Jump to content

A Luz de Fátima


Jão

Posts Recomendados

 
Talvez ainda seja cedo para a criação do tópico, visto o projeto ainda não ter luz verde sequer, mas caso não se confirme depois apaga-se. :P
 
_______________________________________________________________
 
Marido de Sofia Alves prepara série sobre as Aparições de Fátima
 
image014.jpg
 
 
Nesta quarta-feira, 13 de maio, milhares de portugueses e estrangeiros deslocaram-se ao Santuário de Fátima para celebrar a primeira aparição de Nossa Senhora, em 1917. Contudo, daqui a dois anos, as cerimónias contarão com a presença do Papa Francisco.
 
Segundo a revista TV Guia, Celso Cleto, marido da atriz Sofia Alves, está mandatado pela Igreja Católica para assinalar o Centenário de Fátima: «Ainda é muito cedo para falar neste projeto», começa por dizer.
 
«Mas posso confirmar que deverá ser uma série, integrada nas comemorações oficiais do Centenário das Aparições de Fátima, que foi entregue na RTP e estamos à espera de luz verde», acrescenta.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 90
  • Criado
  • Última Resposta

É um mundo que sempre me despertou enorme interesse e admiração. Espero um grande projeto e da máxima qualidade. Faz falta em Portugal ficção baseada neste grande acontecimento histórico. :)

Faz falta em Portugal ficção baseada em toda a sua História. :P

Mas a RTP sempre fez boa ficção de época. Desta vez, não será diferente. :) Espero que vá para a frente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É dificil imaginar como seria uma série de ficção subordinada a este tema...

Quando vi o tópico e li o título, pensei que fosse uma série de documentários, não de ficção. Confesso que apenas fico ainda mais nervoso e ansioso, expectante para que se concretize. 

A RTP que faça uma temporada de 8 episódios de 45 minutos, uma coisa mesmo com qualidade, que aposto que ia haver logo países a querer importar, especialmente Itália, Espanha e outros da América Latina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É dificil imaginar como seria uma série de ficção subordinada a este tema...

Quando vi o tópico e li o título, pensei que fosse uma série de documentários, não de ficção. Confesso que apenas fico ainda mais nervoso e ansioso, expectante para que se concretize. 

A RTP que faça uma temporada de 8 episódios de 45 minutos, uma coisa mesmo com qualidade, que aposto que ia haver logo países a querer importar, especialmente Itália, Espanha e outros da América Latina.

Eu não acho difícil. Já fizeram dois filmes sobre o tema: "Fátima, o filme" e "O Milagre de Fátima".

8 episódios chegam, mas se quiserem, há material para mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que se não se limitarem a explorar o lado religioso da coisa mas também aquela época dos primeiros anos da república e todas os problemas politicos e sociais da época, é possível que seja algo bastante interessante. Se começarem já a preprar virá certamente com tempo e qualidade...

 

Só que o facto da igreja católica querer ser a mandatária já está à partida comprometida porque não deverá pelo menos explorar algumas ideias por detrás deste acontecimento que sugerem que possa ter sido uma enorme fraude...

 

É esperar para ver o que aí vem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"mandatado pela Igreja Católica"

"integrada nas comemorações oficiais do Centenário das Aparições de Fátima"

 

Acho que não é preciso dizer mais nada. A RTP que faça reportagens e documentários sobre a história e o contexto das alegadas "aparições" (os que tenho visto sobre o tema são completamente alinhados com a versão da Igreja) e que não se meta em filmes de propaganda religiosa (já nos bastou aquele "Fátima" com a Catarina Furtado, uma valente porcaria de filme na minha modesta opinião).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 É um bom projeto na medida que a RTP precisa mesmo de algo para impulsionar as nova ideia das séries que eles têm. Por outro lado não concordo visto que é preciso igualdade de religiões em Portugal. Gastar dinheiro de contribuintes que não são cristãos para investir na inocente divulgação da uma religião. Acredito que a parte sobrenatural das religiões sejam invenção mas este "milagre" de fátima dá sem dúvida muita curiosidade, é uma grande história e original!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um acontecimento ficcional onde o milagre prometido foi presenciado por milhares de pessoas. Terá sido a NASA que veio lá fazer das suas ao fazer o sol girar? Pagaram aqueles figurantes todos que lá estiveram? E colocaram umas BIG ventoinhas para secar tudo em segundos aquando do milagre do sol?  :rolleyes: Mas pronto, aqui não é para discutir religião....

 

Eu acho que a série de deve focar apenas na história de Fátima, não quero misturas. Posteriormente que façam outras séries a abordar outros assuntos da época. :) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há muitas coisas mesmo descritas pelos pastorinhos que não fazem simplesmente sentido... apenas não são postas em causa porque passaram tantos anos e a história colou-se ao santuário e a todo o negócio à volta dele que convém não mexer no assunto.

 

Estamos a falar de 1917 as pessaos eram pouco instruidas ou mesmo nada e a religião era o poder destas terras e vilas... quando ninguém coloca em causa o que vê acontecem coisas como estas.

 

Há um filme bastante interessante que usa uma das teorias 'o segredo segundo salomé'... que basicamente conta a história de uma rapariga que se vê envolvida com a aristocracia da epoca e que ao apaixonar-se por um soldado é obrigada a fugir... perdendo-se na zona da cova da iria só que ela trazia um manto consigo e cruzou-se com três jovens pastores que espalharam pela vila que viram a nossa senhora.... ela acaba por ser usada para manter a história porque aquele milagre dá jeito a algumas pessoas pois viviam-se tempos muito conturbados na primeira republica e o povo começou a distrair-se com este caso...

 

isto assim por alto... nada tem a ver com et's e coisas afins as descrições da época é que são muito pouco fidedignas porque as pessoas eram burrinhas e qualquer truque as enganaria...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há muitas coisas mesmo descritas pelos pastorinhos que não fazem simplesmente sentido... apenas não são postas em causa porque passaram tantos anos e a história colou-se ao santuário e a todo o negócio à volta dele que convém não mexer no assunto.

 

Estamos a falar de 1917 as pessaos eram pouco instruidas ou mesmo nada e a religião era o poder destas terras e vilas... quando ninguém coloca em causa o que vê acontecem coisas como estas.

 

um filme bastante interessante que usa uma das teorias 'o segredo segundo salomé'... que basicamente conta a história de uma rapariga que se vê envolvida com a aristocracia da epoca e que ao apaixonar-se por um soldado é obrigada a fugir... perdendo-se na zona da cova da iria só que ela trazia um manto consigo e cruzou-se com três jovens pastores que espalharam pela vila que viram a nossa senhora.... ela acaba por ser usada para manter a história porque aquele milagre dá jeito a algumas pessoas pois viviam-se tempos muito conturbados na primeira republica e o povo começou a distrair-se com este caso...

 

isto assim por alto... nada tem a ver com et's e coisas afins as descrições da época é que são muito pouco fidedignas porque as pessoas eram burrinhas e qualquer truque as enganaria...

Isso não era um livro que foi lançado há pouco tempo? Eu sei que o autor foi a um talk-show. Agora, se foi ao da Júlia, ao da Fátima ou ao antigo "Boa Tarde", já não sei, mas eu sei que foi lá um homem falar de um livro seu que tinha essa história (história, essa, que me pareceu inventada por ele; em momento algum, ouvi o autor a falar de uma pesquisa).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera. Agora que li "O segredo segundo Salomé" lembrei-me que não era "O segredo"; era "O Milagre" e o Google já me deu resultados de um livro de 1974 e um filme de 2004. Mas eu posso jurar que foi um homem (creio que tenha sido o autor) falar do livro no ano passado a um talk-show qualquer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um acontecimento ficcional onde o milagre prometido foi presenciado por milhares de pessoas. Terá sido a NASA que veio lá fazer das suas ao fazer o sol girar? Pagaram aqueles figurantes todos que lá estiveram? E colocaram umas BIG ventoinhas para secar tudo em segundos aquando do milagre do sol?  :rolleyes: Mas pronto, aqui não é para discutir religião....

 

Eu acho que a série de deve focar apenas na história de Fátima, não quero misturas. Posteriormente que façam outras séries a abordar outros assuntos da época. :)

 

Vou tentar evitar mais off-topic (restantes mensagens sobre este assunto serão respondidas por PM).

 

Estamos a falar de um evento que ocorreu na Primeira República. É preciso mesmo dizer-te quem é que estava contra a mesma? Dava jeito a essa mesma organização que de repente acontecesse um "milagre" para descredibilizar ainda mais aquele regime político ao mostrar que a sua política relativa à religião estava errada e que essa mesma organização sempre teve razão. Além disso, se o três pastorinhos tivessem avaliação psiquiátrica de hoje em dia, muito provavelmente seriam os três avaliados como sofrendo de esquizofrenia, tendo em conta os eventos pós-"aparições" que a própria Lúcia descreveu. E também não deixa de ser engraçado como em plena Guerra Civil Espanhola houve soldados nacionalistas (sim, o que se opunham à república espanhola e as suas políticas laicas) a ver Fátima no campo de batalha... Ah, a coincidência...

 

Fica Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera. Agora que li "O segredo segundo Salomé" lembrei-me que não era "O segredo"; era "O Milagre" e o Google já me deu resultados de um livro de 1974 e um filme de 2004. Mas eu posso jurar que foi um homem (creio que tenha sido o autor) falar do livro no ano passado a um talk-show qualquer.

 

Exato é mesmo o Milagre segundo salomé... erro meu. E é originalmente um livro... claro que boa parte daquilo é ficção mas explora uma das teorias mais objectivas do que poderia ter acontecido...

 

Acho que a ser feita uma série que seja de um ponto de vista mais idóneo e que também saiba colocar em causa as 'supostas certezas' porque aquele filme com a catarina furtado não tem  visão de coisa nenhuma é só colagem ao que é tido como oficial...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ao fazer uma série sobre este tema, era necessário fazer-se algo imparcial, abrangendo os diversos pontos de vista e acontecimentos da altura. Era preferível uma série documental, pois numa série ficcional esta abrangência e imparcialidade é mais difícil.

Pelo facto da supervisão da igreja, já é possível ver que esta série vai recair mais propriamente num ponto de vista.

Ainda assim, gosto de séries de época e estou curioso com o projeto, mas gostava mesmo que tentassem retratar todas as opiniões da época, e a forma como elas influenciaram o pensamento português numa década de fragilidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...