Jump to content

Sociedade


João_O

Posts Recomendados

É "tudo" uma cambada de corruptos e criminosos. Coitados dos brasileiros, para além de mal poderem andar na rua, porque podem levar com uma bala perdida nos cornos, os governantes são uns corruptos e andam a roubar o país :S

Editado por Ivo
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Ryouta disse:

E nem a propósito. Depois da Dilma, também o Temer anda envolto em escândalo. O Brasil parece não ter sorte nenhuma com os governantes. Enquanto não aparecer alguém sem medo do atual sistema, vai-se manter tudo igual. 

Ele já andava, mas a casa só começou a cair agora.

há 2 horas, Manuel Silva disse:

Em relação à ignorância só disse a verdade. É raro veres posts ou comentários de brasileiros em que estes saibam conjugar correctamente os verbos. Se duvidas aconselho-te a veres facebooks de brasileiros ou a veres uma novela brasileira qualquer. Pobreza não é motivo para ser ignorante. Desde que uma pessoa assista a todas as aulas e não esteja inserida numa turma problemática a pessoa pode ganhar cultura. Eu sempre fui pobre e no entanto quando fazia ditados na primária tinha sempre 0 erros ou no máximo 1 erro. 

Eu também já vi muitos erros em comentários de facebook de brasileiros, mas coisas como "tu disse" ou "tu ouviu" não são exatamente erros, porque acontecem num contexto de conversa. E, num contexto de conversa, é permitido escrever como se fala no dia a dia. Esse "tipo", à falta de melhor palavra, de conjugação verbal é coloquial particularmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Igualmente no estado de São Paulo, no seu interior, Goiás e outras terras à volta (o conhecido interior brasileiro), o povo fala de uma maneira muito particular: é o chamado sotaque caipira. Então é comum ver nos livros, quando há uma personagem que é desse lugar, uma escrita que mimetiza o linguajar dessa gente, para o leitor saber a origem da personagem. Tal também acontece em livros lusos, onde certas personagens não falam o português correto, então escreve-se "atão", "auga", "buer", "linguajar"... ou em livros africanos, dentre os quais Mia Couto é o mais consagrado.

Além disso, há um outro tipo de erros, que eu não sei como nasceram, mas entendo como existem, pois vêm do tempo em que a malta tinha a mania de escrever por abreviaturas e/ou sem acentos: blz, naum e mais recentemente surgiu o ata. Estas abreviaturas não surgiram por as pessoas não saberem escrever; surgiram para tornar as conversas no Orkut e outras redes sociais mais rápidas, sem que o outro estivesse muito tempo à espera de resposta.

Isto para dizer que nem todos os erros que vês nesses comentários são exatamente erros. São erros, se forem feitos na escola ou para um artigo de jornal, mas na internet já têm uma questão cultural envolvente, de tal maneira que qualquer um sabe que uma pessoa que escreve assim, na maioria das vezes, é brasileiro. E, tendo essa questão cultural, numa novela ou num livro, essa forma de expressão da língua também já poderia ser expressa como o sotaque caipira, pelo menos numa obra que retrate a era pré-facebook, porque, hoje em dia, isso já está a diminuir.

Hoje em dia, os erros que se vêem, devem-se sobretudo, de facto, à falta de educação que o Brasil tem e à falta de investimento na mesma, que tão cedo não será revertido. Milhões de brasileiros não têm acesso à educação e outros milhões têm-no em escolas que não prestam, em que o bullying é prática diária e o desrespeito pelo professor também se tornou rotina. Já houve ali um tempo em que a escola pública brasileira era tão boa ou melhor que a privada para quem tinha acesso, mas, hoje em dia, infelizmente, quem quer ter uma boa educação à partida, tem de ir para um colégio privado.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Manuel Silva disse:

Desculpa mas aqui os políticos roubam menos que no Brasil. Lá eles roubam tudo às claras. Há 1 ano quando a Dilma saiu do poder saiu uma noticia a dar conta que mais de metade dos deputados brasileiros estava envolvido em algum processo com a justiça. Aqui ouves falar de um caso ou outro. Não tem comparação. 

Em relação à ignorância só disse a verdade. É raro veres posts ou comentários de brasileiros em que estes saibam conjugar correctamente os verbos. Se duvidas aconselho-te a veres facebooks de brasileiros ou a veres uma novela brasileira qualquer. Pobreza não é motivo para ser ignorante. Desde que uma pessoa assista a todas as aulas e não esteja inserida numa turma problemática a pessoa pode ganhar cultura. Eu sempre fui pobre e no entanto quando fazia ditados na primária tinha sempre 0 erros ou no máximo 1 erro. 

Como não houvesse portugueses que cometem esses erros - basta ouvir os tipos que concorrem ao SS e a programas semelhantes ou os jovens mitras aka "analfabetos funcionais".:rolleyes:

Por falar em erros - http://www.jn.pt/desporto/interior/mestrado-de-fernando-madureira-vai-ser-investigado-8486305.html

erros atrás de erros e este não é brasileiro

Editado por JoanaSantos
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2017-5-18 at 17:24, Manuel Silva disse:

O que me espanta mais nos posts do facebook é ver que a esmagadora maioria dos brasileiros nem devem ter andado na escola. Irrita-me quando vejo brasileiros a tratarem alguém por "tu" e a conjugar o verbo na terceira pessoa: por exemplo "tu ouviu" ou "tu disse". Uma pessoa quase que sangra dos ouvidos ao ler/ouvir isto. Os portugueses que adoram corrigir os erros dos outros no facebook podiam fazer o mesmo aos brasileiros a ver se estes ganhavam alguma cultura.

Sabes que há zonas do Brasil onde isso é o correto não sabes? Não só na oralidade mas também na escrita!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Filipe Luís disse:

Sabes que há zonas do Brasil onde isso é o correto não sabes? Não só na oralidade mas também na escrita!

(sem querer defender o outro moço) eu por acaso não sabia. pelo maneira que escreveste até parece que era obrigatório saber. :dontknow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, joanna disse:

(sem querer defender o outro moço) eu por acaso não sabia. pelo maneira que escreveste até parece que era obrigatório saber. :dontknow:

Não, não é obrigatório, peço desculpa se me expressei mal. Mas o facto é que ele gozou sem saber do todo. Foi mais por aí o meu comentário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2017-5-18 at 20:57, srcbica disse:

Ele já andava, mas a casa só começou a cair agora.

Eu também já vi muitos erros em comentários de facebook de brasileiros, mas coisas como "tu disse" ou "tu ouviu" não são exatamente erros, porque acontecem num contexto de conversa. E, num contexto de conversa, é permitido escrever como se fala no dia a dia. Esse "tipo", à falta de melhor palavra, de conjugação verbal é coloquial particularmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Igualmente no estado de São Paulo, no seu interior, Goiás e outras terras à volta (o conhecido interior brasileiro), o povo fala de uma maneira muito particular: é o chamado sotaque caipira. Então é comum ver nos livros, quando há uma personagem que é desse lugar, uma escrita que mimetiza o linguajar dessa gente, para o leitor saber a origem da personagem. Tal também acontece em livros lusos, onde certas personagens não falam o português correto, então escreve-se "atão", "auga", "buer", "linguajar"... ou em livros africanos, dentre os quais Mia Couto é o mais consagrado.

Além disso, há um outro tipo de erros, que eu não sei como nasceram, mas entendo como existem, pois vêm do tempo em que a malta tinha a mania de escrever por abreviaturas e/ou sem acentos: blz, naum e mais recentemente surgiu o ata. Estas abreviaturas não surgiram por as pessoas não saberem escrever; surgiram para tornar as conversas no Orkut e outras redes sociais mais rápidas, sem que o outro estivesse muito tempo à espera de resposta.

São erros sim senhor porque a gramática que eles dão é igual à nossa. Eles é que tem preguiça para falar direito. 

há 14 horas, Filipe Luís disse:

Sabes que há zonas do Brasil onde isso é o correto não sabes? Não só na oralidade mas também na escrita!

Não é nada correcto como tu dizes. As pessoas é que se desleixaram e passaram e falar e a escrever de forma errada. Se fores ver algum site de gramática do Brasil vês que as pessoas é que deturpam o que aprendem na escola. 

On 2017-5-19 at 10:35, JoanaSantos disse:

Como não houvesse portugueses que cometem esses erros - basta ouvir os tipos que concorrem ao SS e a programas semelhantes ou os jovens mitras aka "analfabetos funcionais".:rolleyes:

Por falar em erros - http://www.jn.pt/desporto/interior/mestrado-de-fernando-madureira-vai-ser-investigado-8486305.html

erros atrás de erros e este não é brasileiro

Nunca ouvi portugueses a tratar alguém por tu e a conjugar o verbo na terceira pessoa do singular. Se tu ouviste alguém a falar assim é porque essa pessoa deve ter morado no Brasil algum tempo. É claro que cá também existem erros mas não é dessa forma tão generalizada como no Brasil. Já que falaste em analfabetos funcionais lembro-me de ter visto um teste de um colega meu no 8º ano e de ter ficado chocado com a forma dele escrever. Usava palavras como: "bué", "buéda", "beca","cúbico" e outras. A professora ia tendo um ataque ao entregar-lhe o teste. 

há 5 horas, Filipe Luís disse:

Não, não é obrigatório, peço desculpa se me expressei mal. Mas o facto é que ele gozou sem saber do todo. Foi mais por aí o meu comentário.

Eu não gozei com isso. Apenas disse que me irritava ver pessoas a escrever assim. 

Antes que achem que expressões como: "tu vendeu", "tu disse", "tu é", "tu vem" são normais no Brasil vejam um site de gramática brasileiro. https://www.conjugacao.com.br/  é só clicarem nalgum verbo e vão ver que é tudo exactamente igual a nós.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, joanna disse:

@Duarte com D queres que eu veja o vídeo? ou basta ler a letra?

a letra não é nada por aí além, não gosto da parte do "novinha" e o terrorista também era evitável, de resto é um pouco sexual sim, mas nada que me escandalize.

Mas não achas isto bué nojento com as mulheres? A serio eu da-me nojo, isto sim é uma verdadeira objetivação às mulheres, e pior é que algumas adoram isto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Duarte com D disse:

Mas não achas isto bué nojento com as mulheres? A serio eu da-me nojo, isto sim é uma verdadeira objetivação às mulheres, e pior é que algumas adoram isto.

eu não ouço funk, mas tenho ideia que as letras costumam ser assim, aliás até piores. sim, poderá estar objectivar e a julgar a maneira como "ela" dança, mas não é nada por aí além na minha opinião. não gosto, mas há coisas piores. 

Editado por joanna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Manuel Silva disse:

São erros sim senhor porque a gramática que eles dão é igual à nossa. Eles é que tem preguiça para falar direito. 

Não é nada correcto como tu dizes. As pessoas é que se desleixaram e passaram e falar e a escrever de forma errada. Se fores ver algum site de gramática do Brasil vês que as pessoas é que deturpam o que aprendem na escola. 

Nunca ouvi portugueses a tratar alguém por tu e a conjugar o verbo na terceira pessoa do singular. Se tu ouviste alguém a falar assim é porque essa pessoa deve ter morado no Brasil algum tempo. É claro que cá também existem erros mas não é dessa forma tão generalizada como no Brasil. Já que falaste em analfabetos funcionais lembro-me de ter visto um teste de um colega meu no 8º ano e de ter ficado chocado com a forma dele escrever. Usava palavras como: "bué", "buéda", "beca","cúbico" e outras. A professora ia tendo um ataque ao entregar-lhe o teste. 

Eu não gozei com isso. Apenas disse que me irritava ver pessoas a escrever assim. 

Antes que achem que expressões como: "tu vendeu", "tu disse", "tu é", "tu vem" são normais no Brasil vejam um site de gramática brasileiro. https://www.conjugacao.com.br/  é só clicarem nalgum verbo e vão ver que é tudo exactamente igual a nós.

 

fazem pior - sujeito na 2ª pessoa do singular + verbo na 2ª pessoa do plural - "tu fizestes" ou aqueles que dizem "hades" em vez de "hás de"....

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoanaSantos disse:

fazem pior - sujeito na 2ª pessoa do singular + verbo na 2ª pessoa do plural - "tu fizestes" ou aqueles que dizem "hades" em vez de "hás de"....

E outra coisa que eu odeio ler: comes-te em vez de comeste, falas-te em vez de falaste. Faz uma impressão :bad:  

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2017-5-21 at 16:23, JoanaSantos disse:

fazem pior - sujeito na 2ª pessoa do singular + verbo na 2ª pessoa do plural - "tu fizestes" ou aqueles que dizem "hades" em vez de "hás de"....

Estás a exagerar. Dizer "tu fizestes" é menos mau do que dizer "tu fez". Ambas as formas estão erradas mas é menos agressivo os erros dados pelos portugueses que os erros dados pelos brasileiros. O brasileiro praticamente deturpa o verbo. 

há 22 horas, JoanaSantos disse:

mas agora uma pessoa com peso a mais não pode ser bonita? ou só contam as top models com peso abaixo do saudável?:dry:

Sejamos honestos. Na foto a mais bonita é a rapariga loira. É claro que as pessoas gordas também podem ser bonitas.  Se a revista People fosse honesta teria retirado a primeira. A primeira nem sequer é mulher. Parece ter barba.

há 22 horas, Forbidden disse:

O quê que o marxismo tem a ver com beleza?! :haha:

Falam do marxismo porque eles são os maiores defensores e guardiões do politicamente correcto. O marxismo diz que as mulheres mais bonitas são as que pertencem às minorias. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Manuel Silva disse:

Estás a exagerar. Dizer "tu fizestes" é menos mau do que dizer "tu fez". Ambas as formas estão erradas mas é menos agressivo os erros dados pelos portugueses que os erros dados pelos brasileiros. O brasileiro praticamente deturpa o verbo. 

Sejamos honestos. Na foto a mais bonita é a rapariga loira. É claro que as pessoas gordas também podem ser bonitas.  Se a revista People fosse honesta teria retirado a primeira. A primeira nem sequer é mulher. Parece ter barba.

Falam do marxismo porque eles são os maiores defensores e guardiões do politicamente correcto. O marxismo diz que as mulheres mais bonitas são as que pertencem às minorias. 

Duvido que Karl Marx tenha dito que as mulheres mais bonitas pertençam às minorias, até porque o Marxismo é uma teoria económica e politica, não é um concurso de beleza mas pronto :haha:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Manuel Silva disse:

Estás a exagerar. Dizer "tu fizestes" é menos mau do que dizer "tu fez". Ambas as formas estão erradas mas é menos agressivo os erros dados pelos portugueses que os erros dados pelos brasileiros. O brasileiro praticamente deturpa o verbo. 

Sejamos honestos. Na foto a mais bonita é a rapariga loira. É claro que as pessoas gordas também podem ser bonitas.  Se a revista People fosse honesta teria retirado a primeira. A primeira nem sequer é mulher. Parece ter barba.

Falam do marxismo porque eles são os maiores defensores e guardiões do politicamente correcto. O marxismo diz que as mulheres mais bonitas são as que pertencem às minorias. 

Qual destas é a mais bonita? 

Esta cantora "com peso a mais

Spoiler

meghan-trainor-1.jpg

Ou esta top model?

Spoiler

lede-cara-delevingne-met-gala-2017.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas, actualmente, as pessoas com peso a mais são discriminadas em quase tudo - escolha de roupas, empregos, etc... Em determinadas lojas de roupa procuram empregados que mais parecem top models.

Por exemplo, acho a Tyra Banks ou a Beyoncé mais bonitas do que a Cara Delavigne ou a  Kristen Stewart (nunca mostram um sorriso na cara, andam sempre carrancudas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoanaSantos disse:

Qual destas é a mais bonita? 

Esta cantora "com peso a mais

  Mostrar conteúdo escondido

meghan-trainor-1.jpg

Ou esta top model?

  Mostrar conteúdo escondido

lede-cara-delevingne-met-gala-2017.jpg

 

A cantora é mais bonita do que a top model sem dúvida nenhuma. Eu não disse que as pessoas gordas  são feias mas tendo em conta as fotos das 4 pessoas apresentadas anteriormente a rapariga loira é muito mais bonita que o resto. Os idiotas que fizeram essa lista deviam ser despedidos. Não havia mulheres suficientes? Da próxima vez deviam usar óculos. Não cabe na cabeça de ninguém colocar um homem na lista e chamá-lo de mulher. 

há 31 minutos, Duarte com D disse:

Não é isso que stá em causa, o que está em causa é o lamber de botas às "minorias" se bem quepara mim deve haver menos loiros de olhos azuis que negros, agora qualquer minoria é de parar o transito qualquer negra é deslumbrante por exemplo.

Estás totalmente certo. Tudo bem que devem incluir minorias mas, se é para incluir minorias ao menos que escolham as mais bonitas. Há gordas mais bonitas, mas o que mais me choca é colocarem um homem no meio da lista das mulheres mais bonitas. É cumulo do ridículo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...