Jump to content
Sign in to follow this  
vanadio

Novos Canais Cabo

Recommended Posts

Para mim os dois canais para a RTP seria RTP Cultura e RTP Música, ainda não existe nenhum exclusivamente português e seria muito bom, diferencia-se da concorrência.

RTP Cultura, mostrar a cultura portuguesa com programas sobre história portuguesa, gastronomia portuguesa, tudo informar sobre a cultura portuguesa e a RTP Música um canal de apoio a musica portuguesa, de todos os géneros, para publico jovem, como adulto, desde a musica ligeira ao Rock, musica ligeira faz parte da musica portuguesa, e é das musicas que tem mais sucesso.

Para mim umas sugestões de canais por cabo para TVI são os seguintes:

TVI Ficção (sei que o nome não é grande coisa, mas assim englobe novelas, séries, mini-séries e filmes feitos pela TVI, e não fica exclusivo só de novelas, e com o publico portuges,consomidor de ficção, acho que até se safava)

TVISport Uma alternativa a SporTV, em sinal aberto transmitindo jogos de futebol visto que tem os direitos, taça de portugal, campeonato de juniores, outras modalidades muito mal aproveitados pela SportTV, e no qual a TVI podia aproveitar.

Para mim faz sentido abrirem um canal com as novelas e séries produzidas pela TVI. Afinal de contas foram elas que ditaram o sucesso do canal.

Não sei até que ponto é que há muito material para se poder criar um canal exclusivamente de música portuguesa, que dê diariamente e 7 dias por semana. Com música portuguesa e internacional, seria mais fácil...

Faz sentido uma TVIFicção, mas pelo meio das novelas e afins, teria de haver espaço para programa de entretenimento relacionados com a questão.

Concordo: entrevistas à equipa (e não só aos actores), bastidores, e outros. Outro(s) para além do DeLuxe, claro.

Fiz uma espécie de programação para este canal, não pus logo todos os sucesso da TVI, se não depois davam os fracassos, não pus só telenovelas, pus séries, entrevistas entre outras coisas, está mais detalhado em PDF.

Guest Guilherme C. Bettancourt

E esta TVI não tem um canal internacional???

Guest Guilherme C. Bettancourt

Ah, isto não deve acontecer!Angola está crescendo e não deveria depender de outros países!

Para mim uma reformulação da RTP N, que em vez de ser só noticias e debates sobre futebol, houvesse uma reformulação e fosse um canal mais virado para noticias e cultura, com peças de teatro, concerto, séries televisivas de história, ciência, de tudo um pouco para cultura ficar mais alargada, com desporto de outras modalidades não só futebol, ou seja que de RTP N passa-se a RTP A (Alternativa).

Ah continuo a dizer que os canais da RTP deviam ser em sinal aberto, visto se os portugueses pagam impostos para Rádio Televisão Portuguesa devia estar disponivel ao cidadão comum.

k3o4 não concordo muito com essas alterações, a N precisava era de apostar mais na informação regional, ou pelo menos algo que a diferenciasse dos outros canais portugueses com a mesma temática.

RTP Música arranca em Março

A estação pública anunciou ontem que o canal por cabo da sua chancela orientado em exclusivo para a divulgação de música portuguesa arrancará no dia 7 de Março, curiosamente no dia em que a RTP celebra o seu 54.º aniversário. O RTP Música, assim baptizado, não só focará autores nacionais, como todos aqueles que se expressem na língua lusa, pelo que abarca músicos de toda a comunidade lusófona.

"Formatámos um canal onde há lugar para a música portuguesa, brasileira, angolana, moçambicana, cabo-verdiana, da Guiné e de São Tomé...", disse o responsável pelo projecto, Jaime Fernandes, citado pela agência Lusa, acrescentando que "os músicos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que "tenham música que se enquadre no canal terão ali a sua oportunidade para a mostrar".

Não se compondo por programas "muito específicos", o RTP Música irá, sobretudo "recuperar coisas antigas" e "apostar muito na música nova", adiantou o director do canal que preferiu, no entanto, não avançar com dados quanto às plataformas em que o RTP Música irá estar disponível. "Esse assunto está em negociações", limitou-se a comentar.

Relativamente à equipa que irá assegurar o canal, Jaime Fernandes referiu que está ainda a ser construída, realçando, sem falar em nomes, que as "caras do canal" serão "novas".

Autofinanciamento

Recorde-se que em declarações ao JN, datadas de Maio passado, o responsável esclareceu que o canal não poderia ser pago com dinheiros públicos - isto porque o contrato de concessão de serviço público televisivo não o prevê - pelo que sobreviverá de receitas próprias, através do financiamento da publicidade, do pagamento dos operadores e da comercialização de conteúdos. Na altura, Jaime Fernandes referiu também que "no mínimo 70 %" da programação serão da competência do RTP Música.

Espero que tenha um bom grafismo, aspecto jovial mas sério. Com uma boa programação e com concertos.

Que tipo de programação gostavam de ver, num canal deste género?

RTP anunciou esta semana o lançamento de um canal novo para Março, RTP Música.

Os portugueses só tem acesso se tiverem Cabo,mas a RTP é do estado,paga pelos nossos impostos, Portugal tem uma população envelhecida, não acham justo e correcto, que todos os canais da RTP dessem em sinal aberto?

Na vizinha espanha, sempre que a televisão publica espanhola abre um novo canal, é emitido em sinal aberto, agora pela televisão digital terrestre, na minha opinião era o que devia acontecer aqui. Se págamos temos o direito de ver livremente, sem ter que pagar a terceiros.

Qual é a vossa opinião sobre este assunto?

Parece-me bem, também! Vi isto no telejornal há uns dias! Vou aguardar para ver se a qualidade musical corresponde! :clapping_mini:

Eu até gosto do projecto e até espero que me engane mas só com música em português e dos PALOP é pouco cativante para um canal que quer chamar jovens!

Também acredito que sim, David. Contudo, o objectivo deles também é existir um canal com músicas de apenas língua portuguesa, algo que ainda não existe.

Existe muita música estrangeira de qualidade inferior á portuguesa, há cada vez mais boas bandas portuguesas, isto é um estigma que Portugal carrega parece tudo o que é estrangeiro é bom e tudo o que é português, não presta.

Eu não digo isso da música portuguesa não ser boa. Isso é outra discussão. Eu o que acho é que podia ter nem fosse 1 música estrangeira para 5 em português.

A nível de audiências seria melhor, para captar um público mais jovem, como disseste há pouco, mas assim perderia-se a essência de se poder dizer que é "o primeiro canal com música 100% portuguesa".

Sinceramente eu cansava-me de ouvir só em português depressa. Conheço quem chegue a casa, vá para o computador e ligue a MTV até desligar o computador e se ir deitar, mas acho que nem isso eu era capaz de fazer; gosto de ouvir as músicas que escolho e não me importo de ouvir 2 horas seguidas a mesma, desde que seja "boa" (entre aspas já que neste aspecto é tudo muito subjectivo).