Jump to content
ATVTQsV

Canais Extintos

Recommended Posts

No Fantastic TV havia um tópico semelhante mas aqui não.

Este tópico é dedicado a canais extintos: canais que já não existem e que sofreram grandes mudanças para passar a ser um novo canal.

Pouca gente fala sobre os canais que já não existem, mas este é o lugar indicado.

Vou falar pouco a pouco sobre alguns canais desaparecidos emblemáticos... ou não.

• Like 1

Os que me lembro assim de repente:

SIC Gold

SIC Comédia

GNT (nunca percebi porque acabou)

Sinto tanta falta deste canal:

maxresdefault.jpg

Acho que fazia tanta falta um canal como este, que passava alguns programas emblemáticos do Disney Channel.

Edited by Faded
  • Like 4

Os que me lembro assim de repente:

SIC Gold

SIC Comédia

GNT (nunca percebi porque acabou)

Dos canais que mencionas:

Tenho memórias muito vagas da SIC Gold na sua primeira fase, do que me lembro só cheguei a ver ou o Big Show SIC lá ou um programa parecido. As minhas memórias da segunda fase são muito mais nítidas, pois era uma espécie de "SIC 2" com as repetições do Primeiro Jornal e do Jornal da Noite. As séries clássicas eram uma "rampa de lançamento" da RTP Memória, que começou justamente quando nasceu a SIC Comédia.

Por falar em SIC Comédia, as minhas memórias parecem ser mais nítidas. Não vi o fim.

A GNT acabou por causa de uma briga contratual.

• Like 1

Dos canais que mencionas:

Tenho memórias muito vagas da SIC Gold na sua primeira fase, do que me lembro só cheguei a ver ou o Big Show SIC lá ou um programa parecido. As minhas memórias da segunda fase são muito mais nítidas, pois era uma espécie de "SIC 2" com as repetições do Primeiro Jornal e do Jornal da Noite. As séries clássicas eram uma "rampa de lançamento" da RTP Memória, que começou justamente quando nasceu a SIC Comédia.

Por falar em SIC Comédia, as minhas memórias parecem ser mais nítidas. Não vi o fim.

A GNT acabou por causa de uma briga contratual.

A segunda fase da SIC Gold chamava-se SIC Sempre Gold não era? e tinha outro logo...

A segunda fase da SIC Gold chamava-se SIC Sempre Gold não era? e tinha outro logo...

Sim, mas o logotipo ainda dizia "SIC Gold", e na altura juro que o tratava com esse nome.

• Like 1

SIC GOLD podia voltar, com novo formato, seria interessante...visto que a SIC tem muitos programas, mas tem que ser algo muito bem estruturado. 

SIC GOLD podia voltar, com novo formato, seria interessante...visto que a SIC tem muitos programas, mas tem que ser algo muito bem estruturado. 

Ao que parece é um formato que parece ser inviável para os dias de hoje, mas a SIC Gold já teve o que tinha a dar. Os dois formatos antes da SIC Comédia nunca resultaram. A SIC teve que substituir para preparar a chegada da RTP Memória.

• Like 1

O que podia e devia acontecer era transformarem a RTP Memória num canal para recordar os programas dos três canais portugueses (RTP, SIC e TVI). Isso não chegou a ser falado?

• Like 1

O que podia e devia acontecer era transformarem a RTP Memória num canal para recordar os programas dos três canais portugueses (RTP, SIC e TVI). Isso não chegou a ser falado?

Seria esquisito ver um canal dos três grupos juntos.

• Like 1

Seria esquisito ver um canal dos três grupos juntos.

Sim mas era fixe que fosse feito um acordo. :) Até o canal ficava com mais conteúdo.

• Like 2

Segundo diz a lenda*, o "Canal 43" também era usado para passar excertos de programas da TVI. Lembro-me de um excerto do Batatoon a ser emitido lá.

*da minha mente

• Like 1

Segundo diz a lenda*, o "Canal 43" também era usado para passar excertos de programas da TVI. Lembro-me de um excerto do Batatoon a ser emitido lá.

*da minha mente

Começo por ser o canal do Big Brother e depois passou a emitir outros programas da TVI  depois do fim do BB...

Acho que era chamado também de TVI Eventos...

http://pt.wikipedia.org/wiki/TVI_Eventos

E do Sol Música lembram-se? http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol_M%C3%BAsica

E não nos podemos esquecer da CNL e do NTV.

Começo por ser o canal do Big Brother e depois passou a emitir outros programas da TVI  depois do fim do BB...

Acho que era chamado também de TVI Eventos...

http://pt.wikipedia.org/wiki/TVI_Eventos

Estava-me a referir a programas que não os reality shows.

Já agora, esta imagem é uma prova:

canal43.jpg

Pode até ser de uma posterior incarnação do 43, já que a KingOfSat diz que este canal ainda teve emissões em 2005.

• Like 2

O Sol Música era um óptimo canal e muito visto pelo público jovem, tal como a SIC Comédia, foi muito estranho ter terminado.

• Like 4

-AXN Black (Veio com a promessa de emitir o que não era mainstream ["O canal das outras séries e dos outros filmes."]. Basta olhar para a grelha de agora e ver que o canal muitas das vezes é o oposto daquilo que foi prometido em 2011 e acaba por ser ridiculamente redundante.)

O seu antecessor ainda tinha uma grelha aceitável até à mudança de 2010. Disseram que iriam estear Shin-Chan em japonês (segundo o que aparece aqui, o que era válido na altura) mas acabei por apanhar uma dobragem (das melhores!).

O Sony também tinha uma grelha variada em 2009, quando comecei a ter o canal, mas depois comecei por estranhar o canal. Não sei o porquê de unificarem os canais numa marca só.

Canais já extintos dos quais tenho grandes saudades (e algum rancor pelas empresas que os encerraram):

-SIC Comédia (É um crime actualmente termos a SIC Caras em vez disto no ar.);

-Locomotion (Onde comecei a ver "South Park", embora apanhasse a série dobrada em PT-BR.);

-Sol Música (Outro que nunca se entendeu bem o seu fim. Um dos poucos canais de música que realmente dava destaque à música portuguesa).

Canais que, na minha opinião, já deviam ter encerrado (ou sofrido uma remodelação gigante):

-SIC Caras (nem é preciso explicar porquê);

Segundo a Wikipedia a versão oficial para o Sol Música ter acabado, o único canal que dava realmente destaque à música portuguesa* foi:

"A decisão de suspender o Sol Música decorreu de um estudo realizado ao longo dos últimos meses, após o qual os responsáveis pelo canal concluíram que são várias as razões que justificam os baixos níveis de audiência alcançados, nomeadamente o não serem produzidos conteúdos suficientes que sustentem um canal de música portuguesa, o limitado apoio à música nacional motivado pela crise vivida pela indústria discográfica portuguesa, e os jovens portugueses demonstrarem, cada vez mais, um maior interesse pela música internacional, oferta disponibilizada pelos restantes canais de música.Esta decisão, tomada pela produtora, deveu-se segundo ela aos fracos resultados obtidos. A decisão de suspender o Sol Música decorreu de um estudo realizado ao longo dos últimos meses, após o qual os responsáveis pelo canal concluíram que são várias as razões que justificam os baixos níveis de audiência alcançados, nomeadamente o não serem produzidos conteúdos suficientes que sustentem um canal de música portuguesa, o limitado apoio à música nacional motivado pela crise vivida pela indústria discográfica portuguesa, e os jovens portugueses demonstrarem, cada vez mais, um maior interesse pela música internacional, oferta disponibilizada pelos restantes canais de música."

Tinha para aí 10 anos mas lembro-me que nessa altura "ninguém" ouvia música portuguesa (muitos anos longe do boom que há agora desde há 4/5 anos) e a música estrangeira dominava completamente, por isso ainda se percebia a decisão se estava a dar prejuízo...

Depois do fim do canal ainda houve uma grande altura da MTV Portugal que fez esquecer um pouco a Sol, mas depois aconteceu aquilo que já sabemos, até chegar ao degredo de hoje...

Mas até dói ver a quantidade de gente que vê a VH1 ou o MCM por aí, principalmente nos cafés, e não existir um canal português que podia agarrar essas audiências... E quando a SIC faz aquela coisa chamada SIC Caras e com as audiências que tem, não entendo porque não podia existir por exemplo uma SIC Blitz, semelhante à Sol Música... Nome e prestígio já tinham, e concorrência 0.

Os canais de música não morreram por aí, como muita gente acha. Só a MTV é que morreu (porque quis) para a música...

Ainda há pouco tempo estive em Itália e cada rádio tinha a sua versão TV: 24h de videoclips... Lembro-me da RTL 102,5 e da DeeJay (do género RFM e Comercial) da M2O TV (música eletrónica) ou da Capital TV (tipo M80)...

Em que TV é que podemos ver um videoclip de hip-hop ou música alternativa (os grandes Ornatos), ou uma entrevista com uma banda de metal em 2015? Parece que regredimos 10 anos... :(

Edited by canal5
  • Like 3

Mas até dói ver a quantidade de gente que vê a VH1 ou o MCM por aí, principalmente nos cafés, e não existir um canal português que podia agarrar essas audiências... E quando a SIC faz aquela coisa chamada SIC Caras e com as audiências que tem, não entendo porque não podia existir por exemplo uma SIC Blitz, semelhante à Sol Música... Nome e prestígio já tinham, e concorrência 0.

Infelizmente a RTP Música morreu à nascença. Pode ser que um dia o projecto saia da gaveta...

Tinha para aí 10 anos mas lembro-me que nessa altura "ninguém" ouvia música portuguesa (muitos anos longe do boom que há agora desde há 4/5 anos) e a música estrangeira dominava completamente, por isso ainda se percebia a decisão se estava a dar prejuízo...

Depois do fim do canal ainda houve uma grande altura da MTV Portugal que fez esquecer um pouco a Sol, mas depois aconteceu aquilo que já sabemos, até chegar ao degredo de hoje...

Os canais de música não morreram por aí, como muita gente acha. Só a MTV é que morreu (porque quis) para a música...

Ainda há pouco tempo estive em Itália e cada rádio tinha a sua versão TV: 24h de videoclips... Lembro-me da RTL 102,5 e da DeeJay (do género RFM e Comercial) da M2O TV (música eletrónica) ou da Capital TV (tipo M80)...

Em que TV é que podemos ver um videoclip de hip-hop ou música alternativa (os grandes Ornatos), ou uma entrevista com uma banda de metal em 2015? Parece que regredimos 10 anos... :(

Também devia ter uns dez anos quando o canal encerrou, mas encerrou logo na altura em que a música portuguesa começou a crescer em termos de popularidade. Lembro-me de na altura já ouvir referências a projectos como os Da Weasel ou Moonspell com alguma frequência.

Agora se pegarmos na música pop, aí sim, a música portuguesa sempre foi um belo de um lixo. Basta só recordar que no início dos anos 2000, o auge da música pop portuguesa foi isto:

Voltando ao presente, sim, uma SIC Blitz fazia muito mais sentido do que a SIC Caras. Ou pelo menos, que a RTP tirasse a RTP Música da gaveta. Actualmente parece que só se divulga música na rádio, e nem sempre com os melhores resultados (só a Antena 3 é que se tem safado minimamente nisso).

Fiquem Bem.

Edited by JDaman
  • Like 3

Para além de alguns dos citados (SIC (Sempre) Gold/SIC Comédia, SOL Música e Locomotion), um outro de que tenho saudades é o Animax (antes de se tornar AXN Black). É uma pena não haver canais exclusivamente dedicados á animação japonesa :(, apesar de entender que é difícil conseguir sucesso nas audiências com um canal desse tipo...

• Like 1

Que tal o ressurgimento da SIC GOLD, mas com uma nova programação, algo assim:

08:00 às 08:45 - A Minha Família é uma Animação

08:45 às 09:00 - Portugal Radical

09:00 às 11:30 - Buéréré

11:30 às 12:05 - Receita do Dia

12:.05 às 13:00 - Anjo Mau

13:30 às 14:00 - O Juiz Decide 

14:00 às 14:40 - Os Donos do Jogo 

17:00 às 17:30 - Os Malucos do Riso

17:30 às 18:05 - Camilo & Filho Lda (depois substituir por outras séries do Camilo)

18:05 às 18:20 - Portugal Radical

18:20 às 19:10 - Fúria de Viver

19:10 às 20:00 - História de Amor

20:00 às 21:00 - Médico de Famíia

21:00 às 21:45 - O Rei do Gado

21:45 às 22:45 - O Ponto de Encontro

22:45 às 00:00 - Telefilmes SIC 

00:00 à 01:30 -   Noites Marcianas 

01:30 às 02:00 - Malucos do Riso®

02:00 às 02:30 - O Juiz Decide ®

02:30 às 03:30 - O Ponto de Encontro ®

03:30 às 04:05 - Camilo & Filhos ®

04:05 às 05:05 - Fúria de Viver ®

05:05 às 05:55 - A Minha Família é uma Animação ®

05:55 às 06:30 - Os Donos do Jogo ®

06:30 às 08:00 - Noites Marcianas ®

Esta seria uma programação tipo para a semana...(aproveitar as novelas que a SIC transmitiu da Globo e pôr aqui.) Para o fim-de-semana encaixar estes programas todos, esta SIC era capaz de fazer boa figura no cabo e vocês o que acham?

Chuva de Estrelas

Big Show SIC

Bravo Bravissimo

Cantigas da Rua

Masterplan 

Muita Lôco

Levanta-te e Ri

Entre outros. 

• Like 1

O grande Imagens Reais tinha de estar lá...  :haha:

(Uma coisa que a RTP Memória podia fazer era repetir Telejornais antigos, teria bastante interesse histórico/jornalístico).

• Like 1

O canal VnTage publicou dois vídeos da primeira fase do GNT, quando ainda usava o logótipo da sua congénere brasileira e não o símbolo da Globo (creio que esta mudança ocorreu em 2002).
Um separador
Já a seguir - "Os Trapalhões"
PS: Na altura, com uns 3/4 anos, e ao não perceber o estilo "donneriano" (mas consegui perceber o símbolo da SIC), julgava que o canal dava pelo nome de "GNr".

Edited by ATVTQsV

Alguém se lembra de quando o canal de programação da TV Cabo (Canal 21) tinha programas para além da promoção à própria TV Cabo? 21 à conversa, Café Portugal ou Noites Interactivas?

Edited by zaptv