo actual da SIC precisava de um refresh bem dado, mas se há coisa que não suportaria ver, e que acho que seria a machadada final no ADN do canal, era mudarem o logo drasticamente, ainda para mais para um simplesmente escrito a Gotham, seguindo uma tendência 2D flat que, acho, está a galopar desenfreadamente e, a meu ver, já atingiu o ponto enjoativo. Hoje em dia tudo quer 2D. Acho fixe, clean e interessante, mas depois há o exagero. Acho que um meio termo seria muito interessante: pegar no logo actual da SIC, dar-lhe o look 2D mas mantendo a essência, e no on-air integrarmos 2D flat com elementos 3D, à semelhança do que a FOX faz. Um grafismo totalmente 2D é deslavar completamente o pouco que o canal ainda tem. É preciso rebrand, mas bem pensado. 

• Like 4

Tanta coisa com os 25 anos da SIC e aindanão vi nada a mudar! Nem estúdios, programção, imagem... apenas estreou o Vale Tudo não entendi tanto rebuliço por isto mas quem saiba o melhor está para ver

• Like 2

há 2 minutos, tiaguito disse:

Tanta coisa com os 25 anos da SIC e aindanão vi nada a mudar! Nem estúdios, programção, imagem... apenas estreou o Vale Tudo não entendi tanto rebuliço por isto mas quem saiba o melhor está para ver

Foi lançado aqui no Fórum (noutro tópico) o boato de que vai haver mudança de imagem, provavelmente em janeiro. Tudo isto ainda por confirmar.

Agora mesmo, LP 98 disse:

Foi lançado aqui no Fórum (noutro tópico) o boato de que vai haver mudança de imagem, provavelmente em janeiro. Tudo isto ainda por confirmar.

Mas acho que não faz sentido ser em Janeiro por que formos pela lógica os 25 anos são este mês ou seja as festinhas e especiais e isso forma tudo uma treta, consegue eviar-me o tópico?

há 4 minutos, tiaguito disse:

Mas acho que não faz sentido ser em Janeiro por que formos pela lógica os 25 anos são este mês ou seja as festinhas e especiais e isso forma tudo uma treta, consegue eviar-me o tópico?

há 30 minutos, tiaguito disse:

Tanta coisa com os 25 anos da SIC e ainda não vi nada a mudar! Nem estúdios, programção, imagem... apenas estreou o Vale Tudo não entendi tanto rebuliço por isto mas quem saiba o melhor está para ver

E tão depressa não irá mudar, pelo menos com esta direcção. Para mim neste momento os únicos bons programas do canal são Alta Definição, E Se Fosse Consigo? e Vale Tudo, e claro a informação e o bom cinema nas épocas especiais, de resto...

Já agora, sê bem-vindo ao fórum! Apresenta-te aqui! :)

• Like 1

há 4 minutos, Ambrósio disse:

E tão depressa não irá mudar, pelo menos com esta direcção. Para mim neste momento os únicos bons programas do canal são Alta Definição, E Se Fosse Consigo? e Vale Tudo, e claro a informação e o bom cinema nas épocas especiais, de resto...

Já agora, sê bem-vindo ao fórum! Apresenta-te aqui! :)

Tens razão! E também acho que foi só uma manobra de ganhar + dinheiro com festinhas aqui e acolá! E já-me apresentei .) obrigado!

• Like 1

Vinhetas da RTC

RTC-Radio Televisão Comercial era em palavras resumidas, a parte comercial da RTP, operou entre os anos de Mil-nove e oitenta e três e 2003 (a pub desde de 1984), entre 1984 e 1996, os blocos eram intercalados com estas vinhetas lendárias

Geração 1: A torre futurista/Losangulo

Possílvemente a 1ª vinheta, diz-se de 1984 mas foi usada duarante o o ano de 1985

Inicios de 1985, Janeiro(?)-Junho de 1986

Meados de 1985

Junho-Outubro 1986

Outubro 1986--Junho 1987

Junho(?)1987-Dezembro 1988

Geração 2: O Olho que pisca

Janeiro de 1989-Dezembro 1991

A mais conhecida: Setembro de 1991-Setembro 1994

Longa(1991-1992)

Curta(até Setembro 1992)

Curta (versão normal e mais recordada de todas)

Supercurta(1994)

C2

Geração 3: Grafismo

Canal1 da RTP

1994-1995

1995

Verão 1995

1995-1996

Tv2

• Like 3