Jump to content
Vieira

Autores de Novelas

Recommended Posts

Assim de repente:

1 - Rui Vilhena

2 - António Barreira

3 - João Matos

4 - Maria João Mira

5 - Artur Barreiro ou Pedro Lopes (mais por LDS)

Fernando Gaitán, minhas duas preferidas são dele.

Walcyr Carrasco e Aguinaldo Silva empatam: quando acertam, vão muito bem; quando erram, fazem uma cagada enorme.

O Walcyr Carrasco e o Aguinaldo Silva devem ser os autores do Brasil que mais sucesso fazem em Portugal. Raramente uma novela deles é fracasso em Portugal. As novelas do João Emanuel Carneiro também tem feito sucesso em Portugal, principalmente "Avenida Brasil".

A Favorita não foi grande sucesso por cá.

• Like 1

O Walcyr Carrasco e o Aguinaldo Silva devem ser os autores do Brasil que mais sucesso fazem em Portugal. Raramente uma novela deles é fracasso em Portugal. As novelas do João Emanuel Carneiro também tem feito sucesso em Portugal, principalmente "Avenida Brasil".

O Walcyr concordo, o Aguinaldo e o João não muito.

A Indomada, Suave Veneno, Senhora do Destino, Fina Estampa, Pedra Sobre Pedra, Tieta, Roque Santeiro...

A Indomada, Suave Veneno, Senhora do Destino, Fina Estampa, Pedra Sobre Pedra, Tieta, Roque Santeiro...

Sim mas isso são outros tempos, se formos por aí qualquer um tem, até o Manoel Carlos.

Agora desde que a TVI está em força no campo da ficção, Duas Caras por exemplo não foi um sucesso estrondoso assim como Imperio que está quase a roçar no flop.

Duas Caras veio numa altura em que a SIC já estava a roçar o flop, e durante muito tempo foi a bóia de salvação do canal. Tanto que mal terminou o canal desabou nas audiências. Teve média de 31% de share, um nivel bem satisfatório para uma época onde a TVI dominava completamente.

Império é a única dele que realmente fracassou.

Edited by skizzo
  • Like 1

Duas Caras veio numa altura em que a SIC já estava a roçar o flop, e durante muito tempo foi a bóia de salvação do canal. Tanto que mal terminou o canal desabou nas audiências. Teve média de 31% de share, um nivel bem satisfatório para uma época onde a TVI dominava completamente.

Império é a única dele que realmente fracassou.

Também não está assim tão mal. Não deu luta ao flop que a TVI tinha na altura porque a primeira fase também era muito parada, depois os JP ganharam força com as mudanças e Império também não teve grandes hipóteses... xD Mas segurou-se como pode. Atualmente vai fazendo resultados medianos, não explode como A Guerreira mas lidera confortavelmente, embora em shares tenha andado mais fraca nestes últimos tempos... já fez bem melhor! 

• Like 1

Que eu me recorde o Aguinaldo nunca teve um flop em Portugal. Os portugueses geralmente consomem facilmente as novelas dele. As novelas do Aguinaldo costumam ter histórias e personagens populares e os portugueses gostam disso. Duas Caras começou numa altura em que a SIC já estava a perder muito em horário nobre para TVI e a novela conseguiu safar-se bem. Não foi um grande sucesso mas não esteve mal.

A única que flopou foi Império e mesmo essa não está assim tão mal no horário em que é exibida actualmente.

Edited by LFTV

Também não está assim tão mal. Não deu luta ao flop que a TVI tinha na altura porque a primeira fase também era muito parada, depois os JP ganharam força com as mudanças e Império também não teve grandes hipóteses... xD Mas segurou-se como pode. Atualmente vai fazendo resultados medianos, não explode como A Guerreira mas lidera confortavelmente, embora em shares tenha andado mais fraca nestes últimos tempos... já fez bem melhor! 

É mau, desculpa. Um flop total. Nem dá para comparar com as antecessoras, descambou os horários onde esteve e não foi pouco. Para além de perder mais de metade dos lead-ins que tinha. A que "não foi assim tão mal" foi Duas Caras.

Edited by skizzo

Tenho muitas saudades das histórias do Rui Vilhena... vi há umas semanas a minissérie 37 e A-D-O-M-E-I! Faltam registos destes por cá! :)

• Like 2

4 minutos atrás, Pedro Ponte disse:

Tenho muitas saudades das histórias do Rui Vilhena... vi há umas semanas a minissérie 37 e A-D-O-M-E-I! Faltam registos destes por cá! :)

Eu também, ele e o melhor autor de novelas... faz tanta falta cá!

• Like 2

Novo TOP com todos os autores das novelas da SIC e TVI:

1º - Rui Vilhena (Tempo de Viver e Ninguém como Tu :wub:)

2º - António Barreira/Maria João Mira (Remédio Santo, Fascínios, Flor do Mar, A Única Mulher, Ilha dos Amores, Fala-me de Amor....)

3º - António Barreira/ Maria João Mira

4º - João Matos (Mundo ao Contrário:giveheart:)

5º - Artur Ribeiro (Belmonte)

6º - Tozé Martinho (A Outra) 

7º - Sandra Santos (Falidas :wub:)

8º - Inês Gomes (Mar Salgado foi uma boa novela, daquilo que vi) 

9º - Pedro Lopes (Não conheço muito bem mas não tenho uma opinião muito boa sobre SdI e Dancin'Days)

10º - Patrícia Muller (Até gostei de Deixa Que Te Leve e não achei Rosa Fogo muito, muito má....o pior é Poderosas e MdP)

11º - Eduarda Laia (não há muito por onde avaliar mas adorei Mulheres...)

12º - Manuel Arouca (não me lembro de nada que tenha gostado dele, de facto, via Podia Acabar o Mundo mas na altura era tão jovem que nem sabia avaliar novelas, hoje em dia, provavelmente, iria considerá-la uma caca) 

On 25/08/2015 at 16:52, LFTV disse:

As novelas do Tozé Martinho são mais como as do Manoel Carlos. Aliás ele é o nosso Manoel Carlos, consegue fazer novelas com cenas emocionantes mas com um roteiro lento... e tal como aconteceu com o Manoel Carlos, a última novela do Tozé também foi má.

Mas não faz, nem de longe, diálogos tão bons como o Maneco! Mas ele até nem é um mau autor (A Outra é a minha novela preferida, por isso,...) Acho os dois completamente diferentes! 

• Like 3

Adoro como nas telenovelas da Glória Perez, seja onde for e qual quer que seja a nacionalidade, todas as personagens sabem falar português do Brasil na perfeição: marroquinos em "O Clone", americanos em "América", indianos em "Caminho das Índias, turcos em "Salvé Jorge / A Guerreira". Aposto que a próxima vai ser com personagens chinesas a dizer "Oi pessoal, e se a gente fosse curtir para o Brasil?"

• Like 2

há 12 horas, FraisesSucrées disse:

Adoro como nas telenovelas da Glória Perez, seja onde for e qual quer que seja a nacionalidade, todas as personagens sabem falar português do Brasil na perfeição: marroquinos em "O Clone", americanos em "América", indianos em "Caminho das Índias, turcos em "Salvé Jorge / A Guerreira". Aposto que a próxima vai ser com personagens chinesas a dizer "Oi pessoal, e se a gente fosse curtir para o Brasil?"

Também já reparei nisso e faz-me muita confusão. Ela mete famílias de qualquer tipo de culturas a falar português do Brasil muito bem.:haha:

• Like 2

há 21 horas, FraisesSucrées disse:

As novelas são brasileiras, é a forma mais fácil de mostrar/abordar outras culturas nas suas novelas sem que as tenham que dar todas legendadas ou algo do género. :haha: 

• Like 2

O meu TOP 5 de autores portugueses

1º - Rui Vilhena 

2º - Artur Ribeiro 

3º - Maria João Mira 

4º - Pedro Lopes 

5º - Inês Gomes 

O meu TOP 5 de autores brasileiros 

1º - Walcyr Carrasco 

2º - Manoel Carlos 

3º - João Emanuel Carneiro 

4º - Glória Perez 

5º - Elizabeth Jhin 

Eu só tenho mesmo 3 autores portugueses de quem gosto e me marcaram: Rui Vilhena, Maria João Mira e António Barreira. Acho que estes 3 são marcantes porque deixam a sua marca nas suas novelas, e quem os conhecer acaba por saber que aquela novela pertence aquele ator por ter certas características... de resto, tirando estes 3 autores não dou grande relevancia a mais nenhum.

TOP 5:

1º- ZZ2Q==

elizabeth-jhin.jpg

Elizabeth Jhin- Não é preciso dizer muito, só existem três palavras para descrever esta cleópatra das novelas: Além do Tempo. Diálogos excelentes, cenas emocionantes, ritmo avassalador e ganchões viciantes. Precisam de mais alguma coisa numa novela?:keeporder:

-

antonio-barreira-264x313.jpg

António Barreira- Por muitos haters que tenha, é um dos únicos autores portugueses que tenta inovar e que me deixa colado à televisão. Em termos de diálogos pode não ser tão bom, mas acho-o bastante competente em todos os outros aspetos.

3º- benedito-ruy-barbosa-e1438182287413.jpg

9k=Benedito Ruy Barbosa- Um autor clássico e à moda antiga. Texto e diálogos impressionantes tamanha é a riqueza e o detalhe da sua escrita. Só está em terceiro pela lentidão em desenvolver as suas tramas, que por vezes se torna uma das suas maiores qualidades.

4º-

ZZArtur_Ribeiro_destaque-470x300.jpg

Artur Ribeiro- Este nem são precisas três palavras para o descrever, é só uma: Belmonte. A sua escrita é uma lufada de ar fresco na televisão portuguesa.

5º-

569074-o-autor-daniel-ortiz-adanta-que-t

Daniel Ortiz- A palavra que melhor o define é ritmo. As histórias dele são sempre super viciantes e contagiantes, já para não falar que é um às no humor.

há 1 minutp, JDuarte disse:

@Mundo Não gostas nem do Walcyr, nem do João Emanuel?

Do Walcyr nunca vi nada sem ser Amor à Vida, e apesar de até ter gostado, não é suficiente para o colocar num dos meus preferidos.

Já o JEC, apesar de ter gostado de AB, A Regra do Jogo foi alta desilusão. Mas acho-o um bom autor.

Mas se quiseres eu substituo o Barreira por um destes dois para ficar melhor para ti.:P:haha:

há 1 minutp, Mundo disse:

Do Walcyr nunca vi nada sem ser Amor à Vida, e apesar de até ter gostado, não é suficiente para o colocar num dos meus preferidos.

Já o JEC, apesar de ter gostado de AB, A Regra do Jogo foi alta desilusão. Mas acho-o um bom autor.

Mas se quiseres eu substituo o Barreira por um destes dois para ficar melhor para ti.:P:haha:

Não tens de substituir ninguém por ninguém para me agradar, foi só uma pergunta legítima, os gostos são teus o fazes o Top como quiseres. 

Agora mesmo, JDuarte disse:

Não tens de substituir ninguém por ninguém para me agradar, foi só uma pergunta legítima, os gostos são teus o fazes o Top como quiseres. 

Estava a brincar contigo.:lol: Mas devias mesmo ver Além do Tempo, é a tua cara.