Jump to content
Vieira

Autores de Novelas

Recommended Posts

há 2 minutos, Mundo disse:

Estava a brincar contigo.:lol: Mas devias mesmo ver Além do Tempo, é a tua cara.

Quando acabar o EMB.

Vou dar a minha opinião sobre o Barreira, eu não odeio o autor, até gosto dele, nos primeiros 50 epiosidos ele sabe escrever uma novela, só que ele perdesse muito depois, em Fascinios a meio as unicas coisas interessantes que acontecia era quando alguém era assassinado ou quando alguém era vitima de uma tentativa de assassinato, Meu Amor é muito chata, muito muito chata, Remedio Santo é talvez a minha preferida, só que mais uma vez a vilã perdeu-se e só tentava matar a Santa de 1001 formas e as mortes e os nucleos comicos tomaram conta da novela, Destinos Cruzados eu amava tanto, mas tanto no inicio, mas depois perdeu-se por completo, OBDE nos primeiros tempos até curtia daquilo apesar de haver muitos nucelos sem historia, mas depois aquilo ficou só estupido, mais uma vez perdeu-se, até a propria vilã a partir de meio só fez 2 maldades (tentar matar a irmã e matar o Romão).

Eu acho que o Barreira às vezes até tem boas ideias, mas outras vezes mete-se a copiar outras novelas. Mas pronto, apesar de não ser um autor muito original nas histórias (só o foi em Fascínios) até já fez algumas novelas boas como Fascínios e Remédio Santo. Meu Amor era razoável mas via-se bem.

Destinos Cruzados foi só horrível, nem sequer tinha uma história com pés e cabeça. Mas a culpa não foi só dele.

O João Matos para mim é dos melhores autores que temos, ele dá um ritmo alucinante à história. Ansioso por uma próxima novela dele. :P

• Like 2

Eu também já ando a pedir uma novela do João Matos há muito tempo :(

Porque é que tenho uma impressão tão grande que a próxima do João Matos vai ser o À Procura de Elisa....

há 1 hora, Johnman disse:

Porque é que tenho uma impressão tão grande que a próxima do João Matos vai ser o À Procura de Elisa....

Deus te ouvisse filho, Deus te ouvisse.

• Like 2

TOP 5 - AUTORES DAS NOVELAS - MELHORES

1 Rui Vilhena

2 Artur Ribeiro

3 António Barreira

4 Maria João Mira

5 Tozé Martinho

• Like 2

Na minha opinião:

( não baseada nos recentes falhanços de quase todos os autores Actualmente, mas sim no seu histórico)

Aguinaldo Silva - Roue Santeiro, Tieta ( A melhor novela de sempre, na minha opinião) Pedra Sobre Pedra, Fera Ferida, A Indomada, Porto dos Milagres e Senhora do Destino.

Manoel Carlos  - Felicidade, História de Amor, Por Amor, Laços de Família, Mulheres Apaixonadas e Páginas da vida  ( Ainda assim, prefiro as da década de 90 - HdA é uma obra prima).

Walcyr Carrasco - Xica da Silva, Cravo e a Rosa, etc, etc :)

Silvio de Abreu - A Guerra Dos Sexos ( década 80), Rainha da Sucata, A Próxima Vitima, Filhas Da Mãe...

• Like 1

@JDuarte Cheguei a perguntar-te quais os teus autores de novelas preferidos, tanto portugueses como brasileiros?!

Edited by Maya

Os meus autores favoritos de novelas são o Rui Vilhena, a Maria João Mira, o Benedito Ruy Barbosa e o Walcyr Carrasco. O Barreira também era dos meus favoritos mas desiludiu-me com AI...

• Like 2

Os meus autores preferidos de novelas são o Pedro Lopes, Rui Vilhena, Inês Gomes e Maria João Mira. Das novelas brasileiras gosto da Glória Perez, Aguinaldo Silva e Walcyr Carrasco.

De Portugal, Pedro Lopes. Mas já gostei mais, ele precisa de descansar e voltar em grande. Inês Gomes era na altura de Mar Salgado, mas Amor Maior foi grande desilusão, preciso de ver uma terceira.

Do Brasil, Walcyr Carrasco e Lícia Manzo. 

• Like 2

Só posso dizer que a Maria João Costa foi uma boa surpresa, de resto e dos atuais que tem sido apostas: Artur Ribeiro. 

• Like 1

Sim, também gosto muito do Artur Ribeiro. A Maria João Costa criou uma boa história, mas não conseguiu fugir da carnificina que são as novelas atuais, com mortes e raptos, e para mim perde pontos por isso (foi a razão de eu ter deixado de ver).

Edited by Pedro M.

Se eu tivesse que fazer um top dos que trabalharam em Portugal:

1. Rui Vilhena - Razões óbvias, né? Sedução foi a pior novela dele, e mesmo assim foi muito boa. Olhos nos Olhos foi excelente, e a dupla Ninguém Como Tu/Tempo de Viver são AS obras primas da teledramaturgia portuguesa. (Se bem que nunca vi Terra Mãe)
  2. João Matos - Quase tudo o que ele fez foi bom. Mundo Meu, Floribella, Rebelde Way, Mundo ao Contrário, OBdE.... e até Chiquititas não foi má.
  3. Artur Ribeiro - Belmonte foi brutal, e apesar de ter desiludido, também gostei de Santa Bárbara.
  4. Maria João Mira - Todos nos lembramos do brilharete de Ilha dos Amores, mas também gostei de Fala-me de Amor, Doida Por Ti, Flor do Mar, O Teu Olhar, Queridas Feras e MCA temporadas 1-2. Mas ela não é perfeita - meh para Sonhos Traídos e Saber Amar, não gostei de Anjo Meu e AÚM começou bombástica mas acabou muito medíocre. E devo dizer que não tenho planos de ver A Herdeira por agora.
  5. António Barreira - Remédio Santo, Fascínios e OBdE estão no meu top de sempre, e dou-lhe os parabéns por salvar Jardins Proibidos e (pelo que dizem) Tu e Eu. Meu Amor.... meh. Destinos Cruzados e A Guia Turística bem ma podem chupar.
  6. Tozé Martinho - Vamos ser honestos: ele escreveu coisas boas e merece crédito por elas, mas não escreveu assim TANTA coisa boa como alguns dizem. A Outra foi bomba, adorei Amanhecer e também não desgostei de Todo o Tempo do Mundo. E apreciei os clips que vi das que escreveu para a RTP (Roseira Brava, Vidas de Sal e A Grande Aposta). Mas Olhos de Água.... epá, é das mais overrated que existe. Não foi má, mas não me impressionou muito. Dei-te Quase Tudo é blah, e as 2 mais recentes que escreveu foram BOSTA.
  7. Pedro Lopes - Laços de Sangue foi espetacular, Coração D'Ouro foi boa, Perfeito Coração foi mais ou menos.... e o resto foi caca.
  8. Eduarda Laia - Só escreveu duas, mas Mulheres foi boa, e sinceramente, eu até gostei de I Love It. Muito mais que as Luas Vermelhas e Águas de Mar do mundo.
  9. Inês Gomes - Quem me conhece sabe que eu adorei Mar Salgado, e ela foi também responsável pela sensacional 3ª temporada dos MCA (talvez a melhor de todas). Mas Amor Maior foi, para mim, uma das maiores desilusões de sempre. E aparentemente ela também liderou a equipa de Deixa-me Amar..... não tenho opinião dessa, mas do que dizem, não perdi nada.
  10. Sandra Santos - Enforcem-me se quiserem, mas não adorei Espírito Indomável (gostei, mas não sou daqueles que venera), e simplesmente não gostei de Doce Tentação. E nem vamos falar da porcaria de Feitiço de Amor, valha me Deus. A melhor coisa que ela fez foi salvar Deixa Que Te Leve.
  11. Manuel Arouca - Gostei dos Jardins Proibidos originais, e só vi um bocadinho de Filha do Mar mas parecia agradável, mas tudo o resto que fez não passou de meh, e chegou mesmo a péssimo (Podia Acabar o Mundo e a 1ª fase dos Jardins 2014).
  12. Patrícia Muller - Rosa Fogo podia ter sido péssima e não o foi (mas também não foi boa no geral). É todo o crédito que lhe dou. DQTL foi mais Sandra Santos do que ela, e tanto Mar de Paixão como as Dolorosas foram os degredos da TV portuguesa.

Não posso incluír autores só com uma novela no top, mas a Maria João Costa teria um patamar alto por Ouro Verde. O Gonçalo Pereira (Espelho D'Água) estava ali agrupado com o Lopes e a Gomes, e o Alexandre Castro (Rainha das Flores) ia parar lá ao fundo, se bem que ainda acima da Muller e do Arouca.

• Like 1

Gosto tanto da Licia Manzo! È provavelmente a melhor autora da Globo atualmente no que toca a escrever diálogos. Espero que ela volte a escrever uma novela para o ano que vem. Que saudades de 'A Vida da Gente' e de 'Sete Vidas', duas novelas que tanto me marcaram! :crying::giveheart:

Walcyr Carrasco, Artur Ribeiro, Maria João Mira, Manoel Carlos, Licia Manzo, Glória Perez, Rui Vilhena, Duca Rachid, Thelma Guedes e Elizabeth Jhin são autores que têm um lugar cativo no meu coração. :giveheart:

• Like 1

há 1 hora, Maya disse:

Gosto tanto da Licia Manzo! È provavelmente a melhor autora da Globo atualmente no que toca a escrever diálogos. Espero que ela volte a escrever uma novela para o ano que vem. Que saudades de 'A Vida da Gente' e de 'Sete Vidas', duas novelas que tanto me marcaram! :crying::giveheart:

Walcyr Carrasco, Artur Ribeiro, Maria João Mira, Manoel Carlos, Licia Manzo, Glória Perez, Rui Vilhena, Duca Rachid, Thelma Guedes e Elizabeth Jhin são autores que têm um lugar cativo no meu coração. :giveheart:

Desconheço o trabalho da Licia, mas a Glória é uma mestre a escrever bons diálogos :P Ainda ontem em A Força do Querer, os diálogos foram excelentes :)

• Like 1

Autores brasileiros favoritos só tenho dois: Walcyr Carrasco e  Benedito Ruy Barbosa.

Portugueses: Rui Vilhena e Maria João Mira. Também gostava muito do Barreira (e continuo a adorar as suas novelas mais antigas), mas A Impostora desiludiu-me muito...

há 12 horas, Maya disse:

Nunca vi uma novela inteira da Licia Manzo, mas vi algumas cenas da Vida da Gente e parece ser uma ótima autora. Do que sei não tem nenhuma novela prevista pros próximos 2 anos, era pra ser o "Jogo da Memória" mas a Globo cancelou.

Edited by Forbidden
  • Like 1

8 hours ago, Forbidden said:

Autores brasileiros favoritos só tenho dois: Walcyr Carrasco e  Benedito Ruy Barbosa.

Portugueses: Rui Vilhena e Maria João Mira. Também gostava muito do Barreira (e continuo a adorar as suas novelas mais antigas), mas A Impostora desiludiu-me muito...

Nunca vi uma novela inteira da Licia Manzo, mas vi algumas cenas da Vida da Gente e parece ser uma ótima autora. Do que sei não tem nenhuma novela prevista pros próximos 2 anos, era pra ser o "Jogo da Memória" mas a Globo cancelou.

Ainda me lembro tão bem de 'Terra Nostra', que acompanhava com os meus pais na infância! :giveheart: O Benedito é sem dúvida um autor excelente! Tenho muita curiosidade de ver algumas das novelas mais antigas dele!

A Licia é maravilhosa Fotbi! :giveheart: Ela, como o Manoel Carlos nas suas novelas mais antigas, sabe escrever diálogos e colocar emoção nos seus personagens como nenhum outro autor o sabe fazer! E os personagens masculinos dela também são muito bons! 'A Vida da Gente' e 'Sete Vidas' marcaram-me profundamente! :crying:

• Like 2

Vai vir um nome português que vai surpreender tudo e todos, em 2018 o nome vai ser revelado. 

há 3 horas, k3o4 disse:

Vai vir um nome português que vai surpreender tudo e todos, em 2018 o nome vai ser revelado. 

Já querendo o regresso de Rui Vilhena :giveheart:

Os meus autores português preferidos são:

1) Rui Vilhena (Tempo de Viver é a minha preferida)

2) Artur Ribeiro (Jogo Duplo é a minha preferida, até agora)

3) Maria João Mira (Flor do Mar e MCA1 são as minhas preferidas)

• Like 1