Jump to content

Memórias RTP1

Recommended Posts

Agora mesmo, LP 98 disse:

Pois é, também reparei! Segui a tua sugestão, Vasco, e fui ver o programa às gravações automáticas :) Só que já não estava disponível o programa da semana passada, e eu queria mesmo ver o tal genérico de 1983 do Telejornal... Será que há alguma maneira de eu poder aceder a isso?

Claro! Eu gravei do PC.

• Like 1
  • Replies 3.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho que foi um erro terem terminado com esta promoção aos vários canais do grupo RTP.  

O meu primeiro post a sério neste fórum tem de ser a prestar tributo ao genérico do Telejornal co-produzido pela BBC que ia para o ar entre 2000-2002. Está com 20 anos mas, na minha opinião, aind

Um miminho do site Brinca Brincando para comemorar o Dia Mundial da Televisão: A abertura da emissão da RTP 1 entre Outubro 1986 e 1988 - com mais clareza...

há 24 minutos, Vascof2001 disse:

Era isso que querias @LP 98?!:P

Obrigado, Vasco! Era isso mesmo :D Ainda assim, terias possibilidade de enviar-me o programa desse dia? Talvez por Skype?

Obrigado, Vasco! Era isso mesmo :D Ainda assim, terias possibilidade de enviar-me o programa desse dia? Talvez por Skype?

Olha só gravei excertos: Algumas representações dos noticiários com o Malato e a Mercê Romeno (acho que é esse o nome, eu não estou a ver quem é essa apresentadora,os outros já bem os conheço: Jorge Gabriel, Serenella Andrade, Catarina Furtado, Isabel Angelino, entre outros) a apresentar.

Será que é melhor publicar pelo facebook?

há 1 minuto, Vascof2001 disse:

Olha só gravei excertos: Algumas representações dos noticiários com o Malato e a Mercê Romeno (acho que é esse o nome, eu não estou a ver quem é essa apresentadora,os outros já bem os conheço: Jorge Gabriel, Serenella Andrade, Catarina Furtado, Isabel Angelino, entre outros) a apresentar.

Será que é melhor publicar pelo facebook?

Okay. Depois manda o link :) 

No mesmo episódio aparece o genérico de 1983/1984 (som (quase) inteiro, porém passa parte do genérico a preto e branco) e depois vinha uma simulação a falar sobre a entrada de Portugal na União Europeia.

Não acham isso anacrónico? Em 1985/1986 este era o genérico em vigor:

Edited by ATVTQsV
há 1 minuto, ATVTQsV disse:

No mesmo episódio aparece o genérico de 1983/1984 (som inteiro, porém passa parte do genérico a preto e branco) e depois vinha uma simulação a falar sobre a entrada de Portugal na União Europeia.

Não acham isso anacrónico? Em 1985/1986 este era o genérico em vigor:

E o anterior a esse do vídeo não terá sido precisamente o de 1983-84? Talvez tenha durado até 1985.

E o anterior a esse do vídeo não terá sido precisamente o de 1983-84? Talvez tenha durado até 1985.

A linha temporal dos genéricos do Telejornal até 1985 é no mínimo confusa (eu achava que o genérico de 1983/84, que pode ser visto no vídeo dos 40 anos da RTP Madeira, onde no início do Telejornal passaram genéricos antigos, era de 1981/82). Também há um genérico que acho que é de 1984 e que tinha um planisfério e aparecia a palavra "TELEJORNAL" sílaba a sílaba. Está numa das "compilações" feitas pela RTP no canal do LUSITANIATV.

• Like 2

O primeiro excerto em que aparece o genérico de 1983 é ambientado em 1981, ai os anacronismos.

Podemos obter o genérico inteiro através destes dois vídeos:

cuja música não me soa a Vangelis, nem sequer a parte final (recorde-se que, já por esta altura, a ERT já tinha uma música dele a abrir os noticiários)

• Like 1
há 12 minutos, Vascof2001 disse:

Só tenho a agradecer-te, Vasco! :D A sério, muito obrigado por partilhares esses vídeos.

há 9 minutos, ATVTQsV disse:

O primeiro excerto em que aparece o genérico de 1983 é ambientado em 1981, ai os anacronismos.

Podemos obter o genérico inteiro através destes dois vídeos:

cuja música não me soa a Vangelis, nem sequer a parte final (recorde-se que, já por esta altura, a ERT já tinha uma música dele a abrir os noticiários)

Se tivesse que apostar, diria que a ordem de aparição dos genéricos foi:

- O dos caracteres brancos (no vídeo do Música no Ar partilhado aí pelo Vasco)

- Aquele com o "diafragma" com as imagens a passar lá dentro (vídeo dos 40 anos da RTPMa)

- O tal que referiste do planisfério, de 1984

- (E por fim) o de 1985-86 com os caracteres em dois tons de azul

há 6 minutos, ATVTQsV disse:

A linha temporal dos genéricos do Telejornal até 1985 é no mínimo confusa (eu achava que o genérico de 1983/84, que pode ser visto no vídeo dos 40 anos da RTP Madeira, onde no início do Telejornal passaram genéricos antigos, era de 1981/82). Também há um genérico que acho que é de 1984 e que tinha um planisfério e aparecia a palavra "TELEJORNAL" sílaba a sílaba. Está numa das "compilações" feitas pela RTP no canal do LUSITANIATV.

Esse genérico é na verdade foi utilizado a partir de Janeiro até a 1ª semana de Junho de 1985.

Antes o logótipo, era este, introduzido em outubro de 1984, infelizmente, não há a abertura na Internet #maislostmedia

Então em janeiro mudarem a abertura e, com do custome mudou de cenário:

TelejornalAnos80.jpg.4240961075960b5de3750c4ee959406d.jpg

E também Ultimas Noticias, a ultima síntese diária, mudou de nome para Último Jornal.

Em Junho, devido ao regresso do 1º período emissão, após 1 ano e 2 meses de hiato e mudaram o número de síntese noticiosas de 1 para muitas! E ainda tiveram a ideia de mudar a imagem dos noticiários!

A partir do minuto 2:20 temos alguns genéricos dos anos 60 e 70, mas as datas ainda são uma incógnita.

2:24 - supostamente de meados dos anos 60, no Facebook da RTP Memória aparece o genérico inteiro e sem som
2:27 - início dos anos 70, pré-25 de Abril
2:29 - o primeiro de todos?
2:33 - anos 60? 70?
2:34 - 1979? Acho que já foi feito a cores, mas quando começaram a emitir a cores já mudaram de genérico
2:37 - algures na primeira metade dos anos 80, falta a cor

Aos 26 segundos aparece um símbolo da qual a RTP não tem boas memórias:

Lembro-me de ver isto na própria data de emissão (programa de 2004, repetido pela RTP Memória em 2010).

Edited by ATVTQsV
há 4 minutos, ATVTQsV disse:

Aos 26 segundos aparece um símbolo da qual a RTP não tem boas memórias:

Lembro-me de ver isto na própria data de emissão (programa de 2004, repetido pela RTP Memória em 2010).

Fez-me lembrar o Channel 1 da Rússia :P

Fez-me lembrar o Channel 1 da Rússia :P

Nem por isso... acho que já vi algum canal europeu com um símbolo parecido.

Genérico do Telejornal dos anos 60, sem som (fica engraçado se pusessem a música que os noticiários da Jugoslávia tinhanm na época)
Genérico dos anos 70, pré-25 de Abril. Tem a característica de ser da quinta edição, que era a de fecho de emissão. Música impensável para os dias de hoje

No minuto 1:01, o único registo que existe neste momento do genérico com o planisfério.

há 15 minutos, ATVTQsV disse:

A partir do minuto 2:20 temos alguns genéricos dos anos 60 e 70, mas as datas ainda são uma incógnita.

2:24 - supostamente de meados dos anos 60, no Facebook da RTP Memória aparece o genérico inteiro e sem som
2:27 - início dos anos 70, pré-25 de Abril
2:29 - o primeiro de todos?
2:33 - anos 60? 70?
2:34 - 1979? Acho que já foi feito a cores, mas quando começaram a emitir a cores já mudaram de genérico
2:37 - algures na primeira metade dos anos 80, falta a cor

@ATVTQsV Sei que não é um palpite certeiro, mas o meu pai disse-me que o genérico do minuto 2:27 é uma das primeiras memórias televisivas que tem, e que ele teria os seus 5/6 anos nessa altura, portanto isso apontaria para que seja de 1971.

há 35 minutos, ATVTQsV disse:

Também aquilo da quinta edição aponta para o alargamento das emissões à hora de almoço, no segundo período já chegaram a apresentar umas quatro edições.

Isso era aos domingos, meu caro, aos dias de semana era assim:

12:45-Telejornal 1a edição

19:30-Telejornal 2a edição

21:30-Telejornal 3a edição (a principal e a mais longa, incluía o Boletim Meteorologico)

Final da Emissao-Telejornal 4a edição

Como começou-se a falar sobre o Remate no "memórias RTP2", aqui partilho, O TEMA MUSICAL MAIS VICÍANTE DA TODA A HISTÓRIA DA TV PORTUGUESA:

A música lembra muito as músicas dos jogos de Megadrive.

É impressão minha ou o genérico foi copiado visualmente deste de França (de 1985)? Até o tipo de letra é igual, mas o do Remate peca por ser um pouco estático:

há 7 minutos, ATVTQsV disse:

É impressão minha ou o genérico foi copiado visualmente deste de França (de 1985)? Até o tipo de letra é igual, mas o do Remate peca por ser um pouco estático:

Também posso achar o mesmo, o genérico do remate é de Fevereiro de 1986 e o grafismo da TF1/LaUne é de 1985.

• Like 1
há 11 horas, Vascof2001 disse:

Isso era aos domingos, meu caro, aos dias de semana era assim:

12:45-Telejornal 1a edição

19:30-Telejornal 2a edição

21:30-Telejornal 3a edição (a principal e a mais longa, incluía o Boletim Meteorologico)

Final da Emissao-Telejornal 4a edição

Está bem, acho que nas grelhas aparecia uma edição do Telejornal por volta das 16/17 horas.

Lembro-me que em 2009 a RTP Memória passou um programa especial dedicado aos 40 anos da chegada do homem à Lua e passaram uma simulação do Telejornal da mesma noite, na qual meteram o genérico dos anos 60 (encurtado) com a música daquele de início dos anos 70 (pré-25 de Abril).