Jump to content

Marvel's Daredevil [Netflix/Disney+]


Gonçalo Bila

Posts Recomendados

Daredevil 2×01: Episode 1 [Sem Spoilers]

lo7tpq3s1agafe7qsynh.jpg

Spoiler

 

Demolidor não é mais uma história de origem, mas sim a expansão de um super-herói.

Esta crítica é um texto sem spoilers sobre o primeiro episódio da segunda temporada de Daredevil. Faremos a cobertura dos episódios individualmente após a estreia oficial no dia 18 de março. O Série Maníacos teve acesso aos sete primeiros episódios da série por cortesia da Netflix.

Existe um peso muito grande ao redor da segunda temporada de Demolidor. Hoje a série pode ser comparada ao que a trilogia de Nolan para o Batman é para os filmes de super-heróis nos cinemas, uma referência de mundo sombrio e realista. Enquanto o mundo estava acostumado com o padrão ABC, ou CW de séries adaptadas dos quadrinhos, ou até mesmo com o clima mais leve da Marvel Studios na telona, Demolidor chegou mostrando que existe espaço para heróis com uma abordagem menos dócil e cheia de sangue dentro da Casa das Ideias. Passada a primeira temporada ainda veio Jessica Jones, politizando e muito o discurso de uma produção do gênero. Hoje, a pressão existente em cima de Demolidor é enorme. Manter a qualidade, ou exceder o realizado, mas nunca, em hipótese alguma, ser inferior – É o desejo de todos os fãs do personagem.

Porém, como manter a mesma assinatura quando a própria proposta da produção muda após a conclusão de seu primeiro arco? Não estamos mais encarando uma história de origem, como foi a da primeira temporada baseada na obra de Frank Miller, O Homem sem Medo. Ao contrário, ao final de Daredevil em 2015 já temos Matt Murdock completamente uniformizado e tomando para si a responsabilidade de ser o protetor de Hell’s Kitchen. Com a mudança de showrunners – sai Steven S. Deknight e entra a dupla Douglas Petrie e Marco Ramirez. – já é demonstrada a ideia de uma nova abordagem para o herói. É preciso renovar e com a necessidade de mudança surge a preocupação da deturpação daquilo que está funcionando. O bom e velho: Em time que está vencendo não se mexe. Ah, mas se mexe sim e é essencial que a evolução exista. A série do homem sem medo não pode temer a transformação, e pelo que percebi, ela não teme.

E é o que acontece logo de cara neste primeiro encontro para a nova temporada do Diabo da Cozinha do Inferno. O Demolidor age nas sombras, procurando combater o crime através do medo e da manipulação de sua faceta como alguém feito para ser temido. O clima não permanece com a mesma obscuridade, mas ainda mantém nas trevas o seu grande apelo. Em um primeiro encontro até somos levados a ver aquele mundo como algo mais colorido, mais cheio de esperança, mas esse é apenas o desdobramento da conclusão da história apresentada através da destruição executada por Wilson Fisk. E como bem sabemos, antes da tempestade sempre vem a calmaria. E amigos, a tranquilidade não dura muito. O caos que Demolidor corteja permanece muito vivo e pulsante, mas já existe uma espécie de luz no fim do túnel, uma luz vermelha e cheia de hematomas, mas uma luz e um sinal de que tudo pode melhorar.

Esta temporada começa com a proposta de ser muito mais heroica do que sua antecessora. Se lá no ano de estreia acompanhávamos um homem tentando fazer a diferença, nesta a imagem do herói já é bem mais forte. O “mundo” já vê o Demolidor como um protetor, não uma ameaça. Ainda será comum encontrar aqueles que não respeitam a presença de alguém mascarado e que clamam por algo que tire das trevas heróis e vigilantes, mas o padrão ainda é o de confiar em quem te ajuda durante a ausência de representantes oficiais da lei e ordem. E Matt exemplifica perfeitamente a mão que age dentro das duas faces da justiça. Ser cego e um justiceiro nunca teve tanta significância quanto nesta temporada.

Existe uma melhora considerável para o Matthew como pessoa. Seus ideais e desejos estão mais bem delimitados. Dentro de apenas um episódio é possível compreender sua aceitação como alguém com uma missão mais abrangente do que apenas impedir Wilson Fisk e seus asseclas. Quem também melhorou consideravelmente foi o time de apoio, com Karen e Foggy desempenhando um papel mais relevante dentro da trama. A dupla foi um dos meus descontentamentos no ano passado, especialmente pela flutuação entre a irrelevância para a importância instantânea. Neste ano, porém, eles demonstram uma maturidade bem maior, especialmente para o Foggy, que surge para não ser apenas o alivio cômico.

A ação continua desenfreada e bem feita, elevando, novamente, o padrão para adaptações do tipo. O mesmo vale para o “vilão”, o Justiceiro. Claramente a ideia da Marvel de continuar desenvolvendo herói e antagonista na mesma proporção permanece. É possível ver uma clara divisão de tempo para os dois personagens principais, mas ainda com aquela ênfase para o Demolidor. De maneira alguma, porém, existe algum tipo de repetição. O padrão de destacar o “vilão” ainda é a preocupação central do roteiro, mas não existe nada que retire o brilho de um, prejudicando o destaque do outro. O caminho do ano anterior foi o de dar uma história para Fisk e Murdock em doses praticamente idênticas, já neste primeiro episódio é possível ver que o Justiceiro existe para impulsionar a história do herói e não para sugar o ar. A maior discussão, porém, vem da transformação de Matt em alguém facilmente corruptível, mas de moral forte e decidida.

É possível notar uma liberdade maior para a série. Diferente do ano de estreia em que existia a necessidade de impor a existência de um mundo maior por trás de toda a ação, a segunda temporada está bem mais confortável e livre de amarras – Mesmo com a imagem do Demolidor acorrentado, mas aí já é outro tipo de prisão. Não estamos mais encarando uma história de origem e essa regra vale para ambos os lados, o do herói e o do universo compartilhado. Já sabemos que aquela é a mesma casa dos Vingadores, Jessica Jones e Luke Cage, mas a série não precisa parar de desenvolver o seu texto para fazer menção ao mundo de fora. Tudo funciona bem mais amarrado e o importante é a história dos personagens da série, exclusivamente. Por isso, se você se esqueceu do que aconteceu no ano passado, recomendo reassistir tudo, porque o roteiro não irá fazer questão de te situar, tão pouco quanto ao universo compartilhado que ficou praticamente imperceptível e digno apenas de uma zona de easter eggs – que vocês poderão ver na crítica completa e individual da temporada a partir do dia 18 de março.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

S02E09

Estes últimos dois/três episódios têm sido excelentes! :yes: Epá mas é impossível não vir aqui comentar aquela cena BRUTAL na prisão entre o Frank e os outros prisioneiros. Uma pessoa fica chocada a ver estas coisas, e ainda por cima não estava à espera que o que o Fisk fez acabasse por levar este rumo. Mas enfim, amei cada segundo daquilo. :party: Também foi triste recordar o Ben e ver a Karen no escritório dele. :( 

Spoiler

 

medium-clean.jpg

Go Frank!:clapping: 

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Season 2 | Acabei agora o último episódio! Bem, esta season ultrapassou em muito a primeiro. Isto na minha opinião, claro. :D 

Spoiler

 

Tivemos direito a várias histórias e a vários "protagonistas" ao longo da temporada, e isso deu logo uma dinâmica diferente :) Gostei da história da Elecktra, a da sua relação com o Matt, mas o meu destaque vai mesmo para o Castle. OMG, adoro aquele "badass"! Apesar dos métodos dele, eu gosto dele. Tenho tipo o mesmo sentimento que a Karen tinha :haha: Ele é "louco" o suficiente até para se "livrar" do Fisk. Ah, e não esquecer que o The Punisher gosta de colaborar com o Daredevil. É bonito de se ver. Gostava de os ver como equipa xD Btw, odeio o Wilson, odiei a aparição dele. Não suporto :dry:

Quanto ao final, creio que a Ellie vai voltar, até porque aquela cena final sugere isso :rolleyes: E o Matt a revelar à Karen que é ele o Daredevil... :girlsigh:

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Season 2

Gostei bastante desta temporada, logo desde o início :D

Spoiler

Tenho de concordar com o @Tiago Madeira, o facto de esta temporada ter sido partilhada por várias histórias contadas ao mesmo tempo tornou-a muito melhor e com uma dinâmica diferente :yes: E também adoro o Frank Castle, o The Punisher é uma personagem bastante rica em história nos comics e aqui foi muito bem explorada e interpretada. Não desiludiu :P Outra personagem que gostei bastante foi a Elektra. Não estava à espera da revelação de que ela era a Blacksky :O E pensava que ela tivesse morrido, mas com aquele final, parece que ela vai voltar :mosking:  Ansioso por saber o que vai acontecer :cool: E aquela aparição do Wilson Fisk :bad: O homem nem na prisão deixa de ter os seus planos :dry: 

Gostei bastante que a relação do Matt e da Karen tenha sido mais explorada nesta temporada. E finalmente ele contou-lhe que era o Daredevil :D Espero é que ela não reaja mal com isso :unsure: Shippo-os bastante :yes: No entanto também gostava da relação do Matt com a Elektra, acho que quase que acaba por ser um misto entre as duas xD

Outra coisa que também gostava de referir aqui foi a aparição da Jeri de Jessica Jones no último episódio :haha: Parece que agora é tradição entre as séries de partilhar personagens umas das outras no último episódio da temporada, depois da Claire de Daredevil ter feito uma perninha a Jessica Jones :mosking: 

Agora que venha uma terceira temporada, e que seja ainda melhor. As expectativas começam a ser cada vez mais altas :yes: E penso que está na altura de trazerem o Bullseye, é capaz de ser um dos vilões mais icónicos que o Daredevil que alguma vez teve (pelo menos do que li em relação aos comics e alguns comentários na internet xD)

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Daredevil | Temporada 2

Excelente temporada, muito melhor do que a primeira. :D


 

Spoiler

 

A dupla Matt e Frank é só fantástica. :D Espero (e pelas fotos divulgadas com certeza parece que vai acontecer) vê-los juntos em acção nas próximas temporadas. A história por detrás do Punisher é surpreendente e é o tipo de personagem que adoro, temos todos os motivos para o odiar mas ao mesmo tempo temos todos os motivos para o adorar, adoro estas personagens capazes de nos deixar nessa situação. :D Faz lembrar um pouco a Regina de OUAT que também fez imensas maldades (matando até muita gente) mas ao mesmo tempo tem apresentado um novo lado incrível. Estava com receio pela temporada, por um lado sentia que só a história dele não era suficiente para 13 episódios, quando 'terminou' pensei "e agora vão meter o quê?" mas tudo surgiu naturalmente de forma incrível. 

Ao contrário da T1, desta vez ficou muita coisa por explicar. Embora alguns aspectos tenham ficado mais ou menos esclarecidos outros nem por isso. A drenagem do sangue, o buraco, entre outras coisas ficaram por desvendar ao certo qual a finalidade daquilo. O tal de Blacksmith também foi outro que a conclusão foi um pouco confusa. Mas com certeza que a próxima season vai começar no ponto que esta terminou e vai trazer as respostas que procuramos.

Fiquei estupefacto com a revelação final! :shok:Eu a pensar que ele tinha chamado a Karen para passarem o Natal juntos, que trazia ali um bolo ou quê para comerem e trazia a máscara. :shok:


 

Agora é esperar pelo Luke Cage que vem já já em breve. :D 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Season 3

Sou das pessoas que sempre defendeu a superioridade da primeira temporada da série em relação à segunda e que ficou desiludido com esta última, em específico com a segunda parte da temporada focada na Elektra já que o arc do Punisher em si foi excelente. Tendo isso em conta estava até um pouco desmoralizado em voltar a pegar nisto a pensar que ia ser mais do mesmo e só o fiz porque como não tinha grande coisa para ver, decidi dar uma hipótese. E ainda bem que o fiz. Para mim esta é a melhor temporada da série. A mais coesa e de longe a que soube introduzir os seus objetivos de forma mais cativante e cuja execução da história em nada deixou a desejar. Mesmo nos momentos mais calmos a série conseguia ser chamativa pelos eventos que se conseguiam avizinhar no futuro. Adorei o que fizeram com o Matt, com a Karen (que excelente o episódio 10 focado nela e no seu passado), o Fisk e o Dex. Brutal. A realização excelente como nas temporadas anteriores, as cenas de luta todas elas brilhantes e os atores que como sempre entregaram um trabalho impecável. Os momentos de raiva do Matt, do Fisk e do Dex aos gritos assustavam-me até a mim kkk :curtainpeek: 

Que nem passe pela cabeça da Netflix a ideia de cancelar isto à semelhança de Iron Fist e Luke Cage. Mesmo que a season finale tenha tido um ar de series finale até a última cena chegar, quero ver muito mais de todas estas personagens e o que os escritores querem fazer a seguir. :yes: 

Editado por Gabriel_C
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Eu não acho normal estarem a cancelar todas as séries Marvel assim, todas umas depois das outras. Acho sinceramente que algo no acordo com a Disney quebrou e que vão acabar por perder a licença de todas as séries Marvel.

Com o sucesso que a Netflix tem vindo a ter, acredito que a Disney Play não veio para brincar. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Diogo_M disse:

Impossível defender esse embuste de streaming neste momento. Parabéns Netflix, acabaste de te enterrar ainda mais.

Só vem season 4 na Disney+ -q

Eu acho que é exatamente por causa do Disney+. Eles meio que estão a rejeitar o conteúdo Disney porque sabem que daqui a uns tempos é a Disney que vai rejeitar a Netflix.

E infelizmente o que eles querem fazer com o Disney+ (programação para toda a família, bem ao nível do MCU e filmes de animação/live action) não combina em nada com as séries Marvel da Netflix. Acho mais provável irem para a Hulu do que para o Disney+, tbh.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Gabriel_C disse:

Eu acho que é exatamente por causa do Disney+. Eles meio que estão a rejeitar o conteúdo Disney porque sabem que daqui a uns tempos é a Disney que vai rejeitar a Netflix.

E infelizmente o que eles querem fazer com o Disney+ (programação para toda a família, bem ao nível do MCU e filmes de animação/live action) não combina em nada com as séries Marvel da Netflix. Acho mais provável irem para a Hulu do que para o Disney+, tbh.

Só peço para resgatarem Daredevil (e futuramente Jessica Jones e Punisher) :curtainpeek: Luke Cage e Iron Fist podem fundir numa série em conjunto (Heroes for Hire) :curtainpeek:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...