Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 2 horas, Televisão 10 disse:

Às vezes, penso como é que o estúdio deste programa diminuiu tanto de tamanho. Ainda para mais, na altura tinham dois programas de day time em Lisboa...

Um dos muitos erros do Daniel Deusdado foi tirar este programa das manhãs. No entanto, considero que desde que o programa deixou de ser produzido pela Coral Europa perdeu alguma qualidade...

Honestamente, até acho que o erro que desencadeia um conjunto de decisões precipitadas foi o fim da Praça no Porto. Depois disso, foi um enchurrilho de decisões que nunca resolveram um problema criado sem necessidade (o pior para mim foi externalizar a produção do daytime quando há capacidade na RTP para produzir estes programas).

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 49 minutos, JDaman disse:

Honestamente, até acho que o erro que desencadeia um conjunto de decisões precipitadas foi o fim da Praça no Porto. Depois disso, foi um enchurrilho de decisões que nunca resolveram um problema criado sem necessidade (o pior para mim foi externalizar a produção do daytime quando há capacidade na RTP para produzir estes programas).

Talvez esse tenha sido um grande erro, mas regressar com A Praça também não foi a melhor ideia. Podiam ter feito um formato novo, ainda que nos estúdios do Porto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, Televisão 10 disse:

 

Talvez esse tenha sido um grande erro, mas regressar com A Praça também não foi a melhor ideia. Podiam ter feito um formato novo, ainda que nos estúdios do Porto.

Não acho que o regresso d'A Praça tenha sido um problema. O problema é continuarem a insistir numa lógica de low-cost para aquilo. O nome podia ser o mesmo, mas têm que arranjar movimento para aquilo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, JDaman disse:

Não acho que o regresso d'A Praça tenha sido um problema. O problema é continuarem a insistir numa lógica de low-cost para aquilo. O nome podia ser o mesmo, mas têm que arranjar movimento para aquilo.

O regresso de A Praça com aquele estúdio horrível foi um problema, a meu ver.

Agora que reformularam o formato, já está melhor. Eu até espreitei nas férias e o formato até está com um bom dinamismo, com muitas rubricas diferentes.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, JDaman disse:

Não acho que o regresso d'A Praça tenha sido um problema. O problema é continuarem a insistir numa lógica de low-cost para aquilo. O nome podia ser o mesmo, mas têm que arranjar movimento para aquilo.

 

há 15 horas, Televisão 10 disse:

O regresso de A Praça com aquele estúdio horrível foi um problema, a meu ver.

Agora que reformularam o formato, já está melhor. Eu até espreitei nas férias e o formato até está com um bom dinamismo, com muitas rubricas diferentes.

Não acho que o problema do regresso d'A Praça tenha sido o estúdio, mas sim os conteúdos que em geral continuam pouco apelativos. E é não é preciso cair no popularucho para mudar isso.

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Vascof2001 disse:

Ainda o genérico disto em 1995 (e as aberturas de emissão de 1990 (completa) a 1998) são lost media. Gostava era de saber o que havia na abertura da RTP 1, se era um vídeo com os separadores antes de aparecer a grelha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembro-me era de quando o primeiro grafismo mudou para laranja em 2006 e o genérico já estava reduzido, e a música do dito programa já se ouvia.

Quando o programa estreou, tinha seis anos, e ainda me lembro do Top+ aos domingos antes de passar para os sábados por causa do Só Visto!. O genérico do Top+ da altura tinha uma sonoridade parecida ao do Telejornal, só para trazer coerência e dizer que "é mais um programa da RTP, logo deve ter mais um remix do tema da empresa".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sessão quase completa do Só Riso, que deu no Canal 1 em meados dos anos 90 e que era um formato da Action Time. Só não sei se foram os britânicos que o desenvolveram para nós ou se foi uma adaptação de um concurso britânico que teve menos sessões que a portuguesa.

Um salto para 29 de Setembro de 2002. Aviso desde já pelo uso de linguajar mais forte sem censura na legenda no primeiro segundo (até os tradutores ficaram mais pútridos - ou será que estou a usar o temo errado) para um intervalo do grafismo da época. Já o separador de programação era sem a locutora. Ainda me lembro de o ver com locutora, talvez já não estava no verão. Inclui o separadora que é o avatar do @DonaldoC1997 e que, segundo o Público, os mais fortes eram usados em programas com mais "carácter" e os mais fracos tipo o do vento davam mais de dia.

E ainda uma promo ao Preço Certo pré-Fernando Mendes e muito antes do pimba:

E esta do concurso de horário nobre O Elo Mais Fraco:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuamos, desta vez com o 24 Horas inteiro (ou quase, pois há um corte na meteorologia) da mesma noite. E uma falha inesperada: quando era suposto passar para o apresentador, meteram sem crer uma promo da Praça da Alegria, já sem o Goucha mas com o grafismo que iria ser usado até 2004.

Menos de um ano mais tarde, o 24 Horas teve a sua última emissão, a 31 de Julho de 2003. Ninguém sabe porque é que acabou, mas na altura a SIC e a TVI abandonaram, respectivamente, as suas congéneres, o Último Jornal e a Última Edição. Hoje os canais de notícias "dormem" a partir da 01:30. Hoje acho que um noticiário breve a esta hora da noite não resultaria, preferem é uma hora de entulho como se fosse um clone dos noticiários das 20.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma parte do Raios e Coriscos, programa da temporada 1993/94, com o debate parodiado pelos Gato Fedorento uma dúzia de anos mais tarde: 

 

O programa consistia numa pequena entrevista da MMG com o convidado logo seguido do debate com a duração total de uma hora, e na segunda parte do programa um retrato cómico do convidado mais um espaço de análise humoristica do Miguel Esteves Cardoso e ainda uma surpresa ao convidado no final, tudo isto em 20 minutos.

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...