Jump to content

Velho Chico


DanielNunes

Posts Recomendados

Infelizmente não tenho tido tempo para ver a novela e fiquei no episódio de sexta, mas já vi fotos da "redenção" do Afrânio e acho que vêm aí cenas super hiper mega brutais!!! :D Mal posso esperar por ver!!

Quanto ao que vi, gostei muito do confronto Afrânio e Santo mas confesso que esperava uma cena mais elaborada 'poeticamente' com mais música/instrumentais, flashbacks, confronto, nostalgia, essas coisas todas. Foi muito boa mas a novela já nos apresentou grandes cenas ainda melhores! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 523
  • Criado
  • Última Resposta
há 2 minutos, João 94 disse:

Infelizmente não tenho tido tempo para ver a novela e fiquei no episódio de sexta, mas já vi fotos da "redenção" do Afrânio e acho que vêm aí cenas super hiper mega brutais!!! :D Mal posso esperar por ver!!

Quanto ao que vi, gostei muito do confronto Afrânio e Santo mas confesso que esperava uma cena mais elaborada 'poeticamente' com mais música/instrumentais, flashbacks, confronto, nostalgia, essas coisas todas. Foi muito boa mas a novela já nos apresentou grandes cenas ainda melhores! 

Eu gostei da cena do confronto, linda cena, uma despedida em tanto do Domingos Montagner a sua personagem, apesar que a última foi no capítulo de sábado. Devo dizer e concordar com alguns críticos, a novela está muito triste e melancólica demais, ''Velho Chico'' penso eu foi a única novela das nove, que não teve um alívio de um personagem cômico dentro da novela. Apesar dos pesares foi uma novela poética, lúdica que fez a gente refletir. ''Velho Chico'' não foi sucesso, mas, marcará de um jeito ou de outro o público que o acompanhou nestes 172 capítulos, com a tragédia de dois atores que se despediram da novela sem finalizar seus trabalhos, também marcará a presença e entrega de todo elenco, que fizeram um grande espetáculo não visto nas suas antecessoras, não digo que suas antecessoras foram ruins, mas a entrega foi tão bem entregue, que nenhum dali teve momentos ruins na trajetória de suas personagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Dnunes disse:

Eu gostei da cena do confronto, linda cena, uma despedida em tanto do Domingos Montagner a sua personagem, apesar que a última foi no capítulo de sábado. Devo dizer e concordar com alguns críticos, a novela está muito triste e melancólica demais, ''Velho Chico'' penso eu foi a única novela das nove, que não teve um alívio de um personagem cômico dentro da novela. Apesar dos pesares foi uma novela poética, lúdica que fez a gente refletir. ''Velho Chico'' não foi sucesso, mas, marcará de um jeito ou de outro o público que o acompanhou nestes 172 capítulos, com a tragédia de dois atores que se despediram da novela sem finalizar seus trabalhos, também marcará a presença e entrega de todo elenco, que fizeram um grande espetáculo não visto nas suas antecessoras, não digo que suas antecessoras foram ruins, mas a entrega foi tão bem entregue, que nenhum dali teve momentos ruins na trajetória de suas personagens.

Eu como fã de drama (do pesado!) quanto mais triste e melancólico melhor, nisso eu não me queixo. Aliás é mais pelo drama que a novela tanto me marca, gosto de produtos que me façam envolver a sério, chorar, rir, etc, a novela faz-me imergir a 100% dentro da história. Eu por acaso sempre vi o Lucas e a Dalva como as personagens mais cómicas, mas pessoalmente acho até mais graça que todos os personagens tenham de longe a longe cenas engraçadas do que termos 90% do elenco a chorar baba e ranho de tanto drama e outros 10% só a rir e disparatar (que nem as novelas portuguesas). Já tivemos bons momentos cómicos à custa da Encarnação, Iolanda, Luzia, Padre, Chico Criatura, Cícero, entre outros (além dos já citados acima). Acho que isso torna as personagens mais realistas, todos em algum momento riem, todos em algum momento choram, sejam mocinhos ou vilões. 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, João 94 disse:

Eu como fã de drama (do pesado!) quanto mais triste e melancólico melhor, nisso eu não me queixo. Aliás é mais pelo drama que a novela tanto me marca, gosto de produtos que me façam envolver a sério, chorar, rir, etc, a novela faz-me imergir a 100% dentro da história. Eu por acaso sempre vi o Lucas e a Dalva como as personagens mais cómicas, mas pessoalmente acho até mais graça que todos os personagens tenham de longe a longe cenas engraçadas do que termos 90% do elenco a chorar baba e ranho de tanto drama e outros 10% só a rir e disparatar (que nem as novelas portuguesas). Já tivemos bons momentos cómicos à custa da Encarnação, Iolanda, Luzia, Padre, Chico Criatura, Cícero, entre outros (além dos já citados acima). Acho que isso torna as personagens mais realistas, todos em algum momento riem, todos em algum momento choram, sejam mocinhos ou vilões. 

 

 

Se for ver por este caminho sim, acho que a novela não teve esquetes de comédia, por se tratar de temas sérios e personagens sérias também. Ao meu ver ''Velho Chico'' tem muitos traços de ''Renascer'', sua mitologia e suas poesias. ''Renascer'' era regada a mitologia, lembro do último capítulo de ''Renascer'', quando Zé Inocêncio pede para João Pedro tirar a faca fincada  dos pés da arvore de Jequitibá para poder morrer ou de Tião Galinha que acreditava que ovo da galinha iria botar ouro. Eu gostei bastante da novela, seus textos bem elaborados, com falas regadas com amor, uma leve poesia, me levava ao universo da novela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

302041-1.jpg

 

E hoje terminei de ver uma das maiores obras primas algumas vez feita pela Globo, das melhores novelas dos últimos anos e sem exageros, sou capaz de dizer "das melhores novelas de sempre da Globo". Despedi-me de «Velho Chico» já com lágrimas de saudade. :crying: Quando começaram a sair as novidades não estava assim muito inclinado a acompanhar a novela, não parecia trazer nada de surpreendente que fizesse despertar o meu interesse. No entanto, quando surgiram as primeiras fotos oficiais da primeira fase (Rodrigo Santoro como Afrânio nos campos de algodão com Clemente, Belmiro dos Anjos, Capitão Rosa...) apaixonei-me! E eram apenas imagens soltas. Além do mais comecei a tentar saber mais e mais desta novela e ela prometia ter aquilo que eu mais desejava: uma trama "à antiga" calma e clássica. Melhor não podia ter aparecido na minha vida naquele momento. Quando começou a primeira fase fui logo apresentado a uma novela com uma realização diferente do que temos visto, no inicio causou estranheza mas logo me habituei a este estilo. Paisagens para lá de brutais. Figurinos únicos e muito bem trabalhados. Um elenco brutal e com uma entrega 5 estrelas, acho que nunca vi novela em que o elenco se tenha sobressaído tão bem na totalidade. Estiveram todos tão bem que não vou destacar ninguém, não vale a pena. Tudo isto manteve-se ao longo da primeira bem como da segunda fase. Surgiram ali alguns capítulos em que na verdade a história andava mesmo um pouquinho mais lenta do que o habitual, mas com tanta "magia" que esta novela nos oferecia, às vezes só uma simples frase dita no momento certo pela personagem certa "fazia o capítulo todo". A maior 'salva' vai mesmo para o guião. Que diálogos PERFEITOS que esta novela tinha! Amava de paixão ouvir as personagens falarem sobre as coisas que as rodeavam, fosse a natureza, a política, o quotidiano, a morte, a vida, enfim, tudo tão bem trabalhado e desenvolvido ao pormenor, que trabalho fantástico. :wub:

A terminar este testamento de elogios não posso deixar de destacar a trilha sonora, das mais perfeitas dos últimos anos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Toda a trilha sonora é perfeita, mas destaco essas! :wub: (Só achei mal a Globo não inserir o tema da Sophie em nenhum dos CD's!!!) 

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

302041-g3.jpg 

302041-g2.jpg

FINAL

 

Esta reta final foi simplesmente perfeita! Oh meu Deus quantas lágrimas e sorrisos derramei ao ver os últimos capítulos da novela. :crying:

Afrânio e Iolanda: Toda a desconstrução do Coronel Saruê foi fantástica. Confesso que nunca achei o Fagundes nada de especial mas ele aqui esteve excelente. No fim toda a caricatura fazia sentido. Desde a peruca, às roupas, tudo fazia sentido e é de lamentar que grande parte do público não sabia (ou não tinha capacidades) para entender isso! A Iolanda foi uma personagem que sempre admirei a garra com que defendia os seus. O final deles não podia ser diferente. 

Carlos Eduardo teve o que mereceu, castigado pelo próprio sertão. Talvez de todo o elenco é o personagem que achei mais deslocado um pouquinho, mesmo assim o Marcelo Serrado teve aqui um excelente papel.

Dalva e Cícero: não espera um final feliz para o Cícero, mas a ver bem não foi assim tão feliz até porque o remorso/culpa de carregar a morte de Belmiro nas costas está lá sempre com ele. As cenas finais dos dois foram demais, Dalva é danada! :wub: :haha:

Beatriz e Bento: graças a Deus que quase nada exploraram do triângulo deles com o Martim. Ainda bem que a novela não foi muito por esse caminho pois AMEI vê-los aos três. juntos, a lutar pela justiça em Grotas. O final de Beatriz fez jus ao seu trajeto, só ela pode representar tão bem aquele povo. Bento é outro que carregará nas suas costas um atentado e que tal como Cícero lhe deixou marcas, no entanto não tão profundas, penso.

Sophie e Lucas: Lucas foi o "bobo da corte" da novela. :haha: Sempre muito engraçado, ele foi um elemento fulcral para cortar o clima pesado quando era necessário. A Sophie conquistou-me logo desde que apareceu, sempre a admirei e fiquei feliz de a ver ficar até ao fim da novela! :D

Luzia: a personagem que me apanhou de surpresa. Imaginava uma Luzia a ser a grande vilã da trama, louca e capaz de tudo e no final ela acaba por redimir-se e com um final agridoce. O elo com a própria história dela foi genial! :crying: 

Olivia e Miguel: Eu como fã de Sophie sempre achei o par Miguel e Olivia muito chatinho, mas cheguei a um certo ponto que comecei a torcer para Sophie ficar com Lucas pois eles mereciam-se por tão excelentes pessoas que são os dois, enquanto que Olivia e Miguel nunca me conquistaram a 100%. A ligação de Miguel com a natureza foi das coisas que mais admirei na novela. Que trabalho fantástico e uma entrega brutal do Gabriel! :O

Santo e Teresa: que casal mais apaixonante! :crying: Todo o percurso deles foi incrível, desde que se conheceram na procissão até ao final. O casamento de Santo e Tereza foi super emocionante, a forma como conseguiram fazer com que o público senti-se o Domingos entre nós foi muito bem executada. Dos casais mais apaixonantes da teledramaturgia brasileira. Ainda bem que com a perda do Domingos não foram pelo caminho fácil e previsível ao apagar a personagem, foi uma homenagem e tanto conseguirem que Santo continuasse inserido na história mesmo sem o vermos!

E o protagonista da trama, sempre vivo, sempre guerreiro, sempre belo, o Velho Chico encantou a todos. Impossível resistir à sua sedução:wub:

E assim terminou esta grande produção! Quero Emmy em 2017 e todo o elenco nas categorias de melhores atores! :mosking: Foi tudo tão perfeito. Termino com um lamento por nem toda a gente ter conseguido entender esta novela. Espero mesmo que ao menos o trabalho seja reconhecido lá fora nos Emmy em 2017, a novela precisa de ter um grande reconhecimento para a marcar que já da parte do público brasileiro não o conseguiu. 

(já não fazia assim um testamento à imenso tempos :mosking: )

 

velho-chico-g1.jpg

 

"Adeus velho Chico, diz o povo nas margens."

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
há 24 minutos, Forbidden disse:

Mais alguém daqui está a ver a novela pela Globo PT?!

Eu costumo ver bocados de capítulos todos os dias de manhã. O que dizem é que a primeira fase até é boa, mas as personagens da segunda nada se parecem com as da primeira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, AGUI lovers disse:

Eu costumo ver bocados de capítulos todos os dias de manhã. O que dizem é que a primeira fase até é boa, mas as personagens da segunda nada se parecem com as da primeira.

Eu isso não posso dizer, mas por enquanto estou a gostar... a fotografia e a banda sonora são muito bons, a novela tem cada instrumental mais épico que o outro :wub:

Aquela cena do Clemente e os outros capangas a queimar a casa e o campo do Capitão foi muito bem filmada mesmo.

Mas a parte final com aquela rapariga (pelo que li é chama-se Leonor) achei esquisito, os homens todos a olhar pra ela, ainda pensei que ela ia ser violada por algum deles... depois ela mete-se na agua e atrai o Afranio pra casa dela :lol: Foi um bocado surreal, mas a novela tem toques poeticos e misticos pelo que vou vendo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que química brutal do Santo com a Maria Tereza :O

A cena deles a beijarem-se no rio parecia tão real, a paixão a sair por todo o lado.

Eu já estou habituado ao casal principal das novelas não ter grande quimica, mas estes dois jesus, era faiscas por todo o lado, muito bem mesmo. Ainda assim estes dois atores não são os definitivos para as personagens, por isso vamos ver como os outros dois atores se saem nas personagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai que este este ep deu-me tanta raiva, grrrrr :@

O Afrânio passou-se de vez, a bater na filha de CINTO e a prende-la no quarto! WTF?! E a avó deixa andar e diz que ela devia de ir pra um convento, estes dois são nojentos :@  Eu espero que a Tereza os mande aos dois pro inferno e nunca lhes perdoe!

Fiquei mesmo com pena da Maria Tereza e do Santo neste ep :crying:

O Belmiro também por pouco que não se armava em idiota, mas por fim apoiou o filho, menos mal, mas foi dificil... gostei da atitude da D. Eulália, a por-lhe juizo na cabeça! Não se escolhe quem se ama, e tem que se respeitar, tão simples quanto isso!

Isto mexeu-me mesmo com os nervos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sério, porque e que a Maria Tereza está toda aos prantos por o pai ter sido baleado, quando ele a espancou, trancou-a em casa, depois prendeu-a no colégio, separou-a do amor da vida dela, e agora ela culpa-se pela morte dele e a avó dela diz que sim, que a culpa é dela por ser uma "desavergonhada"?!! WTF? Esta era a ocasião perfeita pra ela sair de casa (onde estava presa pelo pai e a avó) e ir ter com o Santo! O Afranio e a Encarnação podiam sim morrer, não tinha pena nenhuma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Adoro os manos dos Anjos, adoro o carinho e o amor entre os dois, eles tem cenas muito bonitas :)

A cena da Piedade com a colher matou-me, eu pensava que ela ia dar com ela na cabeça do Afranio :lol:

Uma personagem que me está a surpreender pela positiva nesta 2ª fase e a Encarnação, eu odiava-a de morte na primeira fase mas nesta segunda fase rio-me imenso com ela... e nota-se que ela se suavizou em relação a primeira fase. Aquele olhar dela pra Piedade, como que a dizer "eu sou mãe, eu percebo, eu sei o que é perder um filho" foi tão bom... alias, nesta série os olhares dizem tanto. Os atores no geral são tão bons, conseguem mesmo expressar as emoções a fazer-nos emocionar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, Forbidden disse:

Adoro os manos dos Anjos, adoro o carinho e o amor entre os dois, eles tem cenas muito bonitas :)

A cena da Piedade com a colher matou-me, eu pensava que ela ia dar com ela na cabeça do Afranio :lol:

Uma personagem que me está a surpreender pela positiva nesta 2ª fase e a Encarnação, eu odiava-a de morte na primeira fase mas nesta segunda fase rio-me imenso com ela... e nota-se que ela se suavizou em relação a primeira fase. Aquele olhar dela pra Piedade, como que a dizer "eu sou mãe, eu percebo, eu sei o que é perder um filho" foi tão bom... alias, nesta série os olhares dizem tanto. Os atores no geral são tão bons, conseguem mesmo expressar as emoções a fazer-nos emocionar.

Sobre essa cena da piedade com a colher, o @Dnunes (penso que foi ele) na altura que deu a cena no Brasil ele publicou aqui um artigo que falava sobre as várias simbologias da novela e essa cena marcou precisamente porque tencionava mostrar que a colher era tipo as "armas" da Piedade com que ela ia à luta, algo do tipo. O artigo estava bem interessante e ainda falava sobre outras coisas que as pessoas criticavam (roupas do Afrânio e assim) pena eu não o conseguir encontrar agora. xD 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, João 94 disse:

Sobre essa cena da piedade com a colher, o @Dnunes (penso que foi ele) na altura que deu a cena no Brasil ele publicou aqui um artigo que falava sobre as várias simbologias da novela e essa cena marcou precisamente porque tencionava mostrar que a colher era tipo as "armas" da Piedade com que ela ia à luta, algo do tipo. O artigo estava bem interessante e ainda falava sobre outras coisas que as pessoas criticavam (roupas do Afrânio e assim) pena eu não o conseguir encontrar agora. xD 

 

Por acaso o  Afranio está mesmo parolito agora coitado, mas deve ser essa intenção, pra mostrar que ele "parou no tempo"?! Ele na primeira fase tinha muito mais estilo, de longe. Mas também desde que ele espancou a filha e a prendeu em casa que o detesto, por isso tanto me faz o que ele veste...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto tanto do Bento, ele é de rir "Não é assiiiiim.... não é nada." :lol:

Ele e a Beatriz não perderam tempo e foram logo pro meio do mato fazer o amor :O:lol:

E as caras que a Encarnação faz, eu morro, ela na primeira fase não era assim :haha:

O Afrânio está cada vez mais nojento e irritante...

O Martim agora anda com um gatinho branco, adoro :giveheart:

E aquela cena da Tereza e do Santo quase a beijarem-se e a conterem-se pra não o fazerem, jesus, que química brutal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...